Jardim japonês: ideias de como fazer um espaço zen!

Se você já passeou por um jardim japonês com certeza vai se lembrar da tranquilidade que esse ambiente transmite. E cada elemento que o compõe é exatamente para isso, criar um espaço zen e com energias para transmitir essa paz.

E se o desejo de ter um jardim japonês torna-se cada vez mais impulsionador, separamos ideias de como decorar o espaço e dicas de como criar e quais elementos usar no jardim; assim você pode recriar esse espaço zen em casa e ter um ambiente tranquilo e aconchegante para refletir.

 

Dicas de como fazer em casa

  • Naturalidade: uma das regras básicas do jardim japonês é transmitir a sensação de que não foi montado através da ação e influência humana, por isso, valorize detalhes que deixem o espaço o mais natural possível.
dicas de paisagismo

O terreno irregular dá naturalidade ao jardim

decoração jardim oriental

  • Pedras: no jardim japonês existem dois tipos de pedras – Nobedan e Tobiishi. O Nobedan é um caminho formado por pedras em mosaico e uniformes no topo. Já o caminho Tobiishi é constituído por pedras irregulares e mais afastadas, pedindo que prestemos atenção ao caminho e esqueçamos dos problemas ao iniciar a caminhada. Além disso, outra simbologia importante é usar pedras próximas das águas que compõem o jardim.

jardim zen

  • Água: para valorizar e caracterizar um belo jardim japonês, é ideal usar água. O elemento representa a vida e a adaptação, além de oferecer um som terapêutico para relaxar. Se não for possível criar um lago no espaço, vale usar uma fonte (vaso Tsukubai).
modelo com lago

Pedras compõem a lateral do lago

  • Lanternas: a lanterna é o principal elemento do jardim japonês e funciona como se fosse o coração do espaço. O ideal é que o item não fique centralizado, mas que todos os caminhos (pedras, pontes, água) conduzam a esse elemento. A simbologia da lanterna no jardim oriental está ligada ao fogo e a luz, sendo clareador para a mente e renovando a iluminação espiritual.
lanterna japonesa

A ponte de madeira é direcionada para o lago

  • Plantas: esse tipo de jardim é característico por ser repleto de plantas e muito verde. Para escolher quais espécies usar, aposte em arbustos, bambus, pinheiros, entre outros. Além de transmitir a sensação de naturalidade na escolha das plantas, a dica é seguir números ímpares no plantio e sem assimetria. As flores também podem ser usadas no espaço, mas o ideal é o uso de poucas flores e de espécies que sejam discretas.
decoração externa

Pedras e gramado compõem o piso

  • Cercas: os cercados e tapumes de bambu costumam ser elementos presentes nas decorações e composições de jardins orientais. O elemento bambu representa a sabedoria de curvar-se diante dos acontecimentos e levantar-se novamente para seguir em frente. Já a divisória/ cercado impedindo a visão de todo o jardim nos leva a adentrar mais no espaço e descobrir o caminho aos poucos.
jardim externo pequeno

Rente ao muro, decoração com bambu

Modelos de jardim japonês

Externo 

jardim amplo

A proposta de jardinagem aqui foi de aproveitar uma área ampla e decorá-la ao estilo oriental. O jardim é composto por plantas estilo pinheiros, lago com pedras, lanterna e o uma grama baixa que compõe toda a área e aumenta o espaço verde, mantendo a sensação zen do espaço.

canteiro decorado

Os pontos de iluminação valorizam a paisagem

A proposta de jardinagem desse projeto foi para um jardim pequeno e simples, que não segue exatamente todas as ideias de composição para um jardim japonês, mas que traz elementos desse estilo para a decoração do canteiro. Entre os elementos que destacam a cultura japonesa, estão a lanterna, arbustos, pedras e bambu.

jardim com pedras

Diferentes cores e tipos de pedra compõem o projeto

Outra proposta de jardim japonês externo e pequeno é este projeto. Aqui o espaço é composto por vários elementos que destacam e remetem ao estilo oriental. E como a ideia é para um espaço pequeno, a água foi introduzida através de uma fonte próxima da lanterna, que é o coração do jardim.

jardim com areia

Flores pequenas e discretas compõem o projeto

Este espaço externo é uma ótima inspiração de jardim japonês. A naturalidade em que as plantas e pedras compõem a área valorizam esse item que foca a não influência humana. Além de todo os elementos que fazem parte do projeto, o espaço ainda conta com a areia, outro importante elemento para dar sensação de espaço zen.

