Vaso Autoirrigável – O que é, Vantagens & Como Fazer em Casa!

Em meio a tantos compromissos no cotidiano, é essencial contar com itens funcionais que facilitam a vida. Quando se trata da organização e decoração da casa, é essencial contar com aparatos cada vez mais versáteis e práticos. O tema de nosso post de hoje se encaixa totalmente nessa máxima e pode ser uma novidade para muitas pessoas: o vaso autoirrigável.

Trata-se de uma inovação curiosa e indicada para quem não abre mão de cultivar plantas de todos os tipos em casas, chácaras e até apartamentos, uma alternativa bacana e autônoma que dispensa a atenção frequente aos vasos – seja de temperos, flores, mudas, entre outras opções.

Mas, como funciona? O que é vaso autoirrigável? Quais as vantagens e onde posso encontrar essa versão? Fique tranquilo que todas as suas dúvidas serão esclarecidas neste artigo. Acompanhe e surpreenda-se com as informações, quem sabe você se anima para ter um desses em sua residência.

Vaso autoirrigável

Você sabe o que é vaso autoirrigável? Saiba tudo sobre essa novidade em nosso guia completo!

Cultivar plantas em casa é uma verdadeira terapia. Deixar o ambiente mais verde é um diferencial, seja em pequenos ou grandes vasos, em jardins ou qualquer espaço que seja bacana ter muitas opções exuberantes. Bom, mas para que se mantenham assim, sempre lindas e com boa saúde, é imprescindível cuidar bem, seja com material orgânico, com podas – caso necessário -, tratando a terra e regando sempre.

No caso das regas, varia muito conforme o tipo da planta. Algumas adoram água, outras dispensam e ficam bastante tempo sem líquido, mas para qualquer caso é preciso se atentar nas características e hábitos. Assim, ficam mais resistentes, bonitas e duram muito. Nesse contexto, é essencial se atentar ao padrão dos vasos também, assim como o local em que ficará instalado.

Vaso autoirrigável

As perspectivas decorativas são diversas. Seja criativo!

Existem estruturas de todos os tipos, para os mais variados gostos. Porém, para quem necessita de versatilidade e autonomia, uma boa tendência é o vaso autoirrigável. Imagine uma opção em que não é preciso regar diariamente ou com tanta frequência? Para aqueles que não param em casa, trata-se de uma boa alternativa.

Essa novidade está encantando muitas pessoas e já faz sucesso em diversas lojas de jardinagem/paisagismo aqui no Brasil. Portanto, se você ainda não conhece, vale a pena acompanhar nossas informações esclarecedoras para saber todos os detalhes desse vaso. Afinal, como funciona o sistema? É realmente efetivo? Há diversas questões e responderemos todas.

Vaso autoirrigável

Para o canto da sala, em um suporte alto para um jardim/horta vertical

Sobre o Vaso Autoirrigável

O que é?

O vaso autoirrigável possui um sistema especial, ou seja, um reservatório com água acoplado que garante a disponibilidade de água à planta por meio de cordões que funcionam como uma espécie de raiz vertical. Assim, a terra é capaz de absorvê-la com total eficiência, garantindo a nutrição e a manutenção da planta.

O desenvolvimento dessa estrutura foi pensado para pessoas que ainda não se adaptaram à frequência nas regas ou que passam longos períodos fora de casa. Com esse esquema, você só precisa se atentar ao reabastecimento. Como o reservatório é transparente, fica fácil notar quando tem pouca água. Conforme o modelo, não precisa desmontá-lo para inserir o líquido, existe um canal próprio para facilitar esse processo.

Vaso autoirrigável

Escolha a cor que mais agrada e mais compatível com a decoração de sua casa

Há muitos modelos de vasos autoirrigáveis no mercado, diversos fabricantes estão investindo em padrões para todos os portes de plantas, seja pequenas flores ou opções maiores. Considerada uma inovação, essa versão está atraindo muitas pessoas que instalam em todos os ambientes da casa ou em áreas externas.

Tem gente que costuma improvisar e montar seu próprio vaso autoirrigável com garrafa pet e outros materiais. No final deste artigo há alguns tutoriais interessantes.

Como Funciona seu Sistema?

O vaso irrigável possui um sistema completo montado para que a planta tenha um pleno desenvolvimento e fique sempre saudável. Além do reservatório de água que é acoplado na parte de baixo do vaso, há um condutor de umidade e um sistema de drenagem que leva o líquido e os nutrientes à terra, de acordo com as necessidades de cada tipo.

O processo de utilização é simples, mas não deve ser imediato. Assim que você compra um vaso autoirrigável, é indicado realizar o plantio de mudas ou sementes de modo tradicional e, nos primeiros dias, utilizar o regador até que a planta esteja bem acomodada no local.

