Dobradura de borboleta – Aprenda a fazer de modo simples e fácil!

A arte de fazer dobradura de borboleta é uma habilidade que pode ser aprendida, e as novas dobraduras podem ser usadas em diferentes situações, indo desde um momento de relaxamento e estímulo da concentração, até a uma opção para fazer decoração de ambientes e festas.

E independente do uso final dessa arte, no post trouxemos passo a passo de como fazer dobradura de borboleta e inspirações incríveis para te estimular a desenvolver essa nova habilidade.

modelos

Fotos e modelos de dobradura de borboleta

Simples

dobradura simples

A dobradura usou papel pink e azul

Para quem não tem muita habilidade em fazer dobraduras, trouxemos uma inspiração fácil para fazer a borboleta.

A ideia para a dobradura de borboleta usa dois pedaços de papel que foram dobrados como uma sanfoninha, e depois amarrados com uma fita de cetim, formando a borboleta de uma maneira simples e fácil.

dobradura fácil

Entre as ideias simples para fazer a arte da dobradura, a ideia aqui foi de usar papel de cores claras para dobrar as asas e fazer a base para a borboleta.

Para completar o projeto simples, o corpinho da borboleta foi cortado em papel preto e colado sobre as asas já dobradas, dando o formato completo para a borboleta.

 

borboleta simples

As asas foram feitas ao estilo sanfonado

modelo simples

As asas foram feitas com duas cores de papel

ideias simples

De Papel

origami papel

As dobraduras foram feitas com papeis de diferentes tamanhos

Para quem gosta da ideia de transformar um simples pedaço de papel em arte, pode se inspirar nesta ideia de origami de borboleta, que traz o papel dobrado formando borboletas de diferentes tamanhos.

A inspiração traz a dobradura de borboleta feita em papel mais espesso, o que permite moldar melhor as asas e dar ideia de movimento para a dobradura.

dobradura com papel

Outra versão para a dobradura em papel é esta inspiração que traz as borboletas feitas em papel de dobradura e com asas de diferentes tamanhos, mesmo usando apenas um pedaço de papel.

A arte da dobradura traz uma borboleta rica em detalhes, e depois de dobrar o papel é possível abrir um pouco as asas para finalizar a borboleta.

 

artesanato com papel

A dobradura traz até o corpo da borboleta

borboleta de papel

As borboletas foram feitas em papeis de diferentes cores

ideias com papel

Origami

dobradura com papel decorado

O papel decorado garante um charme a mais ao item

Para quem aprecia a arte milenar do origami, pode se inspirar nesta versão de dobradura, que traz o papel decorado dobrado com riqueza de detalhes.

O origami de borboleta traz o inseto dobrado com uma única folha de papel, formando detalhes nas asas e o corpinho, o que deixa a dobradura super detalhada.

origami

Outra inspiração é este modelo de dobradura de borboleta que traz a técnica do origami para quem já tem mais habilidade.

A ideia aqui traz as borboletas com duas cores, formando um trabalho rico em detalhes e o duo de cores ressalta esses detalhes que compõem a dobradura.

O resultado é um origami bastante detalhado e a dobradura fica bem similar a uma borboleta real.

 

papel para origami

O papel decorado para origami tem tons suaves

ideias origami

Para Educação Infantil

 

dobradura educação infantil

A dobradura é simples e ideal para crianças

A dobradura de borboleta pode ser uma atividade desenvolvida com crianças e fazer parte de uma atividade da educação infantil, o que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina.

Como ideia para a atividade infantil, a proposta aqui traz uma dobradura feita com papel e de maneira simples, o que é ideal para desenvolver com crianças.

Outra ideia da atividade é dar liberdade para as crianças decorarem suas dobraduras, como esta proposta de incluir antenas, olhos e até lacinho, assim cada atividade fica única.

dobradura com reciclagem

Outra versão de dobradura de borboleta simples para desenvolver com as crianças é este projeto que usa dois pedaços de papel, formando as asas através da dobradura estilo sanfona.

Para completar o projeto, a ideia foi de usar palito de picolé, formando o corpinho da borboleta e ainda incentivando o artesanato com reaproveitamento de materiais.

 

dobradura para crianças

As asas foram unidas com a fitinha que forma o corpo da borboleta

ideias para educação infantil

Como fazer dobradura de borboleta? – Passo a passo

Se você gostou das ideias de dobradura de borboleta, mas não sabe como fazer origami, vamos um passo a passo completo para você desenvolver sua própria dobradura. E se no começo parecer difícil, é só continuar treinando que logo você vai achar o passo a passo simples.

tutorial passo a passo

  • Pegue um papel em formato quadrado;
  • Dobre o papel ao meio, e novamente dobre ao meio; de modo a marcar 4 dobras;
  • Dobre novamente ao meio, de modo a formar um triângulo e marcar onde ainda não foi marcado. Desdobre e faça a dobra formando o triângulo do outro lado, de modo que ao abrir você tema marcado uma cruz e “X” no papel;
  • Vire as dobras marcadas para o a base da mesa; e dobre as laterais de modo a entrar um triângulo de cada lado para a parte de dentro (parte da superfície da mesa);
  • Nessa etapa, você terá formando um triângulo com partes internas dobradas;
  • Pegue o lado do triângulo que está para cima e dobre cada uma das pontas até o centro;
  • Vire a nova parte dobrada para a superfície da mesa;
  • Pegue o outro lado do triângulo e dobre a pontinha para cima, ultrapassando a borda reta;
  • Dobre a pontinha que ultrapassou para dentro;
  • Vire a dobradura e a borboleta está pronta!

Aprendeu essa nova técnica? Conta aqui nos comentários se você conseguiu desenvolver seu origami.

Você pode gostar...