72 Decorações Incríveis com Biombo & Como Fazer em Casa!

O biombo é um elemento da decoração, que além de trazer caráter estético para o ambiente, ainda é grande aliado na funcionalidade.

O item é bastante versátil, e pode ser usado em diferentes ambientes como uma ideia de divisória e até mesmo para acrescentar um estilo a mais na decoração, afinal o que não faltam são modelos de biombos, o que é perfeito para encontrar a versão que mais combina com a proposta decorativa de cada ambiente.

ideias decoração

O que é? Para que Serve?

O biombo é uma espécie de divisória para ambientes, mas formado por mais de uma folha, podendo ser dobrado e dando a ideia de movimento ao item.

O elemento pode ir além de seu caráter decorativo e ter função de dividir e delimitar espaços, criando uma nova área, mas sem a necessidade de construir paredes.

Outra função é usá-lo como um painel de fundo para um determinado espaço, criando uma superfície decorada e/ ou com textura.

 

Dicas Para Usar Biombos

Se você tem dúvidas de como incluir um biombo na decoração, há várias possibilidades e funções que o elemento pode ter; e para trazer ideias, elencamos dicas de como adicionar o item ao projeto de diferentes maneiras.

 

  • Quebra luz

O biombo é um elemento perfeito para quebrar o excesso de luminosidade, e por isso, pode ser posicionado próximo de uma janela, fazendo com que a luz natural seja parcialmente barrada, e com um elemento que valoriza a decoração do ambiente.

biombo de madeira decoração

O biombo de madeira foi posicionado em frente a janela

  • Divisor e delimitador de espaços

Com certeza esse é um dos principais usos dos biombos nos ambientes.

O item é perfeito para criar novas áreas em ambientes integrados, mas sem uma barreira como uma nova parede.

Os biombos podem ser usados de maneira a delimitar um espaço, mas de maneira decorativa, como criar um espaço novo no quarto, ou até mesmo dividir a sala em dois ambientes.

A vantagem de usar o elemento como divisor de ambientes é de que ele pode ser mudado a qualquer momento, e sem a necessidade de obras.

divisória quarto

A peça divide quarto de uma pequena salinha

  • Painel decorativo

Os diferentes modelos de biombos permitem que o item seja usado como um complemento da decoração, e até mesmo com um painel decorando o ambiente, podendo ser usado com cabeceira de cama, atrás do sofá, ou em outros espaços que precisam ganhar uma nova decor, mas de maneira simples.

Nesta dica, também vale incluir o uso do item como uma maneira de disfarçar irregularidades, como uma parede com trinca ou até mesmo uma pintura desgastada.

cabeceira cama

A cama sem cabeceira ganhou um belo painel decorativo

Tipos e Modelos de Biombo

Branco

Para quem está pensando em usar um modelo estilo divisória e que mantenha a decoração clean, as versões em branco são perfeitas.

Os biombos brancos, dividem o espaço sem deixar uma composição pesada e ainda são perfeitos para combinar com uma decor de cores claras ou suavizar um pouco a decoração do ambiente.

decoração com móveis brancos

O modelo branco mantém a decoração clean

modelos brancos

Japonês

O biombo é um elemento clássico da decoração japonesa, e essa inspiração oriental pode vir através de um modelo decorado com elementos que remetem à cultura japonesa, como estampas orientais, de templos, dragões e cerejeiras.

O modelo estilo japonês é perfeito para ser destaque no ambiente, e assim funcionar como um painel decorativo.

decoração sala de jantar

O modelo traz estampas ao estilo oriental

modelo japonês

Indiano

Outra inspiração é o modelo estilo indiano, que traz uma decoração mais detalhista através da superfície que é toda vazada.

Os desenhos que formam no modelo indiano são lindos e funcionam como uma maneira de agregar à decor do ambiente, com um toque de outra cultura.

sala com poltronas

A peça forma uma espécie de painel atrás das poltronas

modelo indiano

Colorido

Se a ideia é adicionar um toque de cor à decoração, uma proposta mais ousada é escolher por um modelo de biombo colorido.

