Vidros decorados: 68 ideias incríveis, veja como fazer!
São tantas as técnicas de vidros decorados, que a gente até se perde. E para dar uma ajudinha na hora de saber qual a técnica usada, elencamos inúmeras maneiras de decorar os potes e inspirações para todos os tipos de vidros, garrafas, potinhos e outros.
Quer ver mais como transformar vidros simples em ideias incríveis,e até ganhar um dinheiro extra? Vamos ao post!
Modelos de vidros decorados – Potes e garrafas:
Com tecido
Se você tem alguns pedaços de tecido em casa, aproveite os retalhos para transformar potinhos como uma nova decoração, que pode ser apenas na tampa, ou cobrindo todo o item.
Nesta proposta, a ideia foi de usar tecidos para decorar parte do corpo do vidro e a tampa. O mesmo tecido foi usado nas duas partes, e o pote fica ideal para lembrancinhas, ou até para presentear os amigos com uma bolachinha ou geleia caseira.
Aqui a ideia foi de revestir as garrafinhas com tecido. Além do tecido, as garrafas ainda foram decoradas com tinta, deixando os pequenos detalhes a mostra e valorizando o trabalho manual.
Mais fotos
Com renda
A renda é um tecido ótimo para quem quer deixar os vidrinhos mais delicados e até com um leve toque romântico. Os vidros decorados com renda, podem receber apenas um detalhe na volta ou serem totalmente encobertos pelo tecido.
Nesta proposta para a decoração dos potes de vidro (potes de doces, maionese, etc), a ideia foi usar uma renda fininha para cobrir toodo o pote e ainda fazer uma espécie de saia na parte de cima, dando ainda mais delicadeza ao item.
Nesta proposta para decorar as garrafas com renda, a ideia foi de usar toalhinhas rendadas e colá-las na frente da garrafa. O vidro verde ajudou a dar destaque ao tecido, e a peça pode até ser usada como enfeite de mesa em festas de aniversário ou até casamento.
Mais fotos
Com linha
Uma técnica bem atual de vidros decorados é o uso da linha. O material super simples de ser encontrado, pode ser utilizado para contornar potes e garrafas e dá um toque bem delicado ao item. E o melhor é que é uma técnica simples e fácil; você vai ver nos tutoriais ao final do post!
Se você gostou da ideia de usar linha na decoração das garrafas, esses três modelos decorados mostram que o material dá uma charme bem especial, e ainda permite ser decorado com outros elementos, como pérolas, renda e fita de cetim; criando um ponto a mais na decoração.
Mais fotos
Com EVA
Sabe aquela expressão “pau para toda obra”? Ela funciona muito bem para o EVA! A placa colorida e macia permite vários tipos de artesanatos e não seria diferente para os vidros decorados. Quer ver como fica o EVA nos potes? Vamos às inspirações!
Nesta proposta de potinhos decorados, o EVA é o destaque da decoração. Os vidros simples foram decorados na tampa e com rótulos feitos de EVA, indicando o uso de cada pote (doces, etc). Outro uso, foi para fazer flores que decoram as tampas e até a frente dos potinhos, dando um estilo delicado ao enfeite.
Mais fotos
Com biscuit
O biscuit é um tipo de material bem conhecido entre as propostas de potes decorados. A massinha que permite ser moldada de diferentes formas é super versátil e funciona para diferentes ideias, que podem ser desde a decoração da tampa, ou um enfeite para o pote todo.
Neste modelo de pote decorado, o tema escolhido para a decoração foi a turma do Snoopy. Os personagens da trama criam uma decoração super fofinha para o vidro, que pode ser usado para decorar o quarto infantil, ou como lembrancinha de festa. E claro que os fãs mais crescidinhos desse cãozinho da década de 50 também podem incluir o pote na decor.
Mais fotos
Com fuxico
Para quem vive se aventurando com os retalhos de tecido para fazer fuxico, pode unir duas técnicas – fuxicos e potes de vidros decorados. As ideias são bem variadas e com as inspirações você pode criar modelos únicos para decorar a casa ou revender.
Nesta proposta de decoração do pote, a ideia foi de usar tecido como se fosse um rótulo e a flor de fuxico na frente, dando um toque toque especial ao potinho decorado com tecido em azul e branco.
Essas propostas mostram diferentes ideias de usar fuxico na decoração. Todos os modelos se restringem a decoração da tampa, que ora foi feita com flor de fuxico, ora com o fuxico simples e uma pedrinha para dar acabamento.
Mais fotos
Com tinta
A tinta é uma técnica bem conhecida e já aplicada há algumas décadas, mas a verdade é que são tantas opções de usar tinta na decoração de potes, que dá para criar modelos incríveis e bem simples de fazer até para quem tem pouca habilidade com trabalhos manuais e o mundo do artesanato.
A técnica usada nessa decoração de potes foi bem básica – apenas a pintura dos potinhos. O que garantiu delicadeza aos modelos, foi o efeito fosco da tinta e o detalhe dos tecidos amarrados nas bordas dos potes, que contribuem para a decoração e combinam com as cores escolhidas.
Mais fotos
Com decoupage
Se você não tem toda a habilidade com a decoração de vidros que envolvem técnicas com pinturas detalhes, pode se inspirar nos modelos de decoupage. A técnica envolve o recorte de papeis que são colados sobre o vidro e criam uma imagem ou desenho, e dispensam as habilidades artísticas com a pintura.
Para este modelo de pote decorado, a escolha foi por usar a imagem de uma abelha com um pote de mel para decorar a frente do vidro. O item ainda ganhou alguns detalhes em pintura nas bordas para combinar com a cor da tampa e o detalhe do laço.
Mais fotos
Com juta
O famoso tecido/ saco de estopa, é também conhecido pelo nome de juta e é uma ótima opção de tecido para quem pretende usar em vidros decorados e ainda dar um toque rústico à decoração do item. A ideia da juta é quase a mesma do tecido, mas como o material é mais grosso, vale fazer combinações mais delicadas.
Nesta proposta de decoração do pote, a juta serviu de base e foi usada como se fosse um rótulo. Para dar mais delicadeza, a aposta foi por usar renda e uma flor feita de estopa, deixando o resultado super delicado.
Mais fotos
Com papel
Sabe aquele papel de scrapbook ou até mesmo um pedaço de papel de presente bonito? As vezes dá dó de jogar fora, e se você quer reaproveitar o item para a decoração, aproveite as ideias incríveis para transformar os potinhos.
O modelo de papel usado aqui segue uma linha mais retrô, em branco e preto. O papel foi usado para revestir potes de vidro e ganharam um lacinho com barbante, criando porta trecos simples e fáceis de reproduzir.
Mais fotos
Craquelê
A técnica de craquelê em vidros já foi bem usual, mas vira e mexe aparece nas opções para vidros decorados. O craquelado pode ser usado sozinho para revestir toda a superfície do vidro, ou junto com outras técnicas, como a decoupage.
Para estas peças a aposta foi por fazer um fundo claro nas garrafas e uma cobertura alaranjada, que ao ser craquelada dá impressão de fissuras que deixam o fundo mais suave a mostra.
Mais fotos
Crochê
Para quem já faz trabalhos manuais em crochê, como cortinas e tapetes, pode aproveitar as habilidades com as agulhas para decorar potes também.
A decoração do pote com crochê neste caso foi feito apenas na tampa. O detalhe valorizou o potinho e deixa o conteúdo de dentro visível.
Mais fotos
Como decorar vidros passo a passo
- Para iniciar os trabalhos, lave bem as garrafas e deixe-as secar completamente;
- Depois que a garrafa já estiver bem seca, coloque uma quantidade de tinta acrílica dentro;
- Vá virando a garrafa, para garantir que a tinta escorra por todos os lados e cubra cada pedacinho do vidro;
- Em uma superfície, coloque as garrafas viradas de cabeça para baixo para secar e escorrer a tinta excedente;
- Agora é só esperar que a tinta seque completamente e usar na decoração.
- Limpe uma garrafa e retire o rótulo;
- Com auxílio de um pincel, passse cola gel, dê uma volta com linha e faça um nozinho;
- Vá passando a cola em gel pela garrafa e contornando-a com linha;
- Contorne toda a garrafa com a linha escolhida.
- Ao final, faça mais um nozinho e cole bem com cola gel.
E aí, gostou das ideias e tutoriais de vidros decorados? Agora é só colocas as ideias em prática.