Esse procedimento é rápido, assim que a muda/broto ficar estabelecida no vaso, é possível usar o sistema de autoirrigação. Para isso, você deve fechar o reservatório e abastecer com água e adubo líquido, assim a planta terá todos os componentes que precisa para crescer com muito vigor.

Vaso autoirrigável

Kit ideal para plantar em um vaso irrigável

O nível de água depende muito da espécie e da estação do ano. No verão, o abastecimento é mais frequente do que no inverno, porém varia bastante. Algumas opções dispensam grandes quantidades, outras preferem uma boa hidratação. Na média, o sistema dura cerca de 10 dias, variável para mais ou para menos.

Para ter uma noção perfeita do funcionamento do vaso autoirrigável, confira a imagem da fabricante Raiz:

vaso autoirrigável

Esse é um dos vasos mais vendidos e populares nas lojas

Quais suas Principais Vantagens?

São tantas vantagens incríveis que você ficará ainda mais surpreso. O vaso autoirrigável possui um alto potencial e está agradando muitas pessoas que não abrem mão de cultivas suas plantinhas prediletas. Listamos alguns benefícios essenciais:

  • O reservatório de água é fechado e você não precisa desmontá-lo para reabastecer. Assim, evita que o líquido transborde e molhe o chão ou os móveis onde fica o vaso.
  • Transparente, facilita a observação e mostra quando é preciso colocar mais água;
  • Com esse sistema, a planta absorve a quantidade ideal de água e nutrientes que necessita, ficando sempre viçosas e evitando problemas de falta ou excesso.
Vaso autoirrigável

As flores deixam o ambiente mais colorido e vibrante

  • Não precisa usar prato abaixo do reservatório, ele já exerce essa função com total versatilidade;
  • Você pode viajar e sair de casa tranquilo, afinal, o sistema pode suprir as necessidades de muitas plantas por cerca de 10 a 15 dias. Não precisa mais pedir para alguém realizar as regas!
  • Conforme o uso, você se acostuma com a periodicidade no abastecimento – lembrando que isso pode mudar conforme a espécie e a estação do ano;
Vaso autoirrigável

Muitas lojas comercializam tipos diferentes desse vaso

  • Esse sistema inovador ajuda na economia de água, não precisa utilizar mangueiras e regadores para encharcar as plantas diariamente – o que é perfeito para hortas!
  • Por meio de um cano funcional, você coloca tanto o líquido quanto o adubo que a planta precisa para se desenvolver, o que facilita totalmente o trabalho;
  • O vaso autoirrigável evita a proliferação de mosquitos nocivos, como o transmissor da dengue e da febre amarela;
  • Você pode inovar no decoração e utilizá-los para montar um jardim vertical, uma horta suspensa, entre muitas outras propostas fascinantes, ainda mais se o espaço é pequeno.
Vaso autoirrigável

Pequenos vasinhos são perfeitos para cultivar temperos e ervas

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Felizmente, você pode encontrar muitas versões de vaso autoirrigável em diversas lojas, sobretudo em floriculturas, comércios de produtos para paisagismo/jardinagem e até em locais que vendem materiais ligados à construção e decoração. O sistema que detalhamos é inspirado na marca Raiz, atualmente a principal no país e a que você encontrará com facilidade.

O preço de um vaso autoirrigável oscila bastante de acordo com vários fatores como tamanho, tipo, marca e demais características. Muitas lojas vendem kits com pequenos vasos ou uma opção enorme para plantas de grande porte.

No geral, um vaso com altura exterior de 18 cm, altura interna de 14 cm, diâmetro superior de 21,5 cm e diâmetro inferior de 17,5 cm custa 27 reais. Um valor acessível e ideal para muitas espécies de plantas. Além disso, há várias cores disponíveis.

Vaso autoirrigável

Quanto às principais lojas, segue uma lista para você pesquisar o tipo que mais lhe agrada:

  • Privalia;
  • Plantei.com;
  • Mercado Livre;
  • Loja Raiz;
  • Agromania;
  • Kamari;
  • Horta na Vertical;
  • InovaStore.

Fotos e Modelos de Vaso Irrigável

Agora que você já conhece todos os detalhes desse aparato, confira algumas fotos e modelos de vaso irrigável e surpreenda-se ainda mais com a versatilidade e as vantagens dessa opção. Vale destacar que é uma estrutura indicada para qualquer ambiente, desde um quintal ou jardim até para apartamentos e locais compactos.

Para Horta

Montar uma horta em casa ficou mais fácil com esse vaso autoirrigável, agora você pode utilizá-lo para cultivar seus temperos, ervas e vegetais prediletos sem se preocupar com uma irrigação frequente. É uma alternativa perfeita para quem deseja ter plantas sempre fresquinhas e vistosas que serão utilizadas na alimentação, para fazer chás, entre outros propósitos.

vaso autoirrigável

Dá para fazer uma horta vertical com muitas estruturas diferentes

vaso autoirrigável

Que tal usar um pallet de madeira?

vaso autoirrigável

A madeira é ótima para hortas em espaços internos e externos

vaso autoirrigável

Cultive ervas e temperos e apartamentos

vaso autoirrigável

Basta ter um estrado de madeira e suportes para pendurar os vasos

vaso autoirrigável

Algumas lojas vendem esse conjunto pronto

vaso autoirrigável

Que tal essa disposição?

Dependendo da estrutura, dá para plantar uma série de ervas e temperos como manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, alecrim, capim limão, erva doce, hortelã, etc.

vaso autoirrigável

O vaso autoirrigável é ideal para apartamentos e espaços pequenos também

vaso autoirrigável

Olha só como fica esse aparato na decoração

vaso autoirrigável

Dá até para cultivar pequenas plantas frutíferas

vaso autoirrigável

O vaso autoirrigável serve para plantas pequenas também

vaso autoirrigável

Essa opção já suporta uma planta grande e volumosa

vaso autoirrigável

Muitos vasos são personalizados e ficam perfeitos em vários estilos de decoração

vaso autoirrigável

Opte por vasos coloridos para dar um plus na decor do ambiente

vaso autoirrigável

Que tal deixar na janela de casa? Uma ideia bacana, não é?

vaso autoirrigável

Vaso amarelo com plantas verdinhas

 

Não se esqueça das flores e deixe sua casa mais colorida e cheirosa! Algumas opções indicadas: girassol, violeta, gérbera, azaleia, begônia, jacinto, rosas, hortênsia, etc.

vaso autoirrigável

Vasos com flores ficam mais lindos ainda

vaso autoirrigável

Essa linha personalizada é bem famosa

vaso autoirrigável

Em uma decoração rústica com linhas minimalistas

vaso autoirrigável

No centro de mesa da sala

vaso autoirrigável

Que tal colocar em um rack ou em um móvel de destaque na sala?

Como fazer passo a passo

A criatividade não tem limites, por isso muitas pessoas preferem fazer seu próprio sistema de irrigação com materiais diversos. Muitas alternativas são realmente funcionais e já fazem toda a diferença. Para conhecer, confira alguns tutoriais passo a passo do especialista Thiago Campos:

  • Com garrafa pet
  1. Coloque o vaso com a planta em um prato com água até um determinado nível. Em seguida, faça um furo na parte inferior de uma garrafa pet – o furo deve estar mais baixo que o nível de água escolhido para a primeira bandeja;
  2. Encha a garrafa de água e feche bem, colocando a garrafa em um segundo prato. Com os dois pratos com água, basta colocar um cano emborrachado para conectar o nível hídrico de ambos;
  3. O nível diminui conforme a absorção da planta. Segundo o especialista, a água do segundo prato será deslocada para o prato com o vaso, liberando espaço para que a água da garrafa possa escoar para a bandeja. Veja uma foto para ter uma noção:
como fazer vaso autoirrigável

Vaso autoirrigável com garrafa pet

  • Com saco plástico
  1. Selecione um saco plástico resistente e que suporte a quantidade de água desejada. Em seguida, faça um furo com uma agulha e passe um barbante por esse furo. O barbante deve alcançar o vaso de plantas;
  2. Encha o saco plástico com água e deixe-o em uma altura superior à do vaso, para que a gravidade possa levar a água até o solo. Você pode colocar diversos barbantes e irrigar todos os vasos dessa forma;
  3. Segundo Campos, esse sistema funciona como um conta-gotas. A bolsa de água, por estar mais alta, vai liberando gotículas de água, que escorrem pelo barbante e chegam ao vaso, deixando a terra sempre irrigada e a planta irritada, como no esquema da imagem:
Vaso autoirrigável

Vaso autoirrigável com saco plástico

  • Para mudas
  1. Corte uma garrafa pet ao meio e faça um furo na tampa. Em seguida corte um pedaço de lã e dê um nó, fazendo com que em ambos os lados sobre aproximadamente 15 cm;
  2.  Coloque água na parte debaixo da garrafa. Vire a parte superior ao contrário, de forma que a tampa fique próxima à água. Passe o pedaço de lã pelo buraco da tampa e deixe o nó para o lado de dentro. Coloque terra e as sementes;
  3. A lã funcionará como uma raiz artificial, que irá sugar apenas a quantidade necessária de água. Bem simples e prático, veja só!
Vaso autoirrigável

Vaso autoirrigável improvisado para mudas

Vaso autoirrigável

Veja como dá para fazer uma horta em casa usando garrafas de plástico

Vaso autoirrigável

Para cultivar pequenas flores


Versátil, eficiente e inovador: o vaso autorrigável é uma opção interessantíssima para muitas pessoas. Utilize em uma diversidade de projetos e deixe seu ambiente mais verde! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário! Aproveite e conte pra gente suas impressões sobre o post. Esperamos que tenha gostado, boa sorte e até a próxima!



COMPARTILHE!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *