9 PLANTAS PARA JARDIM DE INVERNO: Projetos e Dicas
Verde dentro de casa é um charme e saber valorizar os pequenos espaços para introduzir um espaço especial resulta em uma decoração com muito mais vida, por isso hoje o post traz dicas de projetos e plantas para jardim de inverno.
Plantas de sombra para jardim de inverno
Pacová
Para o interior de casa a Pacová é ideal para cantinhos de sombra e pode até ser cultivada na sombra de outras plantas. O ideal para que a folhagem continue escura, é de que a flor receba ao menos um pouquinho de luz natural (não precisa ser direta), o que pode ser resolvido se ficar próxima de uma janela ou porta.
A folhagem pode ser plantada em vasos e colocada no espaço interno do jardim ou cultivada diretamente no solo.
Espada de São Jorge
A planta é do tempo da vovó, mas agora ganhou mais destaque para ser usada em projetos internos.
A folhagem dura e verde escura é ideal para quem não sabe como cuidar de plantas e acaba tendo dificuldades em manter o jardim vivo (me encaixo nesse padrão); já que dispensa manutenção constante e tem ótima resistência até mesmo em lugares com pouca luminosidade.
Superstição: a espada de São Jorge é muito assimilada contra o mau olhado.
Lírio da paz
Se você quer uma planta que floresce na sombra, o lírio da paz é a opção ideal. A planta que não vai nada bem ao sol, se desenvolve muito bem em jardins internos e precisa apenas de um pouquinho de luz para dar as flores brancas que dão um visual incrível à decoração.
Samambaia
Para um jardim vertical interno abuse das samambaias junto a parede. A flor que é comum de ser vista na casa das avós, é ideal para deixar o ambiente mais fresco e aproveitar o cantinho de sombra.
A planta se desenvolve muito bem em locais com baixa incidência de luz natural, mas para mantê-la vistosa é preciso alguns cuidados básicos como a rega que deve ser frequente, sem encharcar o solo.
Bromélia
A planta que pode ser vista em vasos, também é uma boa opção para ser plantada no solo; principalmente em interiores e longe da luz direta do sol.
Além de linda com sua flor, a planta também é bela apenas com as folhagens, que precisam de rega a cada dois dias, o que torna o cultivo ideal para quem lida com falta de tempo.
Palmeira ráfis
A ráfis (ou popularmente conhecida como ráfia) é uma espécie de palmeira que costuma ser mais altinha e com folhas plissadas.
A planta vai muito bem dentro de casa e fica ótima tanto em vasos, como no solo. Para o jardim de inverno a combinação de vários caules é bem bacana.
O cuidado é muito simples, já que a manutenção não exige regas constantes e em temperaturas confortáveis é preciso a rega apenas uma vez na semana.
Zamioculca
Mesmo em espaço fechado e sem luz do sol a zamioculca vai muito bem. As folhas são verdes escuras e mais durinhas e mesmo sem manutenção frequente é possível manter a planta bonita.
Os cuidados são simples e a rega semanal é ideal para dar vivacidade a folhagem que pode ser cultivada em vasos ou diretamente na terra.
Cactos
Essa é uma opção bem ampla, já que a variedade de cactos é imensa. Mesclar mini cactos com espécies maiores é lindo.
A planta exige pouca rega (semanal) e mesmo assim mantém-se muito bem. Os cuidados também são mínimos, mas o maior cuidado é para quem tem animais de estimação ou crianças em casa, já que a plantinha tem espinhos que podem machucar.
Palmeira chamaedórea
- A palmeira chamaedórea é linda e uma excelente opção para dentro de casa; por isso é comum o seu uso em projetos de interiores.
- A planta pode se desenvolver em vasos, mas também vai muito bem no solo. E não precisa se preocupar com a altura atingida, já que a folhagem não passa de dois metros de altura.
- Para a manutenção, a rega frequente (manter a terra úmida sem exarcar) e pouca incidência de luz solar é ideal para que as folhas continuem verdinhas.
Ideias de projetos para jardim de inverno
Em um cantinho dentro de casa, um pequeno espaço foi transformado no jardim interno. A parede de pedras dá maior destaque a variedade de plantas verdes que trazem mais vida a decoração.
O espaço abaixo da escada foi muito bem aproveitado com plantas verdes. A mistura de ráfis e outras espécies foram ideais para completar o vão. A janela de vidro na parte de trás, garante incidência de luz sem exageros, e a pedrinhas brancas completam o visual clean da decor.
corredor também é um excelente espaço que pode ser valorizado com jardinagem. Nesse projeto, as laterais foram preenchidas com folhagens verdes e baixas, deixando apenas um caminho para o acesso a porta.
Um cantinho do banheiro também pode ser destinado para o cultivo de um espaço verde. A porta de vidro ao ser aberta permite o contato próxima da banheira com o jardim de licuala (espécie de palmeira de folhas largas).
Se você ainda tem dúvidas de como aproveitar o espaço embaixo da escada, o jardim interno é a melhor opção. A ideia de usar folhagens baixas como a bromélia, pacová e singônio não carrega o uso do cantinho. Vale também investir no espaço vertical para pendurar vasos.
Fotos de jardim de inverno interno
Para dar mais uma ajudinha a quem está planejando uma área verde dentro de casa, separamos mais algumas imagens que podem ficar de inspiração. Aprecie sem moderação!!!
As plantas para jardim de inverno devem ser escolhidas de acordo com a intensidade de luz do ambiente e possibilidade de manutenção, por isso é ideal considerar as dicas desse post e de um profissional de jardinagem para construir um cantinho especial dentro de casa.