Porcelanato retificado – 69 inspirações, cuidados e suas vantagens!
Quando damos início a uma obra é comum que surjam muitos termos novos relacionados a construção civil, e mesmo não sendo um especialista da área, é preciso conhecer alguns termos para fazer a escolha certa de materiais e acabamentos, como é o caso do porcelanato retificado.
E falando nisso, você sabe o que é o porcelanato retificado? Se você está quebrando a cabeça com esse termo, é hora de conhecer mais sobre esse tipo de piso e ver todas as informações para escolher o acabamento ideal para a sua obra.
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é porcelanato retificado?
O porcelanato retificado é um termo que se refere ao tipo de corte dado a cada peça de porcelanato. Nesse caso, o piso já pronto passa pela retífica e é cortado com as bordas retas.
E se você ainda não entendeu muito bem o que é esse tipo de porcelanato, vamos a diferenciação dos tipos de cortes e características de cada um.
- Retificado: como já explicamos logo acima, a peça de porcelanato já pronta passa por um retífica que faz o corte em volta de toda a peça, criando ângulos de 90° e deixando as bordas retas. Por conta desse acabamento de bordas retas, o piso pode ser assentado com mais proximidade entre as peças , usando menos rejunte e dando ideia de continuidade no piso, o que cria a sensação de mais amplitude no ambiente e deixa o rejunte menos evidente.
- Bold: esse tipo de acabamento na peça de porcelanato deixa as bordas arredondadas, e isso faz com que haja necessidade de mais espaçamento e uso de mais rejunte para porcelanato. Sendo assim, ao assentar o porcelanato com bordas do tipo bold, a junção com rejunte fica mais evidente. A vantagem desse acabamento é o preço, já que esse tipo de borda é uma versão mais barata que os modelos retificados.
Para ter noção da diferença na instalação entre peças retificadas e bold, no caso do acabamento com bordas retas a distância de uma peça e outra é em média de 1,5 mm, enquanto as bordas arredondadas do acabamento bold podem ter distância de até 5 mm entre uma peça e outra.
Quais suas vantagens?
O porcelanato retificado traz diversas vantagens, como:
- Sensação de amplitude: o fato de ter as bordas retas e usar menos rejunte permite que a instalação das peças seja mais próxima, e assim o rejunte fica menos aparente, o que cria a ideia de continuidade ao longo do piso e pode dar sensação de que o ambiente é mais amplo.
- Economia de rejunte: as peças com bordas retas trazem a vantagem de serem mais uniformes e assim podem ser instaladas mais próximas umas das outras, o que faz com que a área de rejunte seja menor e assim há economia desse material durante a obra.

O projeto mostra que o rejunte fica bem fininho entre as peças
- Facilidade na limpeza: o fato das peças serem mais próximas e com menos espaço entre os rejuntes é um ponto forte em relação a limpeza, já que é mais fácil de passar pano nas peças que ficam mais uniformes e o rejunte mais fininho não acumula tanta sujeira, assim não é preciso dedicar tanto tempo a desencardir e limpar rejuntes entre os pisos.
- Uniformidade: a peça retificada tem acabamento superior e isso pode ser notado com as bordas retas, que trazem uma ideia maior de uniformidade após a instalação do piso já que o encaixe entre as peças é perfeito.
Quanto custa em média? #preço
Um dos pontos negativos do porcelanato retificado é o preço, já que a peça com bordas retas e acabamento superior tem custo um pouco mais alto que as versões com bordas arredondadas.
No caso do porcelanato com bordas retas, dá para encontrar versões a partir de R$ 37,99 m², em lojas como C&C.
Como limpar e cuidar do revestimento?
Entre as vantagens de usar porcelanato de bordas retas, um dos pontos era a facilidade na limpeza, e se você tem dúvidas de como limpar porcelanato retificado, o passo a passo é bem simples e não difere muito de outros tipos de porcelanato.
- Aspire ou varra o piso com vassoura de pelos para remover a poeira;
- Em um recipiente dilua 1 colher (sopa) de detergente neutro em 5 litros de água;
- Molhe um pano na mistura de detergente e água e passe o pano por todo o piso;
- Em seguida, passe outro pano molhado apenas em água para remover o detergente e evitar manchas;
- Para encerrar a limpeza do piso, deixe as versões acetinadas secarem sozinhas, e nas versões polidas use um pano seco para secar o piso e manter o brilho da peça.
Fotos e modelos de porcelanato retificado
Polido
O porcelanato polido é um tipo de piso que passa por processo de polimento dando alto brilho à peça, e nesse caso o efeito do piso com brilho fica ótimo nas peças com bordas retas, já que ressalta o brilho e ideia de continuidade da peça, uma vez que o rejunte fica menos aparente.
Como ideia para usar porcelanato polido no projeto, esta ideia traz o piso polido e retificado como escolha para o o ambiente que se estende até a cozinha.
No projeto, o porcelanato bege polido e com rejunte fininho entre as peças dá sensação de mais amplitude ao ambiente e o resultado do piso fica mais uniforme.

O piso branco e com rejunte fininho fica lindo

O porcelanato polido se estende da sala de jantar para a cozinha

Na sala, o porcelanato branco e com rejunte fino passa ideia de estilo clean

O piso preto passa um ar moderno à cozinha

Na cozinha, a escolha foi pelo porcelanato preto com rejunte fininho

O piso claro foi usado entre os ambientes integrados

Na cozinha corredor, o rejunte fininho entre os pisos não cria divisões marcadas que poderiam diminuir o ambiente

Na cozinha, o porcelanato com rejunte fininho é mais fácil de limpar
Madeira
Entre os tipos de porcelanato que estão em alta, o piso que imita madeira é uma das opções que traz a ideia aconchegante da madeira, mas com a facilidade de manutenção do piso frio.
Nesse caso, a escolha pelo porcelanato retificado imitando madeira é ainda melhor, já que a ideia de continuidade e rejunte fininho passam a ideia mais real de um piso de madeira.
Como ideia de projeto, a escolha aqui foi do uso do porcelanato para sala, e nesse caso a ideia traz o piso amadeirado como escolha.
No projeto, as peças de porcelanato são longas e lembram tábuas de madeira com estilo rústico.
O piso foi assentado com rejunte fininho, já que as bordas são retas e permitem isso, dando uma ideia bem mais próxima de um piso de madeira, uma vez que as junções não ficam evidentes.

O piso com rejunte fininho e que imita madeira deixa a sacada aconchegante

Na varanda, porcelanato amadeirado

O piso que imita madeira e com rejuntes fininhos foi usado no box

Na área do box, porcelanato que imita madeira

O porcelanato amadeirado de bordas retas foi usado nas paredes internas do box

No quarto de bebê, o piso amadeirado é fácil de manter

Na sacada, o porcelanato amadeirado foi usado no chão e em parte das paredes

No projeto, porcelanato amadeirado de cor clara

Na cozinha, o piso que imita madeira é fácil de limpar
Acetinado
O porcelanato retificado pode ser encontrado em diferentes versões e acabamentos, e uma das opções é o porcelanato acetinado.
Ao contrário do porcelanato polido que ganha um polimento e fica com brilho, o porcelanato acetinado não passa por polimento e por isso fica com aspecto mais natural e fosco.
Uma boa ideia de uso para o piso acetinado e retificado é no projeto da cozinha, como mostra este ambiente que traz a escolha perfeita de porcelanato para cozinha.
No projeto, o modelo acetinado foi a escolha ideal pois é menos liso e traz menos chance de deixar o piso escorregadio no ambiente da cozinha.
O fato de usar o piso com bordas retas é outro ponto forte do projeto, já que os rejuntes mais fininhos dão sensação de continuidade para a cozinha pequena, além de serem mais fáceis de limpar.

O porcelanato acetinado é uma opção mais natural e sem brilho

No projeto com ambientes integrados, o porcelanato acetinado se estende da sala para a cozinha

Na sacada, a escolha foi pelo porcelanato acetinado claro

O piso claro e sem brilho é elegante e clean

Na sala, os porcelanatos grandes têm rejunte fininho

O piso bege mantém a cozinha clean

Na sala de jantar, o piso é um porcelanato bege

O piso cinza e acetinado foi a escolha para o banheiro
Cimento Queimado / Cinza
Para quem prefere por cores e estilos modernos para o piso, pode optar pelo porcelanato cinza ou o porcelanato estilo cimento queimado.
O piso de cor cinza é uma opção neutra para o projeto, mas traz um toque bastante moderno a qualquer ambiente.
Como ideia para trazer um toque do estilo industrial para a decoração, a proposta aqui traz o porcelanato que imita cimento queimado.
O piso estilo cimento queimado traz um toque moderno para os ambiente integrados e se estende da sala de jantar para a cozinha, já que é uma opção curinga para qualquer ambiente.

Na cozinha, o porcelanato cimento queimado suaviza os armários pretos

Na sala pequena, a escolha foi pelo porcelanato cinza sem brilho

Na cozinha, o piso cinza dá toque moderno ao projeto

Na cozinha, o piso de cimento queimado dá estilo moderno

No banheiro, o piso que imita cimento queimado tem rejunte fininho

As colunas de concreto combinam com o porcelanato cimento queimado

No banheiro, o rejunte fininho entre os pisos dá a ideia mais real de cimento queimado

No espaço, piso que imita cimento queimado
Que Imita Mármore
Há uma gama bem variada de estilos e cores de porcelanato retificado, e uma das opções é o porcelanato que imita mármore.
Nesse caso, o porcelanato que imita mármore traz a aparência da pedra natural e costuma ser na versão de porcelanato polido, que dá o brilho do mármore polido.
A escolha pelo acabamento com bordas retas é a escolha perfeita para esse tipo de peça que imita mármore, uma vez que o piso fica com acabamento mais contínuo e uniforme.
Para usar o porcelanato que imita mármore com acabamento retificado, este projeto de cozinha é o exemplo perfeito de um ambiente clean e sofisticado.
Na proposta, o piso que imita mármore é de cor clara com veios cinzas, e o rejunte fininho entre as peças quase não marca as junções entre os pisos, dando a ideia de uma pedra natural e contínua.

No banheiro, o porcelanato que imita mármore foi usado na área do box

O porcelanato que imita mármore foi usado no chão e na área interna do box

Para o banheiro pequeno, a escolha foi por um porcelanato clean

Na sala, o piso claro lembra bastante a pedra natural

No banheiro, o piso que imita mármore foi usado no chão e nas paredes

Na sala, o porcelanato claro que imita mármore é elegante
E aí, você já conhecia esse tipo de piso? Agora que você já tem todas as informações sobre o que é esse piso e suas características, é hora de fazer a escolha certa para a obra.