PISO XADREZ: como combinar e usar!

O piso xadrez já foi moda há décadas, e a ousadia no mix de duas cores intercaladas volta como proposta de revestimento e decoração. Se você gosta do estilo é só seguir as dicas do post para ter um ambiente moderno e com uma proposta ousada.

 

Dicas para piso xadrez

  • Decoração: além de ter função de revestimento, o piso torna-se também um ponto decorativo e por isso é fundamental que o restante do ambiente fique em harmonia com o piso.
  • Cores: o clássico é a mistura de preto e branco (P&B), mas nada impede de fazer mix com outras cores para dar um toque mais alegre.
  • Paredes: o chão já é bastante chamativo, então, a dica é amenizar a decor vertical e usar paredes e azulejos harmônicos.

 

Cozinha com piso xadrez

cozinha branca e preta

O modelo polido dá brilho ao chão

Neste projeto a aplicação do revestimento foi na orientação diagonal, e isso ajuda a alongar o ambiente. Para as paredes ficarem em harmonia a escolha foi pelo azulejo branco.

cozinha colorida

Se a intenção é ter uma cozinha retrô, aposte no P&B para o chão e colorido para o restante do ambiente, como paredes e armários com toque de cor e eletros retrô.

armário de cozinha branco

Armários brancos dão suavidade ao ambiente

Para dar destaque ao piso e manter o restante do ambiente com uma proposta mais leve, este projeto é uma ótima inspiração, uma vez que os armários brancos suavizam o mix do chão.

geladeira vermelha

Os pendentes amarelos dão toque de cor

            O pequeno espaço também pode seguir essa tendência, e aqui a proposta sugere um modelo de revestimento que aparenta desgaste, de modo a deixar a aparência mais apagada. O mesmo revestimento se estendeu pela parede como forma de azulejo.

xadrez colorido

Seguir o xadrez colorido também é uma opção, e nesta cozinha o exemplo dessa escolha é clara, já que o piso é um mix intercalado de verde e branco. Para manter a sintonia com o restante do espaço, há predominância de branco e detalhes decorativos em madeira.

mesa preta

As geladeiras estilo retrô compõem o ambiente

A combinação com armários pretos é uma das opções para compor a decoração, mas para não deixar o resultado muito pesado a dica é escolher esse mix apenas para ambientes claros e bem iluminados, assim a predominância da cor preta é suavizada.

cozinha pequena

Para a cozinha pequena a dica é usar armários e paredes em branco, assim o ambiente fica mais bem iluminado. Uma janela com entrada de luz natural também é ideal e assim o destaque fica para o chão.

decoração colorida

O armário de estantes deixa os itens da cozinha a mostra

E que tal uma proposta bem colorida e alegre para combinar com o clássico P&B? Para isso, esse projeto usou ideias simples, como revestir a geladeira com a cor vermelha e pintar armários (amarelo) e fogão (turquesa). A ideia é que os tons fiquem em harmonia para não criarem contrapontos muito divergentes.

cozinha americana moderna

O detalhe amarelo do balcão se estende para a sala

A cozinha americana também pode seguir esta tendência. E aqui, o projeto apostou no xadrez do chão apenas para o ambiente da cozinha, onde os armários são brancos e apenas detalhes segue o preto, como a bancada e as banquetas. Para dar um pouco de cor ao ambiente, a ideia foi introduzir um balcão amarelo.

 

Mais fotos

armários preto

cozinha integrada

A geladeira vermelha cria um ponto de cor

pastilha inox cozinha

depurador de ar

Os eletros em inox dão charme a decor com predominância de preto

parede de lousa na sala de jantar

A cozinha integrada a sala de jantar é moderna

cozinha amarela

Banheiro com piso xadrez

banheiro preto e branco

A iluminação embutida é contemporânea

Para a decoração do banheiro preto e branco, o ponto foco que leva para o duo de cores é o piso. Em composição ao projeto, há predominância de branco nas paredes e armário e o preto volta a aparecer na bancada de granito.

móvel espelhado

O armário espelhado aumenta a reprodução do efeito xadrez

            As peças menores de cerâmica ficam delicadas e ótimas para dar sensação de ambiente maior. Aqui a combinação do P&B se estende na parede, mas de um modo bem mais sútil, já que o revestimento é todo feito de azulejo branco e apenas uma faixa preta próximo do teto.

piso de pastilhas

Para a bancada, granito preto

E por que não usar pastilhas para esta tendência? Nesta proposta, a ideia é usar as pequenas pecinhas para formarem quadrados maiores e assim criarem o mix intercalado ao estilo xadrez para o piso.

banheiro com banheira

O sentido diagonal foi a escolha para o momento de instalar o piso no chão e o rodapé feito na cor preta é o arremate para o revestimento. No restante do ambiente a cor branca predomina e aparece em cada detalhe que vai das paredes até as cerâmicas.

banheira branca

Os acessórios dourados dão sofisticação

Aqui a ideia foi ainda mais ousada que um simples xadrez e é indicada para um banheiro com menos uso, de modo a não tornar-se cansativo. Para reproduzir a ideia, é preciso instalar o piso na orientação diagonal e na parede seguir o modelo tradicional.

xadrez azul

Na parede, faixa decorativa

Saindo do tradicional P&B a ideia aqui foi usar o duo de azul e branco para decorar e dar cor ao banheiro. Além de aparecer no chão, as cores ainda repetem-se na parede, mas com muito mais sutileza.

 

Mais fotos

piso diagonal

mármore preto banheiro

A parede é revestida com até a metade com mármore

decoração preto e branca

banheiro decorado

E aí, o que você acha do piso xadrez? Já pensou em reproduzir a ideia em casa? Conta aqui nos comentários qual estilo de projeto mais te agrada.

 


Você pode gostar...