75 Modelos de Cama Montessoriana Apaixonantes & Onde Comprar!

Com as informações cada vez mais acessíveis vamos descobrindo um universo no assunto de criação dos filhos, e um deles é o Método Montessori, que reúne uma série de instruções para o desenvolvimento infantil, inclusive, no que diz respeito ao quartinho e até ao que se chama de cama montessoriana.

O conjunto de teorias tem ganhado espaço quando o assunto é quarto montessoriano, e é bem comum vermos as fotos desse estilo de quarto circulando nas redes sociais, inclusive, já existem muitas lojas comercializando as tão comentadas camas Montessori.

 

O que é Cama Montessoriana? Quais as Vantagens?

A cama montessoriana não é nenhum móvel diferenciado por um design exclusivo, mas sim uma cama que dá independência à criança.

A ideia é de que a cama fique rente ao chão ou bem baixinha, permitindo que a criança possa se levantar e sair da cama no momento desejado.

As vantagens desse tipo de cama são várias e muitas estão ligadas ao fato da criança ser mais independente, de modo que possa sair da cama sem a ajuda dos pais e assim explorar o quarto, que no caso do quarto montessoriano, tudo fica ao alcance da criança para que ela possa conhecer e explorar.

modelos

Essa independência gera o autoconhecimento e desenvolvimento da criança, além de garantir mais segurança também, já que é comum que com o passar dos meses a criança passe a “escalar o berço”.

 

Onde Comprar? Dicas de Lojas e Preços

Como já dissemos, não há um padrão que defina exatamente o que é uma cama montessoriana, mas há diretrizes, que indicam que a cama deva ser baixinha ou rente ao chão, de modo a garantir mais independência para as crianças.

Sendo assim, fizemos uma seleção de modelos e preços de camas que se enquadram ao padrão de cama para quarto Montessori.

modelos e preços

Links para comprar: Mini cama infantil / Caminha simples / Casinha branca

modelos e onde comprar

Links para comprar: Cama casinha / Casinha com cama auxiliar / Com grade

modelos variados

Links para comprar: Cama era uma vez / Cama urso / Cama espumada

tipos e preços

Links para comprar: Mini cama lápisCabaninha / Mini cama MDF

 

*Os preços e disponibilidade dos produtos foram verificados dia 22/11/2017

Fotos e Modelos de Cama Montessoriana

Feminina

quarto feminino simples

Os quadrinhos decoram a parede

Se a ideia é escolher um modelo de cama montessoriana para o quartinho de menina, a proposta aqui é uma cama simples e baixinha e em um tom suave de rosa.

A cama infantil é o que traz cor ao quarto com paredes cinza, e determina um tom para o restante da decor, que traz detalhes no mesmo tom da cama de menina.

cama casinha rosa

Os livros ficam numa altura que a criança tem alcance

Nesta outra proposta de quarto feminino, a ideia de manter a cama rosa continua, mas neste caso a cama ainda tem o charme de ser em formato de casinha.

E além do formato charmoso da cama, o criado-mudo também tem formato de casa e combina com a cor da cama.

O modelo de cama escolhido é uma versão baixinha e como cama auxiliar.

 

cama roxa

Variando um pouco dos tons de rosa para a cama infantil do quarto de menina, a ideia aqui é caminha roxa.

A caminha rente ao chão tem formato de casa, com chaminé e tudo.

E o cantinho da cama ainda foi decorado com alguns detalhes que valorizam o espaço, como os cílios decorativos na parede e o nome da dona da caminha, o que deixa o espaço personalizado.

quartinho menina

Além da cama pink, a roupa de cama também é rosa

quarto nuvens

quarto rosa e cinza

As luzinhas dão um toque charmoso à caminha

cama bebê

Os protetores laterais são ideias para que a criança não caia para fora da caminha

Masculina

cama masculina

O tapete no chão traz estampa infantil

Para quem busca inspirações de um quartinho de menino decorado e planejado ao estilo montessoriano, este espaço é uma ótima ideia.

Como escolha para a cama montessoriana, a proposta foi de usar uma cama rente ao chão e de cor cinza.

E o que define o espaço do garotinho é a roupa de cama do filme Carros, que além de decorar a cama ainda traz temática infantil ao ambiente.

decoração quarto menino

Entre tantas ideia existentes para decorar o quarto de menino, a inspiração aqui começou pela cama estilo casinha na cor verde menta.

A caminha é o que adiciona colorido ao projeto, enquanto o restante da decoração é um mix de preto e branco, deixando a proposta super moderna.

Para personalizar a decoração, a caminha tem um letreiro com o nome do dono do quartinho, e na cama tem almofada personalizada.

quarto com parede azul

A temática “céu” decora as paredes do quarto

Outra sugestão de decoração para quarto de menino com cama montessoriana é este projeto onde a cama tem formato de casinha e na cor verde.

O formato da cama infantil já é um atrativo da decor, mas há outros detalhes que valorizam ainda mais esse cantinho, como as luzinhas e as almofadas decorativas sobre a cama.

quarto azul menino

A plaquinha com nome decora a parede do quarto

quarto cinza

O quartinho foi decorado com cores neutras, como preto, cinza e branco

quarto menino decorado

A cama de madeira é neutra, e as roupas de cama que definem cor à decor

Neutra (Unissex)

cama simples unissex

Para quem quer um modelo de cama montessoriana que seja neutra e funcional tanto para o quarto de menina, quanto para o quarto de menino, uma boa escolha é pela cama em madeira e na cor natural do móvel, como nesta proposta.

