Escada de vidro: preços, modelos e vantagens e desvantagens!

Se você está pensando em um projeto com mais de um pavimento, com certeza também está considerando qual o tipo de escada usar, e entre tantos modelos, uma opção moderna e linda é a escada de vidro.

A escada de vidro é uma das opções para ser usada, e apesar do seu material determinar o estilo do item, há muitos modelos diferenciados desse tipo de escada. E se você está precisando de ajuda para escolher, o post traz dicas sobre esse modelo de escada e muitas outras informações.

modelos

 

Quanto Custa? #preço

A beleza da escada de vidro e todas as vantagens desse tipo de escada refletem no seu preço, que não é dos mais baratinhos, e costuma custar a partir de R$ 2 mil.

            Ah, mas esse preço é bastante variável, e isso depende de vários fatores, como vidro utilizado, estrutura da escada, tamanho e estilo.

 

Vantagens e desvantagens da escada de vidro

Vantagens

  • Estética: impossível desconsiderar o visual estético da escada de vidro no projeto. Esse elemento funciona muito bem em diferentes propostas de decoração, e apesar de ser um item funcional, os modelos em vidro vão além e trazem um visual a mais para a decoração, que ganha muito mais estilo.

decoração com escada

  • Resistência: apesar do vidro parecer um material frágil, a escolha certa deixa a escada muito resistente e difícil de quebrar, sendo uma opção bastante duradoura.
  • Atemporal: o vidro incolor é uma opção certeira para quem busca por um modelo de escada que continue usual mesmo com o passar dos anos e com as tendências que mudam na decoração de interiores.
  • Não carrega a decoração: ao contrário de muitos materiais utilizados para a escada, o vidro não traz a sensação de um visual carregado na decoração. Pelo contrário, o material traz um toque de modernidade, mas sem o visual de um material mais pesado, como o ferro ou madeira.

 

Desvantagens

  • Limpeza: não que o material seja difícil de limpar, mas o uso incorreto de materiais sobre a superfície do vidro pode deixar o aspecto de “embaçado” na escada.
  • Escorregadio: todo cuidado é pouco na escada de vidro, e os degraus podem se tornar um tanto escorregadios, já que o material é bastante liso. Para solucionar esse problema, vale recorrer a detalhes antiderrapantes no vidro, ou faixas jateadas na ponta do degrau, deixando o aspecto menos liso.
vidro antiderrapante

O degrau todo tem acabamento mais áspero

 

Qual tipo de vidro usar?

            A escolha do vidro requer muita atenção, afinal você quer garantia de segurança para os moradores da residência, não é?!

            No momento da escolha, nada melhor que um profissional qualificado para fazer o projeto correto da escada e indicar o vidro; mas o vidro temperado é sempre a escolha mais segura.

Além do tipo de vidro, outro detalhe a se atentar, é em relação a espessura, que deve ser considerada de acordo com cada tipo de projeto.

 

Fotos e Modelos de Escada de Vidro

Com Led 

Se você está em busca de um visual moderno e que agregue um estilo mais contemporâneo e futurista para o projeto, pode mesclar o vidro com led.

A iluminação dá uma super valorizada na proposta e além de deixar os degraus iluminados.

 

led verde

E se você quer uma inspiração para destacar a escada de vidro, este projeto é uma ótima ideia.

Na proposta, a luz de led verde foi direcionada para cada degrau, o que além de deixar moderno, ainda dá mais destaque para a escada que fica rente à parede de pedras decorativas.

 

Mais fotos

degrau iluminado

A iluminação do degrau é interna

led azul

A luz azul destaca a escada

escada moderna

A luz refletida no degrau deixa a escada moderna

escada colorida

No projeto, cada parte da escada tem um tom de luz colorida

escada com led

Com Inox

Outra proposta para quem busca um projeto mais atual é fazer o mix do vidro com inox. Os dois materiais funcionam muito bem juntos, e podem ser usados de diferentes formas, como o inox sendo a base da escada ou até mesmo como um detalhe do inox como corrimão.guarda corpo de vidro

Entre as ideais para agregar os dois materiais na escada de vidro, esse projeto, apostou no visual clean e no material metálico apenas como detalhe, sendo utilizado nas laterais de sustentação dos degraus.

