Como Acabar com Traças? – 7 Medidas Rápidas!【2022】

As traças são pequenos insetos que podem trazer danos a livros, roupas e alimentos, estragando pertences e causando prejuízos. E para evitar uma verdadeira infestação desses insetos, é importante saber como acabar com traças.

Em geral, as traças podem ser divididas em 3 tipos – traças de livros, que se alimentam de papéis; traças de parede, que ficam penduradas em um casulo pendurado na parede e se alimentam de matéria orgânica das roupas; e traças de grãos, que invadem pacotes de alimentos como milho e cereais.

Se você já identificou esses pequenos insetos em casa e precisa de dicas de como acabar com traças, reunimos soluções para se livrar desses insetos invasores e proteger seus pertences.

0 como acabar com tracas

Como acabar com traças? #dicas

Faça limpezas frequentes

As traças são pequenos insetos que gostam de lugares escuros e com pouca limpeza, por isso, é bastante comum encontrá-las em armários.

Para evitar uma invasão total desses insetos, é importante garantir limpeza frequente para remoção de poeira desses locais que podem se tornar ótimos esconderijos para traças.

Sendo assim, faça limpezas frequentes dentro de armários e estantes de livros removendo toda a poeira que costuma ficar acumulada nesses espaços.

1 como evitar tracas

A limpeza de armários ajuda a evitar os insetos

Passe as roupas

Adotar o hábito de passar roupas também pode ser uma alternativa para acabar com traças, uma vez que ao aquecer as roupas com o ferro quente é possível destruir os ovos de traças que podem ter sido depositados em roupas guardadas há muito tempo.

2 dica para evitar tracas em roupas

Mantenha a casa arejada

As traças adoram locais escuros e uma maneira de evitá-las em casa é mantendo o ambiente arejado e com entrada de luz solar.

Para evitar e acabar com traças, é importante ter uma rotina de abrir janelas para arejar a casa e garantir a entrada da luz do sol.

Além de abrir as janelas, também tenha o hábito de abrir portas de armários para mantê-los arejados.

3 como evitar tracas em armarios

Manter tudo arejado pode evitar traças

Elimine a umidade

A umidade em parede é bastante propícia para o surgimento de traças de parede, além de mofo e fungos que podem fazer mal à saúde.

Para evitar as traças de parede, impermeabilize paredes e tetos, consertando vazamentos e infiltrações para evitar que traças possam se desenvolver nesses locais.

4 dicas para evitar tracas

A umidade pode ser um local propício para desenvolvimento de traças de parede

Cuidado com os alimentos

Entre os tipos de traças, há esse tipo de inseto de alimentos; e nada mais desagradável que ter a infeliz surpresa de pegar um alimento que foi infestado por traças.

Para evitar que as traças invadam a despensa e se alojem em alimentos, é importante garantir a limpeza da despensa e o local arejado.

Além disso, coloque os alimentos abertos em potes fechados, evitando que os insetos possam invadir grãos, cereais, entre outros.

5 como evitar tracas em alimentos

Receitas caseiras para acabar com traças

Para quem não quer utilizar veneno para traça e pretende manter esses insetos afastados dos pertences, trouxemos dicas caseiras com ingredientes naturais e que funcionam como medida preventiva.

Como acabar com traças com vinagre

Para garantir que as traças fiquem bem longe, faça uma misturinha com proporções iguais de água e vinagre para aplicar por toda a casa.

A aplicação pode ser feita através de um borrifador ou com um pano molhado dessa misturinha, que pode ser passado por dentro de armários, evitando que as traças se aproximem desses locais.

6 como acabar com tracas com vinagre

A misturinha com vinagre mantém as traças afastadas

Como acabar com traças com capim-limão

O capim-limão também é uma ótima opção de receita caseira para afastar as traças.

Nesse caso, pique folhas de capim-limão e coloque-as em saquinhos de organza ou tule. Distribua os saquinhos em armários e gavetas, garantindo um aroma gostoso para esses espaços e afastando as traças.

A troca do capim-limão deve ser feita mensalmente, reforçando o cheirinho que afasta traças.

7 dica de repelenta natural de tracas

O capim-limão afasta traças e perfuma armários

Como acabar com traças com cravo-da-índia

Uma clássica receita de vó e que funciona até hoje, são os saquinhos com cravo-da-índia, que perfumam os ambientes e mantém as traças bem longe.

Nesse caso, coloque cravos-da-índia em saquinhos de tule ou organza e distribua-os em diferentes pontos que podem ser atrativos para traças, como armários e gavetas.

O cheiro do cravo-da-índia é capaz de manter as traças bem longe, mas é importante renovar o sachês a cada 3 meses.

8 dicas para afastar tracas de guarda roupa

Como acabar com traças com folha de louro

A folha de louro é outro ingrediente natural que pode ser utilizado para afastar traças.

Nesse caso, coloque folhas de louro em saquinhos e distribua-as por guarda-roupas e estantes para manter as traças afastadas.

A troca das folhas de louro deve ser feitas a cada 3 meses, renovando o aroma que afasta os insetos.

9 como acabar com tracas em armarios

A folha de louro ajuda a manter os insetos afastados

Como acabar com traças com lavanda

A lavanda é um ótimo ingrediente natural para afastar traças e ainda manter o ambiente aromatizado.

Nesse caso, dilua gotas de óleo essencial de lavanda em água e coloque a misturinha em um borrifador.

Utilize o borrifador com a misturinha de óleo de lavanda para aplicar em roupas e armários, garantindo um aroma agradável nesses espaços e afastando insetos invasores.

10 como afastar tracas com lavanda

Como acabar com traças com limão

O limão é outra maneira de afastar as traças e perfumar o ambiente.

Para afastar os insetos, use cascas secas de limão, exalando um cheirinho agradável e afastando traças de roupas e papéis.

Troque as cascas a cada 2 semanas para renovar o cheirinho.

11 como afastar tracas

Como acabar com traças com cedro

A madeira cedro é outra maneira de manter as traças bem longe.

Para evitar a infestação de traças, utilize lascas de cedro dentro de saquinhos de tule ou organza, que podem ser distribuídos por armários e gavetas.

O aroma do cedro irá perfumar armários e garante que as traças fiquem bem longe desses espaços.

12 dicas para afastar tracas

As lascas de cedro mantêm os insetos afastados

Agora que você já viu dicas para eliminar esses insetos invasores, é a hora de ficar atento aos sinais de traças e evitar prejuízos e danos.

Você pode gostar...