Rejunte para porcelanato – Como escolher? + dicas essenciais!

Como escolher o melhor rejunte para porcelanato? Mais do que um bom revestimento, é essencial que o acabamento seja de qualidade. Mais do que o padrão estético, o rejunte é essencial para proteger o piso e aumentar sua durabilidade.

Sendo assim, vale saber mais sobre o processo de rejuntamento passo a passo. Para ajudar você, preparamos um guia completo com todas as informações essenciais + ótimas dicas que vão fazer a diferença na sua construção.

rejunte para porcelanato

Tudo sobre rejunte para porcelanato em um guia completo!

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é?

Primeiramente, é preciso entender o que é rejunte para porcelanato.

De modo geral, trata-se do material que preenche as juntas após o assentamento das placas de porcelanato – uma espécie de pasta que endurece após a aplicação – seja em pisos ou azulejos. Porém, sua função vai muito além do acabamento. Entre as vantagens, destacamos:

  • Evitar trincas e quebras nas placas;
  • Proteger contra infiltrações – sobretudo em áreas como banheiro e cozinha;
  • Impermeabilização da estrutura;
  • Vedar os vãos para impedir o acúmulo de sujeira.

De acordo com especialistas, a aplicação é simples, porém deve ser realizada sempre por mão de obra especializada. Quanto ao material, deve ser de qualidade e adaptável ao tipo de porcelanato. O mesmo vale para a cor, que precisa combinar perfeitamente com o estilo do piso.

rejunte para porcelanato

Paleta de cores de rejunte para porcelanato

Onde não deve ser aplicado?

O rejunte é ideal para pisos e azulejos, seja no revestimento do chão ou da parede, em qualquer cômodo da casa. Tudo depende, obviamente, do tipo e da indicação.

Por outro lado, não é indicado rejuntar ambientes em que a temperatura seja muito alta, pois o calor em excesso prejudica o material. Do mesmo modo, especialistas não recomendam o rejuntamento em fachadas ou áreas de piscinas.

VEJA  CUBA ESCULPIDA: o que é, modelos e materiais!

Como se trata de locais com forte incidência de raios ultravioleta, com o tempo a tonalidade do rejunte sofrerá alterações. Além disso, tende a trincar e manchar com facilidade, sobretudo em regiões que sofrem muitas alterações de clima.

Sendo assim, o rejuntamento deve ser realizado preferencialmente em áreas internas, na qual garantirá um acabamento ficará visualmente bonito, com um ótimo resultado.

rejunte para porcelanato

A aplicação do rejunte deve ser realizada por mão de obra especializada

Como cuidar e limpar o rejunte para porcelanato?

Para que o material tenha boa durabilidade e mantenha um bom aspecto, é essencial entender como cuidar e limpar o rejunte para porcelanato.

De acordo com especialistas, o processo de limpeza começa após a cura, cerca de 30 minutos depois da aplicação. Para isso, você deve utilizar uma esponja umedecida. Assim, você evita manchas na superfície.

Do mesmo modo, a limpeza frequente (pelo menos uma vez por semana) é indicada para não prejudicar o aspecto do rejunte. O porcelanato também deve ser limpo com detergente ou sabão neutro diluídos em água, usando uma vassoura de cerdas e um pano de chão para eliminar o produto e secar a superfície.

Se cair gordura diretamente no rejunte, limpe imediatamente. Evite usar produtos abrasivos e não deixe acumular sujeira. Outras dicas interessantes é usar tapetes no piso e feltro nos pés de móveis como armários e estantes, assim você evita riscos no piso.

rejunte para porcelanato

Os cuidados e a manutenção do porcelanato são essenciais

Como rejuntar porcelanato?

O processo de rejuntamento é simples, entretanto, só deve ser realizado somente por profissionais especializados. Com isso, é possível evitar que o material solte ou ocorra manchas, dois problemas que acontecem constantemente quando a aplicação não é bem realizada (ou quando o rejunte não é de boa qualidade).

VEJA  Grades de ferro – 62 modelos diferentes e dicas de como usar!

Primeiramente, você precisa escolher o melhor tipo de rejunte considerando alguns fatores: flexibilidade, principalmente em áreas com variação de temperatura; impermeabilidade, sobretudo em áreas úmidas, como banheiro; e resistência, justamente para evitar manchas.

Além disso, o rejunte deve combinar totalmente com o porcelanato, sobretudo na questão estética. Atualmente, há uma série de modelos com diversas cores, por isso é uma variável essencial.

