Cortina de Crochê: 70 modelos com gráfico e receita!

É bem provável que você se lembre da cortina de crochê da casa da vovó, e essa moda do passado tem voltado aos poucos e o trabalho artesanal é uma ótima opção para quem pretende incluir um toque mais gracioso e delicado na decoração.

Se você não sabe como usar a cortina de barbante na decoração, ou precisa de inspirações de modelos e até mesmo gráficos e receitas para criar o item, o post traz tudo isso e ainda vai te ajudar a redecorar a casa com uma peça que está voltando para o universo decorativo.

Modelos de cortinas de crochê / barbante

Para cozinha

Pode até parecer bobeira escolher um modelo de cortina para cozinha, mas a verdade é que esse item é uma ajuda preciosa. Além de valorizar a decoração, o tecido na janela ainda ajuda em vários pontos, como:

  • Diminui a temperatura interna do ambiente;
  • Controla a intensidade do sol;
  • Protege os eletrodomésticos dos raios solares diretos.

 

Agora que você já sabe da importância da cortina para este ambiente, é hora de ver alguns dos modelos de cortinas de crochê para cozinha.

 

Colorida

janela de madeira com vidro

A janela de madeira tem um mix com vidro

Se você quer apostar em uma decoração colorida para a cozinha, uma ótima escolha é este modelo de cortina. Aqui a ideia foi usar um modelo de varão que reúne pequenas peças redondas de barbantes coloridos. A cortina mais curta permite a entrada do sol e ventilação, e ainda adiciona estilo à decor.

cozinha com bancada

Na bancada de granito, banquetas altas para refeições

Seguindo a mesma proposta do modelo anterior, este tipo de cortina é ideal para iniciantes; uma vez que não exige pontos contínuos para fazer uma peça grande. O trabalho manual é feito a partir de pequenas rodelas que podem ser de diferentes pontos, e só ao final são unidas e transformadas em uma cortina.

cozinha com janela

A janela de madeira tem abertura para fora

            Mais uma vez a proposta para a cortina colorida é o modelo feito a partir das rodelas de crochê. Aqui o item foi usado sobre a pia e instaladas em um varão, o que facilita a retirada para lavar.

 

Mais fotos

cortina colorida flores

decoração colorida cozinha

Na parede suporte de ímã para as facas

bandô colorido

A janela de vidro permite a entrada de luz no ambiente

bandô para veneziana

O bandô valoriza a cortina veneziana

cortina colorida cozinha

Com frutas

            Falando em cozinha, logo vem a mente o termo e a lembrança de alimentos. E é essa a proposta que este modelo de cortina crochê cumpre. O trabalho exige um pouquinho mais de conhecimento com os pontos e a mistura com pontos altos e em barbante colorido valorizam o desenho de frutas, que costumam variar entre uvas, abacaxi, maçã, entre outros.

capa galão de água

A capa para o galão de água combina com a cortina

Ao estilo de bandô, esse modelo de cortina fica apenas no início do varão. E para produzir o modelo, a aposta foi por usar pontos abertos no estilo correntinha com barbante cru, e o desenho foi feito em pontos altos e coloridos. Para o acabamento foi usado um barrado verde, que combina com as folhas da uva, e completa o trabalho artesanal.

 

Mais fotos

bordado de uva

O barbante branco deixa o modelo clean

aplicação com cores

modelo com aplicação

Nas pontas, cachos de uvas decoram o modelo

frutas de feltro

O barbante branco tem desenhos e ganha destaque pelos móbiles de frutinhas

Com flores

janela grande cozinha

Trabalho lindo realizado por Edilaine Vicentini

Se a aposta é por fazer um modelo de cortina para a cozinha que seja alegre e simples, vale se inspirar nesta versão. O modelo tem predominância de pontos abertos no estilo correntinha, e para trazer o tema floral a peça, foram feitas flores coloridas no barrado e no bandô. Além disso, a cortina ainda tem barrado duplo com o mix de verde e lilás, que dão acabamento e deixam a peça delicada.

cortina preta

O varão facilita a instalação da peça

            Fugindo um pouco das propostas tradicionais com barbante cru, este modelo foi feito com linha preta, o que é ideal para esconder aquelas sujeirinhas comuns da cozinha. E para dar destaque a peça, as flores brancas decoram a parte superior. Para prender a peça às argolas que passam pelo varão, foram feitas correntinhas verdes e duplas que podem ser dadas laços, e assim a peça pode ser fixadas nas argolas.

cortina pia

Para a bancada, granito

Fugindo um pouco dos modelos tradicionais e utilizados nas janelas, essa é uma versão diferente, já que é uma cortina para pia, o que é ideal para esconder panelas e dispensa o uso de um armário; tornando a proposta interessante e econômica. A peça foi feita em sua maioria com barbate cru, e pequenas flores coloridas foram aplicadas ao bandô e ao barrado.

simples com flores

O varão de madeira combina o barbante cru

Para este modelo, a ideia foi de fazer uma peça simples e dupla composta por pontos abertos e fechados. E para incluir o floral, o trabalho seguiu uma proposta diferenciada criando pequenos quadradinhos com flores que depois foram unidos e formaram o bandô e o barrado.

flor de crochê

As flores amarelas dão destaque a peça

            Outra aposta certeira para decorar a cortina da cozinha é fazer flores de crochê e depois incluí-las na base de mesmo material. Assim, o resultado fica charmoso e ainda criam um efeito de relevo a peça.

 

Mais fotos

modelo de flores coloridas

modelo com bandô cozinha

O bandô cria um acabamento delicado a cortina

modelo de barbante cru

As flores são feitas de barbante cru, assim como o restante da peça

modelo com vasos de flores

O barbante branca deixa a peça delicada

barbante branco modelos para cozinha com flores

Para sala

            Na sala o uso da cortina é ideal, já que a peça além de ser decorativa ainda evita a entrada total de luz e deixa o ambiente aconchegante para assistir a TV ou a um filme. E entre os tipos de cortina de crochê para este ambiente, há uma infinidade de pontos que rendem modelos lindos.

parede grafiato

Na parede, textura grafiato bege

Nesta proposta, a cortina de crochê foi usada no hall de entrada da sala, e garantiu ao ambiente uma decoração artesanal e delicada. O modelo é uma união de diferentes tipos de pontos, que variam entre os modelos de correntinhas abertas e desenhos formados através de pontos fechados baixos. Além disso, a peça ainda tem o charme das pontas de franja que fazem parte do acabamento.

cortina longa

A cadeira e a mesa de metal dourado decoram o espaço

Para esta sala a ideia foi de usar um modelo de cortina longa mesmo sendo uma janela pequena. A ideia ficou ótima, já que valorizou o trabalho, que segue o mesmo estilo do modelo anterior – com pontos aberto e fechados e acabamento com franjas.

 

Mais fotos

sala casa de campo

Para o lustre, a aposta foi por usar lanterna japonesa

cortina sacada

A peça decora a porta de vidro que dá acesso a sacada

modelo simples sala

decoração com plantas

No beiral da janela, vasinhos de plantas

modelo de trilho

modelo com bandô sala

O barbante neutro combina com a cor do sofá

modelos para sala

Para quarto

quarto de menina rosa

Na cadeira de acrílico, decoração com urso de pelúcia

Para o quarto infantil a aposta foi por um modelo de cortina que fica por baixo, e acima um modelo leve que garante o controle total da entrada de luz. O modelo feito a partir de barbante, reuniu o duo de cores rosa e branco já usado na decor e mantém o ambiente delicado e integrado em cada detalhe.

ar condicionado janela

Para a janela do quarto, a aposta foi de acrescentar um modelo com pontos abertos e em barbante claro. Os pontos abertos além de valorizarem os desenhos formados pelo próprio barbante, ainda permitem que o ventinho fresquinho do ar condicionado passe pela cortina.

modelo com flores quarto

O prendedor de cortina foi feito de barbante também

Nesta proposta de cortina para o quarto, a aposta foi por usar um modelo duplo no varão. O barbante cru é predominante na peça, mas pequenas flores de crochê em pontos baixos fazem parte do trabalho e adicionam um toque de cor a peça.

 

Mais fotos

modelo pontos vazados modelos para quarto

Para banheiro

            No banheiro o uso da cortina também está liberado, mas se a janela estiver posicionada no box e em uma altura baixa é melhor não adotar o modelo de crochê, já que o barbante tende a absorver a água que pode espirrar, e no ambiente úmido a cortina pode não secar e até embolorar. No entanto, se a cortina estiver em outro ponto e que não fique em contato direto com a água, não há problemas.

cortina moderna

A bancada de mármore deixa o banheiro moderno

Este modelo de cortina é uma aposta certeira e linda. Ao invés de usar ao estilinho da vovó a peça foi transformada para um projeto atual e funciona como uma cortina para a área da banheira e do chuveiro. E antes que você me lembre da dica de não molhar a peça, dá uma olhadinha no truque de usar uma cortina transparente por trás, evitando que a água espirre no barbante.

 

Mais fotos

box fumê

O box fumê foi usado para o banheiro

modelos pequeno

Os pontos abertos permitem a entrada de luz

modelo de varão banheiro

O modelo mais curtinho permite a entrada e saída de ar

modelo para banheiro

Para porta

            Sabe aquelas divisórias de ambientes é assim que funciona a cortina para porta. A peça dispensa o uso de porta entre os espaço, mas mantém uma divisória super charmosa e que adiciona estilo à decoração.

modelo com desenho

A cor do varão combina com os móveis

Seguindo a ideia de uma cortina, este modelo divide o espaço da sala com o corredor que dá acesso a outros cômodos da casa. A peça apesar de ser toda feita de barbante cru, é um mix de pontos abertos e fechados em plano baixo, e que formam um desenho riquíssimo de detalhes.

cortina para porta quarto

No chão, tapete de pele branca

Nesta proposta a cortina de crochê de porta foi usada no quarto, e é uma ótima opção para separar o cômodo do closet. E para manter o estilo clean com tons claros usados no ambiente, a peça foi feita de barbante cru, mantendo a suavidade do ambiente.

 

Mais fotos

cortina colorida para porta

A mistura de cores deixa a peça alegre

pontos abertos

cortina curta porta

modelos para porta

Outras

            Inspiração nunca é demais né?! Então, separamos mais algumas ideias diferenciadas de como usar cortina de crochê para diferentes funcionalidaes e cômodos.

decoração sala de jantar

Na parede, tijolos de vidro

parede amarela

A parede amarela dá destaque ao ambiente

modelo marrom e amarelo

janela de canto

cortina para bancada

Como fazer passo a passo – Gráfico / Receita

            Se você quer tirar as agulhas do armário e colocar em prática os pontos de crochê, separamos alguns gráficos e receitas que vão te ajudar a criar sua própria cortina.

modelo com gráfico e receita

gráfico

gráfico frutas

gráfico simples

gráfico e receita

Agora que você já viu como usar e até como fazer cortina de crochê, é hora de adotar o estilo para a decoração!

Você pode gostar...