Luminária Artesanal – 36 Ideias Lindíssimas & Como Fazer em Casa!

Você já pensou em decorar sua casa com uma luminária artesanal? Bom, assim como tudo que é feito manualmente, esse tipo de luminária consegue valorizar qualquer ambiente justamente por ter feito com tanta destreza e criatividade pelas mãos de alguém. E a boa notícia é que esse artesanato pode ser aprendido por qualquer pessoa e ser feito com materiais fáceis de encontrar. Por que não colocar a mão na massa para fazer um item bonito desse?

Nesse post você vai encontrar muitas fotos e dicas de como criar luminárias incríveis para compor a decoração de quartos, salas, escritórios e ou quaisquer outros cantos que desejar. Acompanhe-o e anote todas as sugestões para ficar craque e espalhá-las para seus amigos.

Fotos e Ideias de Luminária Artesanal

Há tantas e tantas inspirações de decoração pela internet afora que ficamos sem saber por onde começar. Com a onda sustentável, as ideias de reaproveitar materiais recicláveis para criar outros itens, sejam para decorar simplesmente, ou também funcionais – como as luminárias – surgem dia a dia.

Existem ideias interessantes para compor a iluminação do jeitinho que você quer para qualquer cômodo de sua casa, para aquela festa especial ou até mesmo para seu ambiente de trabalho. O que acha de conhecer essas peças em fotos que selecionamos? Confira abaixo alguns tópicos bacanas e inspire-se:

De Teto

Você olha pro teto e só há aquela lâmpada sem personalidade. Dá para mudar isso, não é mesmo? Pra deixar qualquer lugar mais criativo vale apostar em luminárias criativas e, claro, econômicas. Para decorar o teto há dicas legais, que podem ser feitas com materiais baratos e que até podem ter aí em sua casa.

Vale lembrar que esse tipo de DIY  não é recomendado para crianças, pois utiliza itens como vidro, fiação elétrica, tesoura, etc. Portanto, se você já é grandinho o suficiente para tomar certos cuidados, mãos à obra! Conheça o que achamos para lhe mostrar:

luminária de cano PVC

Canos de PVC sempre sobram depois daquela obra. E o que fazer com eles? Oras, há muuuitas ideias de decoração para criar com pedaços de cano, que você pode nem imaginar. Uma delas são as luminárias artesanais, que podem ser inclusive, suspensas no teto para iluminar o ambiente como um todo.

luminária de teto de garrafas

Outro item que usamos muito e que pode ser reaproveitado para iluminar qualquer local é a garrafa de vidro. Veja por aí se encontra garrafas de azeite, suco, vinho ou até cerveja. Com muita criatividade, elas podem ser limpas, lixadas, coloridas, receber colagens, entre outros tipos de artesanato. Não há uma regra para a composição desse tipo de luminária artesanal. Pode ser igual à inspiração da foto acima, com três itens semelhantes, formando um conjunto, ou com garrafas diferentes, perfeitas para divertir o ambiente.

luminária artesanal com cordas

Cordas de sisal também são materiais excelentes para se transformar em luminárias de teto. Depois de prontas, elas oferecem charme para qualquer residência e até estabelecimento comercial. Se você procura um tipo de decor diferente, com referências industriais e rústicas, essa pode ser uma saída inteligente, que tal?

luminária artesanal com chapéus

Quem curte moda ou até mesmo o universo artístico vai se animar com essa dica de luminária de chapéus. Claro que pode ser a composição que você desejar, mas fica a sugestão de utilizar os famosos chapéus “coco”, que conferem descontração para a decoração.

três luminárias artesanais de teto

As três fotos acima são de luminárias artesanais, sabia? Todas foram feitas à mão: a primeira, utilizando filtro de café; a segunda com barbantes; e a terceira, toda feita em crochê. Tem dotes manuais? Quer experimentar fazer um item lindo desse? Arrisque-se e mão na massa.

De Mesa

Se o teto está ok, partimos para a mesa, que tal deixar ela mais charmosa e, claro, iluminada? É claro que não faltam ideias para você usar na escrivaninha, no criado-mudo, na cômoda, na mesa de canto, entre outros móveis. São objetos que você mesma cria e consegue chamar a atenção de seus convidados. É isso o que você quer? Então conheça algumas fotos de luminárias artesanais de mesa:

luminária do mario bros

Essa dica é para crianças e adultos, afinal, Mario Bros é um personagem que agrada pessoas de todas as épocas! Como no cenário do video game, você pode ter uma luminária artesanal com os canos verdes por onde passam o Mario, Luigi e Yoshi, genial, não é mesmo? A peça fica incrível quando passa daquele cano de PVC cru para um verde bem vivo. Para finalizar, coloque um boneco para deixar ainda mais original.

