Cortina de Crochê: 70 modelos com gráfico e receita!
É bem provável que você se lembre da cortina de crochê da casa da vovó, e essa moda do passado tem voltado aos poucos e o trabalho artesanal é uma ótima opção para quem pretende incluir um toque mais gracioso e delicado na decoração.
Se você não sabe como usar a cortina de barbante na decoração, ou precisa de inspirações de modelos e até mesmo gráficos e receitas para criar o item, o post traz tudo isso e ainda vai te ajudar a redecorar a casa com uma peça que está voltando para o universo decorativo.
Modelos de cortinas de crochê / barbante
Para cozinha
Pode até parecer bobeira escolher um modelo de cortina para cozinha, mas a verdade é que esse item é uma ajuda preciosa. Além de valorizar a decoração, o tecido na janela ainda ajuda em vários pontos, como:
- Diminui a temperatura interna do ambiente;
- Controla a intensidade do sol;
- Protege os eletrodomésticos dos raios solares diretos.
Agora que você já sabe da importância da cortina para este ambiente, é hora de ver alguns dos modelos de cortinas de crochê para cozinha.
Colorida
Se você quer apostar em uma decoração colorida para a cozinha, uma ótima escolha é este modelo de cortina. Aqui a ideia foi usar um modelo de varão que reúne pequenas peças redondas de barbantes coloridos. A cortina mais curta permite a entrada do sol e ventilação, e ainda adiciona estilo à decor.
Seguindo a mesma proposta do modelo anterior, este tipo de cortina é ideal para iniciantes; uma vez que não exige pontos contínuos para fazer uma peça grande. O trabalho manual é feito a partir de pequenas rodelas que podem ser de diferentes pontos, e só ao final são unidas e transformadas em uma cortina.
Mais uma vez a proposta para a cortina colorida é o modelo feito a partir das rodelas de crochê. Aqui o item foi usado sobre a pia e instaladas em um varão, o que facilita a retirada para lavar.
Mais fotos
Com frutas
Falando em cozinha, logo vem a mente o termo e a lembrança de alimentos. E é essa a proposta que este modelo de cortina crochê cumpre. O trabalho exige um pouquinho mais de conhecimento com os pontos e a mistura com pontos altos e em barbante colorido valorizam o desenho de frutas, que costumam variar entre uvas, abacaxi, maçã, entre outros.
Ao estilo de bandô, esse modelo de cortina fica apenas no início do varão. E para produzir o modelo, a aposta foi por usar pontos abertos no estilo correntinha com barbante cru, e o desenho foi feito em pontos altos e coloridos. Para o acabamento foi usado um barrado verde, que combina com as folhas da uva, e completa o trabalho artesanal.
Mais fotos
Com flores
Se a aposta é por fazer um modelo de cortina para a cozinha que seja alegre e simples, vale se inspirar nesta versão. O modelo tem predominância de pontos abertos no estilo correntinha, e para trazer o tema floral a peça, foram feitas flores coloridas no barrado e no bandô. Além disso, a cortina ainda tem barrado duplo com o mix de verde e lilás, que dão acabamento e deixam a peça delicada.
Fugindo um pouco das propostas tradicionais com barbante cru, este modelo foi feito com linha preta, o que é ideal para esconder aquelas sujeirinhas comuns da cozinha. E para dar destaque a peça, as flores brancas decoram a parte superior. Para prender a peça às argolas que passam pelo varão, foram feitas correntinhas verdes e duplas que podem ser dadas laços, e assim a peça pode ser fixadas nas argolas.
Fugindo um pouco dos modelos tradicionais e utilizados nas janelas, essa é uma versão diferente, já que é uma cortina para pia, o que é ideal para esconder panelas e dispensa o uso de um armário; tornando a proposta interessante e econômica. A peça foi feita em sua maioria com barbate cru, e pequenas flores coloridas foram aplicadas ao bandô e ao barrado.
Para este modelo, a ideia foi de fazer uma peça simples e dupla composta por pontos abertos e fechados. E para incluir o floral, o trabalho seguiu uma proposta diferenciada criando pequenos quadradinhos com flores que depois foram unidos e formaram o bandô e o barrado.
