Madeira Maciça: +50 Ideias Lindas, Preços e Vantagens!
O termo madeira maciça é usado com frequência, mas será que você sabe quais são as características e tipos desse material?
Para conhecer exatamente o que é madeira maciça, vantagens e desvantagens, tipos, preços e aplicações, é só seguir a leitura e ficar por dentro desse assunto, escolhendo a madeira certa de acordo com o seu projeto.
Dúvidas frequentes – FAQ
Características da madeira maciça
A madeira maciça também é conhecida popularmente como “madeira de lei”, e esse é um tipo de material proveniente de árvores nativas, sem o acréscimo de fibras e aglomerados sintéticos.
Assim, a madeira maciça é cortada de uma única peça de madeira, sem adição de camadas ou laminados, o que dá maior resistência e qualidade ao material.
Em geral, esse é um tipo de madeira com maior densidade, ou seja, são mais pesadas. A opção também costuma ter menor propensão a sofrer com ataque de insetos, micro-organismos e umidade.
A coloração da madeira maciça pode variar de acordo com o tipo da madeira, com opções que podem ir do bege-amarelado ao vermelho escuro.
Tipos de madeira maciça
As madeiras de origem natural podem ser divididas em 3 categorias – reflorestada, nativa e de demolição, e todas podem ser utilizadas em opções maciças.
- Reflorestada: extraída partir de árvores plantadas para essa finalidade, e em geral, são árvores de rápido crescimento e que são replantadas após a extração.
- Nativa: muito valorizadas, geralmente, são oriundas de espécies de árvores de crescimento lento. Essas madeiras costumam ser consideradas nobres e raras.
- Demolição: Variações recuperadas a partir da demolição de móveis e casas antigas, podendo ser reaproveitadas em outros projetos.
Em geral, as madeiras brasileiras maciças e mais comercializadas incluem opções como – Jacarandá, Peroba Rosa, Cedro, Mogno, Jatobá, Freijó, Cumaru, Garapeira, Maçaranduba, Ipê, Tauari e Teca.
Vantagens e desvantagens
A escolha por um tipo de madeira maciça deve levar em conta as vantagens e desvantagens do material. Para isso, reunimos os prós e contras para que você possa avaliar se esse é um tipo de material adequado de acordo com suas necessidades.
Vantagens:
- Resistência: o material maciço tende a ter maior densidade, sendo menos propenso a sofrer com insetos e umidade, o que garante maior resistência à madeira.
- Durabilidade: o material é considerado de excelente resistência e tem boa capacidade para aderência de pregos e parafusos, permitindo projetos de móveis que podem ser montados e desmontados várias vezes sem interferência na estabilidade, o que dá maior durabilidade e vida útil a itens maciços.
- Versatilidade: existem diferentes tipos de madeira maciça, e isso dá a possibilidade de usos e aplicações variadas, o que faz com que a escolha seja versátil.
Desvantagens:
- Custo: em geral, os itens de madeira maciça têm custo mais elevado por serem mais densos e resistentes, ou até mesmo por serem madeiras nobres.
- Peso: a densidade maior desse tipo de material costuma fazer com que móveis e estruturas maciças fiquem mais pesadas, o que pode ser um ponto negativo em relação ao deslocamento dessas peças.
Como cuidar e preservar madeira maciça?
Os cuidados com a madeira maciça incluem a limpeza regular da superfície, que pode ser feita com um pano umedecido com água para remoção do pó. Nesse processo, evite o uso de produtos de limpeza abrasivos, água quente ou esponjas mais ásperas.
Os cuidados com esse tipo de madeira também incluem o fato de evitar colocar objetos quentes diretamente sobre o material, o que pode ocasionar manchas.
A madeira maciça deve ser protegida da umidade excessiva e do sol, e a preservação dos itens de madeira podem ganhar um extra com uma camada de verniz ou cera, criando uma proteção maior a danos.
Quanto custa em média? #preço
O preço da madeira maciça pode variar de acordo com uma série de fatores, incluindo fornecedores, região do país, tipo de madeira, entre outros.
As opções mais fáceis de encontrar podem ter custo médio de R$ 300 m², enquanto as opções nobres podem ter custo bastante elevado.
A compra da madeira deve ser feita com cautela, buscando por fornecedores responsáveis e materiais que tenham certificações, evitando o uso de madeiras de origem ilegal.
Fotos e ideias de madeira maciça na decoração
Móveis de madeira maciça
Os móveis em madeira maciça são escolhas frequentes por serem opções com maior resistência e durabilidade.
A variedade de tipos de madeira permite maior versatilidade em relação ao estilo e cores de móveis, com opções que podem combinar com diferentes propostas decorativas.
A escolha por móveis de madeira maciça pode ter um custo maior, mas sem dúvida é um investimento para quem quer ter peças atemporais e duradouras.
1. Quarto com cabeceira simples em madeira
2. Área gourmet com mesa grande em tampo de madeira
3. Mesa de jantar com cadeiras de estrutura maciça
4. Decoração com cadeira Girafa em madeira
5. Mesa de jantar com tampo rústico e maciço
6. Mesa de jantar em estilo cascata e em madeira maciça
7. Sala decorada com rack maciço
8. Cozinha com móveis em madeira
9. Escritório com mesa de madeira em tonalidade clara
10. Área gourmet com mesa rústica de madeira
11. Mesa grande e rústica construída em madeira
12. Varanda com mesa e cadeiras em madeira
13. Cozinha com banquetas do tipo Girafa e em madeira
14. Home Office com escrivaninha em madeira peroba rosa
15. Mesa de jantar com tampo em madeira
16. Sala de jantar com bancos construídos em madeira
17. Banco com estilo moderno e em madeira
18. Escrivaninha compacta e em madeira maciça
19. Mesa de jantar com tampo maciço e grande
20. Quarto com móveis clássicos e em madeira
Portas e janelas de madeira maciça
A madeira maciça também pode ser uma opção para o projeto de portas e janelas, e traz como principais vantagens a resistência e durabilidade dessas estruturas.
A escolha por estruturas maciça pode elevar o custo da obra, mas a segurança e as outras vantagens desse material fazem com que o investimento valha a pena.
A escolha por portas e janelas maciças pode trazer uma grande variedade de opções com tipos de madeiras que podem variar de cores, além de valorizarem esteticamente o projeto.
21. Fachada de casa com portas e janelas em madeira
22. Porta de entrada de madeira e com 2 folhas
23. Porta em madeira louro vermelho
24. Porta de correr em madeira
25. Fachada com porta de madeira com detalhes entalhados
26. Porta principal em madeira maciça
27. Porta moderno e pivotante em madeira
28. Porta de 2 folhas com detalhes entalhados
29. Janelas e portas com estrutura em madeira
30. Fachada residencial com porta em madeira
Bancada de madeira maciça
A madeira maciça pode ser uma escolha para a construção de bancadas em cozinhas e banheiros, trazendo a proposta acolhedora da madeira para substituição de pedras.
O uso de bancadas em madeira tem um grande valor estético, e a escolha pelo material maciço é uma ótima pedida para estruturas resistentes e duráveis.
O estilo da bancada de madeira pode variar de acordo com a escolha da madeira, e a proposta pode seguir de estilos rústicos a variações modernas.
31. Bancada de estilo rústico e em madeira
32. Lavabo com bancada em madeira e cuba de apoio
33. Cozinha com bancada rústica em madeira
34. Cozinha com bancadas em madeira
35. Bancada de madeira com cuba esculpida
36. Cozinha com estilo moderno e bancada maciça em madeira
37. Bancada para banheiro em madeira de estilo rústico
38. Cozinha com bancada rústica em madeira
39. Banheiro com bancada em madeira
Forro e piso de madeira maciça
A versatilidade da madeira maciça é um dos grandes destaques do material, que pode ser utilizado como forro ou piso em diferentes ambientes.
A proposta de utilizar material maciço em acabamentos proporciona maior resistência e durabilidade, além de se destacar pela sensação aconchegante que a madeira pode dar ao ambiente.
40. Projeto residencial com piso maciço
41. Área gourmet com forro de madeira
42. Ambientes integrados com piso de madeira
43. Projeto com piso de madeira
44. Deck externo em madeira Cumaru
45. Quarto infantil com piso de madeira
46. Deck em área de piscina com madeira Sucupira
47. Deck externo em madeira resistente e duradoura
48. Deck ao redor da piscina em madeira maciça
49. Projeto com forro em madeira
50. Sala aconchegante com forro de madeira
Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, já pode escolher o tipo de madeira mais adequada de acordo com o seu projeto.