Porquinho-da-índia abissínio – Características e como cuidar!

Ter um pet de estimação é o desejo de muitas pessoas. O porquinho-da-índia abissínio é uma boa opção, principalmente se você busca um animalzinho pequeno e fácil de cuidar.

Essa é uma variação comum no Brasil, parecida com a raça peruana. É fofo, esperto, ideal para casas pequenas e com crianças.

Para saber tudo sobre essa variedade, preparamos este conteúdo completo. Conheça esse porquinho detalhadamente e apaixone-se.

perfil do instagram com dicas de porquinho da india

A raça abissínio é uma das mais famosas do mundo! Que tal adquirir um desses?

Características do porquinho-da-índia abissínio

Primeiramente, quais são as características do porquinho-da-índia abissínio?

Ele é chamado também de cobaia e divide seu nome com um gato da mesma raça. Trata-se de um animal pequeno, de pelo longo e várias cores.

Sua origem está nos Andes, sem registros de qual país surgiu. Desde então, se tornou muito comum na América do Sul, principalmente no Brasil.

É um bichinho muito fácil de cuidar, que logo foi domesticado e se popularizou em diversas casas. Você pode criá-lo em casa ou apartamento, em uma gaiola grande ou viveiro.

dica para criar porquinho da india

Quais as suas características mais marcantes?

Entre as características mais marcantes do porquinho-da-índia está o pelo alongado. Além disso, tem padrão de cores sóbrias, do marrom ao bege, do branco ao preto.

De modo geral, há uma mistura de tons que deixam esse bichinho super fofo. Do mesmo modo, há variações tigradas e malhadas, fato que encanta muitas pessoas.

O porquinho abissínio mede cerca de 25 centímetros quando adulto. Já o peso varia entre 700 gramas e 1 quilo e meio. É uma raça de tamanho médio, parecida com a peruana.

Segundo especialistas, tem uma personalidade ativa, porém é fácil de lidar. Sendo assim, deve passar por atividades de interação, com brinquedos à disposição na gaiola.

Para se ter ideia, esta variedade está entre as mais inteligentes que existe. É capaz de aprender até alguns truques e obedecer comandos rapidamente.

temperamento de porquinho da india peruano

Quanto tempo vive?

Um porquinho-da-índia abissínio pode viver entre cinco e oito anos. Ao adquirir um bichinho desses, você deve ter os cuidados necessários para aumentar sua longevidade.

O animal se adapta bem a vários ambientes, sobretudo apartamentos. Ele deve ser criado em uma gaiola com boa estrutura, com atrativos.

Além disso, você nunca deve estressá-lo. Cuide bem da saúde do seu bichinho de estimação para que ele viva muito bem.

Como cuidar de um porquinho-da-índia abissínio? #dicas

Como cuidar de um porquinho-da-índia abissínio passo a passo?

Preparamos as melhores dicas para seu animalzinho ficar sempre bem.

Primeiramente, você deve montar a estrutura para receber o roedor. A gaiola deve ser grande e ter o espaço necessário para acomodar o bichinho.

A dica é manter um único porquinho no local. No máximo um casal se você deseja focar na reprodução. Um ou mais animais na gaiola pode gerar brigas e estresse.

Conforme salientamos, a estrutura deve ter atrativos, como brinquedos. Além disso, mantenha um espaço para ele descansar e fazer as necessidades básicas. Por fim, um comedouro e um bebedouro.

Deixe o espaço sempre limpo, com água fresca e ração própria para o porquinho-da-índia abissínio. Além disso, ele pode comer frutos e opções naturais. Troque o feno com frequência!

porquinho da india ingles alimentacao

Para o bem-estar do seu pet, deixe que o porquinho saia um pouco da gaiola pelo menos uma vez por dia. Supervisione o passeio dele pela casa. Para a segurança do bichinho, deixe que ele caminhe em um local cercado, um quarto pequeno, por exemplo.

Quanto à limpeza do bichinho, mantenha uma rotina de escovação. Ele vai adorar esse cuidado com os pelos e ficará sempre lindo. Use uma escova de cerdas macias.

O porquinho-da-índia abissínio não precisa tomar banho, apenas em casos extremos. Se ele estiver com aspecto doente, não hesite em levar ao veterinário. Do mesmo modo, as consultas devem ser frequentes para verificar a saúde do seu pet.

Por fim, vale destacar que o bichinho não tolera temperaturas altas. Em dias de muito calor, mantenha o ambiente fresco para deixá-lo relaxado.

Fotos de porquinho-da-índia abissínio

Você está apaixonado pelo porquinho-da-índia abissínio? Selecionamos diversas fotos para encantar você!

1. Um porquinho grande e com lindos pelos brancos! Veja só que animal fofinho!

porquinho da india abissinio grande

2. Essa coloração de pelos é linda e perfeita para o seu bichinho de estimação

porquinho da india abissinio lindo

3. A versão tricolor também se destaca em muitos criadouros

porquinho da india abissinio peludo

4. O bichinho em cores escuras é super fofo e diferente

porquinho da india abissinio

5. Esse lindinho tem pelagem branca com marrom, um verdadeiro roedor

porquinho da india abissinio1

6. Veja só que pet perfeito para você criar em seu apartamento

porquinho da india abissinio branco

7. Estruture uma linda gaiola para criar o seu porquinho-da-índia abissínio

porquinho da india abissinio na gaiola

8. A alimentação é muito importante para a saúde do seu animalzinho

porquinho da india abissinio preto

9. Um casal de pets convive bem, mais do que isso não é indicado

porquinho da india abissinio 1

Onde comprar porquinho-da-índia abissínio?

Se você deseja adquirir um porquinho-da-índia abissínio, procure um bom criadouro, que seja legalizado e renomado.

Aqui no Brasil há lugares em que vendem bichinhos de várias raças, sobretudo essa. Por isso, faça uma boa pesquisa e encontre o melhor local.

O preço varia bastante e oscila entre 100 e 150 reais. Assim, você pode ter um lindo animalzinho para dar muito amor.

23 brinquedo de roer para porquinho da india


Enfim, esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o porquinho-da-índia abissínio. Gostou do conteúdo? Conte pra gente. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...