Cantinho da Leitura – 60 Ideias Lindas para Ter Paz e Tranquilidade!

O cantinho da leitura é um espaço que vai além de um local destinado a leitura, ele também é considerado por muitas pessoas um refúgio dentro de casa para descansar e aliviar o estresse se desligando totalmente do mundo.

Para ter um cantinho da leitura em casa não tem segredo! Uma poltrona confortável, uma boa luminária e uma estante com seus livros favoritos são o necessário para criar o espaço perfeito para essa finalidade.

Se você acredita que para ter um cantinho da leitura em casa é necessário ter uma biblioteca grande ou até mesmo ter um cômodo destinado apenas para essa função está completamente enganado. Esse espaço pode ser montado de forma muito simples, o necessário é usar a criatividade para deixar um espaço pequeno aconchegante.

Para se inspirar e arrasar na montagem do seu cantinho da leitura separamos nesse post 60 ideias incríveis!

Como Montar Um Cantinho da Leitura? #Dicas

Para montar o seu cantinho da leitura é necessário ter em mente três características importantes pouco ruído, tranquilidade e claridade. Busque no cômodo em que será montado esse espaço uma boa iluminação natural, uma opção para a leitura noturna é acrescentar uma luminária na decoração, os modelos de chão estão super em alta. Uma dica importante é fugir de ambientes que possuam TV ou outros tipos de interferências com barulhos. 

Com relação a organização dos livros é importante deixá-los sempre em mãos, assim você estimula ainda mais esse ambiente. Para isso, organize os livros em estantes, prateleiras ou nichos nos quais tanto os adultos quanto as crianças possam alcançar.

Para deixar o cantinho para ler confortável você pode fazer uso de poltronas, almofadas ou até mesmo um colchão para promover o conforto desejado. Assim, você consegue estender o tempo de leitura sem ficar com dores por estar em uma posição desconfortável para atividade.

Fotos e ideias de cantinho da leitura decorado

Um cantinho com uma poltrona, uma estante de livros e uma luminária pode ser a pedida certa para relaxar ou até mesmo estimular o filho a iniciar o gosto pela leitura, com isso fazendo com que desde cedo ele entenda todos os benefícios que um bom livro pode trazer. 

O que muita gente não sabe é que o cantinho para ler não precisa ser apenas mais um canto da casa, na verdade ele pode ganhar muito destaque com relação ao resto da casa, podendo ser um dos pontos de maior destaque da decoração.

Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes ideias para cantinho da leitura em vários ambientes. Temos certeza que entre as opções que separamos você vai encontrar ótimas dicas para deixar esse espaço aconchegante e bonito!

Ideias para cantinho da leitura1

Ideias para cantinho da leitura2

Ideias para cantinho da leitura3

Ideias para cantinho da leitura4

Ideias para cantinho da leitura5

Cantinho da leitura na sala

Nem todo mundo possui um cômodo disponível que pode ser destinado apenas para montagem de um cantinho da leitura em casa, principalmente, quando pensamos nos projetos residenciais que são feitos atualmente nos quais as casas e apartamentos são cada vez menores, por isso, muitas vezes montar o cantinho da leitura em uma espaço disponível na sala é a única opção.

Para montar o seu cantinho da leitura na sala você pode investir em uma poltrona bem bonita, que além de trazer conforto se destaque na decoração do ambiente. Outra dica é investir em uma mesa lateral ao lado da poltrona, fazendo isso você garante um apoio para colocar o livro, óculos ou aquela deliciosa xícara de café.

Para deixar o cantinho para ler mais aconchegante e bonito, muitas pessoas optam por acrescentar na decoração vasinhos de plantas e até mesmo uma manta decorativa que acaba sendo uma boa companhia nos dias frios.

Para se inspirar veja a seguir ideias incríveis de cantinho da leitura em sala com diferentes estilos de decoração.

Cantinho da leitura na sala com estante branca5

Cantinho da leitura na sala com estante de madeira6

Cantinho da leitura na sala com estante planejada branca13

Cantinho da leitura na sala com estantes brancas12

Cantinho da leitura na sala com poltrona branca3

Cantinho da leitura na sala com poltrona branca8

Cantinho da leitura na sala com poltrona de couro11

Cantinho da leitura na sala com poltrona moderna1

Cantinho da leitura na sala com prateleiras pequenas9

Cantinho da leitura na sala na janela2

Cantinho da leitura na sala perto de janela grande10

Cantinho da leitura na sala4

 

Cantinho da leitura no quarto

Além da sala, o quarto é um dos cômodos nos quais mais são montados os cantinhos de leitura. A principal vantagem em optar pelo cantinho para ler no quarto é que esse espaço é mais íntimo e aconchegante, além de ser mais silencioso quando comparado com a sala. 

Para o cantinho da leitura no quarto você pode optar por utilizar prateleiras para organização dos livros, dessa forma otimizando o espaço disponível. Para deixar o ambiente confortável invista em um puff grande, almofadas ou um bom tapete.

Cantinho da leitura no quarto com decoração branca20

Cantinho da leitura no quarto com decoração clean15

Cantinho da leitura no quarto com estantes grandes18

Cantinho para ler no quarto com luminárias pendentes.

Cantinho para ler no quarto com prateleira planejada.

Cantinho para ler no quarto montado na janela.

Cantinho da leitura no quarto19

Cantinho da leitura na varanda

Algumas pessoas têm dúvidas sobre como utilizar melhor o espaço da varanda, uma boa dica é montar o cantinho da leitura nesse ambiente. Para o cantinho da leitura na varanda sugerimos investir em um puff grande ou uma poltrona com descanso para as pernas. Uma opção que se tornou uma das favoritas hoje em dia é um canto alemão que traz muito conforto e torna esse um local único da residência.

Devido a varanda já ter muita iluminação natural, não se faz necessário investir nesse quesito, apenas uma luminária de chão é necessária para as leituras noturnas. Para os dias de muito sol, nossa dica é investir em persianas ou cortinas para barrar o excesso de luz quando você estiver no seu cantinho para ler na varanda. Se quiser dar um toque verde na decoração, uma boa opção é investir em um jardim vertical.

Cantinho para ler na varanda com jardim vertical.

Cantinho da leitura na varanda com luminária e porta livros de chão28

Cantinho para ler na varanda com plantas.

Cantinho da leitura na varanda com poltrona amarela25

Cantinho para ler na varanda com poltrona cinza.

Cantinho da leitura na varanda com poltrona verde26

Cantinho para ler na varanda com prateleiras de madeira.

Cantinho para ler na varanda com sofá.

Cantinho para ler na varanda com decoração rústica.

Cantinho para ler na varanda com jardim de inverno.

Cantinho da leitura na janela

A principal vantagem de investir em um cantinho da leitura na janela é que a além de ter um espaço na casa para relaxar durante o dia ou aos finais de semana, você pode desfrutar de um cantinho confortável, bem iluminado e com uma boa vista para apreciar.

Para a decoração de um cantinho para ler na janela você pode optar por utilizar um sofá pequeno em frente à janela e também abusar das estantes de livros, muitas pessoas optam pelos modelos planejados. Observe bem esse espaço para que possa enxergar algo a mais na janela e incrementar sua decoração com itens que deixem o espaço com a sua cara.

Cantinho da leitura na janela35

Cantinho da leitura na janela36

Cantinho da leitura na janela37

Cantinho para ler na janela com almofadas38

Cantinho para ler na janela com cestos decorativos43

Cantinho para ler na janela com luminárias na parede44

Cantinho para ler na janela com mesinha de canto41

Cantinho para ler na janela com vista40

Cantinho para ler na janela rústivo48

Cantinho da leitura infantil

O cantinho da leitura destinado às crianças precisa ser um ambiente descontraído, afinal, é importante atrair a atenção dos pequenos com detalhes que os deixem bem à vontade para desfrutar do espaço. Pensando nisso, uma boa dica para quando for planejar o cantinho da leitura infantil é utilizar estantes ou prateleiras que permitam o acesso das crianças aos livros com facilidade.

Outra dica para caprichar na decoração do cantinho para ler dos pequenos é utilizar muitas cores, assim você deixa o ambiente super divertido e convidativo. 

Cantinho da leitura infantil com adesivos na parede55

Cantinho da leitura infantil com almofada gigante.

Cantinho da leitura infantil com almofadas coloridas54

Cantinho infantil para ler com almofadas personalizadas.

Cantinho infantil para ler com estante grande.

Cantinho da leitura infantil com estante pequena56

Cantinho infantil para ler com quadrinhos na parede.

Cantinho infantil para ler com tapetes coloridos.

Cantinho da leitura infantil50

Cantinho infantil para ler com bichinhos na decoração.

Cantinho da leitura infantil com poltrona verde63

 

 

Cantinho infantil para ler com prateleiras rosa

Cantinho da leitura infantil decorado com pelucias60

Gostou das nossas dicas para cantinho da leitura? Já fez as escolhas para montar o seu? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...