Antimofo Caseiro – Passo a Passo + Como Evitar e Combater
A proliferação de fungos e formação de mofo pode ser um problema enfrentado por qualquer um, e o antimofo caseiro pode ser uma solução para se livrar desses hóspedes indesejados.
O antimofo caseiro é uma opção barata e fácil para fazer em casa, combatendo a presença de mofo em diferentes locais.
E se você quer aprender a fazer antimofo caseiro, trouxemos dicas e passo a passo que vão te ajudar e se livrar dos fungos.
Qual o perigo do mofo?
O mofo é formado por fungos que se espalham em locais úmidos e de pouca luminosidade.
Os esporos do mofo se espalham com facilidade pelo ar e além de se instalarem com facilidade nos locais, também podem trazer problemas de saúde ao serem inalados.
A presença de mofo no ambiente pode ser muito prejudicial ao sistema imunológico, causando ou agravando:
- espirros,
- obstrução nasal,
- tosse,
- falta de ar,
- coceira,
- rinoconjuntivite,
- asma alérgica,
- rinite alérgica,
- sinusite fúngica,
- aspergilose broncopulmonar alérgica,
- micose broncopulmonar alérgica,
- alergias.
Como evitar o mofo?
Se você não quer a presença desse hospede indesejado que se espalha facilmente, trouxemos algumas dicas para evitar a formação de mofo.
- Limpeza: as áreas úmidas ou com problemas de umidade devem ser limpas com regularidade, prevenindo o desenvolvimento de fungos. A limpeza dessas áreas pode ser feita com produtos específicos ou até mesmo com cloro.
- Ventilação: para evitar a formação de fungos a ventilação é uma ótima aliado, o ajudando na troca de ar e também no fato de se livrar da umidade. Nesse caso, é importante manter janelas abertas para deixar a casa arejada, além de abrir portas e gavetas de armários que tenham maior tendência a terem mofo. Caso não tenha ventilação natural nessas áreas, uma boa estratégia é utilizar um ventilador por 15 minutos diários.
- Luminosidade: a luminosidade é uma ferramenta natural no combate ao mofo, por isso, sempre que possível deixe o sol entrar no ambiente interno, abrindo janelas para que a luz do sol ajude a deixar o ambiente menos úmido, prevenindo a formação de mofo.
- Pintura: uma maneira de evitar a formação de mofo é o uso de tintas que repelem o mofo, ou seja, tintas específicas para essa finalidade. Esse tipo de tinta é recomendado para ambientes muito úmidos, com pouca circulação de ar e regiões de muita chuva.
- Desumidificador: o uso de um umdificador elétrico também pode ser uma alternativa para proteger locais pequenos da presença de mofo. O desumidificador elétrico costuma ser uma opção bastante utilizada em closet, evitando que essa área, que costuma ser menos ventilada e com menos luz, possa ter o desenvolvimento de fungos.
Como fazer antimofo caseiro? – Passo a passo
Antimofo caseiro com giz de lousa
Para fazer antimofo caseiro, uma opção de material fácil de encontrar e barato é o giz de lousa, um material bastante eficaz para tirar a umidade de espaços como guarda-roupas e armários.
Materiais:
- Giz de lousa (cor de sua preferência)
- Tule
- Régua
- Tesoura
- Caneta
- Fita de cetim ou barbante
Passo a passo e como usar:
- Com o auxílio de uma régua e da caneta, marque o tule fazendo um quadrado com dimensões de 25 x 25 cm;
- Com o tule já marcado, faça o recorte do tecido;
- Pegue o quadrado recortado e coloque algumas unidades de giz de lousa no centro do tule;
- Puxe as 4 pontas do quadrado de tule para fazer uma espécie de trouxinha e amarre o item com um pedaço de fita de cetim ou barbante;
- Coloque a trouxinha de giz em locais com mais umidade, como armários;
- Quando o giz já estiver muito úmido, retire-o do móvel e coloque a trouxinha exposta ao sol por algumas horas para que o giz possa secar e o antimofo caseiro possa ser reutilizado.
Antimofo caseiro com sílica
A sílica também é uma ótima opção para fazer antimofo caseiro e é bem provável que você conheça esse material dos clássicos saquinhos com bolinhas dentro que acompanham peças como calçados e roupas.
Materiais:
- Bolinhas de sílica em gel
- Saquinhos pequenos de tecido ou tule
Modo de preparo e uso:
- Coloque uma quantidade de bolinhas de sílica dentro dos saquinhos;
- Distribua os saquinhos com sílica em locais mais úmidos e com propensão a formação de mofo;
- Quando a sílica já estiver bastante úmida, coloque-a para secar no sol para fazer a reutilização do antimofo.
Outras maneiras de combater mofo
Para locais que já estão com a presença de mofo, há possibilidade de fazer a limpeza de maneira segura, evitando a proliferação dos fungos e o consequente o aumento do mofo.
Como combater mofo com vinagre
Ingredientes:
- 240 ml de vinagre de álcool
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo e uso:
Em um recipiente coloque o vinagre e acrescente o bicarbonato de sódio. O resultado dessa mistura irá formar bastante bolha.
Depois de borbulhar, coloque essa mistura em um borrifador e aplique em áreas mofadas deixando agir por 10 minutos, em seguida use um pano seco e limpo para remover o mofo.
Como combater mofo com água sanitária
Ingredientes:
- 100 ml de água sanitária
- 1 l de água
Modo de preparo e uso:
Misture a água sanitária com a água e aplique essa mistura em superfícies com mofo.
Deixa a mistura agir por 30 minutos nessas superfícies mofadas e depois faça a limpeza utilizando um pano limpo e seco.
Para usar essa mistura, certifique-se de que a área ser limpada é resistente à ação de água sanitária.
Se você sofre com a presença desses hóspedes indesejados, é hora de aproveitar as dicas e tutoriais para fazer antimofo e proteger o lar da presença dos fungos.