Tudo sobre【PLANTAÇÃO DE SOJA】➞ Como lucrar em 2020

Em várias regiões brasileiras, a plantação de soja é o sustento de muitas pessoas. De fato, esse tipo de cultivo é muito popular no país, sobretudo no sudeste, sul e centro oeste. Quem vive nesses locais sempre se depara com campos forrados de lavouras desse grão tão famoso.

A soja é um dos principais alimentos de origem vegetal, além de base para uma série de insumos, como óleos. Para se ter ideia, o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador do mundo. Tamanha grandeza atrai muitas pessoas que desejam entender melhor como plantar soja e aproveitar esse mercado tão promissor.

Sendo assim, é essencial saber quais são as vantagens da plantação de soja e dicas para começar a lavoura. Preparamos este guia completo e esclarecedor com muitas informações. Leia tudo e surpreenda-se.

Como fazer uma Plantação de Soja passo a passo

Soja é uma espécie de grão da mesma família do feijão, da ervilha e da lentilha. Tem origem asiática, mas se estabeleceu muito bem no clima brasileiro.

Consumida em larga escala, se destaca pela versatilidade de produtos derivados, seja para alimentação humana ou animal. Além de cozida ou processada, ainda serve de base para óleos, molhos, texturas, extratos e produtos como o tofu. Do mesmo modo, é capaz de substituir várias opções que podem ser alergênicas, como o leite e o trigo.

Segundo nutricionistas, a soja é um grão rico em nutrientes. Possui muitas vitaminas, fibras e minerais, além de isoflavona, que ajuda na prevenção de câncer de mama, por exemplo.

sementes de soja

Com tantos benefícios, tornou-se um alimento em potencial, sobretudo na dieta de pessoas que não consomem produtos de origem animal. Com esse grão, é possível fazer uma série de receitas diferentes e deliciosas.

Aqui no Brasil, o estado do Mato Grosso é o maior produtor nacional, seguido por Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Entretanto, as plantações de soja podem ser vistas em todas as regiões, devido a sua grande adaptação ao clima tropical. Portanto, quem deseja investir nessa cultura encontrará um bom mercado para venda dos grãos, seja local ou internacional.

fotos de Plantações de soja

Quais as vantagens da plantação de soja?

Há muitas vantagens em iniciar uma plantação de soja:

  • A soja é considerada um alimento completo, com nutrientes perfeitos para a alimentação humana;
  • Fonte de nutrientes e eficaz na prevenção de doenças: câncer, osteoporose, diabetes, entre outras;
  • É base para uma série de produtos alimentícios. O extrato, por exemplo, pode até substituir o leite;
  • O óleo de soja é cada vez mais valorizado, sobretudo na fabricação de biocombustíveis e cosméticos;
  • O cultivo é muito forte em todo o país, por isso é uma das protagonistas do agronegócio nacional;

Plantações de soja

  • Além dos grãos, as fibras de soja também despontam como produtos em potencial. Logo, é possível aproveitar praticamente toda a planta;
  • A venda possui um preço bem atrativo. Por isso vale investir na produção;
  • O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos;
  • A adaptação do grão se dá em climas moderados, com calor e frio, comuns em muitas regiões do país.

Como ter uma plantação de soja de qualidade?

Como iniciar uma plantação de soja? Primeiramente, especialistas recomendam se atentar à qualidade das sementes antes de iniciar a lavoura. Para se ter ideia, sementes de alto vigor podem aumentar a produtividade em até 10%. Caso contrário, o produtor pode ter prejuízos na colheita.

O investimento é o ponto-chave para ter boa rentabilidade no cultivo do grão. Então, esteja disposto a lidar com muitos gastos: com sementes, com o preparo do solo, com estruturas de irrigação, possíveis insumos para afastar pragas, entre outros cuidados.

Plantação de soja

Para se ter ideia, há muitos programas de incentivo do governo para os produtores iniciantes ou pequenos agricultores, tudo para fortalecer o desenvolvimento da soja no país. Portanto, você pode pesquisar e buscar recursos caso tenha uma boa área e tempo para iniciar sua plantação. Além disso, o apoio de especialistas é sempre indicado, desde a semeadura até a colheita.

Uma vantagem é a possibilidade de usar o solo para a rotação de culturas. Após a plantação de soja, você pode investir em outras lavouras, como a plantação de milho, que também tem grande potencial em todo o país.

Plantar soja

Saiba como plantar soja passo a passo e comece seu negócio.

Preparo do solo

A escolha da área para o cultivo da soja é muito importante. Para uma grande plantação, é essencial um terreno espaçoso. Após a limpeza, o local deve ser preparado com o arado para iniciar a adubação e semeadura.

Vale destacar que a soja se desenvolve em solos ricos e não tolera terras secas, por isso é importante enriquecê-lo antes do plantio – sobretudo se a área foi utilizada para uma lavoura anterior.

Adubação

A adubação do solo contribui para uma boa cultura e colheita. Um dos métodos mais interessantes é a adubação verde, que praticamente recupera o solo após um plantio e o deixa pronto para outro.

Por outro lado, há processos mais práticos com o uso de insumos de mercado. Nesse caso, vale consultar um especialista em Agronomia para definir quais são as melhores alternativas.

cultivo de soja

Semeadura

De acordo com especialistas, a melhor época para iniciar uma plantação de soja é entre dezembro e fevereiro, auge do verão no país, na qual há boa disponibilidade de sol e chuvas torrenciais ao final do dia.

Antes de semear, é necessário fazer covas que tenham cerca de 45 a 60 centímetros de espaçamento uma da outra. Esse espaço é primordial para o desenvolvimento da planta. Quanto à semeadura, são indicadas de duas a três sementes por cova. Em grandes plantações, esse processo é realizado por maquinários.

Irrigação

O plantio de soja é realizado na época do verão justamente porque as chuvas são frequentes. Entretanto, caso não sejam suficientes, é necessário projetar um sistema de irrigação mecânico, que muda de acordo com o porte da plantação. É indicado realizar a rega pelo menos uma vez ao dia, durante a tarde preferencialmente.

como plantar soja

Manutenção

A manutenção da plantação de soja é essencial para uma boa colheita. Infelizmente, esse é um tipo de cultura que ainda sofre com muitas pragas, como percevejos, lagartas e moscas brancas.

Sendo assim, é primordial usar alguns insumos para combater esses bichos, como defensivos químicos e biológicos. Há muitos tipos disponíveis no mercado, que podem ser utilizados conforme indicação de especialistas.

A observação da sojicultura é primordial para o bom desenvolvimento das plantas. O monitoramento deve ocorrer frequentemente com os melhores métodos e ferramentas para evitar qualquer prejuízo.

Colheita

A colheita de soja acontece cerca de 60 a 120 dias após o plantio. O tempo muda conforme cada região, qualidade e variedade das plantas, entre outros fatores. O produtor deve observar a maturidade fisiológica dos grãos, ou sejam, quando tiverem a umidade necessária (entre 13% e 15%).

Se a plantação é grande, a colheita deve ser realizada de forma mecânica, com maquinário preparado. Depois disso, a soja deve secar de modo natural e armazenada em local adequado.

Colheita da soja1

Armazenamento

A soja deve ser armazenada em silos devidamente construídos para uma boa secagem. Esse processo vai interferir diretamente na qualidade dos grãos, até que percam toda a água e fiquem próprios para o consumo.

Muitos produtores usam sistemas de secagem modernos, sobretudo quando se trata de grandes safras. Todavia, para os iniciantes, apenas um local preparado e as técnicas tradicionais são indicadas. Em caso de dúvidas, a consultoria de um especialista é indicada.

como é a colheita de soja


Iniciar uma plantação de soja depende de muitos fatores. Esperamos que tenha gostado das dicas e do conteúdo. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite para compartilhar também. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *