QUARTO VINTAGE E RETRÔ: Decoração, Dicas, Fotos
Ter um quarto vintage e retrô é um exemplo de que a decoração mostra muito de você, afinal unir itens de décadas passadas ou inspirados, exige bom gosto e o resultado costuma ficar lindo, de modo a mostrar seu gosto pessoal por um design de época. Se você precisa de inspirações para mudar o estilo do quarto, separamos várias dicas e ideias de como fazer isso com muito bom gosto!
Vintage x Retrô
Antes de sairmos mostrando como fazer uma decoração vintage ou retrô, é preciso entender que essas duas palavrinhas tem significados diferentes.
- Vintage: o termo refere-se a móveis e itens de décadas passadas (anos 60, 70 e 80), ou seja, é uma maneira de incorporar móveis antigos a decoração.
- Retrô: nesse caso, os móveis e itens de decor são apenas inspirações, e podem ser comprados novos, ou seja, são peças novinhas com design de releitura.
Casal
Seguindo a linha vintage, o quarto do casal reaproveitou móveis e deu cores novas as peças, deixando o resultado romântico e delicado. Ah, detalhe para o quadro acima da cama, que segue o mesmo estilo e usa moldura antiga com foto em preto e branco (P&B).
No quarto com parede de tijolo a vista e piso de cimento queimado, a estratégia era valorizar esses pontos, mas tirar um pouco das características industriais. Para isso, a aposta foi recorrer a móveis com design antiguinho e coloridos, trazendo mais vida ao ambiente.
A decoração mais aconchegante do quarto de casal, apostou em itens como cabeceira de capitonê combinando com uma cadeira de canto, e penteadeira azul que dá cor ao ambiente de tons claros.
Seguir toda uma linhagem vintage é algo audacioso, mas pode transformar o cantinho do casal em um ambiente capaz de transmitir décadas passadas; e se esse é o estilo dos pombinhos, nada mais autêntico. Neste projeto, não só os móveis compõem o estilo da decor, mas também as paredes pintadas com detalhes dourados e desgastados.
A linha decorativa vintage marca muito bem este quarto. Os móveis em madeira escura e antigos passaram por restauração e em cada detalhe é possível notar o gosto pelas peças.
Se você gosta do estilo, mas não quer um quarto tão característico, pode apostar nos detalhes, como o criado antigo e azul ao lado da cama, e no uso de quadrinhos com madeira clara nas molduras.
E por que não investir em uma decoração retrô chique? Os móveis de releitura são ótimos para compor essa tendência. Nesse projeto, a ideia foi usar peças de apoio ao lado da cama e poltrona com design antigo, e mesclar com peças modernas, como o móvel espelhado abaixo da TV.
Mais fotos
Feminino
O modelo de criado-mudo colorido é um dos pontos que retrata o estilo antiguinho da decor. Outros itens para compor a decor e deixar o quarto delicado, são as cores das molduras e detalhes, como o relógio de despertar ao lado da cama.
Para o quarto de menina, a aposta foi utilizar móveis com cores suaves e formas geométricas. A parede decorada também é outra característica marcante desse ambiente, já que o tom de bege ganhou adesivos de nuvens, e serve como base para enfeitinhos que aproveitam o espaço vertical.
Mesmo seguindo a linha antiguinha, é possível deixar o ambiente moderno e aconchegante. Para esse projeto, diversos itens foram importantes para a composição do todo, como:
- Criado mudo azul com design retrô;
- Poltrona roxa de pé palito;
- Papel de parede e tapete de formas geométricas;
- Cadeira estofada amarela;
- Jogo de cama de crochê colorido.
Se a intenção é seguir essa linha decorativa, mas de maneira mais suave, esse ambiente seguiu exatamente isso. A mistura e rosa antigo e branco dão delicadeza ao quarto, e para trazer um pouco da cultura brasileira, a aposta foi pelo artesanato feito de linha.
O mix de retrô e moderno é ideal para decorar o quarto jovem sem deixar caricato demais. Os móveis com linhagem de décadas anteriores dão delicadeza ao espaço com cores mais intensas e espelho na parede.
Com bom gosto e delicadeza, esse projeto aproveitou o móvel de canto e a cabeceira da cama como ponto de partida para a decoração com estampa floral, que decora as paredes e a roupa de cama.
Mais fotos
Masculino
Para a parede nichos de madeira clara já retomam o toque clássico, mas o destaque da decor vai para a geladeirinha antiga que faz parte do ambiente e é capaz de trazer muito estilo a decoração.
A decoração retrô para quarto de bebê também é uma possibilidade, e o resultado é lindo. Nesse projeto, os móveis em madeira clara com detalhes em branco marcam muito bem a década de 60, assim como o pé palito. Para a parede a estampa que remete ao geométrico é outro ponto importante para a decor.
É válido também seguir a linhagem moderna com muitas cores e espelho e aliar isso a itens de releitura, como o frigobar retrô da decoração.
Mais fotos
Ideias e dicas para quarto retrô e vintage não faltam, agora é só colocar as dicas em prática e deixar o seu cantinho falar um pouco sobre você.