DECORAÇÃO EM MADEIRA: onde e como usar!


A decoração em madeira está se tornando cada vez mais utilizada e não é para menos, já que o material nobre tende a deixar o ambiente mais aconchegante e é capaz de adaptar-se a diferentes estilos.

 

Dicas

  • Madeira tratada

Com certeza você já ouviu falar de cupim, e sim os tais bichinhos podem acabar com toda a decor, por isso, o ideal é usar madeira tratada, de modo a evitar problemas. Outro ponto importante, é que se o uso for para áreas úmidas (ex: banheiro) é ideal que o material passe por um tratamento específico.

 

  • Certificada

O material nobre é lindo, mas desde os primórdios do Brasil sofre com o tráfico ilegal. Então, nada de comprar troncos e revestimentos que não sejam certificados, afinal não podemos dar continuidade a um mercado negro e de devastação.

 

  • Combinação de cores

Se você vai usar mais que um ponto de  madeira no mesmo ambiente, é ideal que os tipos escolhidos sejam harmônicos e de cores próximas para manter a decor com continuidade.

 

Decoração em madeira

Sala

decoração ambientes integrados

O tapete de cor clara na sala dá realce

Com ambientes integrados, a proposta foi por utilizar o material em vários pontos de modo a garantir a continuidade da decoração nos diferentes cômodos, assim a madeira aparece:

parede madeira de demolição

O material nobre também é ótimo para quem pretende seguir uma decor com estilo rústico. Neste caso, a madeira de demolição foi a escolha para revestir uma das paredes da sala e criar um ponto de destaque na decoração.

sala moderna

Na decoração, seat garden dourado

Na sala moderna, a proposta foi por utilizar o material levemente desgastado como painel para a TV. Em composição ao estilo, o restante do ambiente foi decorado com móveis e estofados na cor branca.

 

Mais fotos

mesa de centro de madeira

A iluminação dá destaque para a parede

painel para TV

Banheiro

iluminação com arandela banheiro

Na bancada, cuba de apoio branca

Pode ser menos comum, mas o banheiro também pode ser decorado com o material. E neste caso, a proposta foi utilizar tábuas em uma das paredes que ganham ainda mais destaque por conta a iluminação com arandelas, e mantendo a decor, a bancada também segue o mesmo estilo.

piso que imita madeira

Uma ótima substituição para o material in natura é o piso que imita madeira, assim é possível usar o estilo até mesmo em áreas molhadas.

 

Mais fotos

banheiro com hidromassagem

As amplas janelas de vidro garantem vista para a área externa

bancada de mármore

banheiro de madeira

Cozinha

cozinha pequena

Para a mesa, cadeiras de metal

            Nesta cozinha, a decoração conta com a madeira em vários pontos como piso, parede e prateleira. A cor clara do material combina com os armários brancos e deixa o resultado mais leve para ambiente com dimensões menores.

ladrilho hidráulico piso

            Uma maneira de investir no material para a decoração do lar é usando o item como acabamento dos armários que compõem o ambiente e assim dar mais destaque ao espaço de preparo dos alimentos.

cozinha com coifa

O balcão é ideal para integrar os ambientes

A cozinha moderna e pequena, apostou no revestimento em vários pontos, como:

  1. Piso laminado,
  2. Bancada para refeições;
  3. Revestimento para a coifa;
  4. Painel na parede.

 

Mais fotos

cozinha com armários brancos

Na bancada, batedeira retrô

armário de cozinha de madeira

Quarto

cama japonesa/ oriental

O quadro apoiado é tendência

Nada melhor que ter um quarto decorado e aconchegante, e essa é uma das características do material. Neste projeto, a madeira é responsável por formar a base da cama e criados e também aparece como detalhe do painel que reveste a parede.

decoração quarto infantil

No quarto infantil, o material também pode ser uma boa escolha para acrescentar na decor, e neste caso as tábuas degastadas substituem o uso da cabeceira.

painel MDF

As cores claras valorizam o quarto de casal pequeno

Se o orçamento está apertado, mas você quer seguir o estilo, uma maneira mais barata é usar um painel de MDF para cobrir a parede ao fundo da cama e assim dar impressão de uma parede de madeira.

 

Mais fotos

parede com nicho

Para os criados-mudos a opção foi usar móveis diferentes

quarto de casal

Sala de jantar

cadeira diferente mesa de jantar

Pendentes coloridos decoram e iluminam a sala de jantar

O painel de madeira é um ótimo para decorar qualquer parede e trazer mais estilo para o ambiente. Neste caso, a superfície segue o mesmo tamanho da mesa e as cadeiras de mesmo material completam a decor.

decoração jovem

Para uma decoração moderna e descolada a aposta foi revestir uma parede com tábus de madeira clara. E para trazer toque de cor ao espaço, vários detalhes da decor são capazes de dar o esperado colorido.

 

Mais fotos

sala de jantar moderna

Cadeiras amarelas dão destaque a decor

decoração moderna

divisória de ambiente

Como fazer enfeites e painéis de madeira – passo a passo

 

 

 

 

Aprendeu a usar decoração em madeira? Com as dicas e ideias do post vai ficar mais fácil de inserir o material na decor e garantir mais estilo ao ambiente.


COMPARTILHE!

Confira também

1 Response

  1. Renam disse:

    obrigado por essas dicas, o seu artigo é muito esclarecedor ,
    irei compartilhar pois acho que mais pessoas precisam ter acesse
    a esse site, muitissimo obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *