Como Fazer Pompom – 60 Tipos Diferentes & Tutorial Descomplicado!

O pompom  é um item delicado que pode ser usado para diferentes finalidades.decoração da casa, decoração de objetos, lembrancinhas e decoração de festa. Por isso vale muito a pena aprender como fazer pompom.

Se você deseja aprender como fazer pompom em casa, nesse post preparamos 5 passo a passo ensinado como fazer pompons de lã, TNT, torcida, tule e papel crepom. São diferentes pompons para fazer em casa e usar para diferentes situações.

Fotos e Modelos Diferentes de Pompom

Os pompons são um detalhe antigo que era muito usado principalmente como decoração de peças de vestuário como blusa, touca e cachecol. Atualmente os pompons voltaram com tudo e podemos usa-los de diferentes formas. Hoje além do vestuário outro modo de usar os pompons que está super em alta é na decoração de casa.

Na decoração de casa os pompons podem ser usados para decorar almofadas, mantas, cortinas entre outros. O principal meio que deve usar  para deixar a casa muito mais bonita e aconchegante com o uso de pompons é liberar a imaginação para criar diferentes detalhes.

Para se inspirar na hora de aprender como fazer pompom, separamos a seguir por categorias lindos modelos de pompons feitos com diferentes materiais.

Pompom de Papel

O pompom de papel é uma das versões de pompons mais usadas atualmente. A seguir separamos alguns modelos lindos e fáceis de fazer para você se inspirar e arrasar na decoração.

Papel Crepom

Para aprender como fazer pompom primeiro é muito importante entender as melhores formas de usar esse tipo de pompom. Atualmente o pompom de papel crepom vem sendo muito utilizado principalmente para a decoração de festas, também podemos encontra-lo em lindas decorações de casamento.

Na decoração de festa eles podem ser usados para montar lindos painéis e também como delicados centros de mesa.

A seguir separamos alguns modelos para se inspirar e arrasar na hora de aprender como fazer pompom para criar belos modelos de pompons.

pompom de papel crepom rosa

pompom de papel crepom pink

pompom de papel crepom

pompom de papel crepom azul

Esse modelo de pompom de papel crepom é muito usado principalmente para montar delicados modelos de cortinas para decoração de quarto.

pompom de papel crepom bege

pompom de papel crepom amarelo

pompom de papel crepom lilás

pompom de papel crepom

pompom de papel crepom azul

Uma das grandes vantagens de trabalhar com papel é que ele possibilita a criação de diferentes tipos de artesanato. Se você gostaria de ver como é possível soltar a criatividade com esse tipo de material, preparamos um post completo com 56 ideias de artesanato com papel com um passo a passo completo ensinando como fazer lindas peças de papel em casa.

Papel De Seda

O pompom de papel seda também pode ser usado tanto na decoração de quarto quanto na decoração de festa. Esse é um dos modelos de pompons mais simples de aprender como fazer pompom.

Se você está com os preparativos de uma fofa festa infantil a todo vapor aprender como fazer pompom de papel seda pode ser uma boa alternativa para deixar a decoração da festa ainda mais bonita.

pompom de papel seda branco

pompom de papel seda rosa

pompom de papel seda laranja

pompom de papel seda vermelho

pompom de papel seda amarelo

pompom de papel seda branco

Para as noivinhas que estão dando inicio aos preparativos do casamento, esse modelo pode ser uma ótima opção para deixar a decoração da festa ainda mais bonita.

pompom de papel seda vermelho

Pompom de Lã

Aprender como fazer pompom de lã pode ser uma boa opção para quem deseja dar um toque especial na decoração da casa.

Os pompons de lã podem ser usados para confecção de tapetes, cortinas, almofadas e também podem ser usados para decorar lembrancinhas de festa. Veja a seguir algumas inspirações que separamos sobre as possibilidades do que pode ser feito com esse tipo de pompom.

pompom de lã amarelo

pompom de lã azul claro

Para as mamães que estão em busca de inspirações de como usar pompom de lã na decoração de uma festa, esse modelo de enfeite que separamos com um fofo varal de cupcakes pode ser uma ótima opção para festa com os tema Confeitaria,

pompom de lã verde

A decoração de Natal é uma decoração em que gostamos de inovar e deixar a imaginação livre. Nessa imagem podemos ver um lindo modelo de árvore de Natal feito com pompons de lã. A estrela amarela no topo é um aplique de EVA. Para quem busca enfeites delicados, fáceis de fazer e econômicos para o Natal, essa pode ser uma ótima dica.

Outra dica para te incentivar a aprender como fazer pompom é que eles também podem ser usados na decoração da árvore de Natal do mesmo jeito que as bolinhas de plástico são usadas.

pompom de lã branco

pompom de lã colorido

pompom de lã cinza

O quarto é sem dúvidas o comodo da casa favorito de grande parte das pessoas. É o lugar em que entramos para repousar, pensar, e esquecer da correria diária é literalmente o nosso cantinho. Por isso sempre queremos torna-lo um espaço que reflita nossa personalidade.

O tapete feito com pompons de lã pode ser a pedida certa para deixar o seu quarto ainda mais bonito e aconchegante. Você pode fazer a combinação de cores que quiser ou pode fazer com uma cor só que mais goste.

pompom de lã rosa

pompom de lã em tapete

Pompom de Tule

O pompom de tule com certeza é uma das variações mais fofas de pompons. Esse é um modelo muito usado na decoração de quarto de menina e em festas com o Tema Bailarina e acessórios de cabelo.

Na decoração da Festa Bailarina os pompons de tule podem ser usados para diferentes detalhes como centros de mesas, toalhas de mesa e cortinas. Outro detalhe da festa em que o pompom de tule é muito usado é nas meigas e rosas lembrancinhas que podem ser, tubetes, apliques de biscuit, caixinhas de acrílico entre outros modelos.

pompom de tule em centro de mesa

pompom de tule rosa claro

pompom de tule

pompom de tule branco

pompom de tule roxo

pompom de tule azul escuro

pompom de tule rosa

pompom de tule amarelo

De Fita

O pompom de fita é delicado e tem tudo haver com acessórios de cabelo e alguns tipos de enfeites para casa. Outra utilidade que ele pode ter é na decoração de embrulhos de presente. A seguir separamos algumas inspirações de como usar esse modelo de pompom.

pompom de fita vermelho

pompom de fita colorido

pompom de fita azul e vermelho

pompom de fita amarelo

pompom de fita azul e amarelo

pompom de fita rosa e azul

pompom de fita

pompom de fita rosa

De Pelúcia

O pompom de pelúcia é sem dúvidas considerado o modelo mais fofinho de pompom. Podemos encontra-lo em acessórios de cabelo, chaveiros e roupas.

pompom de pelúcia rosa

pompom de pelúcia marrom

pompom de pelúcia preto

pompom de pelúcia vermelho

pompom de pelúcia vermelho

pompom de pelúcia cinza

pompom de pelúcia rosa

pompom de pelúcia preto

Pompom de Torcida

O pompom de torcida é um modelo usado tanto em escolas para animação dos alunos durante campeonatos quanto em casa para brincar. Esse pompom geralmente é confeccionados em plástico ou TNT com as mais diferentes combinações de cores. Se você está em busca de modelos que pode fazer em casa ou com seus alunos, separamos a seguir algumas opções para se inspirar.

pompom de torcida azul e branco

pompom de torcida azul

pompom de torcida verde

pompom de torcida rosa e branco

pompom de torcida rosa

pompom de torcidapompom de torcida rosa e preto

pompom de torcida rosa e cinza

Como Fazer Pompom: Passo a Passo Fácil

Se você deseja fazer seus próprios pompons em casa a seguir ensinamos como fazer pompons de lã, tule, papel de seda, papel crepom e de torcida. Além de poder fazer diversos artesanatos em casa é bem mais econômico do que comprar pronto.

Como Fazer Pompom de Lã

Para aprender como fazer pompom de lã você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Garfo
  • Tesoura
  • Barbante
  • Lã da cor desejada

Passo a Passo

  1. O garfo é o material ideal para quem deseja fazer pompom pequeno, seja para fazer aplique de roupa ou outro tipo de artesanato. Comece colocando uma quantidade de lã entre os dentes do garfo.Quanto mais lã mais fofinho vai ficar o pompom.
  2. Corte o fio.
  3. Corte um outro pedaço de fio suficiente para que passe entre os dentes do garfo e amarre os fios que já estavam enrolados no meio.
  4. Aperte apara que não fique folgado e de um nó firme.
  5. Vire o garfo e de mais um nó.
  6. Tire a lã do garfo.
  7. Corte as laterais.
  8. Se quiser o pompom menor corte mais.

pompom de lã inspirações

Como Fazer Pompom de Papel Crepom

Para aprender como fazer pompom de papel crepom o passo a passo é o mesmo que usando papel de seda, por isso você pode mesclar os dois materiais para dar uma textura diferente ou escolher entre um deles.

Materiais:

  • Linha
  • Tesoura
  • Arame
  • 12 folhas de papel crepom ou papel de seda. Podem ser folhas coloridas ou da mesma cor.

Passo a Passo

  1. Junte todas as folhas de papel colocando uma em cima da outra.
  2. Dobre pela ponta fazendo como se fosse um leque até o final do comprimento do papel.
  3. Use a tesoura para arredondar a ponta.
  4. Use o barbante ou um pedaço de arame para amarrar no meio.
  5. De um nó bem firme.
  6. Abra os lados separando as folhas com cuidado para não rasgar e estragar o que foi dobrado.
  7. O formato ficará parecido com uma borboleta.
  8. Separe todas as folhas até formar uma bola.
  9. Prenda uma linha ou barbante no meio para pendurar a sua bola de pompom.

pompom de papel crepom inspirações

Como Fazer Pompom De TNT

O TNT é um material barato e tem um excelente rendimento. Como você pode comprar por metro com ele é possível aprender como fazer pompom gigante.

Materiais:

  • TNT
  • Tesoura
  • Barbante

Passo a Passo

  1. Use 8 folhas de TNT do mesmo tamanho em formato retangular.
  2. Se desejar deixar o pompom mais fofo coloque mais folhas de TNT.
  3. Coloque uma folha sobre a outra deixando bem certinho
  4. Dobre até o final do TNT como se estivesse fazendo um leque.
  5. Com o barbante amarre no meio e faça um nó bem firme.
  6. Use a tesoura para cortar as duas pontas como se fossem a ponta de uma espada.
  7. Comece separando as folhas fazendo um lado de cada vez.
  8. Vai ficar uma bola de pompom bem fofinha.

pompom de TNT inspirações

Como Fazer Pompom de Tule

O pompom de tule é delicado e por isso muito utilizado como aplique de lembrancinha e em decorações.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Tule da cor de sua preferencia em pedaços com 1 metro de comprimento por 6cm de largura. Use de 10 a 15 pedaços.
  • Tesoura
  • Nailon
  • Papelão

Passo a Passo

  1. Coloque um pedaço em cima do outro e use a linha nailon para amarrar no meio.
  2. Enrole um pedaço do tule no pedaço de papelão.
  3. Dobre seis vezes como se fosse fazer uma sanfona.
  4. Amarre com a linha de nailon no mio. Ficará parecido com uma borboleta.
  5. Corte as dobras exteriores.
  6. Separe um tule do outro formando uma bolinha de pompom.

pompom de tule inspirações

Como Fazer Pompom de Torcida

Para aprender como fazer pompom de torcida você pode usar qualquer um dos tutoriais que ensinamos anteriormente. Da certo fazer usando TNT, mas o mais utilizado é o plástico. Você pode fazer utilizando saquinhos coloridos e improvisar com outros materiais reciclados.

Como fazer pompom de torcida inspirações

Gostou das nossas dicas de modelos de pompons? Já escolheu o modelo para aprender como fazer pompom? Deixe seu comentário.

Você pode gostar...