Camélia – Tudo sobre a flor + Como plantar e cultivar!【2024】
A camélia é uma planta com flores bastante usada em projetos de jardinagem ao redor do mundo, sendo uma planta conhecida em diferentes países e usada para embelezar jardins.
E apesar de ser bastante comum em jardins ao redor do mundo, a camélia também é considerada uma flor de corte, muito usada em arranjos e decorações de festas, trazendo delicadeza e beleza única!
E se você gosta da planta, mas não sabe como cuidar de camélia, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre essa espécie com dicas de plantio e cultivo.
Características e significado
A camélia é conhecida como “flor da fidelidade” e tem como características um arbusto ornamental com folhas ovais, brilhantes e de bordas denteadas.
O arbusto pode ter uma formação robusta e que preenche toda a área, ganhando caráter ornamental mesmo quando está sem foto de flores.
As flores podem surgir com pétalas simples ou dobradas e em cores variadas como rosa, branco, vermelho ou no mix de cores.
A flor é descrita como “beleza da alma”, e pode ser associada também a arrependimento, por isso, costuma ser utilizada no envio para pedidos de desculpas e situações especiais.
As cores das flores também podem influenciar nos significados, sendo as camélias brancas sinônimos de beleza perfeita; as flores rosadas associadas à grandeza da alma; e as versões avermelhadas associadas ao reconhecimento.
Como plantar e cultivar camélia? #dicas
Plantio
Para a reprodução de camélias é recomendado a estaquia ou alporquia, métodos indicados para o período pós florescimento.
As mudas da planta também podem ser feitas a partir de sementes, e nesse caso o florescimento é mais lento e ocorre, em média, após 10 anos de plantio.
Uma das maneiras mais fáceis de criar mudas da espécie é através de estacas, que podem ser tratadas com hormônio enraizador, garantindo o desenvolvimento de raízes no pequeno pedaço de galho.
O cultivo das mudas deve ser feito em ambiente sombreado e com regas constantes, e o plantio em local definitivo deve ser feito quando a muda atingir de 0,8 a 1 m de altura.
Solo
A espécie gosta de solo rico em matéria orgânica e levemente ácido, com pH variando entre 6 e 6,5.
Para o plantio, é recomendado o acréscimo de duas pás de areia ou cascas junto a terra, criando um solo bem drenado e que evite o acúmulo de água, evitando o solo encharcado, que pode deixar as folhas amareladas e prejudicar as raízes da planta.
Clima
A planta se adapta melhor a climas amenos, variando de 10° a 20 °C, E pode ser mais sensível a temperaturas elevadas.
O cultivo da espécie deve ser feito em regiões mais frias e com incidência de frio durante a noite, o que ajuda para que a planta tenha bom florescimento.
Local
A camélia é uma espécie que gosta de luminosidade, e o local ideal para o cultivo da planta é a meia sombra, recebendo luminosidade, mas sem excesso de calor.
Rega
Para o bom desenvolvimento da espécie, as regas regulares são recomendadas, mantendo a umidade do solo, mas com cuidado para não encharcá-lo, o que pode ser prejudicial para as raízes.
Adubação
Para garantir os nutrientes necessários à planta, a adubação é uma das etapas de manutenção.
Essa etapa pode ser feita com adubo orgânico e deve ser realizada anualmente antes do período de floração.
Poda
A poda da espécie deve ser feita para a entrada de luz e arejamento da copa, minimizando a incidência de doenças fúngicas e contribuindo para a próxima floração.
A poda deve fazer a remoção de ramos secos e partes doentes da planta, e deve ser realizada após o florescimento.
Fotos, tipos e cores de camélia
A camélia é uma planta com variação de tipos, trazendo diferenças no estilo da flor e também nas cores.
Camélia branca
Uma das variações entre os tipos de camélia, é a flor de coloração branca, que pode ser predominantemente branca ou com destaque amarelo para o miolo.
A flor na cor branca apresenta bastante delicadeza e fica linda em jardins ou até mesmo cerca viva, sendo um arbusto mais fechado.
Camélia rosa
Uma das variações de tons para as flores de camélia é a tonalidade rosa, que pode trazer variações entre nuances de rosa claro até variações puxando para o pink.
As flores em tom de rosa claro passam delicadeza e suavidade, enquanto o jardim com as flores em tom de pink trazem mais intensidade ao projeto paisagístico.
Camélia vermelha
Para quem prefere as flores de tonalidade mais intensa, a camélia vermelha é uma das opções, trazendo intensidade na cor com o mix de delicadeza das pétalas sobrepostas.
As camélias vermelhas ficam lindas no jardim r também são bastante usadas em arranjos, diferenciando-se das rosas e trazendo exuberância!
Camélia bicolor
Entre as variações de tipos de camélias, uma das versões é a flor bicolor, misturando duas cores em uma mesma flor.
As combinações mais frequentes para camélias bicolores são o mix de branco com vermelho ou branco com rosa, trazendo flores mescladas e lindas!
Você já conhecia essa espécie? Conte-nos o que você acha dessa flor e se já cultivou a espécie no jardim.