 

Mais fotos

plantas jardim

jardim com pergolado

O pergolado de madeira faz parte do espaço

projeto pequeno

O bambu faz um pequeno cercado em volta do jardim

lago com carpas

No lago, carpas para decorar

casa de vidro

As paredes de vidro permitem apreciar a vista externa

jardim com lago

varanda com jardim

Pedras irregulares fazem parte do projeto paisagístico

ideias

jardim externo

Interno 

jardim de inverno

A parede tem revestimento com pedras decorativas

A proposta para de criar um jardim japonês foi para o jardim de inverno. As paredes de vidro deixam a área visível de diversos ambientes e isso traz tranquilidade e paz para os cômodos da casa. Na composição do espaço, a aposta foi por usar plantas para jardim de inverno, como bromélias, lírio da paz, palmeira ráfis (ráfia) e gramíneas.

jardim sacada

Pedrinhas brancas decoram o espaço

Na falta de espaço para um jardim, uma proposta é usar parte da sacada para recriar um pequeno espaço zen e de meditação. A inspiração aqui foi de incluir plantas diversas e assimétricas, pedras, contorno com bambus e o elemento água que funciona como um pequeno lago para a paisagem.

decoração jardim interno

Mais uma proposta para o jardim interno, os elementos que compõem os jardins orientais fazem parte desse espaço. Nota-se que o projeto dispensa a assimetria e proporções e isso cria mais naturalidade ao espaço.

jardim com fonte

A árvore com folhas avermelhadas decora o espaço

            Nesta proposta de decoração para o jardim japonês interno e em casa, a ideia foi de reunir todos os elementos que compõem esse tipo de paisagismo em um projeto menor. Para isso, ao invés do lago foi utilizada uma fonte, e o cercado de bambu não esconde parte do jardim, mas cria um cenário de fundo.

 

Mais fotos

jardim interno com areia

A areia é um elemento relaxante

jardim interno pequeno

Ao fundo, tapume trançado

fonte de bambu

A fonte de bambu decora o espaço

jardim com bambu

decoração sacada

Na sacada, a decoração conta com bonsai

jardim entre ambientes

decoração fonte

Pedras e plantas compõem o espaço

decoração jardim interno

Mini jardim japonês 

vaso com suculentas

As suculentas decoram o vaso

Não ter espaço para um jardim externo ou interno não é desculpa para não ter um cantinho zen em casa, e a proposta é aproveitar um vaso e montar um espaço em miniatura e que represente o jardim japonês. Na proposta plantas como suculentas e bambus compõem a decoração do vaso, que também foi decorado com pedras.

terrário

Os musgos deixam o terrário delicado

Uma ideia incrível para driblar a falta de espaço é fazer um jardim japonês ao estilo terrário. O vaso de vidro com tampa foi a aposta para montar o espaço zen, que foi composto por diferentes espécies de musgos, pedras e uma mini lanterna.

mini jardim

Uma proposta de jardim simples e fácil de criar é este modelo. Aqui a caixa foi coberta com pedras, tem uma pequena graminha, e espaço com água e areia. O item pequeno, é uma ótima ideia para decorar a casa e ainda ter um espaço tranquilizante em um cantinho do cômodo.

 

Mais fotos

terrário com suculentas

 

jardim em vaso quebrado

O vaso quebrado é a base para o paisagismo

mini jardim com areia

terrário com pedras

As pedras irregulares compõem o terrário

ideia mini jardim

jardim em vaso de vidro

Pedrinhas pequenas fazem parte do terrário

cactos e suculentas

Suculentas e cactos decoram o mini jardim

decoração vaso de vidro miniatura de jardim

decoração em miniatura

Agora que você já sabe como montar um jardim japonês e viu várias inspirações e ideias para a jardinagem, já pode criar esse espaço relaxante e zen em casa.

Você pode gostar...