Outra aposta certeira para decorar a cortina da cozinha é fazer flores de crochê e depois incluí-las na base de mesmo material. Assim, o resultado fica charmoso e ainda criam um efeito de relevo a peça.
Mais fotos
Para sala
Na sala o uso da cortina é ideal, já que a peça além de ser decorativa ainda evita a entrada total de luz e deixa o ambiente aconchegante para assistir a TV ou a um filme. E entre os tipos de cortina de crochê para este ambiente, há uma infinidade de pontos que rendem modelos lindos.
Nesta proposta, a cortina de crochê foi usada no hall de entrada da sala, e garantiu ao ambiente uma decoração artesanal e delicada. O modelo é uma união de diferentes tipos de pontos, que variam entre os modelos de correntinhas abertas e desenhos formados através de pontos fechados baixos. Além disso, a peça ainda tem o charme das pontas de franja que fazem parte do acabamento.
Para esta sala a ideia foi de usar um modelo de cortina longa mesmo sendo uma janela pequena. A ideia ficou ótima, já que valorizou o trabalho, que segue o mesmo estilo do modelo anterior – com pontos aberto e fechados e acabamento com franjas.
Mais fotos
Para quarto
Para o quarto infantil a aposta foi por um modelo de cortina que fica por baixo, e acima um modelo leve que garante o controle total da entrada de luz. O modelo feito a partir de barbante, reuniu o duo de cores rosa e branco já usado na decor e mantém o ambiente delicado e integrado em cada detalhe.
Para a janela do quarto, a aposta foi de acrescentar um modelo com pontos abertos e em barbante claro. Os pontos abertos além de valorizarem os desenhos formados pelo próprio barbante, ainda permitem que o ventinho fresquinho do ar condicionado passe pela cortina.
Nesta proposta de cortina para o quarto, a aposta foi por usar um modelo duplo no varão. O barbante cru é predominante na peça, mas pequenas flores de crochê em pontos baixos fazem parte do trabalho e adicionam um toque de cor a peça.
Mais fotos
Para banheiro
No banheiro o uso da cortina também está liberado, mas se a janela estiver posicionada no box e em uma altura baixa é melhor não adotar o modelo de crochê, já que o barbante tende a absorver a água que pode espirrar, e no ambiente úmido a cortina pode não secar e até embolorar. No entanto, se a cortina estiver em outro ponto e que não fique em contato direto com a água, não há problemas.
Este modelo de cortina é uma aposta certeira e linda. Ao invés de usar ao estilinho da vovó a peça foi transformada para um projeto atual e funciona como uma cortina para a área da banheira e do chuveiro. E antes que você me lembre da dica de não molhar a peça, dá uma olhadinha no truque de usar uma cortina transparente por trás, evitando que a água espirre no barbante.
Mais fotos
Para porta
Sabe aquelas divisórias de ambientes é assim que funciona a cortina para porta. A peça dispensa o uso de porta entre os espaço, mas mantém uma divisória super charmosa e que adiciona estilo à decoração.
Seguindo a ideia de uma cortina, este modelo divide o espaço da sala com o corredor que dá acesso a outros cômodos da casa. A peça apesar de ser toda feita de barbante cru, é um mix de pontos abertos e fechados em plano baixo, e que formam um desenho riquíssimo de detalhes.
Nesta proposta a cortina de crochê de porta foi usada no quarto, e é uma ótima opção para separar o cômodo do closet. E para manter o estilo clean com tons claros usados no ambiente, a peça foi feita de barbante cru, mantendo a suavidade do ambiente.
Mais fotos
Outras
Inspiração nunca é demais né?! Então, separamos mais algumas ideias diferenciadas de como usar cortina de crochê para diferentes funcionalidaes e cômodos.
Como fazer passo a passo – Gráfico / Receita
Se você quer tirar as agulhas do armário e colocar em prática os pontos de crochê, separamos alguns gráficos e receitas que vão te ajudar a criar sua própria cortina.
Agora que você já viu como usar e até como fazer cortina de crochê, é hora de adotar o estilo para a decoração!