COZINHA RETRÔ E VINTAGE: 45 Dicas Imperdíveis
Decorar a casa é um processo que exige seguir um estilo, e isso se faz em cada cômodo. Se a inspiração é uma cozinha retrô e vintage os detalhes podem fazer muita diferença, e com muito jeitinho é possível ter um ambiente antiguinho e com muito charme.
Diferença entre cozinha retrô e vintage e elementos característicos
A principal diferença entre o retrô e vintage na decor do ambiente, é em relação ao tempo das coisas.
No estilo retrô, os eletros e decoração seguem uma inspiração antiguinha, mas são apenas uma releitura de produtos novos com carinha de outras décadas. Desse modo, atualmente, dá para encontrar diversas marcas de eletrodomésticos atuais que seguem essa tendência com cores vibrantes e inspirações de décadas passadas.
Já a linha vintage, é o uso de aparelhos e itens antigos mesmo, que podem até passar por um trabalho de restauração, mas de modo a conservar as características da época.
Cozinha retrô
Cozinha retrô moderna
Mesmo com a geladeira de inox que remete a características bem atuais, a tendência da decor seguiu a linha retrô com armários em tons de azul Tiffany; o que deu ares antigos ao ambiente.
A decoração da varanda gourmet foi transformada em uma pequena cozinha com vista para a cidade. A mistura do piso geométrico em verde e azul, também pode ser vista nos armários e na geladeira, que apesar de seguir o modelo de décadas passadas é apenas uma inspiração.
Com azulejo estampado nas paredes, a cor da cozinha fica para os armários azuis e geladeira vermelha, o que deixa o espaço alegre e inspirador.
Com decorações diferentes, o item em comum em todos os projetos é a geladeira vermelha, que pode ser vista em diferentes combinações, como:
- Piso e azulejo estampado em azul;
- Cozinha pequena com detalhes metálicos me prata;
- Cozinha corredor com parede de lousa.
Esse projeto mostra que é possível mesclar itens modernos, como eletros em inox, com geladeira retrô verde. A cor não fica só no refrigerador, no ambiente ainda dá para ver o uso de azul nos armários.
O revestimento dos azulejos que aparecem próximo da bancada e no balcão, remetem a características geométricas da década de 60. Mas há outros detalhes como o refrigerador de linhas arredondadas e colorido.
Decoração retrô rústica
Na decoração rústica para a cozinha, a ideia foi amenizar os traços mais pesados, como a mesa de madeira, com cores. Assim, as cadeiras coloridas combinam com os tons da geladeira e das paredes.
Com tijolinho a vista, a parede já deixa traços mais campestres a decor; enquanto detalhes coloridos do estilo retrô, como armários verdes e cadeiras amarelas, dão alegria ao ambiente.
Mais uma vez, a parede de tijolo a vista aparente é o detalhe que segue a tendência rústica. O balcão e móveis em madeira ajudam a completar o estilo, enquanto detalhes coloridos dão vida aos tons terrosos.
Pintar os tijolinhos de branco também é uma opção, e assim dá mais luminosidade ao ambiente com diversos detalhes em madeira (piso, ilha, armários). A geladeira verde água é o ponto de cor do espaço e combina com os acessórios nos armários suspensos.
Na decor que segue a linha antiga, nem sempre é preciso muita cor. Dá para seguir essa ideia de projeto que usa eletro e armários brancos, e mescla com a rusticidade da mesa de madeira com bancos de tronco.
Utensílios retrô
Saleiros e latas
Os saleiros de metal da época da vovó são ótimos utensílios para decorar nesse estilo. A ideia é pendurar os itens na parede e criar um cantinho com latinhas antigas.
Quadros e pratos decorativos
Decorar a parede com cor é sempre um ponto para essa linha. Vale usar quadros de madeira antigos, com propagandas de marcas e até placas de metal. A ideia também se estende para quem pretende usar pratos pendurados na parede.
Estampa floral
Pode ser na cortina ou no pano de prato, a estampa floral fica super delicada para criar o estilo retrô. Ah, e nem precisa ser a mesma estampa nos diferentes pontos.
Armários e prateleiras com decorações
Os armários abertos ou prateleira dão charme ao ambiente, e podem ganhar latinhas e cerâmicas coloridas como decoração e até mesmo para uso diário.
Eletros e itens do dia a dia Para contribuir com a decor, vale se inspirar em diversos itens, como:
- Conjunto de chá com estampa de poá;
- Batedeiras com estilo antigo e cores pasteis;
- Eletros retrô;
- Batedeira com estilo antigo e estampa.
Cestinhas de metal
No estilo de cestinhas de mercado de metal, a ideia é organizar os itens e deixar o item exposto na cozinha. Vale também usar engradados antigos.
Latinhas
As latas antigas ou inspiradas em modelos passados, são ótimas para darem o toque retrô na decor e ainda podem ajudar na organização do ambiente.
Como fazer utensílio retrô passo a passo
- Pegue latas (ex: molho vermelho, milho, ervilha), retire a tampa e lixe para não dar um bom acabamento;
- Pinte por dentro e por fora;
- Pegue um pedaço de madeira e pinte da mesma cor;
- Depois de secas, faça um furinho em cada lata;
- Seguindo o furo das latas, marque a madeira;
- Com um prego, faça a abertura de um furo na marcação da madeira;
- Com um parafuso, fixe as latas na madeira;
- Para dar acabamento, faça um tira de couro para carregar e coloque o nome dos utensílios (colher, garfo, faca, etc) em cada lata.
Cozinha vintage
Nesse projeto, a ideia foi utilizar um fogão antigo e deixar os tubos metálicos da instalação elétrica a mostra.
Os eletros antigos são o ponto auge das decorações. A ideia de dar vida novamente a itens antigos é uma ótima inspiração.
Aqui, a iluminação com pendentes e fios a mostra dão muito charme a cozinha com armários azuis e prateleiras.
Mais fotos
Armários vintage
O armário antigo manteve os puxados metálicos, mas ganhou a coloração azul para deixar a cozinha mais alegre.
Da época da vovó, o armário branco ficou super delicado próximo da mesa e a parte de madeira remete a detalhes rústicos.
Mais fotos
Agora é só se inspirar nesse estilo cheio de detalhes e investir na decoração de cozinha retrô e vintage.