QUARTO VINTAGE E RETRÔ: Decoração, Dicas, Fotos


Ter um quarto vintage e retrô é um exemplo de que a decoração mostra muito de você, afinal unir itens de décadas passadas ou inspirados, exige bom gosto e o resultado costuma ficar lindo, de modo a mostrar seu gosto pessoal por um design de época. Se você precisa de inspirações para mudar o estilo do quarto, separamos várias dicas e ideias de como fazer isso com muito bom gosto!

Vintage x Retrô

Antes de sairmos mostrando como fazer uma decoração vintage ou retrô, é preciso entender que essas duas palavrinhas tem significados diferentes.

  1. Vintage: o termo refere-se a móveis e itens de décadas passadas (anos 60, 70 e 80), ou seja, é uma maneira de incorporar móveis antigos a decoração.
  2. Retrô: nesse caso, os móveis e itens de decor são apenas inspirações, e podem ser comprados novos, ou seja, são peças novinhas com design de releitura.

 

Casal

armário vintage

A roupa de cama estampada dá cor ao ambiente

Seguindo a linha vintage, o quarto do casal reaproveitou móveis e deu cores novas as peças, deixando o resultado romântico e delicado. Ah, detalhe para o quadro acima da cama, que segue o mesmo estilo e usa moldura antiga com foto em preto e branco (P&B).

quarto com parede de tijolo a vista

No quarto com parede de tijolo a vista e piso de cimento queimado, a estratégia era valorizar esses pontos, mas tirar um pouco das características industriais. Para isso, a aposta foi recorrer a móveis com design antiguinho e coloridos, trazendo mais vida ao ambiente.

cabeceira de capitonê

O piso de madeira é aconchegante

A decoração mais aconchegante do quarto de casal, apostou em itens como cabeceira de capitonê combinando com uma cadeira de canto, e penteadeira azul que dá cor ao ambiente de tons claros.

quarto casal vintage

            Seguir toda uma linhagem vintage é algo audacioso, mas pode transformar o cantinho do casal em um ambiente capaz de transmitir décadas passadas; e se esse é o estilo dos pombinhos, nada mais autêntico. Neste projeto, não só os móveis compõem o estilo da decor, mas também as paredes pintadas com detalhes dourados e desgastados.

decoração com móveis antigos

Ao pé da cama, tapete redondo

A linha decorativa vintage marca muito bem este quarto. Os móveis em madeira escura e antigos passaram por restauração e em cada detalhe é possível notar o gosto pelas peças.

cor para quarto

Se você gosta do estilo, mas não quer um quarto tão característico, pode apostar nos detalhes, como o criado antigo e azul ao lado da cama, e no uso de quadrinhos com madeira clara nas molduras.

quarto retrô chic

Os lustres ao lado da cama substituem o uso de abajur

E por que não investir em uma decoração retrô chique? Os móveis de releitura são ótimos para compor essa tendência. Nesse projeto, a ideia foi usar peças de apoio ao lado da cama e poltrona com design antigo, e mesclar com peças modernas, como o móvel espelhado abaixo da TV.

Mais fotos

quadros apoiados na prateleira

quarto de casal moderno

O papel de parede de arabescos é clássico e chique

móveis brancos

cabeceira de madeira

A arandela de parede reproduz uma iluminação acolhedora

cobogó na decoração

móveis pé palito

O papel de parede geométrico marca a década de 60

decoração retrô

dicas para quarto de casal

Feminino

criado-mudo colorido

Almofadas coloridas decoram a cama

O modelo de criado-mudo colorido é um dos pontos que retrata o estilo antiguinho da decor. Outros itens para compor a decor e deixar o quarto delicado, são as cores das molduras e detalhes, como o relógio de despertar ao lado da cama.

decoração quarto de menina

Para o quarto de menina, a aposta foi utilizar móveis com cores suaves e formas geométricas. A parede decorada também é outra característica marcante desse ambiente, já que o tom de bege ganhou adesivos de nuvens, e serve como base para enfeitinhos que aproveitam o espaço vertical.

quarto feminino retrô

No chão, piso de madeira

Mesmo seguindo a linha antiguinha, é possível deixar o ambiente moderno e aconchegante. Para esse projeto, diversos itens foram importantes para a composição do todo, como:

  • Criado mudo azul com design retrô;
  • Poltrona roxa de pé palito;
  • Papel de parede e tapete de formas geométricas;
  • Cadeira estofada amarela;
  • Jogo de cama de crochê colorido.

decoração rosa e branco

            Se a intenção é seguir essa linha decorativa, mas de maneira mais suave, esse ambiente seguiu exatamente isso. A mistura e rosa antigo e branco dão delicadeza ao quarto, e para trazer um pouco da cultura brasileira, a aposta foi pelo artesanato feito de linha.

decoração marsala

O tapete recobre todo o piso

O mix de retrô e moderno é ideal para decorar o quarto jovem sem deixar caricato demais. Os móveis com linhagem de décadas anteriores dão delicadeza ao espaço com cores mais intensas e espelho na parede.

decoração provençal

O pendente de parede segue o estilo delicado da decor

Com bom gosto e delicadeza, esse projeto aproveitou o móvel de canto e a cabeceira da cama como ponto de partida para a decoração com estampa floral, que decora as paredes e a roupa de cama.

Mais fotos

quarto roxo e branco

cabeceira de ferro

A renda da roupa de cama é um charme

papel de parede feminino

No ambiente, o mix de estampas de papel de parede ficam em harmonia

quadros decorativos na parede

roupa de cama de patchwork

A cor menta dos móveis é suave

decoração com roxo e amarelo

quarto de menina com cama de casal

A parede azul dá destaque a decor

cores para quarto feminino cama para menina

Masculino

geladeira antiga

O pendente posicionado sobre a cama é moderno

            Para a parede nichos de madeira clara já retomam o toque clássico, mas o destaque da decor vai para a geladeirinha antiga que faz parte do ambiente e é capaz de trazer muito estilo a decoração.

quarto de bebê retrô

A decoração retrô para quarto de bebê também é uma possibilidade, e o resultado é lindo. Nesse projeto, os móveis em madeira clara com detalhes em branco marcam muito bem a década de 60, assim como o pé palito. Para a parede a estampa que remete ao geométrico é outro ponto importante para a decor.

frigobar antigo

Nichos ocupam o espaço vertical

É válido também seguir a linhagem moderna com muitas cores e espelho e aliar isso a itens de releitura, como o frigobar retrô da decoração.

Mais fotos

papel de parede masculino

decoração parede preta

A iluminação não deixa a parede preta ficar carregada

quarto masculino decorado

enfeite para quarto de menino

Discos de vinil decoram a parede

roupa de cama reino unido

decoração quarto de homem

O mural de cortiça enfeita o ambiente

ideias para quarto masculino

Ideias e dicas para quarto retrô e vintage não faltam, agora é só colocar as dicas em prática e deixar o seu cantinho falar um pouco sobre você.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Heloísa disse:

    Perfeito!!!

  2. Talita disse:

    Olá!!
    Me encantei com a cama do ambiente onde o papel de parede é geométrico e tem um quadro com a figura de um lobo acima da cabeceira. Onde encontro este estilo de cama? Onde encontro camas retrôs ou vintage para comprar?? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *