Porcelanato retificado – 69 inspirações, cuidados e suas vantagens!

Quando damos início a uma obra é comum que surjam muitos termos novos relacionados a construção civil, e mesmo não sendo um especialista da área, é preciso conhecer alguns termos para fazer a escolha certa de materiais e acabamentos, como é o caso do porcelanato retificado.

E falando nisso, você sabe o que é o porcelanato retificado? Se você está quebrando a cabeça com esse termo, é hora de conhecer mais sobre esse tipo de piso e ver todas as informações para escolher o acabamento ideal para a sua obra.

dicas e projetos

 

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é porcelanato retificado?

O porcelanato retificado é um termo que se refere ao tipo de corte dado a cada peça de porcelanato. Nesse caso, o piso já pronto passa pela retífica e é cortado com as bordas retas.

E se você ainda não entendeu muito bem o que é esse tipo de porcelanato, vamos a diferenciação dos tipos de cortes e características de cada um.

tipos de porcelanato

  • Retificado: como já explicamos logo acima, a peça de porcelanato já pronta passa por um retífica que faz o corte em volta de toda a peça, criando ângulos de 90° e deixando as bordas retas. Por conta desse acabamento de bordas retas, o piso pode ser assentado com mais proximidade entre as peças , usando menos rejunte e dando ideia de continuidade no piso, o que cria a sensação de mais amplitude no ambiente e deixa o rejunte menos evidente.
  • Bold: esse tipo de acabamento na peça de porcelanato deixa as bordas arredondadas, e isso faz com que haja necessidade de mais espaçamento e uso de mais rejunte para porcelanato. Sendo assim, ao assentar o porcelanato com bordas do tipo bold, a junção com rejunte fica mais evidente. A vantagem desse acabamento é o preço, já que esse tipo de borda é uma versão mais barata que os modelos retificados.

 

Para ter noção da diferença na instalação entre peças retificadas e bold, no caso do acabamento com bordas retas a distância de uma peça e outra é em média de 1,5 mm, enquanto as bordas arredondadas do acabamento bold podem ter distância de até 5 mm entre uma peça e outra.

 

Quais suas vantagens?

O porcelanato retificado traz diversas vantagens, como:

  • Sensação de amplitude: o fato de ter as bordas retas e usar menos rejunte permite que a instalação das peças seja mais próxima, e assim o rejunte fica menos aparente, o que cria a ideia de continuidade ao longo do piso e pode dar sensação de que o ambiente é mais amplo.
  • Economia de rejunte: as peças com bordas retas trazem a vantagem de serem mais uniformes e assim podem ser instaladas mais próximas umas das outras, o que faz com que a área de rejunte seja menor e assim há economia desse material durante a obra.
vantagens

O projeto mostra que o rejunte fica bem fininho entre as peças

  • Facilidade na limpeza: o fato das peças serem mais próximas e com menos espaço entre os rejuntes é um ponto forte em relação a limpeza, já que é mais fácil de passar pano nas peças que ficam mais uniformes e o rejunte mais fininho não acumula tanta sujeira, assim não é preciso dedicar tanto tempo a desencardir e limpar rejuntes entre os pisos.
  • Uniformidade: a peça retificada tem acabamento superior e isso pode ser notado com as bordas retas, que trazem uma ideia maior de uniformidade após a instalação do piso já que o encaixe entre as peças é perfeito.

 

Quanto custa em média? #preço

Um dos pontos negativos do porcelanato retificado é o preço, já que a peça com bordas retas e acabamento superior tem custo um pouco mais alto que as versões com bordas arredondadas.

No caso do porcelanato com bordas retas, dá para encontrar versões a partir de  R$ 37,99 m², em lojas como C&C.

 

Como limpar e cuidar do revestimento?

Entre as vantagens de usar porcelanato de bordas retas, um dos pontos era a facilidade na limpeza, e se você tem dúvidas de como limpar porcelanato retificado, o passo a passo é bem simples e não difere muito de outros tipos de porcelanato.

  • Aspire ou varra o piso com vassoura de pelos para remover a poeira;
  • Em um recipiente dilua 1 colher (sopa) de detergente neutro em 5 litros de água;
  • Molhe um pano na mistura de detergente e água e passe o pano por todo o piso;
  • Em seguida, passe outro pano molhado apenas em água para remover o detergente e evitar manchas;
  • Para encerrar a limpeza do piso, deixe as versões acetinadas secarem sozinhas, e nas versões polidas use um pano seco para secar o piso e manter o brilho da peça.

 

Fotos e modelos de porcelanato retificado

Polido

O porcelanato polido é um tipo de piso que passa por processo de polimento dando alto brilho à peça, e nesse caso o efeito do piso com brilho fica ótimo nas peças com bordas retas, já que ressalta o brilho e ideia de continuidade da peça, uma vez que o rejunte fica menos aparente.

piso cozinha

Como ideia para usar porcelanato polido no projeto, esta ideia traz o piso polido e retificado como escolha para o o ambiente que se estende até a cozinha.

No projeto, o porcelanato bege polido e com rejunte fininho entre as peças dá sensação de mais amplitude ao ambiente e o resultado do piso fica mais uniforme.

 

porcelanato polido branco

O piso branco e com rejunte fininho fica lindo

porcelanato polido bege

O porcelanato polido se estende da sala de jantar para a cozinha

porcelanato branco sala

Na sala, o porcelanato branco e com rejunte fino passa ideia de estilo clean

sala com porcelanato polido

porcelanato preto

O piso preto passa um ar moderno à cozinha

porcelanato polido preto

Na cozinha, a escolha foi pelo porcelanato preto com rejunte fininho

sala integrada

O piso claro foi usado entre os ambientes integrados

cozinha corredor

Na cozinha corredor, o rejunte fininho entre os pisos não cria divisões marcadas que poderiam diminuir o ambiente

cozinha com porcelanato

Na cozinha, o porcelanato com rejunte fininho é mais fácil de limpar

porcelanato polido

Madeira

Entre os tipos de porcelanato que estão em alta, o piso que imita madeira é uma das opções que traz a ideia aconchegante da madeira, mas com a facilidade de manutenção do piso frio.

Nesse caso, a escolha pelo porcelanato retificado imitando madeira é ainda melhor, já que a ideia de continuidade e rejunte fininho passam a ideia mais real de um piso de madeira.

sala com piso que imita madeira

Como ideia de projeto, a escolha aqui foi do uso do porcelanato para sala, e nesse caso a ideia traz o piso amadeirado como escolha.

No projeto, as peças de porcelanato são longas e lembram tábuas de madeira com estilo rústico.

O piso foi assentado com rejunte fininho, já que as bordas são retas e permitem isso, dando uma ideia bem mais próxima de um piso de madeira, uma vez que as junções não ficam evidentes.

 

sacada decorada

O piso com rejunte fininho e que imita madeira deixa a sacada aconchegante

piso para varanda

Na varanda, porcelanato amadeirado

banheiro moderna

O piso que imita madeira e com rejuntes fininhos foi usado no box

banheiro rústico

banheiro com piso que imita madeira

Na área do box, porcelanato que imita madeira

porcelanato madeira no banheiro

O porcelanato amadeirado de bordas retas foi usado nas paredes internas do box

piso para quarto de bebê

No quarto de bebê, o piso amadeirado é fácil de manter

piso para sacada

Na sacada, o porcelanato amadeirado foi usado no chão e em parte das paredes

porcelanato amadeirado

No projeto, porcelanato amadeirado de cor clara

cozinha com piso que imita madeira

Na cozinha, o piso que imita madeira é fácil de limpar

porcelanato amadeirado

Acetinado

O porcelanato retificado pode ser encontrado em diferentes versões e acabamentos, e uma das opções é o porcelanato acetinado.

Ao contrário do porcelanato polido que ganha um polimento e fica com brilho, o porcelanato acetinado não passa por polimento e por isso fica com aspecto mais natural e fosco.

porcelanato para cozinha

Uma boa ideia de uso para o piso acetinado e retificado é no projeto da cozinha, como mostra este ambiente que traz a escolha perfeita de porcelanato para cozinha.

No projeto, o modelo acetinado foi a escolha ideal pois é menos liso e traz menos chance de deixar o piso escorregadio no ambiente da cozinha.

O fato de usar o piso com bordas retas é outro ponto forte do projeto, já que os rejuntes mais fininhos dão sensação de continuidade para a cozinha pequena, além de serem mais fáceis de limpar.

 

sala com porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é uma opção mais natural e sem brilho

porcelanato para varanda

decoração cozinha americana

No projeto com ambientes integrados, o porcelanato acetinado se estende da sala para a cozinha

piso sala

piso para sacada

Na sacada, a escolha foi pelo porcelanato acetinado claro

sala moderna

O piso claro e sem brilho é elegante e clean

sala simples

Na sala, os porcelanatos grandes têm rejunte fininho

cozinha com piso bege

O piso bege mantém a cozinha clean

sala de jantar

Na sala de jantar, o piso é um porcelanato bege

piso para banheiro moderno

O piso cinza e acetinado foi a escolha para o banheiro

sala com porcelanato acetinado

Cimento Queimado / Cinza

Para quem prefere por cores e estilos modernos para o piso, pode optar pelo porcelanato cinza ou o porcelanato estilo cimento queimado.

O piso de cor cinza é uma opção neutra para o projeto, mas traz um toque bastante moderno a qualquer ambiente.

porcelanato cimento queimado

Como ideia para trazer um toque do estilo industrial para a decoração, a proposta aqui traz o porcelanato que imita cimento queimado.

O piso estilo cimento queimado traz um toque moderno para os ambiente integrados e se estende da sala de jantar para a cozinha, já que é uma opção curinga para qualquer ambiente.

 

cozinha preta

Na cozinha, o porcelanato cimento queimado suaviza os armários pretos

sala com sofá retrátil

Na sala pequena, a escolha foi pelo porcelanato cinza sem brilho

cozinha moderna

Na cozinha, o piso cinza dá toque moderno ao projeto

piso estilo  cimento queimado

cozinha com porcelanato  cimento queimado

Na cozinha, o piso de cimento queimado dá estilo moderno

banheiro com piso que imita cimento queimado

No banheiro, o piso que imita cimento queimado tem rejunte fininho

apartamento com ambientes integrados

As colunas de concreto combinam com o porcelanato cimento queimado

banheiro pequeno e moderno

No banheiro, o rejunte fininho entre os pisos dá a ideia mais real de cimento queimado

decoração moderna

varanda gourmet

No espaço, piso que imita cimento queimado

lavabo moderno porcelanato  cimento queimado

Que Imita Mármore

Há uma gama bem variada de estilos e cores de porcelanato retificado, e uma das opções é o porcelanato que imita mármore.

Nesse caso, o porcelanato que imita mármore traz a aparência da pedra natural e costuma ser na versão de porcelanato polido, que dá o brilho do mármore polido.

A escolha pelo acabamento com bordas retas é a escolha perfeita para esse tipo de peça que imita mármore, uma vez que o piso fica com acabamento mais contínuo e uniforme.

cozinha moderna e clean

Para usar o porcelanato que imita mármore com acabamento retificado, este projeto de cozinha é o exemplo perfeito de um ambiente clean e sofisticado.

Na proposta, o piso que imita mármore é de cor clara com veios cinzas, e o rejunte fininho entre as peças quase não marca as junções entre os pisos, dando a ideia de uma pedra natural e contínua.

 

banheiro com piso que imita mármore

No banheiro, o porcelanato que imita mármore foi usado na área do box

banheiro clean

O porcelanato que imita mármore foi usado no chão e na área interna do box

como usar piso que imita mármore

banheiro pequeno e clean

Para o banheiro pequeno, a escolha foi por um porcelanato clean

sala com piso que imita mármore

Na sala, o piso claro lembra bastante a pedra natural

banheiro moderno com banheira

No banheiro, o piso que imita mármore foi usado no chão e nas paredes

sala com piso frio

sala com piso que imita mármore

Na sala, o porcelanato claro que imita mármore é elegante

 

E aí, você já conhecia esse tipo de piso? Agora que você já tem todas as informações sobre o que é esse piso e suas características, é hora de fazer a escolha certa para  a obra.

Você pode gostar...