 

Mais fotos

escada moderna inox

A escada é compacta

corrimão inox

Além da base em inox, o corrimão também é do mesmo material

escada com torre

A torre central é a base de sustentação dos degraus

escada moderno com inox

Estruturas de inox ao longo da escada substituem um guarda corpo tradicional

escada pequena

escada de vidro com inox

Com Alumínio 

Entre as possibilidades e materiais que podem ser utilizados junto com o vidro, uma das apostas é o alumínio.

O material leve, funciona muito bem como sustentação da escada e cria um visual bacana no mix de materiais.

escada com alumínio brancoComo ideia de escada de vidro com alumínio, esse modelo é simples e tem um resultado mais atemporal.

Na proposta, a base da escada foi feita em alumínio branco, ao estilo plissada. O resultado fica bem harmonioso com o projeto, e as cores neutras permitem qualquer tipo de decoração para o hall.

 

Mais fotos

vidro fosco

O degrau foi feito de vidro fosco

sala com escada

No projeto, a escada fica no hall ao lado da sala de jantar

escada simples alumínio

A base foi feita em alumínio branco

parede de plantas

A parede verde de plantas destaca-se no projeto

escada de vidro com alumínio

Em U 

O formato da escada também pode definir o seu estilo, e entre os modelos e tipos de escadas uma opção muito utilizada é escada em U.

O modelo é caracterizado por seguir uma linha reta e em outro patamar mudar para a direção oposta, de modo a formar o estilo U.

escada com viga central

Como inspiração de uma escada de vidro em U, este modelo tem uma viga central em alumínio branco que dá sustentação aos degraus de vidro.

E na decoração o branco é uma cor constante, o que mantém o visual harmonioso no projeto.

 

Mais fotos

escada com guarda corpo moderno

O guarda corpo de vidro mantém o mesmo material da escada

corrimão em aço inox

O corrimão é de inox

escada de inox

A base da escada foi feita de inox

lago embaixo da escada

O laguinho embaixo da escada valoriza a decoração

escada em U

Reta 

Outra possibilidade e estilo de escada de vidro são os modelos retos, ou seja, são opção em que os degraus seguem uma única direção.

Esse modelo é uma versão mais simples, e pode ter um preço mais acessível também, já que dispensa projetos muito elaborados.

escada reta

Se a ideia é valorizar a escada e o vidro por si só, a dica é evitar o mix com outros materiais, e deixar o vidro como protagonista.

No projeto, os degraus flutuantes são de vidro temperado verde, e o guarda-corpo de vidro mantém o mesmo material.

 

Mais fotos

escada reta inox

A escada tem detalhes em aço inox

corrimão na parede

O corrimão fica fixo na parede

escada flutuante

Os degraus seguem o estilo flutuante

sala com escada

escada moderna reta

corrimão com luz

O corrimão é iluminado

Caracol 

O modelo caracol é uma opção ótima para quem enfrenta problemas com espaço, uma vez que a versão tende a ser mais compacta.

Outro detalhe interessante é que a escada de vidro no modelo caracol fica mais clean, e isso ajuda a dar impressão de um espaço maior.

escada caracol inox

Entre os modelos de escada de vidro estilo caracol, esta proposta é de uma versão com torre central em inox que dá a base para os degraus.

O modelo ainda conta com guarda-corpo de inox, que mantém o mix de materiais.

 

Mais fotos

escada helicoidal com aço inox

A torre central segue o estilo torcido

escada caracol moderna

O modelo é composto por um viga central que dá sustentação aos degraus

escada caracol com guarda corpo

O guarda corpo é de vidro com corrimão de inox

escada caracol

 

E aí, já escolheu seu projeto de escada de vidro? Conta aqui nos comentários qual o seu modelo preferido.

Você pode gostar...