Porcelanato acetinado: vantagens e desvantagens e 35 fotos de projetos!


Com certeza você ouviu falar sobre o piso porcelanato, mas você sabe que existem diferentes tipos e acabamentos desse piso? Uma das variações de acabamento é o porcelanato acetinado, que tem como principal característica a ausência de brilhos.

Entre os tipos de porcelanato, a versão acetinada tem suas peculiaridades e vantagens, e se você quer saber um pouquinho mais sobre esse tipo de piso, é só seguir a leitura.

 

 

Características

O porcelanato acetinado é um tipo de piso frio que é fabricado industrialmente. O processo de fabricação acontece através de uma placa porcelânica que passa por uma esmaltação feita através de uma impressora HD.

Essa esmaltação garante ao piso o acabamento sem brilho e com aspecto fosco, uma das principais características desse tipo de piso. Além de ficar com o acabamento fosco, o processo de esmaltação ainda pode dar ao piso características de pedras naturais, tornando o revestimento uma opção com melhor custo-benefício para substituir o piso de pedras naturais.

 

Mancha? Vantagens e desvantagens

Quando o assunto é porcelanato, é comum a pergunta sobre a possibilidade do revestimento manchar. E para não restar mais dúvidas, vamos à resposta.

O porcelanato acetinado tem baixas chances de manchar! A possibilidade mais baixa de manchar, acontece por conta do acabamento dado ao revestimento. A peça tem menor porosidade e isso faz com que haja menor absorção de líquidos, e consequentemente menos propensão a manchas.

Apesar de ter baixíssimas chances de manchar, o uso de produtos de limpeza deve ser de acordo com a orientação do fabricante, e nada de usar produtos abrasivos e corrosivos, que podem vir a danificar a superfície do piso.

 

Vantagens

  • Conforto visual: a ausência de brilho no revestimento é uma das vantagens desse tipo de revestimento; já que o acabamento fosco do piso garante um visual mais confortável e aconchegante para o ambiente.
sala moderna

A iluminação indireta deixa a sala aconchegante

  • Resistência: ao comparar o porcelanato acetinado ao polido, o acabamento fosco apresenta uma resistência muito maior. O tipo de acabamento dado ao piso faz com haja menor propensão a riscos, coisa bem comum de acontecer com o modelo polido. Além disso, esse acabamento ainda garante alta durabilidade para o piso, que pode ser usado em áreas de maior circulação.
  • Facilidade de limpar: o modo de limpeza desse tipo de porcelanato é um dos mais fáceis e o processo é bem simples. Por conta do acabamento sem brilho, basta passar um pano úmido sobre a superfície e o piso não fica com marcas, como é o caso do modelo polido.
  • Baixa absorção de água: o acabamento dado ao porcelanato acetinado deixa a peça com pouca porosidade e por isso a absorção de água é pouquíssima, o que permite que esse tipo de piso seja indicado tanto para o uso externo, como para áreas molhadas, como banheiro.

piso banheiro

  • Menos escorregadio: o acabamento polido não é propriamente um piso antiderrapante, mas é uma opção menos escorregadia e lisa, principalmente se comparado ao acabamento polido.

 

Desvantagens

  • Troca: o processo de troca é a principal desvantagem desse tipo de piso. No caso de necessidade de trocar o revestimento, o processo de retirada é mais complexo e isso pode fazer com que a peça não seja uma opção quando não se há total certeza de que você realmente quer um piso com acabamento fosco.
  • Piso frio: o fato de ser um piso frio pode ser uma desvantagem, principalmente em regiões de baixas temperaturas. O piso tende a deixar os ambientes mais gelados, mas esse problema pode ser amenizado com o uso de tapetes, que vão evitar que o ambiente fique muito gelado.

 

Melhores marcas

Não há uma definição clara de qual é a melhor marca de porcelanato, até mesmo porque cada marca tem suas peculiaridades e vantagens, e agem diferentemente em cada tipo de projeto. No entanto, há marcas que são mais indicadas e mais requisitadas no mercado, isso leva em consideração a durabilidade, resistência e até a tradição dessas marcas no mercado de revestimentos. Entre as opções mais conhecidas e recomendas para porcelanato polido estão:

  1. Portobello
  2. Portinari

 

Fotos e projetos com porcelanato acetinado

Se depois de ver todas as dicas e características do porcelanato acetinado você ainda tem dúvidas de como e onde usar esse tipo de piso, separamos inspirações de projetos para diferentes ambientes e com estilos diferenciados; assim dá para inspirar-se em projetos e fotos.