Para o quartinho, a cama rente ao chão e em madeira foi decorada com roupa de cama turquesa e almofadas decorativas, que mantém a ideia de uma funcional para meninas e meninos.

cama cinza decoração

A caminha do quarto de criança também pode seguir o estilo colorido, e para manter a neutralidade, uma boa aposta é escolher por cores neutras, como cinza.

Neste projeto, a cama cinza é uma versão rente ao chão, e com um tapete sob, deixando o espaço mais aconchegante e não deixando que a temperatura fria do piso passe para a caminha.

cama neutra casinha

A cama casinha também é uma proposta para um quarto unissex, afinal o formato criativo é estimulante para as crianças e lindo para a decoração.

Para escolher uma versão neutra da cama montessoriana em formato de casa, a aposta aqui foi pelo modelo em cor de madeira natural, que permite deixar a inclusão das cores para outros detalhes do projeto.

cama de madeira infantil

A parede do quarto foi decorada com estrelinhas

cama cabana

Na parte da cabeceira, a cama tem uma cabaninha

cama quarto criança

A cama tem cor de madeira natural

cama rústica infantil

A parede turquesa é destaque no quartinho

cama com almofadas

Almofadas divertidas decoram a cama

cama unissex

A almofada de cacto decora a caminha

quarto infantil moderno

O quarto é um mix de decoração preta e branca

Com Formato de Casinha

Na decoração de quarto infantis com cama montessoriana é comum ver o móvel com formato de casinha e atribuir a ideia de que cama montessori é sempre neste formato.

Na verdade, a cama casinha não é uma regra para o método, mas costuma ser bastante usada nos projetos de quarto montessoriano por ficar rente ao chão e ainda ter um design diferenciado e lindo para o quarto infantil.

quarto com cama casinha

O quartinho com cama em formato de casinha traz um móvel em cor natural da madeira e deixa o colorido para outros detalhes, como o cordão da luzinhas que passa pela caminha.

Outro ponto interessante do projeto é o jogo de protetores em volta da cama, que garante segurança a criança, e evita que ela caia do colchão.

cama formato cabana

A parede tem decoração moderna com pequenos triângulos pretos

Entre as variadas opções de cama casinha, esse modelo segue a mesma ideia, mas varia um pouco por ter formato de cabana.

A caminha cabana é rente ao chão e tem estrutura triangular nas laterais, o que dá esse formato diferenciado para a cama infantil.

Outro detalhe do móvel é a pintura branca que fica apenas na parte de cima da estrutura, deixando o móvel moderno para a decoração.

cama infantil

decoração rosa quarto

A casinha tem cobertura na parte do telhado

tapete quarto infantil

casinha com cama auxiliar

O móvel é composto por cama auxiliar

quarto preto, cinza e amarelo

O quartinho é uma decoração moderna com amarelo

cama formato casa

A caminha tem protetores laterais em formato de nuvem

quarto pink

A cama pink combina com as cores do projeto

casinha cinza

Bandeirolas coloridas decoram a cama cinza

cama cabaninha

Almofadas coloridas e divertidas decoram a caminha

quarto montessori decoração safári

A parede segue um degradê de verde

parede decorada quarto infantil

A decoração da parede é formada por pinturas de cactos

modelos formato casa

Simples

cama simples madeira

Se a ideia é planejar um quarto montessoriano com cama simples, este projeto é uma ótima inspiração, pois traz um modelo de mini cama em madeira clara.

A caminha de criança tem linhas retas e nenhum detalhe que a diferencia, sendo uma ótima opção para compor um quartinho com cama montessoriana simples e funcional.

cama espumada

Outra opção de cama simples para o quarto montessoriano é a versão de cama espumada.

Este modelo de cama é uma estrutura macia, que evita que as crianças se machuquem se baterem na lateral da cama.

O modelo aqui é uma versão azul, que foi usada como substituta para o bercinho do quarto, e que neste caso ganhou até um mosquiteiro.

cama branca

A parede foi decorada com um mapa divertido

Entre os modelos e inspirações para o móvel adequado ao estilo montessoriano, este design traz uma cama branca com alguns detalhes vazados.

O design simples mantém a caminha funcional e é perfeita para integrar um quarto onde a decoração tem outro foco que não a cama.

quarto com cama branca

cama simples madeira

A cama baixinha é em cor de madeira clara

cama infantil quarto

cama simples infantil

A caminha tem proteção lateral

cama simples colorida

A cama amarela tem design simples

ideias para quarto montessori

A cama simples é apenas uma base para o colchão

cama simples branca

A cama simples e branca foi a escolha para o projeto

Criativas/ Diferentes

cama formato carrinho

Para quem quer variar no formato de cama montessoriana, esta versão de cama rente ao chão tem formato de carrinho e é uma ótima ideia para compor o quartinho infantil.

Neste caso, a cama de carrinho tem estilo rústico com madeira aparente e combina com o restante do projeto, que segue o mesmo estilo.

cama criativa

Entre tantas ideias para deixar a cama acessível para a criança, esta inspiração traz uma espécie de capa em volta do colchão que forma uma lateral de proteção e deixa a caminha divertida.

A proposta é uma ótima ideia para quem pretende usar apenas o colchão no quartinho montessoriano, mas não quer perder a oportunidade de dar um toque infantil ao espaço.

cama urso

Quadrinhos de ursos enfeitam a parede

quarto planejado

O projeto conta com cama planejada

quarto preto e branco

A caminha tem uma estrutura de casinha que se estende até para a cama auxiliar

cama infantil

cama diferente

A caminha tem as laterais em formato de cerca

cama princesa

A cama de princesa é rosa

Já pensou em adotar o móvel para o quarto das crianças? Conta aqui nos comentários o que você acha da ideia.

Você pode gostar...