luminária de natal

Está sem ideia para decorar a mesa de natal – ou alguma outra ocasião especial? A dica acima pode ser uma “mão na roda” para esses dias de festa, pois é barata, bonita e super fácil de fazer. Você só vai precisar de uma garrafa bacana e as típicas luzinhas pisca-pisca, super utilizadas na decoração atualmente.

luminária com filtro de café

Os filtros de café são realmente excelentes materiais para criar objetos de decoração. A luminária artesanal de mesa acima foi feita com filtros já usados, por isso a cor amarronzada, que a deixou super intimista e refinada. Esse tipo de peça também é bem simples de criar e é super requisitada no mercado artesanal, sendo uma ótima dica para começar seu negócio próprio.

luminárias com fios coloridos

Taí uma ótima sugestão para dar um colorido para aquela sala minimalista. A ideia aqui é utilizar fios encapados com borracha de tons variados, e claro que você não precisa usar diversas garrafas assim, mas sim quantas você precisar para iluminar seu ambiente.  Curtiu?

luminária de concreto

O estilo industrial para decoração está com tudo e conseguimos encontrar diversas referências que utilizam o cinza como cor base e o cimento como material principal. A dica é fazer uma luminária com um bloco de concreto, bem simples e cheia de personalidade.

De Chão

As luminárias de chão ficam ótimas em escritórios e salas de estar. Por serem de tamanho maior, precisam ter aquela “presença”, ou seja, chamar a atenção pela beleza e possuir, de preferência, uma iluminação mais amena. Quer conhecer dicas de como criar uma para sua casa? Veja só:

luminária de tronco de árvore

Já pensou em colocar um elemento natural em sua decoração? Um tronco de árvore pode fazer isso com maestria. Trate a madeira e faça com ela uma luminária de chão super diferente!

luminária de tripé

Tanto o exemplo de cima como o de baixo mostram luminárias clássicas com o famoso tripé. Ela é uma boa ideia para dar um ar retrô a qualquer ambiente e não precisa custar muito para proporcionar estilo, pode ser feita utilizando cabos de vassoura ou madeira de demolição.

luminária manual tripétrês luminárias de chão

Na montagem acima, temos três opções bem legais de luminárias de chão. A primeira é feita com canos de PVC, que podem ser reutilizados, limpos e pintados, se for o caso. Abaixo dela, você pode ver que um suporte para microfone se transformou em um suporte para lâmpada, simples e clean! A terceira luminária é toda feita manualmente, ficou linda, não?

De Bambu

O bambu é um dos materiais naturais mais requisitados para fazer artesanato por seu baixo custo, grande durabilidade e beleza. Fácil de ser manuseada e trabalhada, essa planta pode se transformar em inúmeros objetos de decoração, incluindo luminárias e suportes para velas. Confira algumas ideias:

luminária de bambu verde

O bambu verde deixa qualquer ambiente, seja externo ou interno, com uma energia renovada. Se você busca elementos da natureza para compor o decor de sua casa, aposte nesse material. Acima você vê diversas alternativas para utilizar esse tipo de bambu, proporcionando um clima mais intimista com velas aromáticas ou não.

luminária de parede com bambu

Essa luminária da parede pode ser feita por você com bambus finos, o que achou? É uma dica bacana para decorar cômodos, mas também áreas da piscina, churrasqueira, gourmet, etc.

luminária de bambu sofisticada

Quando dizemos que os bambus são facilmente transformados em lindas peças de decoração, não é mentira. São muitas luminárias criativas produzidas com um material versátil e natural!

Luminária de mesa de bambu

ideias de luminarias com bambu

De Garrafa PET

A garrafa PET é um dos itens de plástico mais eliminados pela população e também os que mais demoram para se decompor na natureza. Por conta disso, podemos fazer nossa parte separando elas para reciclagem ou também reutilizando-as para criar peças de decoração. Que tal experimentar?

luminária de tampinhas de garrafa PET

Até mesmo as tampinhas podem compor a cúpula de seu abajur ou luminária artesanal. Ficará tão bonito que nem perceberão que o material vem de garrafas PET!

luminária de garrafa PET verde

Olhem essas ideias incríveis! Acima, temos uma luminária de mesa coberta por garrafa PET verde e com uma base de madeira. Abaixo, é uma luminária de teto toda feita com garrafas plásticas transparentes. De longe até parece ser um grande buquê de flores, não é mesmo?

