70 Dicas para JARDIM VERTICAL: Tudo sobre! Veja ideias geniais!
Há algum tempo o jardim vertical vem ganhando mais espaço nos projetos decorativos, e a ideia de adotar esse tipo de elemento é ideal para dar o toque verde na decor até mesmo quando o ambiente é pequeno, afinal o espaço ocupado será no sentido vertical.
Tipos de jardins verticais suspensos
Com vasos tradicionais
Antes que você comece a imaginar que o jardim suspenso precisa de itens mirabolantes na hora de montar, engana-se. Dá até mesmo para montar com vasinhos tradicionais.
Para este projeto a proposta foi de adaptar os vasos de cerâmica com hastes de ferro e usar os itens sobrepostos, criando um visual super bacana para a varanda e um estilo único para os itens.
Aqui a ideia é ainda mais simples, já que basta um alambrado e arame para prender os vasinhos. A ideia fica ótima, já que pode ser instalada em qualquer lugar e dá um charme especial ao ambiente.
Se você quer algo ainda mais simples e fácil de fazer basta comprar os vasinhos de parede. Os modelos que são apropriados para pendurar em uma superfície e dispensam qualquer estrutura diferenciada, e vale até se inspirar nesta ideia de usar modelinhos coloridos e diferentes.
Mais fotos
Com pallet/ caixote
A ideia de decoração com reaproveitamento é a proposta aqui. Além de ser mais econômica, ainda dá para reciclar os itens na hora de fazer o jardim na parede e colaborar com o meio ambiente.
Nesta proposta a ideia reúne os dois materiais – pallet e caixotes. A estrutura foi feita próxima do muro e para decorar foram utilizados vasinhos com flores coloridas, o que dá um toque especial a estrutura de madeira.
Se a intenção é apostar em um jardim simples e barato, esse exemplo é perfeito. Os materiais reciclados foram utilizados em todo o espaço verde e para o muro, o pallet serviu de suporte para vasinhos de flores feitos a partir de garrafa pet.
Se você mora em apartamento e nem varanda tem, não dá desculpas para não ter uma plantinha em casa. Nesta proposta o pallet foi apoiado no chão e próximo da janela para aproveitar a luz natural, depois é só pendurar os vasinhos para decorar a estrutura.
Mais fotos
Com madeira
As inúmeras possibilidades e estruturas ajudam na proposta de decoração com madeira e dão um contraste lindo entre as plantas e madeira, deixando o ambiente com uma decor especial.
Este é daqueles projetos que só a estrutura já um charme, afinal as toras de tronco dão charme especial a parede. Mas vamos lembrar que nada de sair cortando árvores só para reproduzir a ideia, e sim aproveitar uma que já foi cortada.
Uma proposta é essa estrutura de madeira que pode ser comprada pronta e é super simples para pendurar em qualquer espacinho. O item já tem os espacinhos para colocar os vasinhos e é bem simples para decorar.
Neste projeto a madeira de demolição foi utilizada para fazer pequenos caixotes de madeira que foram fixados na parede de tijolinhos. Depois disso, vasinhos foram colocados dentro do caixotes e formam uma decoração linda e de destaque para a parede.
Mais fotos
Com garrafa pet
Mais uma proposta sustentável, a ideia aqui é reutilizar as garrafas plásticas como vasinhos para as plantas, e dá para criar diferentes estruturas sem gastar muito. Ou seja, essa é uma proposta daquelas boas, bonitas e baratas!!!
Neste projeto as garrafas foram utilizadas deitadas e foram presas por uma linha. O resultado é um charme e decora o espaço da varanda. Além de plantar flores e plantas, ainda dá para aproveitar a ideia para fazer uma horta vertical.
Aqui a maneira de utilizar as garrafas foi um pouco diferente, já que a estrutura plástica foi cortada e os vasinhos foram feitos apenas com a parte de cima do pet. Para a estrutura de sustentação foi feita uma base de ferro que sustenta as garrafas e que foi pendurada em frente da janela.
Mais fotos
Plantas para jardim vertical
Orquídeas
A proposta aqui foi de usar a estrutura de madeira para fazer um pequeno orquidário. E se a ideia é seguir este projeto, lembre-se que deve haver certa distância entre a altura dos vasos, já que o pendão cresce verticalmente e é preciso espaço para seu desenvolvimento.
Neste caso, o jardim suspenso com orquídeas não é tão pequeno e para acomodar todas as plantas, a ideia foi de usar várias estruturas metálicas fixas a parede e que possuem um espaço para encaixar os vasinhos. O resultado ficou ótimo, já que as plantas preenchem todo o muro e dão delicadeza a área externa da casa.
Um modelo de estrutura simples e que dá ainda mais destaque as flores é este projeto. Aqui a esteira de bambuzinho foi presa ao muro, e vasos de parede fixados sobre essa estrutura. Desse modo, o fundo de bambuzinho dá destaque a floração das orquídeas.
Mais fotos
Suculentas e cactos
Se você é como eu, que tem grandes dificuldades de manter as plantinhas vivas, uma espécie de fácil manutenção são as suculentas. Além de lindas e delicadas, dão um verdinho no projeto. E para acrescentá-las na decor, a proposta foi de fazer um jardim suspenso de canos de PVC, que ganharam a pintura com tintas metálicas.
