LUMINÁRIAS PARA QUARTO: 30 modelos Incríveis para se Inspirar!

As luminárias para quarto são itens que vão além da função de garantir luz mais próxima da cama, o item também tornou-se uma peça decorativa e diante de tantos modelos e estilos fica até difícil de escolher uma só. Por isso, o post vai te ajudar a decidir qual mais combina com o seu ambiente e as diferenças entre os modelos.

 

Dicas de luminárias para quarto

  • Tamanho: esse fator implica no equilíbrio da decoração. Uma peça grande demais em um quarto pequeno vai ficar desproporcional, por isso, a dica é sempre seguir as dimensões do ambiente.

 

  • Luz: há duas opções de iluminação – para leitura e para descanso – e ambas são bem diferentes. Então, se você tem o costume de ler antes de dormir, pode escolher uma luz mais forte para o item de modo a deixar o ambiente mais propício. Caso, você siga a higiene do sono e evita a leitura na cama, o ideal é colocar uma luz amarela e mais fraquinha para criar um ambiente agradável e reconfortante.

 

  • Posição: a ideia é que a luminária fique próxima da cama, de modo que a peça seja um ponto de luz mais próximo e mais fácil de acender ou apagar no momento em que você já está na cama.

 

Tipos

Abajur

quarto casal

Os detalhes espelhados decoram o criado mudo

No quarto de casal a escolha foi por seguir a simetria, e por isso os criados mudos são do mesmo modelo, assim como o abajur. A peça de iluminação tem a base de madeira e cúpula de tecido e fica em harmonia com o restante do ambiente que é decorado em bege e branco.

sanca invertida

Este projeto também evidencia a simetria e para deixar o ambiente agradável e clean, o modelo escolhido foi um abajur em formato cilíndrico e com revestimento que simula uma renda. O modelo de tecido que circunda a peça também é visto na luminária de teto e isso garante integração entre as peças.

cabeceira estofada

A decoração bege e branca é suave

No quarto de casal pequeno, o estilo moderno foi a premissa para a escolha dos itens de iluminação. Ao invés de seguir a simetria, de um dos lados da cama foi utilizado um modelo de acrílico contemporâneo e do outro um pendente com o mesmo estilo.

abajur colorido

            Como eu disse no início do post, o item passou de ter apenas a função de iluminar e agora faz parte da decor. E é exatamente isso que dá para notar nestes ambientes decorados. As peças coloridas dão destaque ao ambiente e alguns casos até tornam-se o ponto foco.

 

quarto infantil

Espelhos provençais decoram a parede

Neste quarto infantil, a ideia é ter um item prático e por isso o modelo escolhido foi por uma luminária coluna/ abajur de chão. O item dispensa o uso de um móvel e deixa a iluminação um pouco mais elevada.

 

Mais fotos

parede listrada

cabeceira de madeira

A estante acima da cama é ideal para decorar quartos pequenos

luminária articulada

parede decorada

O duo de cinza e branco decoram o quarto

quarto de solteiro

Pendentes

pendentes coloridos

Móveis planejados compõem o ambiente

Uma tendência na decoração de quartos é substituis as tradicionais luminárias de mesa por pendentes próximos da cama. E neste projeto, os itens coloridos foram utilizados em conjunto, dando um toque bem moderno e jovem para o quarto feminino.

criado mudo colorido

Mais uma proposta para o quarto feminino, aqui o item é um lustre estilo candelabro com cúpulas, e foi posicionado acima do criado mudo, de modo a fazer às vezes do abajur e dar um toque mais sofisticado ao ambiente.

quarto masculino decorado

O forro de gesso deixa o ambiente moderno

Na decoração do quarto masculino, a prioridade é por elementos modernos que garantem essa tendência ao ambiente. E para a iluminação ao lado da cama, o modelo de pentente é de hastes flexíveis e com lâmpada nas extremidades.

pendente de cúpula

Para uma decoração clássica do quarto de casal, a combinação de preto e branco foi a escolha, e sobre o criado tem posicionado um pendente de cúpula na cor preta e com estilo também clássico.

decoração quarto infantil

Estantes organizam os brinquedos

Uma maneira bem atual para iluminar a lateral da cama e criar um estilo moderno e jovem é usar a fiação estendida com a lâmpada na extremidade. A ideia é bem simples, e o modelo barato chama atenção por ser também criativo.

 

Mais fotos

pendente de lâmpada

guarda roupa espelhado

Almofadas azuis decoram a cama e dão cor ao ambiente bege

quarto casal moderno

móvel espelhado

O criado mudo espelhado é moderno

pendente

Arandelas

decoração retrô

Almofadas em preto e branco decoram a cama

O modelo fixo na parede com cúpula é o clássico e vai bem em diferentes estilos de decoração. Aqui a ideia foi de complementar a decoração do quarto retrô com as luminárias nas laterais da cama.

cabeceira estofada

            Em uma versão mais atual, este modelo tem acabamento em inox e toque clean. A delicadeza e tamanho menor da peça é ideal para ser utilizada em espaços pequenos, como este quarto, onde a luminária foi fixada no armário ao lado da cama.

arandela de parede

Flores decoram o criado mudo

Aqui a ideia foi usar um modelo bem atual que é clean e transpassa uma iluminação mais delicada. O conjunto posicionado um sobre o outro torna-se um ponto decorativo e super charmoso do quarto.

iluminação arandela

No mesmo modelo anterior, a arandela de parede aqui é pouquinho maior, e foi posicionada apenas uma peça de cada lado da cama, funcionando como abajur e deixando uma luz agradável para o ambiente.

 

Mais fotos

quarto pequeno

O quadro com fotos do casal decora a parede

papel de parede de listras

arandela de cúpula

quarto de casal azul

A decoração azul clara é delicada

decoração em preto e branco

quarto moderno

Já escolheu qual seu tipo de luminária para quarto preferida? Se o orçamento está apertado e você não pode investir em uma peça nova, aproveita para seguir os tutoriais e fazer algo único e com amor.

Você pode gostar...