A versão pode ser inteira de uma cor, ou com um mix de cores, trazendo um visual mais vibrante à decor e até mesmo funcionando como destaque e base para a decoração.

biombo colorido quarto

O modelo colorido combina com as almofadas do sofá

biombo colorido decoração

O modelo pintado traz cores vibrantes

De Madeira / MDF

Os modelos em madeira ou MDF também são perfeitos para diferentes propostas decorativas, e cada estilo de madeira torna-se ideal para a decoração de diferentes espaços.

O estilo rústico pode trazer um toque mais campestre, enquanto a madeira no MDF colorido traz uma versão mais moderna para a decoração com biombo.

modelo rústico

O modelo rústico foi usado atrás do aparador

home office simples

A peça de madeira foi usada no home office

modelo de madeira modelos de madeira e MDF

De Bambu

O modelo escolhido também pode trazer a vertente da natureza com materiais como o bambu.

Neste tipo de divisória o bambu pode ser usado para todo o item, ou apenas como parte da estrutura e complementado com outro material, como a combinação de bambu e tecido.

biombo na sala de jantar

O item divide os ambientes integrados

modelo de bambu

O modelo é um mix de bambu e tecido

De Pallet

Os móveis de pallet fazem sucesso, e quando o assunto é reaproveitar as plataformas de madeira, a ideia pode se estender até mesmo para biombos.

Neste tipo de divisória a união de pallets forma o item, que pode ser pintado de diferentes cores ou até mesmo mantido ao tom natural da madeira para seguir uma proposta rústica na decoração.

decoração com pallet

O modelo de pallets foi pintado de branco

modelos de paletes

De Ferro

As versões em ferro podem seguir diferentes estilos, e assim combinar com o estilo decorativo do ambiente.

Para introduzir o biombo como parte da decor, vale usar um modelo combinando com móveis de ferro. No entanto, se a ideia é tornar o elemento como destaque, aposte num modelo que contraste com o restante da decoração.

decoração industrial moderna

O modelo de aço traz um toque do estilo industrial

modelo de ferro

A versão de ferro é vazada

De Vidro

Uma versão moderna para a divisória, é o modelo de vidro.

Este tipo de material é perfeito para quem quer dividir ambientes, mas sem interromper a visão, criando assim, uma delimitação de espaço, mas com a ideia de continuidade por conta do vidro ser translucido.

decoração quarto moderno

A peça divide o quarto

modelo com vidro

Com Tecido

Os modelos com tecido são bem variados, e vai além de escolher o tipo e as características do tecido; inclui também decidir qual o estilo da moldura que dará sustentação ao biombo.

Esse tipo de divisória é versátil por conta do tecido que pode combinar com a decor, ou ser uma opção mais ousada e que cria um ponto de destaque na decoração.

modelo de tecido

O tecido tem estampa com cores suaves

modelo de madeira com tecido

A base é feita de madeira

Com Espelho

Para quem precisa de uma ajudinha na hora de decorar cômodos pequenos, a dica é usar um modelo que seja de espelhos ou que tenha a superfície refletiva como parte do item.

O espelho na divisória ajuda a dar a ideia de um ambiente mais amplo e a refletir mais luz, o que cria sensação de mais espaço.

divisória de espelho

O espelho da divisória ajuda a ampliar o espaço

modelos com espelho

Com Fotos

Entre os variadas de modelos de biombos, um modelo bem bacana é a versão que lembra um mural de fotos, assim a peça além de dividir o cômodo ainda cria um espaço de recordações.

Esse tipo de peça é bem versátil, e uma boa pedida para quem quer um móvel multifunção.

modelo com fotos

divisória com fotos

A versão com fotos funciona como um painel de fotos

Com Plantas

Além de introduzir uma espécie de divisória, o item ainda pode ser bastante funcional e servir como um jardim vertical, onde é possível incluir plantas penduradas, valorizando ainda mais o biombo e acrescentando um toque de verde à decoração.

rústico com plantas

O modelo tem um visual rústico

modelo de madeira com plantas

Os vasinhos de madeira com plantas decoram a peça

Fotos de Ambientes Decorados com Biombo

Sala

sala moderna decorada

Para quem está pensando em introduzir um biombo como parte da decoração da sala, mas está com pouco espaço, este projeto traz uma proposta perfeita, onde o item funciona como um painel atrás do sofá.

A ideia é super bacana, já que ocupa pouco espaço do ambiente, e ainda traz uma nova característica para a parede.

 

sala com home office

A peça divide a sala e cria um pequeno home office

sala cinza

Os modelos com espelho decoram a parede de fundo da sala

parede azul sala

sala com biombo branco

O modelo vazado cria um visual moderno para a sala

painel sala

O modelo que funciona como painel para a sala tem estampa chevron

Quarto

decoração quarto

São vários os usos para biombo na decoração do quarto, e como inspiração de usar o item a sua maneira tradicional, a ideia aqui é um modelo com estrutura de madeira usado como divisor de ambientes.

O modelo de 4 folhas divide o espaço do quarto, deixando os ambientes integrados com uma divisória, mas sem a necessidade de acrescentar paredes.

 

biombo com luzinhas

A peça vazada foi decorada com cordão de luzes

decoração quarto

decoração branca e preta quarto

O modelo usado no quarto tem estampa de mandala

modelo floral

A versão estampada decora atrás do criado mudo

quarto de casal decorado

A versão vazada de madeira funciona como cabeceira da cama

quarto decorado com biombo de madeira

Cozinha

cozinha simples decorada

O item é super versátil e pode ser usado em diferentes ideias e ambientes, e neste caso a proposta foi de incluir um biombo de madeira como parte da decoração da cozinha.

A peça além de ser decorativa ainda funciona como divisória de ambientes e separa cozinha da lavanderia.

 

decoração colorida

O modelo colorido divide cozinha da sala de jantar

divisória cozinha

A versão branca é clean

Banheiro

quarto com banheiro

Para quem apostou no projeto integrado de quarto com banheiro, mas quer uma maneira simples de delimitar os espaços, o biombo é o elemento certeiro de criar essa divisão e ainda acrescentar uma peça decorativa aos espaços.

No projeto, a peça de madeira divide os ambientes e combina com a decoração, trazendo um toque mais aconchegante por conta da madeira.

 

banheiro chique

A banheira segue o estilo minimalista

quarto infantil com banheiro

O item estilo provençal separa o quarto infantil do banheiro

banheiro rústico

O modelo rústico combina com a decoração do banheiro

quarto com banheiro dentro

O quarto tem banheiro integrado

banheiro vintage

Varanda

varanda decorada

As divisórias estilo biombos também são funcionais para a área externa e podem até mesmo serem usadas como uma maneira de deixar o ambiente da sacada mais reservado, além de acrescentar um toque decorativo.

Como proposta de uso na área externa, este projeto incluiu um modelo de madeira como painel de fundo, onde cria um ambiente aconchegante em meio a sacada.

decoração área externa

O modelo de fibra sintética foi usado na área externa

A estampa retrô decora a varanda

decoração externa

O modelo com corda de sisal decora o espaço externo

Como Fazer Biombo em Casa: Passo a Passo Fácil

E se você gostou das ideias de como usar bimbos na decoração, a boa notícia é que dá para fazer o item em casa e complementar a decoração de uma maneira linda e sem gastar muito.

Para ajudar no projetinho DIY, vamos a um passo a passo!

como fazer

  • Separe 9 placas de isopor em formato quadrado e de espessura mais grossa;
  • Com cola para isopor, faça uma placa maior unindo 3 placas, desse modo o biombo será formado por 3 partes;
  • Reforce a junção passando fita adesiva grossa nas placas de isopor já coladas;
  • Com um lápis faça furos em um dos lados de cada placa (esses furinhos serão usados para a junção da divisória);
  • Encape as placas de isopor com papel contact;

DIY biombo

  • Faça os furos sobre o papel contact;
  • Com um fita de cetim una as placas através dos furinhos;
  • Agora você já tem o biombo pronto!

 

Agora que você já conhece esse elemento super versátil dos projetos decorativos, já pode considerar uma maneira de incluir o item à decoração para valorizar um ambiente.

 

Você pode gostar...