Dar cara nova a decoração pode ser algo até simples, e com a ajuda de alguns recursos o lar pode ser transformado. No entanto, as dúvidas começam a surgir na hora de escolher um revestimento para a parede, como é o caso dos modelos de papel de parede. As variações de texturas e estilos são ideais para compor as diferentes linhas decorativas, mas nem sempre uma referência que a amiga indicou é o ideal para o seu ambiente. Quer saber como acertar na escolha do revestimento? É só ler atentamente este post!
Tópicos [Esconder]
Tipos de papel de parede
- Vinílico
O material que compõe esse tipo de revestimento é o PVC e por isso esse tipo de papel de parede é conhecido pela alta durabilidade.
Por conta da composição, o uso é indicado em áreas de grande circulação, úmidas (mas também pode ser em locais secos) e com incidência de luz natural.
Outra vantagem desse modelo é que ele permite ser lavado com auxílio de detergente neutro e esponja macia.
- Vinilizado
Bem parecido com o modelo anterior, essa opção é um pouco menos resistente, mas ainda assim permite ser limpo com bucha macia e pano úmido. Apesar de fácil de limpar, não é a melhor para áreas úmidas.
- Acetinado
Essa versão é muito recomendada para pessoas alérgicas a poeira. O modelo que tem toque suave e textura de cetim acumula menos pó e por isso é uma opção ideal para quarto infantis.
- TNT
O modelo comumente é chamado de papel de parede de tecido, mas na verdade, a sigla (TNT) refere-se a um tecido não tecido.
A composição com fibras de poliéster e celulose, permite ao revestimento o aspecto e textura de tecido na parede.
A limpeza pode ser feita com pano úmido e o material pode ser aplicado em áreas úmidas.
- Mica
Possivelmente, esse é o modelo mais diferente de todos, já que essa versão é feita a partir de pedras prensadas em uma superfície.
Apesar da beleza do material, a desvantagem fica por conta de ser indicado apenas para áreas secas e a limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó.
Modelos de estampas de papel de parede
Listrado
As listras são ideias para ampliar o espaço. Quando aplicadas na orientação vertical, expandem o ambiente para cima de modo a dar impressão de pé direito mais alto. No caso da aplicação horizontal, o resultado é a impressão de um ambiente maior e mais espaçoso; assim esse modelo é uma ótima indicação de papel de parede para lavabo.
Floral/ romântico/ provençal
A parede decorada com flores é sempre uma opção linda e delicada. A ideia fica ótima para diferentes ambientes como quartos, sala, sala de jantar e até banheiro. Para melhor adequar o estilo ao cômodo, a composição das cores deve ser analisada.
Para seguir a linha de decoração provençal, as versões com flores e que combinam a delicadeza de rosas com fundo azul ou verdinho são as mais recomendadas.
Na linha romântica, as flores devem ser delicadas e o tamanho da estampa deve ser proporcional ao espaço do cômodo. Por exemplo, esse quarto pequeno que apostou em uma versão de cores suaves e estampa pequena.
Arabesco/ adasmacado
Na decoração clássica o arabesco é ideal para manter o estilo. O formato inspirado em flores é delicado e vai bem em diferentes espaços da casa, como quarto, banheiro, lavabo e sala.
Se a inspiração é o modelo de arabesco, mas com um pouco de brilho, vale apostar na versão adamascada (inspirada nos tecidos com mesmo estilo) para dar um toque lindo e sofisticado a decor.
Vintage/ retrô
A decoração inspirada em décadas passadas está entre as tendências para a decor de interiores. E para trazer esse toque de antiguidade ao cômodo, vale usar o revestimento com inspirações xadrez, flores e formas que remetem ao estilo vintage. A composição com os móveis pode ou não seguir a mesma ideia, e vale até mesclar estilos e dar toque retrô a parede e inspiração contemporânea ao mobiliário.
Moderno
O revestimento moderno para a parede pode ser composto por cores e desenhos, seguir a linha metalizada e até ter estampa com toque jovem para deixar o espaço de acordo com as características e estilo do morador. A única ressalva para esse modelo, é em relação a aplicação que deve ser feita em uma ou duas paredes do ambiente caso a estampa seja mais chamativa.
3D
Essa é uma versão bem contemporânea para a parede decorada. O modelo simula uma paisagem ou cenário em três dimensões e cria uma sensação de estar inserido no ambiente retratado na parede.
Geométrico
Para dar um toque moderno e com fundo retrô a decor, a estampa geométrica é uma ótima escolha. A mistura de formas e cores pode variar e cada composição fica ótima para um estilo. A dica para essa versão é apostar na aplicação de uma única parede para não tornar o campo visual carregado e cansativo.
Infantil
Seja no quarto das crianças, bebês ou sala de cômodo de brinquedos as versões com inspirações no universo das crianças é sempre aposta certeira. A variedade de modelos e estampas é imensa e por isso vale se inspirar em ideias de decoração com papel de parede para quarto de bebê e de menina.
Animal print
Para quem segue a linha mais ousada, a parede com estampa de oncinha, zebra ou couro de cobra é um charme.
Imitando pedra/ tijolo/ madeira/ texturas
Nem sempre reformar é a primeira opção para mudar o visual do lar. Se você se enquadra nesse time que quer mudar a decoração, mas sem obras, a dica é investir em papel de parede que simula outros tipos de revestimento para a parede, como as versões que simulam pedra canjiquinha, tijolo a vista aparente, parede de madeira e grafiato.
Agora que você já sabe sobre os modelos de papel de parede é só fazer a escolha de qual tipo é melhor para o seu ambiente e estilo que mais se adequa a decor e dar uma repaginada no visual do lar.