Grades de ferro – 62 modelos diferentes e dicas de como usar!
As grades de ferro são elementos nada recentes, mas que mesmo com o passar dos anos continuam sendo uma opção com excelente durabilidade e que podem acrescentar um incrível estilo arquitetônico ao projeto.
Então, se você está pensando em usar grades de ferro no projeto, seja para segurança ou como um complemento arquitetônico, no post reunimos modelos de grades, e projetos lindos com o uso desse elemento.
Fotos e modelos de grades de ferro
Grades de ferro para janelas
As grades para janela podem atender a diferentes estilos arquitetônicos, e um desses estilos é de casas antigas, como neste projeto, que a casa antiga foi revigorada, mas mantendo elementos que marcam as características retrô do imóvel.
Na proposta, a escolha foi pela grade de ferro pintada de branco para a janela, combinando com o estilo antigo da casa e mantendo o lar em segurança.
A grade branca e trabalhada combina perfeitamente com o estilo da casa, e também fica em plena harmonia com a grade que protege a varandinha que dá acesso à entrada principal.
A versatilidade da grade em ferro para janela pode ser comprovada através desse projeto, que mostra uma proposta completamente diferente do anterior, trazendo uma fachada de casa com elementos modernos.
Para atender ao estilo moderno e manter a segurança, a proposta aqui traz uma grade estilizada e em ferro preto, contrastando com a fachada branca e combinando com a esquadria da janela, o que passa característica moderna ao projeto.
O design da grade é outro ponto importante para o estilo moderno, já que traz linhas verticais e horizontais em diferentes tamanhos, evidenciando o estilo contemporâneo para o projeto.

Na casinha antiga, as grades protegem as janelas que ficam para a rua

A grade na janela pode ser vista de dentro da sala e a cor verde integra-se ao jardim externo

No projeto, a grade simples e preta combina com o estilo da fachada

O sobrado antigo tem grandes brancas nas janelas do andar térreo

A cor da grade da janela combina com a cor da fachada da casa

A grande branca foi instalada por dentro da janela

Para o projeto, grande preta na janela
Grades de ferro para portas
O uso de grades é bastante amplo e pode ser uma possibilidade para portas, como mostra este projeto que traz a porta de madeira com grade em ferro.
Na proposta, a porta principal é um modelo de duas folhas em madeira e com vidros, e assim a parte do vidro ganhou a proteção extra da grade.
Para combinar com a porta de madeira, a ideia foi pela grade preta trabalhada em ferro, combinando com uma proposta mais retrô e mantendo a harmonia com a fachada da casa.
Outra possibilidade para usar grade em portas, é usar o item como um elemento de segurança, assim dá para manter a porta aberta para circulação de ar e a grade fechada, garantindo a segurança.
Como ideia para esse tipo de proposta, este projeto traz a inspiração de portas de madeira ao estilo veneziana que se abrem para fora, e assim a grade em ferro preto foi instalada entre as portas de madeira e vidro, garantindo que porta possa ficar aberta, mas sem comprometer a segurança.
A grade em madeira ainda pode ser aberta acompanhando a abertura da porta, o que não interfere na abertura total da porta.

A grade sobrepõe os vidros da porta de 2 folhas

A grade trabalhada sobre o vidro dá ainda mais estilo à porta

A grade se sobrepõe a porta e fica na parte externa

A porta de madeira tem grande preta trabalhada na parte do vidro

As grades pretas dão maior segurança nas portas e janelas

A porta de madeira tem grade preta
Grades de ferro para portão

A grade mantém a fachada e o jardim visíveis
Há muitas ideias incríveis para usar grades no projeto, e uma das possibilidades é uso do material como portão, de modo a proteger a entrada da casa.
Como projeto de grade para portão, a inspiração aqui traz uma casa com fachada moderna e grade compondo parte do muro e o portão social.
Para combinar com a fachada estilo moderno, a proposta é de uma grade preta com design simples e elementos trabalhados na parte de cima, de modo a manter a fachada da casa com visibilidade sem carregar o projeto.
Entre os designs de grades para portão, uma das possibilidades é usar um estilo moderno e minimalista para o a grade do portão, como mostra este projeto.
No portão da garagem, a grade é preta com linhas horizontais, que marcam um estilo contemporâneo e mais minimalista para o projeto.
O design além de simples e funcional, ainda é combina com as grades que protegem as janelas.

A grade atende ao portão da garagem e ao portão social

O portão baixinho compõe o projeto da casa antiga

O portão estilo retrô foi usado no projeto

A grade foi usada no projeto do portão da garagem

A grade é em ferro preto e trabalhada
Grades de ferro para muro
Entre as tantas possibilidades de uso para a grade, uma das alternativas é usar o elemento como parte do muro, como mostra este projeto.
Na proposta, o muro do jardim é em tijolo à vista e parte do muro é mais baixa, tendo como complemento a grade com design simples.
A grade simples fica sobreposta ao muro e assim aumenta a altura do mesmo, combinando com o design rústico do muro e garantindo a segurança ao espaço do jardim.

O pergolado de ferro combina com a grade de mesmo estilo
Outra possibilidade de uso para a grade é substituir complemente o muro pelo uso da grade, como mostra este projeto de casa moderna.
Para o design da fachada moderna, a ideia foi de substituir o uso do muro tradicional, que esconderia a fachada por um grade com design contemporâneo, que enriquece a fachada.
Na proposta, a grade em linhas verticais tem faixas largas e finas que se misturam entre si e fecham toda a frente da casa, mas sem alterar o estilo arquitetônico do projeto.

A casa tem grade baixa sobre o murinho

A grade preta e trabalhada enriquece a fachada

A grade forma o muro e o portão da casa

Na frente da casa, grade cinza com design simples

A grade simples não esconde a fachada moderna da casa
Grades de ferro para varanda e sacada
Ao invés de usar guarda-corpo tradicional em varandas e sacadas, as grades podem ser utilizadas como uma possibilidade de proteção, formando um guarda-corpo de ferro, como mostra este projeto de sobrado com sacada.
O projeto do sobrado traz design com toque retrô e pintura em azul, destacando o imóvel.
O guarda-corpo de ferro e em estilo de grade trabalhada é um elemento que enriquece o projeto e combina com outros detalhes, como grades pretas que aparecem nas janelas.
A varanda também pode ser protegida por grade, e o item funciona não só esteticamente, mas também delimita o espaço e é uma ótima proteção para projetos em que a varanda é mais alta, evitando possíveis quedas.
Como ideia para um projeto rústico, a proposta aqui traz a casa de tijolinho à vista e portas em madeira, e a pequena varanda na frente é protegida pela grade em estilo guarda-corpo de ferro, que combina perfeitamente com o estilo da casa.

A grade colorida adiciona cor ao projeto

A grade na varanda tem até portãozinho

A casa moderna tem guarda-corpo de ferro preto

A grade trabalhada forma um guarda-corpo para a varanda no andar superior

A grade protege uma das laterais da varanda

Nas sacadas, grades em estilo guarda-corpo

O modelo em ferro fundido delimita e protege o espaço da varanda
Grades de ferro para jardins

No jardim pequeno, a grade funciona como base para o jardim vertical com plantas trepadeiras
A grade pode ir bem além do seu uso como elemento de proteção, e uma das alternativas de uso é como um elemento para jardim, como mostra esta proposta em que a grade simples foi usada em meio ao jardim como uma estrutura para plantas trepadeiras.
No projeto do jardim, a grade com design simples foi fixada no chão e no muro e funciona como suporte para que as plantas possam se desenvolver, formando um jardim vertical, que pode ser visto de ambos os lados do jardim.
A antiga grade da janela também pode ganhar um novo uso e ser parte decorativa do projeto paisagístico, como mostra este projeto de jardim.
Na proposta, a grade de ferro fundido foi reaproveitada e fixada no muro ao lado do jardim.
Assim, o elemento além de ser decorativo ainda funciona como uma base para as plantas trepadeiras do jardim se desenvolverem.

As grades antigas fazem parte do jardim vertical

As grades decoram os muros e sustentam plantas trepadeiras

As grades simples fazem ficam fixadas no muro
Agora é aproveitar esse elemento como parte do projeto e inspirar-se nas tantas utilidades e na versatilidade do item.