Escada Flutuante / Suspensa – Como é Feita, Preço & 25 Exemplos Para se Inspirar!
No mundo moderno, tudo está evoluindo constantemente. E as escadas não são exceção: elas não são mais apenas um elemento estrutural da casa cuja função é unir dois andares, mas sim um componente fundamental da decoração, responsável por conferir harmonia e elegância ao ambiente.
Entre as diversas opções disponíveis, um modelo que se destaca por seu toque moderno e inovador é a escada flutuante, que se adapta a praticamente qualquer ambiente da casa, tanto em áreas internas quanto externas.
Como o próprio nome sugere, essa escada passa a sensação de que estamos flutuando quando andamos sobre ela, justamente devido ao seu design ousado, que parece sustentar a si mesmo.
A escada flutuante pode ser feita com vários tipos de materiais, com destaque para a madeira, o ferro, o concreto e o vidro. Para ilustrar um pouco melhor todas essas possibilidades, vamos apresentar 25 ideias incríveis para você se inspirar, além de falar sobre seu preço e como ela é feita.
Como é Feita a Escada Flutuante?
Para passar a impressão que os degraus estão literalmente flutuando, o segredo da Escada Flutuante está em sua instalação. Eles são instalados individualmente e cada um tem somente um ponto de apoio, que é fixado ou chumbado na parede.
Uma característica comum desse modelo é que não há a instalação de espelho, corrimão ou guarda copo – o que amplia a sensação de leveza. Porém, caso queira uma segurança ainda maior, a instalação desses elementos também é possível.
De acordo com Mayer Dahan, CEO da Prime Five Homes, a instalação é um processo difícil. “Diferente das escadas convencionais, ela demanda muito planejamento, enquadramento, uma base bem definida, bons engenheiros e cuidado arquitetônico. Tudo deve ser instalado com um cuidado milimétrico.”
Quanto Custa? #preço
Caso você deseje instalar uma escada flutuante em sua casa, é recomendável que contrate um profissional para realizar o serviço, pois o processo exige conhecimento técnico e materiais específicos.
O preço pode variar de acordo com o material utilizado, a extensão da escada e a complexidade do projeto. O valor estimado é um pouco acima do cobrado pelas escadas convencionais, ficando na média de R$ 950 para os modelos mais simples.
Fotos e Modelos de Escada Flutuante
O foco da escada flutuante vai muito além de funcionalidade por si só. Ela deve ser instalada visando a composição do ambiente, de modo que suas características sejam condizentes com os demais elementos presentes no espaço. Por isso, escolher uma escada flutuante que combine com a decoração de sua casa é uma etapa de extrema importância.
A escada flutuante é feita a partir de quatro materiais principais: madeira, concreto, ferro e vidro. Cada um deles possui características específicas e propósitos diferentes no que diz respeito à composição do ambiente. Por isso, vamos apresentar a seguir algumas fotos e modelos para você se inspirar, dando uma breve explicação sobre seus diferenciais. Confira:
De Concreto
A escada flutuante de concreto traz um toque mais rústico e se destaca pelos degraus mais robustos. O ideal é que ela esteja apoiada em uma parede monocromática, pois isso ajuda a passar uma sensação de harmonia e uniformidade.
Caso você se interesse por este tipo de escada e tem crianças em casa, é importante que coloque algum tipo de proteção em seus extremos, pois a dimensão do degrau pode ser um perigo para os pequenos.
De Madeira
Esta é a opção ideal para quem deseja conferir ao ambiente um aspecto mais clássico. A escada flutuante de madeira vai muito bem quando acompanhada de outros elementos também feitos de madeira, como mesas e cadeiras.
A espessura do degrau pode ser bastante ampla. Com degraus finos, você alcançará um tom discreto e minimalista; com degraus mais grossos, a escada será definitivamente um elemento de destaque na decoração.
De Ferro
A escada flutuante de ferro permite a elaboração de designs mais ousados graças à maior flexibilidade do material. Dessa forma, é possível projetar escadas totalmente inovadoras para compor sua decoração.
Por se basear principalmente nos tons de cinza, este modelo possui um aspecto mais industrial, podendo ser instalado tantos em casas quanto em escritórios.
De Vidro
Se seu objetivo é leveza e elegância, a escada flutuante feita de vidro é de longe a melhor escolha. O aspecto quase transparente do vidro ajuda a ressaltar a sensação de estar flutuando ao andar pelos degraus e ainda confere um toque mais clean ao ambiente.
Para aproveitar ao máximo o potencial desse material, uma boa dica é que as paredes sejam pintadas de branco ou cores frias e a iluminação (natural ou artificial) esteja sempre presente.
Área Externa
A escada flutuante também é muito utilizada em áreas externas, principalmente em locais que possuem plantas ou árvores, como os jardins. Os dois materiais que mais se destacam para isso são o concreto e a madeira, sobretudo por seu aspecto mais simples e natural.
Os modelos apresentados no post atendem aos mais diversos gostos e estilos de decoração. Qual deles você mais gostou? Conte para nós nos comentários.
Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa sessão de escadas e encontre dicas e exemplos incríveis.