O jardim suspenso de macramê (técnica com fios trançados) é uma das novas propostas e tendências para decorar os espaços verticais. E neste caso a escolha das plantas foram as suculentas que ocupam pequenos vasos e se adaptam facilmente.
Neste projeto, a estrutura já foi criada na hora de construir o muro, que foi feito com o tipo de tijolo estrutural, que quando colocado na posição contrária cria os pequenos vãos que servem de vasinhos. O plantio de cactos valorizou a estrutura preta e a manutenção simples da espécie é ótima para quem tem pouco tempo para a jardinagem e pouca habilidade.
Mais fotos
Temperos e ervas
Ter os temperos frescos é ideal para quem gosta de cozinhar, e vamos combinar que essas ervinhas dão um sabor especial no prato. E o melhor de tudo é que dá para ter tudo em casa, e até usar os temperos como parte da decor, como este projeto em que os vasinhos coloridos foram fixados na parede da sacada e as ervas são identificadas através de plaquinhas com os nomes.
Algumas ideias para fazer o jardim suspenso de ervas e temperos frescos são:
- Prender vasinhos de parede a uma estrutura vertical;
- Utilizar um suporte de madeira para apoiar os vasos e jardineiras;
- Usar uma estrutura de madeira com prateleiras para apoiar os vasinhos.
Até mesmo o muro vazio serve de apoio para sua hortinha suspensa; como é o caso deste projeto, onde os vasos de parede foram pendurados no muro e oferecem temperos como manjericão, alecrim e hortelã.
Mais fotos
Samambaias
A samambaia é uma planta ideal para locais a meia sombra ou na sombra total. Além de se adaptarem muito bem sem o excesso de sol, a formação com folhas com queda natural ainda criam um efeito lindo para o plantio em jardins verticais.
Para criar este efeito de parede verde com samambaias, a dica é plantá-las com certa proximidade, mas sempre garantindo um espaço para o crescimento da planta, assim a espécie não fica sem espaço para desenvolver-se.
Nesta proposta, a planta é cultivada dentro de casa e para garantir sucesso no plantio, é ideal planejar uma estrutura que possa ser colocada dentro de casa e que garanta a facilidade no momento da rega e manutenção; além de evitar que a água da rega se espalhe pelo chão e cause uma certa baguncinha.
Mais fotos
Locais de instalação
Jardim vertical externo
No momento de planejar o plantio externo, considere qual será o ponto de instalação do jardim suspenso e a exposição do sol nesse ponto, de modo a escolher a melhor espécie que se adeque a radiação direta do sol e as intempéries do tempo, como chuva e vento.
Ao lado da parede de pedras a ideia foi de instalar um jardim com variedade de espécies, mantendo o toque rústico para a jardinagem, uma vez que a parede de pedras já remete a esse estilo. Entre as plantas verdes escolhidas para a estrutura, ainda há algumas espécies que florecem e dão um pequeno toque com as flores brancas em meio ao verde.
Para este muro, mais uma vez a proposta foi de um mix de plantas que exigem pouca manutenção, mas que garantem o efeito visual com um toque rústico. O toque verde junto ao revestimento de madeira de demolição que recobre o muro, criam contrapontos interessantes e harmônicos para o espaço externo.
Mais fotos
Jardim vertical interno
As plantas para o interior de casa também merecem atenção especial, afinal o local pode receber pouca luz solar ou nada. Por isso, o ideal é escolher por modelos que possam se adaptar no dentro de casa, como as espécies para jardim de inverno, que são resistentes e indicadas para espaços com sombra.
No banheiro, a proposta foi de criar um ambiente com elementos naturais, que podem ser vistos em toda parte, como é o caso do chão. E para dar o toque verde, o jardim vertical foi instalado na parede e recebeu várias bromélias, que são de fácil manutenção e adaptam-se a sombra.
Na sala de estar, a proposta foi de fazer uma parede repleta de espécies verdes e algumas orquídeas brancas. O resultado deu sofisticação ao ambiente, que além de ter uma parede verde, ainda fica mais fresquinho, já que as plantas ajudam a regular a temperatura do ambiente.
Mais fotos
Na varanda/ sacada
Esse local costuma receber a luz do sol em um determinado período do dia, e antes de instalar uma estrutura com plantas, é ideal observar qual o horário de sol no local. Depois disso é só escolher a espécie que melhor se adapta a meia sombra.
Para o projeto da sacada decorada a proposta foi incluir uma parede verde. Entre as plantas da superfície há um mix de espécies que reúne desde samambaias a lírio da paz, que tem uma pequena flor branca e dá um toque de cor a predominância de verde.
Nestas propostas a ideia é mostrar que até mesmo a sacada pequena pode ter um jardim. Os modelos de parede podem ocupar uma parede inteira ou funcionar apenas como um quadro decorativo e menor.
Mais fotos
Agora que você já sabe tudo sobre jardim vertical, fica a proposta de incluir um pouquinho de verde na decoração de diferentes espaços de casa.