Criação de Coelho – 5 Dicas Importantes para Começar!

A criação de coelho, conhecida também como cunicultura, tem se destacado pelo potencial de produção com investimento mínimo, o que desperta o interesse de muitas pessoas.

O aumento no interesse pela criação de coelhos se deve a diversos fatores, e o potencial de produção e fácil manejo costumam se destacar.

Apesar de estar em constante crescimento, será que a cunicultura realmente vale a pena? Se você tem essa ou outras dúvidas sobre uma criação de coelhos de sucesso, respondemos tudo no post.

0 criacao de coelho

Quais as vantagens da criação de coelho?

O interesse e crescimento na produção de coelhos tem se tornado um destaque, e se você tem dúvidas se a atividade vale a pena, elencamos os principais pontos positivos de exercer a cunicultura.

  • Reprodução: os coelhos são animais muito prolíferos, tendo gestação em torno de 31 dias e produzindo até 50 filhotes ao ano ao longo de diversos partos. Isso significa que o ciclo produtivo é curto e é possível aumentar consideravelmente o volume de animais em pouco tempo.
vantagens da criacao de coelhos

O animal se reproduz bastante

  • Custo: a cunicultura é uma atividade de baixo custo, utilizando pouco espaço, instalações simples e com a possibilidade de iniciar com uma quantidade menor de animais, visto que a reprodução pode ser uma alternativa para aumentar rapidamente o número de animais.

2 vantagens da cunicultura

  • Diversificação: um dos pontos positivos da cunicultura é o fato de que a atividade pode ser desenvolvida junto de outras práticas, como a criação de gado, suínos, frango, entre outros. Nesse caso, é necessário manter as criações em espaços adequados e separadamente. A possibilidade de diversificar a atividade econômica permite aumentar a geração de renda.
  • Expansão: a cunicultura tem se tornado uma atividade de destaque, uma vez que a demanda por coelhos é crescente, o que pode ser uma proposta rentável e com possibilidade de expansão.
3 pontos positivos da criacao de coelho

A atividade está em crescimento

  • Mercado: a cunicultura permite atender diferentes mercados, que podem ser voltados para o consumo de carne de coelho ou até mesmo para o mercado de pets, uma vez que os coelhos estão ganhando destaque como animais de estimação.

Como ter uma criação de coelho de sucesso?

Raças

Para ter uma criação de sucesso, é importante se planejar em relação atividade, e nesse caso, a escolha de raças de coelho deve ser feita atentamente.

4 dicas para ter sucesso na cunicultura

É importante ter em mente qual a finalidade da criação de coelhos, considerando função econômica e características do animal, como porte, tamanho do pelo e peso, o que permite escolher a raça adequada para a cunicultura.

A decisão sobre a raça de coelho deve ser tomada de acordo com as possibilidades e o mercado consumidor, visando a escolha de uma raça que atenda a proposta de seu negócio.

Divisão

O processo de divisão e separação dos coelhos é um ponto importante para uma cunicultura de sucesso.

Após os 3 meses de idade, é recomendado que os machos sejam alojados para espaços individuais, evitando brigas e acasalamentos precoces, que podem afetar a saúde das fêmeas e comprometer a atividade.

Instalações

A definição de um ambiente para a criação de coelhos é importante e pode garantir o bem-estar da criação e sucesso da atividade econômica.

Nesse caso, é importante escolher um ambiente arejado e bem iluminado, garantindo que as temperaturas sejam confortáveis e fiquem em torno de 15° a 25 °C.

Os coelhos são animais que não gostam de muito barulho e que podem ficar agitados e estressados com facilidade. Sendo assim, escolha um local de criação que fique longe de áreas movimentadas e de outras criações, evitando a transmissão de doenças.

A criação desses animais pode ser feita em galpões ou gaiolas.

A criação em galpão deve ser feita em local protegido e semiaberto, tendo corredores para circulação e piso semipavimentado, garantindo o conforto do animal de uma forma eficiente e barata.

5 dicas e informacoes sobre criacao de coelhos

Os animais podem ser criados em galpões

A criação em gaiola também é uma possibilidade, e nesse caso, deve ser feita em gaiolas de arame galvanizado e em tamanho que garanta o bem-estar do animal.

6 dicas para criar coelhos

A criação em gaiola deve garantir o bem-estar animal

Alimentação

A alimentação é um ponto importante na criação de coelhos, e em geral esses animais podem ser alimentados com rações e complementações como talos, casca de batata e grãos.

Para diminuir os custos com alimentação, também é possível oferecer forrageiras e leguminosas, como alfafa, rami, feijão Gandu, aveia, ramas de batata-doce, gramíneas ervas aromáticas, entre outros.

7 dicas para ter criacao de coelhos

Limpeza

A limpeza das instalações em que o animal fica deve ser feita com frequência, garantindo a higienização completa do espaço.

A higienização garante um lugar mais adequado para a criação dos animais, evitando contaminações e proliferação de doenças, que poderia comprometer a atividade econômica.

 

 

Você já conhecia essa possibilidade de atividade econômica? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, quem sabe não se interessa em dar início a essa atividade?!

Você pode gostar...