luminária de garrafa PET de teto transparente

luminária de garrafa PET de mesa

Com a ajuda de uma tesoura, você pode criar formatos incríveis com as garrafas PET. É outra dica legal para você começar a inovar e tentar ganhar um dinheirinho extra vendendo artesanato.

luminária de garrafa PET flores

Para Cozinha

O ambiente mais “gostoso” da casa também pode ter uma luminária artesanal. E nada melhor do que unir o tema com uma criação sua: escolha utensílios de culinária (não os alimentos, claro) para compor a sua nova luminária! Trouxemos várias dicas, veja só:

várias dicas de luminárias para cozinha

Para começar, veja quatro dicas incríveis para decorar sua cozinha! Já pensou em usar pires e xícaras para ajudar na iluminação? E os famosos fuês, utilizados para bater bolo? Você também pode colocar na roda também o escorredor de macarrão bem estiloso e aquela chaleira retrô que era da vovó, que tal?

luminária para cozinha de sopa campbells

Falando em dicas vintage, acima você pode ver a luminária feita com latas de sopa Campbell, super famosas pelos amantes da pop art. Por serem clássicas, diversas pessoas as utilizam para decorar ambientes e causar aquele ar nostálgico.

luminária para cozinha de ralador amarelo

Seu ralador pode virar uma linda luminária. Seja ele colorido ou de metal, a ideia funciona muito bem, não acha?

luminária para cozinha de ralador

Não há como não se apaixonar com essas ideias. É uma mais linda que a outra!

luminária para cozinha de escorredor

Essa dica abaixo também vale para apartamentos pequenos, onde a cozinha é juntinha à lavanderia. Uma luminária de prendedores, o que acha?

luminária para cozinha de prendedor de roupa

luminária para cozinha com vidros e madeira

Como Fazer Luminária Artesanal: Passo a Passo

Bom, agora que você já viu diversas inspirações, chegou a hora de conhecer o passo a passo de algumas ideias. Confira abaixo e anote as dicas!

Luminária de palito de churrasco

Para começar, vamos mostrar como fazer uma luminária linda e minimalista com palitos de churrasco. Quem ensina as dicas é a Karla, do canal Diycore.

Bom, você vai precisar de:

  • Massa epóxi
  • Palitos de churrasco cortados nos comprimentos abaixo:

luminária artesanal minimalista

  1. Logo, você formará um hexágono com os palitos de 11 cm e os palitos de 2,5 cm dentro dos primeiros.
  2. Com a massa epóxi você juntará todas as vértices do hexágono. Não se preocupe se não ficar perfeito, pois depois você poderá arrumar direitinho na hora de fazer o acabamento.
  3. Deixe secar por mais ou menos 1 hora.
  4. Agora, você utilizará os palitos de 18 cm para ligar a base ao topo, também usando o epóxi para grudar. A base será o hexágono de 11 cm e o topo o de 2,5 cm.
  5. Na base, você usará os palitos de 13 cm, formando como se fosse uma estrela (ligue cada um em uma das pontas do hexágono maior).
  6. Espere secar bem a massa epóxi e só depois lixe toda a peça com uma lixa bem grossa. Isso vai tirar as imperfeições.
  7. Finalize com uma tinta spray com a cor de sua preferência.

Luminária de mesa com lata de alumínio

A dica abaixo é super fofa e fácil de fazer. Quem ensina o passo a passo é a blogueira de decoração Vivi Visentin.

luminária artesanal lata de alumínio

Luminária de lata com furos

Outra dica bem simples e com um passo a passo rapidinho é essa luminária artesanal de lata com furinhos. Você vai precisar só da lata de qualquer tamanho, uma furadeira para fazer os furos e a parte elétrica para encaixar a lâmpada. Fácil, fácil!

luminária artesanal com furos

Luminária de garrafa PET + lã

Para uma luminária artesanal de teto bem bacana e diferente com PET e lã (ou barbante), você precisará exatamente desses dois itens e a coloca para finalizar o objeto.

luminária artesanal garrafa pet e lã

Quem diria que um ambiente pode ficar lindo com somente dois materiais simples? Basta você enrolar o barbante na PET, cortada por você em qualquer dimensão. Na extremidade mais estreita, você passará a fiação e *plim” acenderá a luz!

luminária artesanal de garrafa pet e barbantes

E então, o que achou das nossas dicas sobre luminária artesanal? São muitas ideias interessantes para você se inspirar e fazer utilizando materiais recicláveis e super fáceis de encontrar. Qualquer dúvida que tiver, deixe um comentário. Até uma próxima!

Você pode gostar...