Nicho de Gaveta: O que é, Modelos e Como Fazer

A palavra da vez quando se trata em decoração é “reciclar”. Utilizando objetos descartados do próprio lado é possível criar lindas decorações para ambientes internos ou externo. E como você mesmo vai fazer contará com a vantagem de ser única. uma sugestão é um nicho de gaveta, fácil de fazer e super bacana de usar. Confira!

fotos de nicho de gaveta

nicho de gaveta revestido com tecido

nicho de gaveta para decoração

Modelos e Fotos de Nicho de Gaveta

Poucos itens possuem a capacidade de decorar de forma simples e descomplicada de decorar uma parede como o nicho de gaveta. Ele ajuda a compor um ambiente e valorizar o espaço com algo que você tem em casa sobrando, tornando a decoração também barata.

O nicho você já deve conhecer. É vendido em lojas de material para decoração, de construção ou por artesãos que trabalham com madeira. A novidade pode ser saber que sua gaveta velha e sem uso pode se tornar um lindo objeto decorativo e que você mesmo pode fazer em casa.

E como seria? Uma simples gaveta de cômoda, guarda roupa ou outro móvel da casa pode receber uma repaginada e migrar para a parede. Sempre será possível comprar nichos prontos, mas fazer em casa é uma opção criativa e fácil.

nicho de gaveta look vintage

nicho de gaveta branco

Nicho de parede em decoração de quarto infantil

nicho de gaveta para decoração infantil

Modelos de nicho de gaveta

Parecem todos iguais, mas quando um nicho de gaveta recebe apenas um toque diferente no visual pode se tornar uma peça completamente nova. Com uma simples pincelada por fora diferente pode mudar todo o visual da peça.

As possibilidades de modelagens são as mais diversas de acordo com o corte da madeira. Alguns modelos são:

Meia gaveta

Em vez de aplicar a gaveta completa na parede, é só fazer um corte na parte de cima e revestir ou pintar. O modelo fica semelhante a uma pequena cômoda suspensa, ótimo para guardar itens. Também destaca mais na parede.

nicho de gaveta meia gaveta

Gaveta completa

É uma relocação de item. A gaveta sai do seu armário usado e vai completa para a parede com uma roupagem nova. Fornecer um segundo uso a um objeto é uma das maiores tendências do setor de decoração. A proposta é mostrar mesmo que você está usando um nicho feito com gaveta, podendo deixar até o abridor.

 

nicho de gaveta modelo

nicho de gaveta fotos

 

Como Fazer Nicho de Gaveta Passo a Passo

como fazer nicho de gaveta

 

O material para fazer em casa um nicho de gaveta você já conhece. Aproveite um móvel velho sem uso. A forma de fazer depende de como você deseja o resultado final. Algumas dicas seguem a seguir.

Nicho de madeira forrado com tecido

revestir nicho de gaveta com tecido

nicho de gaveta com tecido

Para esse modelo você vai precisar de:

  • Uma gaveta usada;
  • Tecido da cor de sua preferência;
  • Cola para madeira;
  • Uma lixa.

Passo a passo:

O tecido pode cobrir as partes que desejar. Pode ser toda a lateral ou apenas o fundo interno. Caso a madeira esteja desnivelada é só usar uma lixa específica (não necessita ser muito grossa) e depois aplicar o tecido.

Para colar o tecido basta tirar as medidas, fazer o corte com a tesoura e utilizar um pincel para espalhar a cola e colar. Deixe secando por ao menos duas horas e seu nicho está pronto.

Nicho de madeira pintado

 

nicho de gaveta passo a passo

Nicho de gaveta pode ser um ótimo organizador de canecas.

passo a passo de nicho de gaveta

Você vai precisar de:

  • Pincel de cerdas largas para pintura;
  • Tinta para madeira da cor de sua preferência;
  • Verniz;
  • Lixa para madeira;
  • Uma gaveta sem uso.

Passo a passo:

Lixe toda a superfície lateral para madeira para obter um melhor acabamento. Em seguida é só aplicar a tinta com o pincel e deixar secar por algumas horas.

A última etapa é aplicar o verniz para dar mais brilho e proteger a pintura.

Como usar nicho de gaveta na decoração

Nicho pronto e devidamente decorado, onde usar? Há uma série de possibilidades, como:

Porta colar – acrescente alguns ganchos (comprados em loja de parafusos ou armazéns de construção) e crie um porta colares para evitar que sua bijuteria crie os conhecidos nós.

nicho de gaveta para porta colar

Porta retrato – criativo e diferente, é uma ótima dica para usar com toque vintage.

nicho de gaveta para porta retrato

Madeira crua com uma camada de verniz é o suficiente para fazer desta ideia uma realidade na sua decoração.

Porta recado – use uma tinta preta ou cinza no fundo e crie um lindo porta recado.

nicho de gaveta mural de recados

Suporte para vasos – e qualquer outro item decorativo que você queira usar para preencher o nicho. Escolher cores mais fortes para aplicar na madeira do nicho ajuda a destacar na parede. É uma ótima dica para decoração rústica e combina muito bem com casas de campo ou de praia.

nicho de gaveta para vasos

Organizador – ao invés de optar pelas clássicas prateleiras fique com os nichos para diferenciar em sua decoração. Pode ser um ou vários, da mesma cor da parede em tom sobre tom ou cores mais fortes para destacar.

organizador com nicho de gaveta

Essas são apenas algumas das possibilidades de decoração com nicho de gaveta. Crie, dê sugestões e comente em nosso post logo abaixo.

Você pode gostar...