72 Decorações Incríveis com Biombo & Como Fazer em Casa!
O biombo é um elemento da decoração, que além de trazer caráter estético para o ambiente, ainda é grande aliado na funcionalidade.
O item é bastante versátil, e pode ser usado em diferentes ambientes como uma ideia de divisória e até mesmo para acrescentar um estilo a mais na decoração, afinal o que não faltam são modelos de biombos, o que é perfeito para encontrar a versão que mais combina com a proposta decorativa de cada ambiente.
O que é? Para que Serve?
O biombo é uma espécie de divisória para ambientes, mas formado por mais de uma folha, podendo ser dobrado e dando a ideia de movimento ao item.
O elemento pode ir além de seu caráter decorativo e ter função de dividir e delimitar espaços, criando uma nova área, mas sem a necessidade de construir paredes.
Outra função é usá-lo como um painel de fundo para um determinado espaço, criando uma superfície decorada e/ ou com textura.
Dicas Para Usar Biombos
Se você tem dúvidas de como incluir um biombo na decoração, há várias possibilidades e funções que o elemento pode ter; e para trazer ideias, elencamos dicas de como adicionar o item ao projeto de diferentes maneiras.
- Quebra luz
O biombo é um elemento perfeito para quebrar o excesso de luminosidade, e por isso, pode ser posicionado próximo de uma janela, fazendo com que a luz natural seja parcialmente barrada, e com um elemento que valoriza a decoração do ambiente.
- Divisor e delimitador de espaços
Com certeza esse é um dos principais usos dos biombos nos ambientes.
O item é perfeito para criar novas áreas em ambientes integrados, mas sem uma barreira como uma nova parede.
Os biombos podem ser usados de maneira a delimitar um espaço, mas de maneira decorativa, como criar um espaço novo no quarto, ou até mesmo dividir a sala em dois ambientes.
A vantagem de usar o elemento como divisor de ambientes é de que ele pode ser mudado a qualquer momento, e sem a necessidade de obras.
- Painel decorativo
Os diferentes modelos de biombos permitem que o item seja usado como um complemento da decoração, e até mesmo com um painel decorando o ambiente, podendo ser usado com cabeceira de cama, atrás do sofá, ou em outros espaços que precisam ganhar uma nova decor, mas de maneira simples.
Nesta dica, também vale incluir o uso do item como uma maneira de disfarçar irregularidades, como uma parede com trinca ou até mesmo uma pintura desgastada.
Tipos e Modelos de Biombo
Branco
Para quem está pensando em usar um modelo estilo divisória e que mantenha a decoração clean, as versões em branco são perfeitas.
Os biombos brancos, dividem o espaço sem deixar uma composição pesada e ainda são perfeitos para combinar com uma decor de cores claras ou suavizar um pouco a decoração do ambiente.
Japonês
O biombo é um elemento clássico da decoração japonesa, e essa inspiração oriental pode vir através de um modelo decorado com elementos que remetem à cultura japonesa, como estampas orientais, de templos, dragões e cerejeiras.
O modelo estilo japonês é perfeito para ser destaque no ambiente, e assim funcionar como um painel decorativo.
Indiano
Outra inspiração é o modelo estilo indiano, que traz uma decoração mais detalhista através da superfície que é toda vazada.
Os desenhos que formam no modelo indiano são lindos e funcionam como uma maneira de agregar à decor do ambiente, com um toque de outra cultura.
Colorido
Se a ideia é adicionar um toque de cor à decoração, uma proposta mais ousada é escolher por um modelo de biombo colorido.
A versão pode ser inteira de uma cor, ou com um mix de cores, trazendo um visual mais vibrante à decor e até mesmo funcionando como destaque e base para a decoração.
De Madeira / MDF
Os modelos em madeira ou MDF também são perfeitos para diferentes propostas decorativas, e cada estilo de madeira torna-se ideal para a decoração de diferentes espaços.
O estilo rústico pode trazer um toque mais campestre, enquanto a madeira no MDF colorido traz uma versão mais moderna para a decoração com biombo.
De Bambu
O modelo escolhido também pode trazer a vertente da natureza com materiais como o bambu.
Neste tipo de divisória o bambu pode ser usado para todo o item, ou apenas como parte da estrutura e complementado com outro material, como a combinação de bambu e tecido.
De Pallet
Os móveis de pallet fazem sucesso, e quando o assunto é reaproveitar as plataformas de madeira, a ideia pode se estender até mesmo para biombos.
Neste tipo de divisória a união de pallets forma o item, que pode ser pintado de diferentes cores ou até mesmo mantido ao tom natural da madeira para seguir uma proposta rústica na decoração.
De Ferro
As versões em ferro podem seguir diferentes estilos, e assim combinar com o estilo decorativo do ambiente.
Para introduzir o biombo como parte da decor, vale usar um modelo combinando com móveis de ferro. No entanto, se a ideia é tornar o elemento como destaque, aposte num modelo que contraste com o restante da decoração.
De Vidro
Uma versão moderna para a divisória, é o modelo de vidro.
Este tipo de material é perfeito para quem quer dividir ambientes, mas sem interromper a visão, criando assim, uma delimitação de espaço, mas com a ideia de continuidade por conta do vidro ser translucido.
Com Tecido
Os modelos com tecido são bem variados, e vai além de escolher o tipo e as características do tecido; inclui também decidir qual o estilo da moldura que dará sustentação ao biombo.
Esse tipo de divisória é versátil por conta do tecido que pode combinar com a decor, ou ser uma opção mais ousada e que cria um ponto de destaque na decoração.
Com Espelho
Para quem precisa de uma ajudinha na hora de decorar cômodos pequenos, a dica é usar um modelo que seja de espelhos ou que tenha a superfície refletiva como parte do item.
O espelho na divisória ajuda a dar a ideia de um ambiente mais amplo e a refletir mais luz, o que cria sensação de mais espaço.
Com Fotos
Entre os variadas de modelos de biombos, um modelo bem bacana é a versão que lembra um mural de fotos, assim a peça além de dividir o cômodo ainda cria um espaço de recordações.
Esse tipo de peça é bem versátil, e uma boa pedida para quem quer um móvel multifunção.
Com Plantas
Além de introduzir uma espécie de divisória, o item ainda pode ser bastante funcional e servir como um jardim vertical, onde é possível incluir plantas penduradas, valorizando ainda mais o biombo e acrescentando um toque de verde à decoração.
Fotos de Ambientes Decorados com Biombo
Sala
Para quem está pensando em introduzir um biombo como parte da decoração da sala, mas está com pouco espaço, este projeto traz uma proposta perfeita, onde o item funciona como um painel atrás do sofá.
A ideia é super bacana, já que ocupa pouco espaço do ambiente, e ainda traz uma nova característica para a parede.
Quarto
São vários os usos para biombo na decoração do quarto, e como inspiração de usar o item a sua maneira tradicional, a ideia aqui é um modelo com estrutura de madeira usado como divisor de ambientes.
O modelo de 4 folhas divide o espaço do quarto, deixando os ambientes integrados com uma divisória, mas sem a necessidade de acrescentar paredes.
Cozinha
O item é super versátil e pode ser usado em diferentes ideias e ambientes, e neste caso a proposta foi de incluir um biombo de madeira como parte da decoração da cozinha.
A peça além de ser decorativa ainda funciona como divisória de ambientes e separa cozinha da lavanderia.
Banheiro
Para quem apostou no projeto integrado de quarto com banheiro, mas quer uma maneira simples de delimitar os espaços, o biombo é o elemento certeiro de criar essa divisão e ainda acrescentar uma peça decorativa aos espaços.
No projeto, a peça de madeira divide os ambientes e combina com a decoração, trazendo um toque mais aconchegante por conta da madeira.
Varanda
As divisórias estilo biombos também são funcionais para a área externa e podem até mesmo serem usadas como uma maneira de deixar o ambiente da sacada mais reservado, além de acrescentar um toque decorativo.
Como proposta de uso na área externa, este projeto incluiu um modelo de madeira como painel de fundo, onde cria um ambiente aconchegante em meio a sacada.
Como Fazer Biombo em Casa: Passo a Passo Fácil
E se você gostou das ideias de como usar bimbos na decoração, a boa notícia é que dá para fazer o item em casa e complementar a decoração de uma maneira linda e sem gastar muito.
Para ajudar no projetinho DIY, vamos a um passo a passo!
- Separe 9 placas de isopor em formato quadrado e de espessura mais grossa;
- Com cola para isopor, faça uma placa maior unindo 3 placas, desse modo o biombo será formado por 3 partes;
- Reforce a junção passando fita adesiva grossa nas placas de isopor já coladas;
- Com um lápis faça furos em um dos lados de cada placa (esses furinhos serão usados para a junção da divisória);
- Encape as placas de isopor com papel contact;
- Faça os furos sobre o papel contact;
- Com um fita de cetim una as placas através dos furinhos;
- Agora você já tem o biombo pronto!
Agora que você já conhece esse elemento super versátil dos projetos decorativos, já pode considerar uma maneira de incluir o item à decoração para valorizar um ambiente.