A instalação começa com a limpeza das juntas do porcelanato, lavando bem ou passando uma escova para eliminar todos os resíduos. Feito isso, o rejunte pode ser aplicado, seguindo sempre as instruções dispostas na embalagem do produto. Uma dica primordial é deixar evitar a aplicação com o porcelanato úmido, caso contrário, o rejunte pode trincar ou esfarelar.

Após o processo de cura (que dura cerca de 30 minutos), o excesso de rejunte deve ser removido utilizando com uma esponja úmida, para deixar as juntas lisas e no mesmo nível. Em todo o procedimento, é indicado o uso de luvas e óculos de proteção.

Dependendo do tipo de rejunte, o processo pode ser mais trabalhoso, por isso é importante conhecer cada um para definir o melhor para o acabamento. Além disso, vale considerar outras dicas:

  • Rejuntar pelo menos três dias após o assentamento do porcelanato;
  • Limpar perfeitamente as juntas para evitar qualquer resíduo;
  • Aplicar o rejunte com o piso/azulejo seco;
  • Passar por toda a área de uma vez para evitar alterações na tonalidade do material;
  • Deixar o rejunte secar de acordo com o tempo indicado na embalagem do produto;
  • Limpar bem a área para evitar excessos após o rejuntamento.
  • Seguir as normas ABNT para rejuntamento de pisos e paredes.

Tipos de rejunte para porcelanato

Atualmente há três tipos de rejunte, cada qual com suas características e indicação para determinada superfície/área da casa. As diferenças estão na composição, no preço, na aparência, no processo de aplicação e na manutenção. Conheça e escolha o melhor para seu projeto.

VEJA  Box de Vidro para Banheiro: Vantagens, modelos, preço e + de 40 fotos!

Rejunte Epóxi

É o tipo de rejunte para porcelanato mais utilizado atualmente. Sua composição recebe três materiais principais: resina, pigmentação e endurecedor. Além disso, possui 12 cores.

Entre as vantagens, estão a durabilidade, a resistência a manchas, a boa impermeabilidade (100%) e facilidade de limpeza. Uma opção bem versátil e que garante um ótimo acabamento, indicada sobretudo para áreas úmidas como banheiro e cozinha.

Segundo especialistas, o rejunte epóxi deve ser aplicado em juntas de 2 a 8 mm em pisos e de 2 a 5 mm em paredes, preferencialmente em porcelanato polido ou rústico.

Por outro lado, é uma opção mais cara em comparação a outras versões, o que demanda um bom investimento. Entretanto, une a vantagem da resistência e de um aspecto visual impressionante.

eletrodomésticos inox

Piso de porcelanato na cozinha

porcelanato no piso

A sala fica com uma ótima decoração utilizando porcelanato no piso

porcelanato no piso

O porcelanato se adapta a diversos projetos internos e externos

Rejunte Acrílico

O rejunte acrílico pode ser comprado pronto nas lojas especializadas. É um tipo com valor mais acessível e que também se adapta a diversos projetos. As vantagens são a facilidade de limpeza e resistência contra manchas e mofos.

Todavia, não tem boa impermeabilidade, por isso é indicado para áreas secas, como salas e quartos. Possui boa variação de cores e o processo de aplicação é simples. Em alguns casos, não necessita de mão de obra especializada.

piso cimento queimado

Na parede, revestimento que simula madeira

sofá bege

No canto, mesinha com abajur moderno

decoração luxo

Rejunte Resinado

A versão resinada é ótima para deixar o porcelanato com um lindo acabamento, porém não é tão vantajoso quando comparado as outras opções. A venda é em pó e antes da aplicação deve ser misturado a água para formar uma pasta. Assim como o rejunte acrílico, também dispensa mão de obra.

Tem um preço acessível e garante um bom resultado, mas não tem longa durabilidade. Sendo assim, você precisa se atentar a manutenção para que o material não se desgaste facilmente.

sala com porcelanato

A limpeza ajuda a manter o brilho do revestimento

painel TV

As poltronas seguem a linha moderna

sofá colorido

As almofadas brancas destacam a cor do sofá


Onde comprar? Você encontra todos esses modelos de rejunte para porcelanato em lojas de materiais para construção. O preço varia conforme o tipo, cor, composição, etc. Algumas marcas famosas: Delta, Quartzolit, Portokoll.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia completo e de todas as dicas para aplicação do rejunte. Deixe um comentário com suas dúvidas. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *