Macramê – O que é? + de 70 Ideias lindas e passo a passo simples!
O macramê é uma técnica que está em alta, e tantos os itens usados na decoração, como as peças do mundo da moda, podem ser feitos por essa técnica que está entre as queridinhas do trabalho artesanal e manual.
E se você ainda não conhece muito da técnica, no post trouxemos informações do que é, muitas inspirações de peças feitas em macramê, além de passo a passo para fazer o trabalho manual e ainda criar peças incríveis!
O que é macramê?
A técnica é uma forma de tecer fios que não utiliza máquinas, o que faz com que o trabalho seja totalmente manual.
A técnica consiste em trabalhar os fios com os dedos, e assim os fios que estão sendo trabalhados vão se entrelaçando e formando diferentes tipos de nós e desenhos. Além dos desenhos que vão se formando ao tecer os fios manualmente, a técnica ainda costuma ser marcada por franjas, que combinam muito bem com os cruzamentos que se formam na peça.
Fotos e inspirações de macramê
Vaso de macramê
Um dos artesanatos que ficou bastante conhecido com a técnica de tecer com os dedos é o suporte para vasos de plantas.
Nesse caso, a ideia foi de fazer um suporte com fio claro que traz entrelaçado de nós e espaço para posicionar o vaso suspenso, o que é ideal para usar com plantas pendentes.
O suporte de vaso ainda traz outra característica comum da técnica, as franjas que ficam embaixo do vaso, e criam um efeito de movimento para o suporte com uso suspenso.
Entre os estilos de suportes para vaso em macramê, esta proposta traz um modelo diferenciado para o item, que foi usado com vasinho de suculentas.
O suporte em macramê traz o trabalho manual lembrando uma flâmula, e com alça para pendurar o item na parede.
O item que funciona como suporte para vaso traz o charme de um galho seco decorando a peça, e um bolsinho na frente para encaixe do vasinho com planta.
Macramê em toalhas
Entre os estilos de peças feitas com a técnica de tecer manualmente, uma das possibilidades é fazer toalhas de mesa, e a inspiração é esse modelo de caminho de mesa.
O item decorativo para mesa traz os nós formando desenhos ao longo de todo o caminho e as pontas são formadas por franjas que decoram a peça, dando acabamento afinal.
O modelo foi feito em fio claro, e isso garante destaque para a peça diante da mesa de madeira em estilo rústico.
A técnica também pode ser aplicada em toalhas de banho, rosto ou lavabo, como mostra esta proposta para o trabalho manual.
A ideia aqui traz a toalha de lavabo trabalhada com o barrado em macramê, o que garante acabamento ao barrado e combina com o bordado e a cor da toalha.
O trabalho manual traz nós e entrelaçados com fios cor de rosa claro, além das franjas nas pontas, que marcam o estilo e combinam com a toalha para lavabo.
Cortina de macramê
Se a ideia é criar e inovar na decoração do lar com peças manuais e acrescentar um toque artesanal na decoração, uma inspiração linda é esta ideia de cortina de macramê.
A peça com pontos e nós traz desenhos ao longo da cortina e fios soltos, como franjas formando o item.
Nesse caso, a cortina é uma peça que não bloqueia completamente a luz do sol, mas que deixa a luminosidade entrar no ambiente e ainda adiciona um toque decorativo na janela.
Entre as ideias para usar a cortina feita com a técnica de tecer manualmente, a proposta aqui traz uma inspiração para a cortina da cozinha.
Na proposta, a cortina com fios traz os desenhos entrelaçados e franjas, e passa por um varão, que prende a cortina rente a janela.
O modelo é uma versão de cortina mais curta, e lembra um bandô, utilizado apenas para controlar um pouco da luminosidade na cozinha e ainda acrescentar um toque decorativo ao ambiente.
Macramê de parede
Entre os itens decorativos que podem ser feitos com a técnica de tecer manualmente, as flâmulas e enfeites de parede são um dos itens mais conhecidos e que estão ganhando cada vez mais espaço para a decoração de interiores.
Como ideia para usar o item de parede na decoração, a proposta aqui foi de criar um quarto com parede preta e decoração aconchegante.
Para a parede preta não pesar, o quarto recebe bastante luminosidade natural, e a flâmula de macramê foi usada sobre a parede preta, destacando o trabalho manual feito com fios claros.
O enfeite de parede ainda traz um ar mais aconchegante ao quarto e destaca a cama, que é uma opção sem cabeceira.
Entre os estilos de enfeite de parede feitos a partir da técnica de tecer manualmente, a proposta aqui traz uma espécie de flâmula feita em fios cor de menta.
O enfeite é uma flâmula pequena que une nós e desenhos e barrado longo de franja, o que dá ideia de movimento ao item.
A peça em cor clara e estilo delicado foi usada para decorar o quartinho de bebê e trazer um toque de decoração artesanal ao ambiente.
Pulseira de macramê
A proposta de tecer manualmente não fica somente para os enfeites e itens decorativos para casa, mas também pode se estender ao mundo da moda, como é o caso dessa pulseira.
O acessório é uma pulseira feita em fio encerado que traz os nós formando textura e estilo para o item. Ao invés de um fecho tradicional, a peça traz a possibilidade de fechar com um nozinho, o que combina com o estilo da pulseira.
Outra versão de pulseira artesanal é este modelo que traz o charme dos nós que formam a técnica junto das pérolas.
A pulseira é mix de nós de macramê que prendem as pérolas, formando o acessório com pérolas e que tem estilo delicado.
O modelo foi feito em fio claro e combina com a ideia mais delicada para o item com contas que imitam pérolas.
Colar de macramê
Outro item do mundo da moda e dos acessórios que pode ser feito com a técnica de tecer manualmente, é o colar, que neste caso traz como inspiração um modelo de gargantilha preta.
A peça é toda feita em fios e une diferentes estilos de nós, que formam desenhos e texturas para a gargantilha feita de macramê.
Entre as ideias para fazer acessórios da moda com a técnica manual, a inspiração aqui é um colar longo e com franjas, uma peça perfeita para valorizar até mesmo os looks básicos.
O modelo traz o cordão com nós formando o colar mais longo, e uma espécie de triângulo com pontos diferentes formando o pingente que é destaque da peça. Essa parte do triângulo ainda traz franjas longas, que destacam o colar e o deixam diferenciado.
Como fazer macramê? – Passo a passo
Depois de ver as inspirações incríveis de peças decorativas e itens do mundo da moda, agora é hora de aprender como fazer macramê com passo a passo para fazer um cinto usando a técnica.
Você já conhecia essa técnica? Conta aqui nos comentários qual estilo de peça você mais gostou.