Kusudama – O que é? + Como fazer o origami de um jeito simples!

O kusudama é uma arte milenar e que aos poucos tem ganhado espaço na cultura ocidental; e mesmo que você já saiba o que é essa arte, você conhece o verdadeiro significado deste elemento?

Se você não sabe o que é kusudama ou o seu significado, no post reunimos todas essas respostas, e ainda trouxemos tutorial de como a arte é feita.

modelos de kusudama

 

O que é kusudama?

O termo kusudama se refere a arte japonesa de origami modular, que é uma técnica que reúne diversos origamis individuais formando a esfera.

O significado da palavra kusudama tem como tradução “esfera de cura”, trazendo um simbolismo muito além da arte do origami.

o que é

A ideia é de que o origami modular era usado com saquinhos de ervas medicinais e perfumadas em seu interior, de modo a ser um elemento para tratar da saúde dos moradores e da energia do lar.

O origami modular, geralmente, é composto por um cordão na parte de baixo, que tem como significado distribuir e espalhar a energia para a pessoa que para embaixo ou para o ambiente, de modo a curar e evitar doenças, e filtrar a energia da casa.

Assim, o kusudama pode ser usado como um elemento de decoração na parte da frente da casa, mas também como um item para filtrar as energias ruins, mantendo sempre bons fluídos no interior do lar.

Fotos e modelos de kusudama

Electra

modelo elektra

A kusudama electra (elektra) é um tipo de origami modular composto por 30 peças e que traz partes abertas na formação da sua esfera.

Como inspiração para esse tipo de origami modular, a proposta aqui traz um modelo composto por origamis individuais de cores diferentes, o que cria uma esfera colorida e alegre para o modelo.

 

arte japonesa origami

O papel tem temática oriental

Outra versão para o modelo electra, é este modelo feito com papel decorado de fundo vermelho e com referências ao estilo oriental.

O papel escolhido para o origami é o que garante destaque ao item, e é ideal para usar na decoração como um item da cultura oriental.

decoração japonesa

O modelo é formado por papeis em tom de verde claro

origami electra

O modelo é em papel decorado com tons de amarelo

modelos de kusudama electra

Flor

 

origami de flores

O modelo é formado por tons intensos

Entre os variados estilos para a arte de origami modular, a proposta aqui traz um modelo composto por flores, que dão origem a esfera.

O modelo de kusudama é uma versão de esfera composto por origamis de flores, que são de diferentes formatos, tamanhos e cores, compondo a esfera  de uma maneira alegre e colorida.

esfera de flores

Outra inspiração para o modelo formado por flores é esta opção que traz flores iguais e de mesmo tamanho.

Para o origami modular, a ideia foi de fazer flores no duo de cores laranja e verde, criando um modelo colorido.

As flores usadas para a esfera são formadas através da arte da dobradura e trazem diversos detalhes, como o miolo que é rico em detalhes.

 

modelo com cordão

O modelo possui o cordão na parte de baixo

kusudama de flores

Vênus

kusudama vênus colorido

O modelo de origami modular vênus é uma versão formada pela dobradura em espécie de flor e que ganha o nome de vênus, tendo diversas pontas que se encaixam entre si e deixam a esfera fechada.

O modelo de kusudama vênus é formado pelas dobraduras coloridas e que formam uma esfera de origami com cores intensas e alegres.

O modelo ainda traz uma alça feita em papel, e que permite pendurar o item como parte da decoração da casa.

 

origami azul

O modelo possui cordão decorado com contas azul

A inspiração para o origami modular é uma versão feita em um duo de tons de azul, misturando azul escuro e claro e criando uma esfera em tons de azul.

As dobraduras em formato de vênus misturam os dois tons de azul e assim criam um efeito incrível para a formação da esfera de cura.

kusudama pequeno

O modelo é uma versão de esfera pequena

modelos origami vênus

Sakura

origami flor de sakura

Entre as diferentes versões de origami que formam a esfera, uma das possibilidades é trazer um pouco mais da cultura japonesa, formando a esfera a partir de dobraduras que lembrem a clássica flor de Sakura ou flor de cerejeira, como também é chamada.

Para o origami modular de flor de cerejeira, a ideia aqui foi de fazer uma esfera pequena formada com dobraduras de flor.

O papel escolhido para a dobradura é em tom de rosa claro, que remete a ideia da flor de Sakura, mantendo o estilo oriental em cada detalhe.

 

origami flor de cerejeira

O modelo é formado por tons suaves

Como inspiração colorida para a arte milenar, a proposta aqui traz uma versão em que cada pétala é formada por um cor, sendo que todas as cores são em tons suaves.

A ideia de formar flores coloridas deixa o origami modular mais alegre, mas sem pesar na decoração, já que os tons são suaves e delicados.

kusudama de flor de sakura

O modelo traz as flores em tons de vermelho, laranja e amarelo

origami modular sakura

 

Como fazer kusudama? – Passo a passo

Se você quer aprender a fazer kusudama, trouxemos um tutorial que mostra passo a passo de como fazer os origamis individuais que compõem a esfera. Assim é só fazer os origamis que darão origem para a esfera de cura. Ah, e antes de completar o fechamento, vale incluir no interior da esfera ervas aromáticas e que ajudam a filtrar as energias ruins.

tutorial como fazer

 

E aí, você já conhecia essa arte japonesa? Agora que você já sabe o que é, sua função e como fazer, já pode aderir a ideia de ter o item como parte da decoração da casa, filtrando as energias e garantindo boas energias para o lar.

Você pode gostar...