Almofadas de fuxico: 61 modelos lindos e passo a passo!

Sabe aqueles pedacinhos de tecido que sobram das costuras? Dá para aproveitar transformando-os em fuxico. E se você já seguiu essa ideia e está com vários fuxicos, é hora de transformá-los em almofadas de fuxico.

Ainda não tem ideias de como fazer as almofadas de fuxico? No post tem vários modelos e dicas para quem quer fazer esse trabalho artesanal, e dá até para aproveitar a atividade como uma fonte de rendaassim você pode fazer diversos modelos de almofadas e vender entre os amigos e conhecidos.

ideias

 

Modelos de Almofadas de Fuxico

Quadrado

quadrada e colorida

A almofada quadrada é a mais conhecida, e uma ótima ideia para quem está começando. Nesta proposta, a ideia foi de usar 4 tecidos diferentes para fazer os fuxicos, e esse mix de cores e estampas é o que traz alegria para a almofada decorativa. Outro detalhe desse modelo foi a aplicação de pequenas flores brilhantes no centro de cada fuxico, o que dá acabamento à peça e cria um detalhe delicado.

quadrada ponto invertido

Um modelo diferenciado de almofada quadrada de fuxico é esta versão que usa o fuxico invertido (tipo de ponto feito no próprio tecido e que forma um relevo nas almofadas). Além do ponto que já é um charme, o uso de pequenas pérolas no arremate do ponto foi capaz de dar mais delicadeza e acabamento à peça.

 

Mais fotos

modelo com pérolas

O fundo alaranjado combina com a cor dos fuxicos

modelo quadrado com aplicação fuxicos

A aplicação de fuxico é delicada

retalhos de tecido

O mix de cores deixa a almofada colorida e alegre

tecido estampado

As estampas coloridas dão destaque para o tecido

modelos quadrados

Com crochê

crochê colorido

Para quem já gosta das almofadas de crochê, pode unir os pontos de barbante com a técnica de fuxico e fazer modelos lindos de almofadas.

Na proposta, o barbante verde foi a aposta para ser a base da almofada, e os fuxicos coloridos foram adicionados aos pontos de crochê e trazem um colorido lindo para a almofada. O resultado é de uma peça linda e colorida!

crochê branco

A proposta de almofada de fuxico com crochê aqui é de uma peça feita com barbante branco, o que dá ainda mais destaque para os fuxicos de tecidos coloridos e estampados.

Para os pontos abertos do crochê, a aposta foi usar um forro branco, o que mantem o visual neutro e que garante o destaque para os fuxicos.

 

Mais fotos

almofada crochê

O modelo da direita é uma versão toda branca e clean

almofada barbante

O barbante cru foi a aposta para esse modelo

Pequenas rodelinhas de crochê decoram o centro do fuxico

Pequenas rodelinhas de crochê decoram o centro do fuxico

almofada de crochê quadrada

Neste modelo, pequenos fuxiquinhos decoram a peça

almofada redonda crochê e fuxico

O modelo redondo foi feito com linha branca

almofada de crochê e fuxico

Detalhes em crochê colorido decoram a peça

Redonda / Fuxico gigante

fuxicão colorido

Esse tipo de almofada recebe diferentes nomes, entre eles:

  • Redonda,
  • Fuxico gigante;
  • Fuxico grande;
  • Fuxicão.

Essa variedade de nomes acontece porque esse modelo de almofada nada mais é que um grande fuxico com enchimento e que forma uma almofada grande e redonda. Nesta proposta, a ideia foi de usar estampas coloridas e alegres e as almofadas foram usadas na parte externa da casa.

 

redonda com flor

Outra ideia entre as almofadas de fuxico grande é esse modelo. Aqui a peça foi feita com tecido lilás e de cor sólida, e para dar acabamento e adicionar um item decorativo na peça, a proposta foi de fazer uma flor de tecido que decora o centro da almofada. A  flor foi feita de com tecido lilás e de estampas delicadas, e a as folhas foram feitas com felto e trazem um outro ponto de cor para a almofadas.

