9 PLANTAS PARA JARDIM DE INVERNO: Projetos e Dicas

Verde dentro de casa é um charme e saber valorizar os pequenos espaços para introduzir um espaço especial resulta em uma decoração com muito mais vida, por isso hoje o post traz dicas de projetos e plantas para jardim de inverno.

Plantas de sombra para jardim de inverno

Pacová

planta pacová

Para o interior de casa a Pacová é ideal para cantinhos de sombra e pode até ser cultivada na sombra de outras plantas. O ideal para que a folhagem continue escura, é de que a flor receba ao menos um pouquinho de luz natural (não precisa ser direta), o que pode ser resolvido se ficar próxima de uma janela ou porta.

A folhagem pode ser plantada em vasos e colocada no espaço interno do jardim ou cultivada diretamente no solo.

Espada de São Jorge

decoração planta banheiro

O espelho aumenta o espaço reduzido

A planta é do tempo da vovó, mas agora ganhou mais destaque para ser usada em projetos internos.

A folhagem dura e verde escura é ideal para quem não sabe como cuidar de plantas e acaba tendo dificuldades em manter o jardim vivo (me encaixo nesse padrão); já que dispensa manutenção constante e tem ótima resistência até mesmo em lugares com pouca luminosidade.

Superstição: a espada de São Jorge é muito assimilada contra o mau olhado.

Lírio da paz

lírio da paz jardim de inverno

A decoração vertical é ideal para otimizar espaço

Se você quer uma planta que floresce na sombra, o lírio da paz é a opção ideal. A planta que não vai nada bem ao sol, se desenvolve muito bem em jardins internos e precisa apenas de um pouquinho de luz para dar as flores brancas que dão um visual incrível à decoração.

Samambaia

samambaia dentro de casa

O muro verde deixa o ambiente aconchegante e fresco

Para um jardim vertical interno abuse das samambaias junto a parede. A flor que é comum de ser vista na casa das avós, é ideal para deixar o ambiente mais fresco e aproveitar o cantinho de sombra.

A planta se desenvolve muito bem em locais com baixa incidência de luz natural, mas para mantê-la vistosa é preciso alguns cuidados básicos como a rega que deve ser frequente, sem encharcar o solo.

Bromélia

planta de sombra jardim interno

A bromélia é delicada e fácil de manter

A planta que pode ser vista em vasos, também é uma boa opção para ser plantada no solo; principalmente em interiores e longe da luz direta do sol.

Além de linda com sua flor, a planta também é bela apenas com as folhagens, que precisam de rega a cada dois dias, o que torna o cultivo ideal para quem lida com falta de tempo.

Palmeira ráfis

planta ráfis decoração interna

A ráfis (ou popularmente conhecida como ráfia) é uma espécie de palmeira que costuma ser mais altinha e com folhas plissadas.

A planta vai muito bem dentro de casa e fica ótima tanto em vasos, como no solo. Para o jardim de inverno a combinação de vários caules é bem bacana.

O cuidado é muito simples, já que a manutenção não exige regas constantes e em temperaturas confortáveis é preciso a rega apenas uma vez na semana.

Zamioculca

planta dentro de casa fácil cuidar

O vidro separa os ambiente de modo a deixá-los integrados

Mesmo em espaço fechado e sem luz do sol a zamioculca vai muito bem. As folhas são verdes escuras e mais durinhas e mesmo sem manutenção frequente é possível manter a planta bonita.

Os cuidados são simples e a rega semanal é ideal para dar vivacidade a folhagem que pode ser cultivada em vasos ou diretamente na terra.

Cactos

cacto na decoração

Essa é uma opção bem ampla, já que a variedade de cactos é imensa. Mesclar mini cactos com espécies maiores é lindo.

A planta exige pouca rega (semanal) e mesmo assim mantém-se muito bem. Os cuidados também são mínimos, mas o maior cuidado é para quem tem animais de estimação ou crianças em casa, já que a plantinha tem espinhos que podem machucar.

Palmeira chamaedórea

palmeira para enfeitar casa

  • A palmeira chamaedórea é linda e uma excelente opção para dentro de casa; por isso é comum o seu uso em projetos de interiores.
  • A planta pode se desenvolver em vasos, mas também vai muito bem no solo. E não precisa se preocupar com a altura atingida, já que a folhagem não passa de dois metros de altura.
  • Para a manutenção, a rega frequente (manter a terra úmida sem exarcar) e pouca incidência de luz solar é ideal para que as folhas continuem verdinhas.

Ideias de projetos para jardim de inverno

jardim dentro de casa

A iluminação indireta dá foco ao cantinho especial

Em um cantinho dentro de casa, um pequeno espaço foi transformado no jardim interno. A parede de pedras dá maior destaque a variedade de plantas verdes que trazem mais vida a decoração.

espaço embaixo da escada

As gaiolas decorativas são delicadas para jardim

O espaço abaixo da escada foi muito bem aproveitado com plantas verdes. A mistura de ráfis e outras espécies foram ideais para completar o vão. A janela de vidro na parte de trás, garante incidência de luz sem exageros, e a pedrinhas brancas completam o visual clean da decor.

corredor com jardim de inverncorredor também é um excelente espaço que pode ser valorizado com jardinagem. Nesse projeto, as laterais foram preenchidas com folhagens verdes e baixas, deixando apenas um caminho para o acesso a porta.

plantas no banheiro

A decoração clean ganha destaque pelo verde

Um cantinho do banheiro também pode ser destinado para o cultivo de um espaço verde. A porta de vidro ao ser aberta permite o contato próxima da banheira com o jardim de licuala (espécie de palmeira de folhas largas).

plantas embaixo da escada

Se você ainda tem dúvidas de como aproveitar o espaço embaixo da escada, o jardim interno é a melhor opção. A ideia de usar folhagens baixas como a bromélia, pacová e singônio não carrega o uso do cantinho. Vale também investir no espaço vertical para pendurar vasos.

Fotos de jardim de inverno interno

Para dar mais uma ajudinha a quem está planejando uma área verde dentro de casa, separamos mais algumas imagens que podem ficar de inspiração. Aprecie sem moderação!!!

jardim interno embaixo escada

A escada de madeira é moderna

plantas sombra jardim de inverno

A parede de pedras destaca a área verde

jardim na sala

O estofado claro contrasta com os tons de madeira da decor

jardim dentro de casa palmeira jardim pequeno escada plantas de sombra para interior

jardim de inverno dentro de casa

O espaço torna-se um cantinho para relaxar

plantas de vaso dentro de casa

A decoração clean harmoniza com o verde das plantas

jardim interior casa escada madeira com jardim decoração interna com plantas

As plantas para jardim de inverno devem ser escolhidas de acordo com a intensidade de luz do ambiente e possibilidade de manutenção, por isso é ideal considerar as dicas desse post e de um profissional de jardinagem para construir um cantinho especial dentro de casa.


Você pode gostar...