Como Fazer Fuxico – 40 Ideias Artesanais & Passo a Passo Simples!

Se você gosta de trabalhos artesanais temos certeza que vai adorar aprender como fazer fuxico. O fuxico é um detalhe usado na decoração originalmente brasileiro que pode ser usado em diferentes peças como, almofadas, roupas, bolsas entre outras.

Quer aprender como fazer fuxico? Nesse post vamos mostrar diversas maneiras de usar esse detalhe fofo e ensinar como fazer com passo a passo completo, mesmo que você não tenha nenhuma habilidade com costura vai se sair bem nessa empreitada.

Fotos e Modelos de Fuxico Artesanal

O mais legal de aprender como fazer fuxico é a possibilidade de decorar peças de uma forma diferente e ainda reutilizar tecidos que você tem em casa que acabariam no lixo.

Com o fuxico você pode customizar qualquer tipo de peça de roupa, fazer bolsas, mochilas, cortinas e o que mais a sua imaginação e criatividade permitirem.

Como fazer fuxico: Inspirações

Como fazer fuxico: Inspirações

Como fazer fuxico: Inspirações

Como fazer fuxico: Inspirações

Como fazer fuxico: Inspirações

De Flor

O fuxico de flor é uma das versões mais utilizadas.

Na década de 90 esse tipo de artesanato esteve super em alta e depois ficou esquecido por algum tempo. Agora essa tendencia voltou com tudo e é a cara de quem gosta de peças personalizadas e exclusivas.

Não existe apenas uma maneira de fazer fuxico de flor.

Na verdade com o tempo a pessoa vai aprimorando a técnica e criando o seu próprio estilo de costura criativa.

Como fazer fuxico: Flor amarela e vermelha Como fazer fuxico: Flor lilás Como fazer fuxico: Flor vermelha

A estampa de bolinha ou poá como também é conhecida traz modernidade a diversos tipos de peças. O tecido preto com bolinhas brancas remete aos anos 60 e por isso pode ser usado para compor detalhes de fantasias como tiaras.

Os tecidos coloridos com bolinhas brancas combinam bem com roupas e acessórios para as estações mais quentes do ano. Já para decoração de casa, como almofadas é bacana pensar em cores mais neutras e menos enjoativas.

Como fazer fuxico: Flor rosa Como fazer fuxico: Flor roxa

De Borboleta

Aprender como fazer fuxico de borboleta pode ser uma ótima opção para mamães que estão em busca de acessórios que podem ser usados para criação de lindas lembrancinhas. Nas lembrancinhas esse modelo de fuxico pode ser usado na decoração de caixinhas, tubetes e até mesmo como ponteira de lápis.

Outra opção super útil é usar esse modelo de fuxico na decoração de itens do quarto de menina, com isso deixando o ambiente muito mais bonito e delicado.

Como fazer fuxico: Borboleta com pérolas Como fazer fuxico: Borboleta azul

Para quem deseja aprender como fazer fuxico e vender pode ser uma boa opção investir na produção de xuxinhas. Esse tipo de item é muito comercializado em lojas de 1 real e 1.99. Que mamãe resiste a tanta fofura?Como fazer fuxico: Borboleta vermelha

As borboletas são a cara da primavera, a época mais florida e alegre do ano. Pensando nisso você deve buscar tecidos coloridos que combinem com essa estação. Se você tem algum tecido em casa que deseja utilizar, mas acha ele um pouco sem graça a dica é tingir.

Em lojas de artigos para festas você encontra diversos tipos de corantes para tecido. É importante especificar o tipo de tecido que você deseja pintar, pois alguns corantes exigem a fervura da peça e alguns tecidos não suportam altas temperaturas.

Como fazer fuxico: Borboleta vermelha e branca Como fazer fuxico: Borboleta estampada

De Coração

O fuxico já faz parte da cultura popular, mas o sucesso é tanto que ele ganhou algumas versões diferentes, como é o caso do fuxico em formato de coração.

Esse modelo é mais incrementado e deve ser feito com molde. A técnica de costura é a mesma que ensinamos no final desse post, porem você deve tomar cuidado para manter o formato de coração enquanto costura.

Como fazer fuxico: Coração rosa Como fazer fuxico: Coração vermelho

O fuxico de coração traz romantismo e fofura a qualquer tipo de peça. Inclusive ele pode ser usado para decorar o quarto em uma noite romântica.

Como fazer fuxico: Coração rosa claro Como fazer fuxico: Coração bordado

Simples

O fuxico simples é o mais utilizado para decorar almofadas e outros itens para casa. É aquele fuxico redondinho que você já conhece. Embora seja a versão simples você pode compor com outras unidades e fazer um desenho maior no formato que desejar.

Como fazer fuxico: Simples marrom Como fazer fuxico: Simples vermelho Como fazer fuxico: Simples branco Como fazer fuxico: Simples Como fazer fuxico: Simples rosa

Diferente / Criativo

Se você deseja criar peças incríveis e únicas, os modelos de fuxicos diferentes podem ser a pedida certa para essas criações. Uma das principais vantagens do fuxico é que esse é um tipo de enfeite que pode ser aplicado em praticamente qualquer objeto.

Para dar um toque especial na sala de estar por exemplo você pode criar uma linda decoração no abajur ou almofadas.

Se você é fã da leitura pode criar uma peça única fazendo um fofinho marca página apenas fazendo a combinação de um clip com um fuxico.

São tantas opções que podem ser feitas com fuxicos que fica dificil saber por qual começar. Para se inspirar a seguir separamos algumas opções lindinhas e super diferentes de fuxicos.

Como fazer fuxico: Diferente verde

Como fazer fuxico: Diferente rosa

Como fazer fuxico: Diferente lilás e verde

Quer dar um toque especial em um vestido da filha que está sem uso no guarda roupa. Esse modelo de fuxico que separamos pode ser uma ótima opção. As meninas adoram cores como lilás e rosa, fazer a combinação de um tecido com uma cor delicada como essas e um formato fofo como flor ou coração pode ser a pedida certa.

Como fazer fuxico: Diferente azul

A decoração do quartinho do bebê é um dos momentos mais especiais vividos pela mamãe. Para dar um toque especial e delicado na decoração do quarto você pode decorar peças com fuxicos em tons clarinhos que harmonizem com a decoração. Geralmente os tons mais usados em decoração de quarto de bebê são verde clarinho, azul bebê, rosa clarinho e bege.

Quadrado

O fuxico quadrado é um dos modelos mais usados atualmente principalmente para decoração de quarto. Uma peça que tem feito muito sucesso é a colcha de fuxico. Costurados bem juntinhos um a um os fuxicos dão forma a uma peça incrível que transforma a decoração do quarto. As colchas não são obrigatoriamente feitas com o fuxico quadrado, você pode usar o modelo que desejar.

Como fazer fuxico: Quadrado

Como fazer fuxico: Quadrado

Como fazer fuxico: Quadrado

Como fazer fuxico: Quadrado

Como fazer fuxico: Quadrado

Um dos meios mais criativos para fazer uso do fuxico é na decoração de casa. As almofadas personalizadas ficam lindas e podem dar um up na decoração.

Com Enchimento

O fuxico com enchimento é super fofinho e tem feito muito sucesso principalmente para decoração de lembrancinhas, tiaras e xuxinhas de cabelo.

Para se inspirar veja a seguir os lindos modelos que separamos de fuxico com enchimento. São opções para deixar a imaginação fluir e criar as peças mais lindas e delicadas.

Como fazer fuxico: Com enchimento Como fazer fuxico: Com enchimento Como fazer fuxico: Com enchimento

O fuxico com enchimento pode ser usado na produção de lindos modelos de lembrancinhas pode ser uma ótima opção para quem busca uma lembrancinha fofa e que possa ser feita em casa

Como fazer fuxico: Com enchimento

Como fazer fuxico: Com enchimento

Fuxico Japonês

Não tem como negar que o fuxico japonês é um dos modelos mais bonitos de fuxico. Eles são super delicados e muito utilizados principalmente para a confecção de bijuterias e acessórios de cabelo.

Como fazer fuxico: Japonês com estampa xadrez

Como fazer fuxico: Japonês rosa

Quer se inspirar com lindos modelos de almofadas de fuxico? Confira o post que preparamos com 61 modelos lindos e também um passo a passo completo para fazer em casa!

Como Fazer Fuxico: Passo a Passo Fácil

Aprender como fazer fuxico não é dificil, mas exige uma dose extra de paciência. Não existe molde para esse tipó de peça, pois você pode fazer do tamanho que desejar de acordo com a peça que irá desejar. A seguir vamos ensinar como fazer fuxico redondo que é a versão mais simples. Depois de aprender o pulo do gato desse modelo você pode inovar com outras versões, como fuxico de borboleta e de coração.

Materiais

  • Tecido
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha de costura de uma cor que combine com o tecido utilizado

Passo a Passo

  1. Vamos começar cortando o tecido. Você pode fazer o circulo do tamanho que desejar, lembre-se que o resultado final ficará com a metade do tamanho do circulo que cortou nessa etapa.
  2. Se você quer aprender como fazer fuxico para customizar peças grandes e que vai precisar de mais que uma unidade de fuxico do mesmo tamanho a dica é fazer um molde em acetato ou papel cartão para padronizar os tamanhos.
  3. Com o fuxico cortado e linha na agulha é hora de começar a costurar.
  4. Dobre a pontinha do tecido fazendo uma beiradinha e de o primeiro ponto.
  5. O verso do tecido deve ficar para o lado de dentro.
  6. Siga costurando com pontos firmes e rentes um no outro sempre fazendo a beiradinha para dar um bom acabamento.
  7. Conforme for costurando vá puxando a linha o máximo possível para franzir como se fosse a boca de um saquinho.
  8. Ao terminar de um nó duplo e corte o excesso de linha.
  9. Está pronto! Agora é só fazer outras unidades e compor a customização que você imaginou.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer fuxico? Qual modelo gostou mais? Deixe seu comentário.

Você pode gostar...