 

Cozinha

cozinha planejada

A cozinha pequena foi planejada para melhor aproveitamento do espaço

Se você está em busca de um piso para cozinha, a opção acetinada é uma ótima escolha, já que é menos escorregadio e tem menor propensão a manchar. Neste projeto, a escolha foi por um modelo bege, que mantém a cozinha iluminada e valoriza o ambiente pequeno.

piso imita cimento

As paredes brancas ajudam a iluminar o cômodo

Se a intenção é trazer um visual mais moderno para o projeto da cozinha, a inspiração aqui é de usar o piso com acabamento acetinado e que remete ao estilo do cimento queimado.

 

Mais fotos

cozinha moderna

As cadeiras de acrílico transparente trazem um visual mais atual para a cozinha

parede preta cozinha

cozinha cinza

Os armários planejados e de cor cinza são uma tendência moderna

cozinha preta

A cozinha corredor tem armários planejados de cor preta

cozinha branca

O projeto da cozinha planejada, incluir fogão de embutir

cozinha grande

cozinha com ilha

O balcão foi revestido com ladrilho hidráulico

revestimento cozinha modelos de pisos cozinha

Banheiro/ Lavabo

banheiro branco e cinza

A parede tem revestimento geométrico

O piso para banheiro pede uma opção que seja menos lisa e com baixa absorção de água, e neste caso o porcelanato acetinado é uma opção perfeita, e foi a escolha de revestimento neste projeto.  A aposta aqui foi por uma versão cinza claro, que mantém o banheiro bem iluminado e não tira o foco do revestimento da parede, que tem estampa.

banheiro moderno

O pendente amarelo combina com o revestimento da parede

Neste projeto, o revestimento usado na parede determinou o restante do projeto do banheiro, e por ser um revestimento estampado e em tons de bege, a aposta foi por um piso liso com a mesma tonalidade da parede, mantendo o projeto harmônico.

 

Mais fotos

banheiro amarelo

O piso imita cimento queimado

lavabo clean

banheiro com banheira

A banheira minimalista compõe o banheiro

parede com porcelanato

O porcelanato cinza foi usado como revestimento em uma das paredes

banheiro com pastilhas

Pastilhas revestem a área do box

banheiro com box

azulejo estampado banheiro

O piso claro suaviza o banheiro e deixa o destaque para o revestimento da parede

piso banheiro

porcelanato banheiro

Sala

sala de estar

Neste projeto de sala de estar, a aposta pelo piso frio e com acabamento acetinado foi a escolha para o revestimento, e para deixar o ambiente mais aconchegante a sala ganhou um tapete de cor clara, e que se sobrepõe ao piso.

 

apartamento pequeno

A sala de jantar é integrada com a sala de TV

O projeto aqui foi para um apartamento pequeno com salas integradas. Levando esses dois pontos em consideração, o piso claro ajuda a iluminar o espaço e dar sensação de que a área é maior; e o uso do mesmo piso em ambos os ambientes dá sensação de continuidade.

 

Mais fotos

piso sala moderna

O forro de gesso rebaixado deixa a sala moderna

sala com varanda

A sala foi integrada a varanda

sala de jantar

sala chique

O lustre sobre a mesa de jantar é sofisticado

sala apartamento

sala com cozinha

A cozinha é integrada à sala

sala de jantar moderna

A mesa de jantar foi composta por diferentes modelos de assentos

sala com home office

O home office foi incluído à sala de estar

piso para sala

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato acetinado, já pode considerar o uso desse tipo de revestimento para o projeto, e trazer todas as vantagens e características que o acetinado tem para o revestimento de ambientes internos e externos.

 

 

Confira também

5 Responses

  1. Simone disse:

    Moro em uma chácara e quero colocar o porcelanato acetinado cinza claro, ele vai manchar ?

    • ROSANA GODOI disse:

      vc leu a matéria?

    • ROSANA GODOI disse:

      O porcelanato acetinado tem baixas chances de manchar! A possibilidade mais baixa de manchar, acontece por conta do acabamento dado ao revestimento. A peça tem menor porosidade e isso faz com que haja menor absorção de líquidos, e consequentemente menos propensão a manchas. Apesar de ter baixíssimas chances de manchar, o uso de produtos de limpeza deve ser de acordo com a orientação do fabricante, e nada de usar produtos abrasivos e corrosivos, que podem vir a danificar a superfície do piso.

      Porcelanato acetinado: vantagens e desvantagens e 35 fotos de projetos! http://casaeconstrucao.org/?p=34885

      • Doce Obra disse:

        Obrigada, Rosana, rs…
        Seria perfeito se todos lessem os artigos até o fim, pois são muitas dúvidas e não consigo dar conta de responder todas.
        Um beijo!

  2. Patricia Ramos disse:

    Usa se Máquina em porcelanato?
    Qual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *