DECORAÇÃO VINTAGE E RETRÔ: 70 Ideias -Tudo Sobre


Na decoração de interiores, a mais nova tendência é fazer um mix de estilos, e quando o assunto é mesclar, a decoração vintage e retrô são ideais para dar toques especiais no design do lar. É claro que ambos os estilos também podem seguir sozinhos e determinar uma característica mais antiguinha ao lar. Isso vai muito do gosto e do impacto que você quer causar e da sua própria personalidade.

Se você quer ter uma decoração com detalhes ou até um ambiente inteiramente dedicado a outras décadas, vamos ao post!

Diferença entre Vintage e Retrô: O que é cada um?

Antes das dicas, o primeiro passo é diferenciar vintage e retrô. Sim, os termos se referem a estilos diferentes, mas é comum ouvirmos ambos para uma mesma coisa.

  • O vintage se refere a itens que são de fabricação da época a qual pertencem. Para um móvel ou objeto diverso ser vintage, ele deve ter entre 20 e 100 anos (mais que isso é considerado antiguidade). O móvel vintage é aquela peça da vovó que ficou esquecida, mas que com certeza tem grandes chances de dar um up na decoração. Ao se usar uma cômoda vintage em uma sala, por exemplo, você cria um elemento surpresa e garante personalidade ao espaço, uma vez que está mesclando uma peça antiga conservada junto a elementos mais atuais. Em suma, tratam-se de itens mais exclusivos.
  • O retrô é o item novo que você compra na loja, e que tem design antigo; ou seja, é uma peça novinha, fabricada em homenagem ao estilo de outra época, repaginada e normalmente atualizada em alguns aspectos. O retrô é geralmente aquilo que fez sucesso décadas atrás e que, por conta disso, continua sendo fabricado. Nessa categoria normalmente vemos aqueles móveis com pés torneados e de estilo mais rococó que são repaginados e atualizados com cores mais vibrantes, por exemplo. Outro exemplo é o frigobar retrô da Brastemp.

decoraçao vintage e retro 1

Móveis Retrô e Vintage

Para se criar uma verdadeira decoração retrô ou vintage, o ideal é usar um ou mais móveis antiguinhos.
decoraçao vintage e retro 2
A sala acima conseguiu reunir diferentes elementos da decoração vintage e retrô. No canto, um criado oldschool serviu de apoio ao abajur; enquanto a cômoda com portas decoradas foi essencial para dar um toque de passado, mas mantendo a contemporaneidade por conta dos espelhos.
decoraçao vintage e retro 3
Para dar uma pitada de décadas passadas ao quarto, o móvel amarelo que serve como criado-mudo deu destaque e vida ao ambiente e deixou o cantinho do sono mais alegre.

Os móveis retrô e vintage são muito versáteis no momento de combinar com outros estilos, afinal não precisam estar em um ambiente todo do mesmo gênero, e por isso podem se tornar o ponto de destaque. Mas, por outro lado, é importante saber harmonizá-lo com o restante do decor, de modo que não fique algo deslocado, como fez a decoradora do ambiente acima, ao optar por combinar o móvel com quadrinhos divertidos e algumas molduras amarelas.

           decoraçao vintage e retro 4

Na sala, o painel para a televisão foi feito de madeira de demolição, dando um toque rústico ao ambiente. Enquanto o pequeno móvel de décadas passadas passou por uma restauração e ganhou gavetas azuis, deixando a peça mais alegre.

Dica: se você não tem mais as peças da vovó, pode recorrer a feiras livres e até móveis usados para encontrar móveis vintage. Nos antiquários também dá para encontrar peças legais, mas nesse caso é preciso estar com o bolso mais cheio ($$$$).

decoraçao vintage e retro 5

E que tal usar um ambiente todo ao estilo da década de 70 e 80? Nessa sala, todos os móveis mantiveram a mesma essência e mostraram que ficam lindos quando usados em conjunto. Detalhe que até os vasos de planta respeitaram a ideia.

decoraçao vintage e retro 6

Você não abre mão de uma sala moderna e com toque de cor? Calma, isso também é possível usando peças retrô, como essa sala com sofá de linhas retas e modernas que ganhou um aparador turquesa retrô. E veja como tudo orna: o turquesa do aparador também aparece nas almofadas decorativas e a delicadeza transmitida pelo entalhe rococó também está presente no lustre e no papel de parede. Ficou lindo não?!
decoraçao vintage e retro 7
Ah, aquele móvel que parece um aparador com gavetas e que a vovó usava na sala de jantar, pode ir para o quarto. A peça escura destacou-se no quarto com tons claros.

É comum encontrar esses móveis nas casas mais antigas, mas como não é algo valorizado pelos mais velhos, o item pode precisar de uma reforminha. Para isso, encontre um profissional que recupere móveis de época para deixar seu móvel.

decoraçao vintage e retro 8

Os móveis de diferentes décadas também podem ser misturados no mesmo ambiente. Assim como, o vintage e retrô que mantém harmonia e criam um mix de épocas bem interessante.

A dica para não errar, é sempre ter parcimônia na decoração e não exagerar nos itens. Ah, e evite que dois móveis de muito destaque fiquem próximos.

Eletrodomésticos Retrô

decoraçao vintage e retro 9
As geladeiras retrô são ótimas para dar um toque especial na cozinha. O item já é fabricado por várias marcas nesse modelinho, e o melhor é que possuem motor nova e por isso são mais econômicas que as antigas de verdade.

A cozinha com armário moderno, pode sim receber um eletrodoméstico nesse estilo.

decoraçao vintage e retro 10
E por que não criar uma cozinha só eletrodomésticos retrô? Ao entrar nesse ambiente, a sensação de voltar no tempo é garantida. E vamos combinar, que a cozinha com itens todos coloridinhos (década 70) fica até mais aconchegante.

decoraçao vintage e retro 11
Se você gosta do estilo moderno e contemporâneo, as cores cinza e preta dão esse toque ao ambiente. Contudo, a geladeira vermelha com linhas curvas e estilo retrô quebram um pouquinho da modernidade e mostram que é possível ter só um eletrodoméstico antiguinho no ambiente.
decoraçao vintage e retro 12

Assim como gostamos de combinar tudo branco ou inox, os eletrodomésticos retrô também podem ser de uma única cor. Nessa cozinha a opção foi por usar uma linha toda azul clara, o que deixou a decoração suave e antiguinha.
decoraçao vintage e retro 13
E você não precisa ter um item grande como geladeira ou fogão, dá para criar uma bancada com aparelhos elétricos pequenos e que remetem a décadas passadas. A batedeira colorida não pode faltar, mas há outras opções como liquidificador, mixer, torradeira, espremedor de frutas e até um ventilador vintage para diminuir as altas temperaturas.

Papel de Parede Vintage

decoraçao vintage e retro 14
Para dar o toque vintage na parede, abuse dos papeis de parede. Esse modelo com laranjarado e marrom tem desenhos característicos de décadas passadas. E o melhor é que atualmente, várias lojas já vendem esse recurso com características antigas.

decoraçao vintage e retro 15
O colorido nas paredes da década de 60 e 70 marcou esses anos. Os detalhes mais coloridos ficaram entre os anos 70 mesmo.
decoraçao vintage e retro 16
A sala de jantar pode ser um ambiente para aplicar o papel de parede e dar o toque antigo. As cores escuras apesar de menos usadas, também remetem aos tempos passados, e a estampa é essencial para ter um ambiente bem característico.

decoraçao vintage e retro 17
As paredes que causavam ilusões visuais e a geometria parecia mexer-se marcam décadas passadas e são essenciais para caracterizar uma sala vintage.
decoraçao vintage e retro 18
A geometria é algo muito presente nas paredes vintage e retrô. As cores não precisam ser o ponto auge e o importante é que fiquem em harmonia com o restante da decoração.
decoraçao vintage e retro 19
Duas marcas do estilo vintage de parede estão juntas nesse papel de parede – a ilusão de ótica e a geometria (Consegue enxergar a mistura de formas? Dá para ver triângulos, losangos e até retângulos). A variação de tons cinzas também marca o ambiente e ao mesmo tempo o deixa suave.
decoraçao vintage e retro 20
O floral, não como usado atualmente, mas com flores grandes e em tons da época (marrom e laranja) é outra alternativa para as paredes.
decoraçao vintage e retro 21
No lavabo o uso do papel de parede vintage também é possível, e mais uma vez estão presentes a geometria e ilusão visual.

Coisas diversas

Quadros Vintage
decoraçao vintage e retro 22
            Outra opção para remeter ao estilo vintage é usar diferentes quadros em uma só parede como se formasse um painel.
decoraçao vintage e retro 23
Os quadros devem remeter a pinturas, pôsteres e imagens de épocas passadas para dar característica retrô ao ambiente.

Dica de compra:
decoraçao vintage e retro 24
Tem como falar de décadas passadas e não lembrar do Chaplin? O quadrinho com foto e ilustração do artista, é ótimo para compor a decoração da parede vintage. Esse modelinho está disponível aqui.
decoraçao vintage e retro 25
O carro, Kombi, que fez sucesso em outras épocas, pode ser uma ilustração para o quadro retrô. O modelo painel é vendido aqui.

decoraçao vintage e retro 26

Ah, e se você não tem um telefone desses pode usar a imagem no conjunto de quadros da parede. Esse quadrinho está a venda nessa loja.

Placa Vintage

Além dos quadros, outra opção para seguir os estilos vintage e retrô são placas que remetem a propagandas e ilustrações da época. Dá para seguir a ideia de usar em conjunto ou usar só uma plaquinha.

decoraçao vintage e retro 27

decoraçao vintage e retro 28

Dica de compra:
decoraçao vintage e retro 29
Que tal ter uma placa de “bebida gelada aqui” próximo do barzinho ou da adega? Esse modelo pode ser encontrado aqui.
decoraçao vintage e retro 30
A placa decorativa que remete a uma propaganda é super característica do estilo vintage e pode ser comprada nesse site.

Fotos de decoração vintage e retrô

Inspiração nunca é demais, não é?! Sendo assim, separamos algumas fotos para ficar de ideia para quem vai seguir esse estilo na decoração.

decoraçao vintage e retro 31

decoraçao vintage e retro 32

decoraçao vintage e retro 33

decoraçao vintage e retro 34

decoraçao vintage e retro 35

E aí, vai seguir a decoração vintage e retrô? Não é preciso fazer todo o ambiente com móveis no mesmo estilo, a ideia é ousar na decoração ou até aproveitar de pequenos detalhes para ter influência de décadas passadas.

Confira também

1 Response

  1. Fabia disse:

    Adorei, amo decoração vintage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *