Concreto polido: +40 ideias de uso, vantagens e TUDO SOBRE!

O concreto polido é uma opção de acabamento versátil e que pode ser personalizável, sendo uma opção de uso bastante frequente em pisos, mas que atualmente vem ganhando variados usos em projetos decorativos.

Esse acabamento que surgiu na indústria, segue a proposta de estilo industrial e atualmente é uma inspiração para projetos residenciais, trazendo uma proposta diferenciada e com muita personalidade ao projeto.

E se você quer conhecer melhor essa tendência dos projetos arquitetônicos, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre concreto polido, além de dicas e inspirações para usar o acabamento em diferentes propostas e estilos de decoração.

concreto polido

 

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é concreto polido?

O concreto polido é uma técnica para deixar a superfície de concreto aparente adicionando agentes químicos e polimento sobre a superfície, o que garante efeito de brilho.

o que e concreto polido

O efeito de brilho é uma das características do acabamento

É bastante comum que a técnica seja usada em pisos de concreto polido, uma proposta que surgiu como um acabamento resistente e duradouro para indústrias, e que atualmente vem se estendendo a projetos residenciais e aplicações que vão além de pisos.

Principais vantagens do material

Se você quer conhecer as vantagens de adotar o concreto polido como acabamento no projeto, reunimos os principais pontos positivos para se render a essa tendência dos projetos arquitetônicos.

  • Resistência: Um ponto positivo do uso desse acabamento é em relação à resistência, uma vez que foi desenvolvido para o uso em pisos de fábricas, sendo uma ótima opção para áreas de grande circulação e tráfego, uma vez que apresenta muita resistência.
  • Durabilidade: O fato de ser resistente também implica na alta durabilidade do acabamento, sendo uma opção mais resistente que muitos outros materiais, inclusive quando comparado a pisos cerâmicos.
  • Versatilidade: A possibilidade de misturar outros elementos e até mesmo de adicionar cor ao concreto polido é uma proposta que garante bastante versatilidade para incluir o uso do acabamento nos mais diferentes projetos de interiores.
  • Custo: Um dos atrativos desse acabamento é o custo, uma vez que é uma alternativa mais barata que tantos outros acabamentos, sendo uma boa opção em relação a custo-benefício.
  • Limpeza: O acabamento com uso de selantes e polimento garante uma superfície lisa e prática no momento da limpeza, sendo uma opção fácil de manter e limpar.
  • Visual: A aparência voltada ao estilo industrial garante bastante personalidade aos projetos com o acabamento em concreto polido, sendo um ponto positivo para quem preza pelo visual estético do projeto.

Aplicações e usos do concreto polido

O concreto polido é uma técnica com bastante variedade de usos, e apesar de ter surgido como uma solução para pisos industriais, a aplicação atualmente pode acontecer em diferentes propostas, como:

  • pisos com grande circulação de pessoas, sendo uma possibilidade para projetos de garagens, e ambientes industriais e residenciais;
  • bancadas, garantindo a impermeabilização e alta resistência do material para substituir propostas mais tradicionais como uso de pedras naturais e artificiais;
  • paredes, dando o acabamento com estilo industrial e com brilho para essas superfícies.

aplicacoes de concreto polido

Quanto custa em média? #preço

O custo do concreto polido pode variar de acordo com o projeto e aplicação, além de fatores como a necessidade de maior resistência do material, sendo que em opções de pisos de fábrica a estrutura precisa de reforço, o que pode deixar o custo do acabamento mais alto.

Sendo assim, uma opção de piso simples de concreto polido para projetos residenciais pode ter um preço bastante atrativo e variar em torno de R$ 25 m².

Concreto polido ou cimento queimado – Qual a diferença?

É bastante comum a confusão entre acabamentos de cimento queimado e concreto polido, isso porque a aparência entre esses acabamentos é bastante parecida, mas engana-se quem pensa que ambos são a mesma coisa.

Esses estilos de acabamentos são técnicas diferentes e com visuais também diferentes. E para entender melhor a diferença entre essas propostas, vamos a uma breve explicação sobre cada técnica.

diferenca entre concreto polido e cimento queimado

  • Concreto Polido: A técnica consiste em que fazer o efeito a partir da mistura de concreto com agentes químicos, além do receber seladores e polimento, o que traz uma característica de concreto com brilho para a superfície. Esse visual do concreto aparente com aspecto lustroso pode até mesmo trazer o efeito refletivo, dando um visual de brilho ao acabamento, que recebe nome de concreto polido.
  • Cimento Queimado: A técnica consiste em adicionar pó de cimento sobre o cimento ainda molhado, garantindo características de um cimento com manchas naturais e sem o efeito de brilho.

Fotos de concreto polido na decoração

Concreto polido no piso

sala integrada com cozinha com piso de concreto polido

Há muitas possibilidades de adotar o piso de concreto polido como proposta para projetos residenciais, e uma das inspirações é esta proposta que traz ambientes integrados e o piso com efeito polido se estendendo entre esses ambientes.

Para o projeto de piso de concreto aparente e com efeito polido, a inspiração traz um ar industrial ao ambiente, e elementos nesse mesmo estilo completam o projeto, dando um toque moderno e de muita personalidade.

 

cozinha com piso de concreto polido

Para a cozinha, o piso polido é fácil de manter e limpar

decoracao estilo industrial e piso de concreto polido

O projeto com conceito aberto traz o piso estilo industrial entre os ambientes

piso de concreto polido na cozinha

O piso com efeito polido foi a escolha para o projeto de uma cozinha moderna

casa moderna com piso de concreto polido

O efeito com brilho sobre o piso destaca o acabamento

casa com ambientes integrados e piso de concreto polido

O piso estilo industrial combina com outros elementos de mesmo estilo que compõem o projeto

piso de concreto polido

Concreto polido na cozinha

cozinha moderna com bancada de concreto polido

O uso do concreto aparente com efeito de polimento pode aparecer em diferentes propostas no ambiente da cozinha, e uma maneira de revolucionar o projeto com um toque industrial e moderno é esta proposta que traz o acabamento tanto no piso como na bancada.

Assim, o piso cinza e com efeito de brilho é uma alternativa para o ambiente da cozinha, e o mesmo acabamento se estende para a bancada moderna, garantindo um ar industrial e acabamento bastante resistente para a bancada.

 

cozinha moderna com piso de concreto polido

O efeito de polimento adiciona brilho ao piso

cozinha com concreto polido

O piso cinza e industrial foi a escolha para o projeto da cozinha

cozinha com decoracao industrial e piso de concreto polido

A cozinha com decoração estilo industrial traz piso de concreto polido

cozinha com piso e bancada de concreto polido

No projeto, o acabamento de concreto aparece no piso e no balcão da cozinha

bancada de cozinha moderna em concreto polido

O balcão da cozinha tem estilo industrial com o acabamento

cozinha com piso de concreto polido

O piso da cozinha adiciona um toque do estilo industrial ao projeto

Concreto polido na sala

sala estilo industrial com piso de concreto polido

A sala também pode seguir um estilo industrial através do piso de concreto aparente com efeito de polimento, como mostra este projeto de um espaço amplo e em conceito aberto.

No projeto, o piso polido se estende entre a sala de estar e sala de jantar, adicionando o estilo industrial que aparece através de outros elementos usados na proposta, como é o caso das estruturas metálicas em preto e da parede de cimento queimado com lareira, misturando diferentes acabamentos de concreto em um mesmo projeto.

 

sala decorada com piso de concreto polido

Na sala, o piso foi a escolha para adicionar o acabamento industrial ao projeto

sala industrial com piso de concreto polido

A sala de estar com estilo industrial tem piso de concreto com efeito de brilho

sala moderna com piso de concreto polido

O piso com efeito de brilho aparece na proposta para a sala de estar moderna

sala com lareira e piso de concreto polido

O piso estilo industrial se mistura a elementos mais quentes e aconchegantes, como o uso de madeira

concreto polido na sala

Concreto polido no banheiro

bancada de banheiro em concreto polido

O acabamento de concreto com polimento pode aparecer em diferentes ambientes da casa e uma das possibilidades é adicionar o estilo vindo do universo industrial ao banheiro, como mostra esta inspiração.

Para o projeto, ideia foi de fazer uma bancada de concreto polido, garantindo o efeito de concreto aparente e com estilo industrial ao projeto do banheiro

Para não deixar o banheiro como estilo mais frio por conta das dos elementos industriais, como o concreto, a aposta foi pelo piso de madeira de demolição, que cria uma sensação mais aconchegante ao ambiente.

 

banheiro estilo industrial em concreto polido

Toda a estrutura do banheiro é com concreto aparente

bancada de banheiro de concreto polido

O concreto aparente se estende pelas paredes, piso e bancada do banheiro

piso de concreto polido em banheiro com banheira

banheiro em concreto polido

A meia parede branca suaviza o concreto aparente no banheiro

bancada de banheiro moderna em concreto polido

A bancada dupla com de concreto adiciona um toque industrial ao projeto

 

Você já conhecia essa tendência dos projetos arquitetônicos? Conte-nos o que acha da proposta e se você se renderia a ideia de deixar o concreto aparente como estilo para a decoração.

Você pode gostar...