 

Mais fotos

redonda com botão

O botão no centro dá acabamento para a peça

almofada de chita

O tecido de chita traz estampa colorida para as almofadas

almofada redonda colorida

O botão central foi feito de fuxico

modelos redondos

Invertido / Ponto fofoca / Capitonê

Sabe aquele modelo de ponto que é conhecido por diversos nomes? Esse é o caso desse tipo de ponto diferente de fuxico. Entre as variações de nome estão:

  1. Invertido
  2. Fofoca
  3. Capitonê
  4. Favo de mel

E apesar de toda essa variedade de nomenclaturas, o ponto é o mesmo – o tecido é marcado em quadrados e o ponto é feito na junção de cada quadradinho.

ponto capitonê

A proposta de ponto invertido foi a escolha para essa almofada verde. Aqui os pontos já adicionam um detalhe lindo para a peça, e para esconder o local de arremate de cada ponto, a ideia foi de usar miçanga da mesma cor do tecido, adicionando um detalhe discreto e que é um truque para o acabamento da peça.

favo de mel

Neste modelo de almofada, o tecido amarelo foi a escolha para a peça, e a proposta de acabamento com miçanga também foi seguida aqui.

 

Mais fotos

cores almofdadas

A combinação das cores é de tom sobre tom

modelo fofoca

O acabamento central foi feito com pequenas contas

fuxico diferente

Pequenas miçangas dão acabamento ao ponto invertido

modelos ponto invertido

Em formato de flor

flor de fuxico

Além dos vários modelos que vão desde o quadrado, redondo e com ponto diferente, uma das propostas entre os modelos de almofadas de fuxico é a versão em formato de flor. Neste caso, as pétalas foram feitas em grandes fuxicos vermelhos e o miolo foi feito de fuxico amarelo, unindo as pétalas e formando a almofada com formato de flor.

flor colorida

Outra ideia para quem pretende fazer almofada em formato de flor, é este modelo. Na proposta, os fuxicos redondos e grandes foram feitos de tecidos estampadinhos, e o resultado foi de uma flor colorida e delicada e que serve de almofada decorativa.

 

Mais fotos

almofada rosa flor

A ideia aqui foi de fazer duas almofadas – uma maior e outra menor

formato de flor

Os diferentes tamanhos podem ser usados juntos na decoração

modelo flor

O miolo foi feito com uma o rostinho de uma boneca de tecido

miolo de boneca

Hortênsiaalmofada redonda com hortênsia

Para quem gosta da decoração que remete às flores, uma das inspirações é o modelo hortênsia; como é o caso dessa proposta. Aqui o fuxico redondo foi a base para a almofada, e o pequeno buquê de flores de tecido, que simulam hortênsias, foi a aposta para a decoração central da almofada. A aposta pela cor branca ficou clean, e as folhas verdes garantem mais destaque para a peça.

modelo hortênsia

Outra proposta para a almofada hortênsia é este modelo feito em tons de lilás, tonalidade que remete a flor natural. Neste modelo, além do miolo de flores, a ideia ainda foi de fazer a lateral preenchida com flores de tecido, e o resultado ficou lindo!

 

Mais fotos

modelo de buquê de flores

As pérolas decoram o miolo das flores

hortênsia rosa

As folhas verdes decoram as laterais da almofada

modelo rosa

fuxico com hortênsia

As folhas foram feitas de tecido verde com bolinhas brancas

Com aplicação de fuxico

fuxicos tamanhos

Uma das ideias para fazer almofadas simples de fuxico é apostar nos modelos com aplicações. Nesta técnica, o fuxico é feito separadamente e depois é aplicado sobre a capa da almofada. Um exemplo disso é este modelo; onde a capa azul clara era a base da almofada; e os fuxicos de diferentes tamanhos e cores foram costurados sobre a capa adicionando um detalhe a mais para a almofada que era básica.
almofada simples

Nesta ideia a almofada cinza foi usada como base para a aplicação de fuxicos. Os pequenos fuxicos de tecidos coloridos e estampados foram fixados no centro da almofada formando um quadrado. O resultado ficou uma graça e a almofada ganhou um detalhe novo e um toque de cor.

 

Mais fotos

fuxicos coloridos

Os fuxicos de tons pasteis deixam a peça delicada e suave

bandeira de fuxico

A aplicação de fuxicos forma a bandeira dos EUA

aplicação de fuxico

 

Como Fazer Passo a Passo

Se você precisa de uma ajudinha com tutoriais e DIYs para fazer as almofadas de fuxico, separamos vários vídeos com diferentes modelos de almofadas, assim você pode ver o passo a passo e colocar diversas ideias em prática.

 

 

 

 

 

 

Já separou os pedaços de tecido? Agora é só ajeitar agulha e linha e começar a produção das almofadas de fuxico, afinal há muita ideia linda para reproduzir e não faltam inspirações e dicas para criar diferentes almofadas.

 

 

Você pode gostar...