Como Fazer Crochê Passo a Passo – O Guia Mais Completo da Internet!

Aprender como fazer crochê passo a passo é uma verdadeira arte. Cada pontinho tem influência no trabalho final e de ponto em ponto podemos fazer peças maravilhosas.

Alguns historiadores acreditam que a arte do crochê começou na pré-história, mas claro que não era o crochê que conhecemos hoje. Algumas teorias dizem que foi criado na Arábia e trazido para a Espanha por meio das vendas que aconteciam no Mediterrâneo no século 16. Mesmo com tantos anos de existência o crochê tem muitos fãs de todas as idades, é uma atividade relaxante que como num passe de mágica permite a criação de peças incríveis como colcha de crochê, capa de sofá, capa de bujão de gás entre outros.

Se você está pensando em se aventurar por esse mundo das linhas, nesse post vamos mostrar como fazer crochê passo a passo. São dicas para comprar a linha certa, como fazer os primeiros pontos, fazer tapete, bico, blusa e muito mais! Não vai perder, né?

Aprendendo Crochê – Dicas para Iniciantes

Como em todo tipo de artesanato é necessário ter prática para aprender como fazer crochê passo a passo. No começo parece complicado, mas muitas pessoas fazem crochê assistindo televisão sem nem olhar para as mãos. 

Como fazer crochê passo a passo inspirações

Primeira dica: Comece treinando os pontos, sem necessariamente estar fazendo uma peça. Faça os pontos livremente até conseguir fazer todos iguais e com uma facilidade maior. Depois que pegar a prática é só desfazer os pontos que fez como exercício e reaproveitar a linha para fazer outro trabalho e com isso seguir aprendendo como fazer crochê passo a passo.

Como fazer crochê passo a passo inspirações

Segunda dica: Faça as primeiras peças sem seguir gráfico. Você vai aprender a contar os pontos e de começo fica muito mais fácil. Depois quando já estiver bem familiarizado com os tipos de ponto é hora de começar a trabalhar com gráficos.

Como fazer crochê passo a passo inspirações

Terceira dica: Gráficos – Muitas pessoas fogem deles por parecerem difíceis. Acontece que a maioria dos tutorias de como fazer crochê passo a passo encontrados em revistas e na internet são baseados em gráficos, principalmente para criar figuras mais elaboradas, como tapete de coruja, blusa, tapete de elefante, entre outras figuras. Uma hora ou outra você vai precisar usar um gráfico e não é esse bicho de sete cabeças que você está imaginando. Vamos ensinar adiante como ler gráficos de crochê, continue lendo!

Como fazer crochê passo a passo inspirações

Pontos de Crochê

Para aprender como fazer crochê passo a passo primeiro você precisa conhecer os tipos de pontos. Como em muitas outras áreas de conhecimento primeiro é necessário conhecer a técnica e depois colocar em prática. Vamos ensinar os pontos mais usados, mas claro que existem muitas variações e com o tempo o próprio artesão pode desenvolver uma maneira diferenciada de trabalhar.

 

Como fazer crochê passo a passo tapete branco

  • Correntinha: esse é o ponto de início para a maioria dos trabalhos em crochê e está presente em todos os tutorias de como fazer crochê passo a passo. Para aprender a fazer esse tipo de ponto você vai precisar apenas de agulha de crochê e linha ou barbante. Comece passando a linha pelo ganchinho da agulha e puxe fazendo um laço, esse é o primeiro ponto correntinha. É necessário fazer vários para formar uma corrente realmente e dar início ao trabalho com outros tipos de ponto. Sempre que você ver em um gráfico a expressão “corr” é para usar o ponto corrente ou correntinha, como alguns chamam.
  • Ponto alto: É um ponto usado para fazer qualquer tipo de peça de crochê, de tapete a blusa. Ele é um pouquinho mais aberto que o ponto baixo que vamos ensinar a fazer a seguir. O tamanho desse ponto equivale a 3 pontos correntinhas e nos gráficos vem representado como “pa“.
  • Ponto baixo: É mais firme e tem a trama um pouquinho mais fechada que o ponto alto. Nos tutorias bem representado como “pb” e é muito fácil de fazer, correspondendo ao tamanho de um ponto correntinha.
  • Ponto baixíssimo: O “pbx” é usado especialmente para unir uma carreira na outra. Não é um ponto muito usado no trabalho, serve apenas como uma ponte para fazer o ponto seguro. Ele não tem relevo e não fica visível na sua peça.

Como fazer crochê passo a passo tapete azul

Barbantes para Crochê

Antes de começar a seguir um tutorial de como fazer crochê passo a passo, é necessário conhecer os tipos de linhas e barbantes, pois sempre há um mais adequado para determinado tipo de peça.

Como fazer crochê passo a passo blusa azul claro

A linha de crochê pode ser feita com acrílico, algodão e lã. São camadas torcidas que formam uma cordinha, quanto mais camadas maior a numeração da linha e mais densa fica a trama.

Como fazer crochê passo a passo blusa verde

Você pode ser muito criativo na hora de criar as suas peças, mas é necessário seguir algumas regrinhas de harmonização. Se usar uma linha muito trabalhada a sua peça deve ser mais simples, pois a linha já chama a atenção.

Se optar por uma linha lisa de uma única cor pode trabalhar nas texturas e nos enfeites sem medo.

Como fazer crochê passo a passo blusa vermelha

  • Barbantes: O barbante é muito utilizado para fazer tapetes e bolsas. É um fio mais grosso e tem um efeito mais rústico. Em função da espessura do fio o trabalho rende mais e você consegue fazer uma peça mais rápido do que usando uma linha fina, por exemplo.
  • Espessura suave: A linha de espessura suave é usada para trabalhos mais delicados, mas tem um lado negativo: todos os detalhes ficam muito evidentes e por isso se cometer um errinho pode ficar evidente, por isso recomendamos que iniciantes comecem sempre trabalhando com linhas mais grossas.
  • Novidade: Esse tipo de linha é usada em trabalhos menos delicados, pois os desenhos ficam apagados. Você pode ter um trabalhão seguindo um gráfico complexo e no fim os pontos passarem despercebidos.

Como fazer crochê passo a passo inspirações

Além dos tipos de linhas também devemos considerar algumas informações na hora de comprar, é necessário entender certinho cada item da embalagem para não comprar errado ou menos linha do que precisa para aprender como fazer crochê passo a passo:

  • Metragem: É o tamanho da linha, cada fábrica trabalha com uma quantidade de linha na embalagem e por isso é necessário verificar. Na maioria dos tutoriais de como fazer crochê passo a passo vem especificando a metragem de linha que você precisará para desenvolver a peça.
  • Peso: É a espessura da linha. Para saber como fazer crochê passo a passo é necessário escolher uma linha com o mesmo peso que indicado no tutorial. Se você usar uma linha mais fina, por exemplo, precisará dar muitos pontos além que o indicado no gráfico.
  • Fibra: Cada fio tem um tipo de textura e maciez, por isso ao fazer um mesmo trabalho com duas linhas diferentes é importante que as duas sejam da mesma marca.
  • Textura: O que define a textura é a quantidade de camadas e de dobras. Um fio com mais camadas é mais grosso e deixa os detalhes evidentes enquanto um fio frouxo e fino deixa a peça bonita como um todo e não mostra os detalhes.

Como fazer crochê passo a passo blusa rosa claro

Como Fazer Crochê Passo a Passo

O crochê é um dos tipos de artesanato que mais exigem paciência, principalmente por ser muito preciso. Apesar disso, aprender como fazer crochê passo a passo não é tão difícil quanto você imagina e na verdade é uma prática apaixonante. A seguir preparamos alguns tutorias que servem como base tanto para quem está começando quanto para alguém que já tem um pouco de prática.

 

Como fazer crochê passo a passo blusa manga longa rosa

Como Fazer Tapete de Crochê Passo a Passo

Quem não se lembra de ver um tapete de crochê na casa da avó quando era criança? O crochê faz parte da nossa memória afetiva, deixa o ambiente mais aconchegante e o melhor: está voltando com tudo! É um tendência para  decoração e abre um leque de possibilidades, tanto que você pode fazer para decorar a sua casa ou mesmo para vender e tirar uma graninha extra.

Como Fazer Tapete de Crochê Passo a Passo: Modelo retangular vermelho ensinado no passo a passo com crochê filé e desenho de flor

Fazer crochê com desenho não é tão difícil quanto você imagina. Esse é o modelo que vamos ensinar a fazer no passo a passo.

Se você também é apaixonado por tapete de barbante vamos ensinar como fazer em casa, mesmo se é a sua primeira vez praticando essa arte. O modelo que propomos é um tapete retangular que mede 80 x 48 cm e você não vai precisar usar gráfico para aprender como fazer crochê passo a passo. É um modelo simples que você pode incrementar quando tiver mais prática. Vamos combinar que os modelos simples são os que mais usamos no dia a dia em casa, além de ser a melhor opção para aprender como fazer crochê passo a passo.

Nesse como fazer crochê passo a passo você pode usar a linha de crochê de sua preferência ou barbante. O barbante dá um aspecto mais rústico e você pode comprar o fio colorido ou tingir depois de pronto com tinta apropriada para tecido.

Materiais:

  • Tesoura
  • Agulha de crochê de preferência de 3,5mm
  • Agulha de costura para dar acabamento
  • 1 novelo de linha de crochê da cor e da marca que preferir. Com 400g de linha é possível fazer o tapete inteiro, mas você também pode usar barbante.

Passo a Passo:

  1. Comece fazendo correntinhas. São 71 correntinhas para iniciar o nosso tapete de crochê.
  2. Contando do final para traz, volte para a segunda correntinha.
  3. Dê um ponto baixo.
  4. Agora vamos começar com o ponto alto. Faça mais 2 correntes para atingir o tamanho do ponto e continue seguindo com ponto alto nas correntes até chegar no final.
  5. Esse é o momento de tirar a prova, se seguiu as instruções corretamente deve contar um total de 70 pontos, considerando também as correntes que formaram o ponto alto. Se a conta não bater é necessário desmanchar e recomeçar, o mais legal do crochê é que se errar você pode voltar do início, ganha mais prática e não perde material.
  6. Na sequência, faça mais duas correntes. Passe o fio da linha de crochê ou barbante na agulha e vire o início de tapete ao contrário.
  7. Para cada ponto base faça um ponto alto.
  8. O fim do cordão é finalizado com um ponto alto na segunda corrente que criou para começar a primeira carreira.
  9. Vamos começar a terceira carreira fazendo mais duas correntes com a altura do ponto alto.
  10. Passe a linha na agulha, vire o tapete novamente e faça 3 pontos altos.
  11. Observe que ficou um quadradinho preenchido na lateral do seu cordão. Agora vamos fazer um quadradinho vazio para dar o efeito de vazado.
  12. Faça duas correntes e pule o espaço de 2 pontos base.
  13. Faça um ponto alto e teremos o quadradinho vazio.
  14. Repita o processo de fazer os quadradinhos vazios até sobrar apenas 3 pontos base no final do seu cordão.
  15. Termine com 3 pontos altos para finalizar com um quadradinho cheio.
  16. Comece a quarta carreira. Siga os mesmos passos que usou para fazer a terceira. Começando com um quadradinho cheio e intercale com um vazio e faça mais um cheio. Faça quadradinhos vazios até sobrar 3 pontos base.
  17. É importante observar que a cada 2 correntes é necessário dar 2 pontos altos.
  18. Faça um quadradinho cheio, um vazio e finalize com mais um cheio.
  19. Comece a quinta carreira da mesma maneira que começou as outras, sempre fazendo o primeiro quadradinho cheio.
  20. Deixe 2 quadradinhos vazios.
  21. Faça mais um cheio e depois mais 5 quadradinhos vazios.
  22. Faça 2 quadradinhos cheios, 1 vazio e siga com mais 2 quadradinhos cheios.
  23. Faça 5 quadradinhos vazios, 1 cheio e mais 2 vazios.
  24. Por último, termine a sequência com 1 quadradinho cheio na lateral do seu tapete.
  25. A sexta carreira começa com 1 quadradinho vazio e segue essa sequência: 3 vazios, 1 cheio, 2 vazios e 4 cheios.
  26. Para saber se está fazendo de maneira correta observe que o fim dos 4 quadradinhos cheios devem coincidir com o final dos quadradinhos cheios da carreira de baixo.
  27. Continua a sequência com: 1 vazio, 4 cheios, 2 vazios, 1 cheio, 3 vazios e o último da lateral cheio.
  28. A sétima carreira começa com um quadradinho cheio como nas anteriores e tem a sequência: 4 vazios, 1 cheio, 1 vazio e siga com ponto alto no equivalente ao espaço de 4 quadradinhos cheios. Vai ficar do mesmo jeito que a carreira anterior.
  29. Faça mais 1 quadradinho vazio, 4 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 4 vazios e 1 cheio.
  30. Comece a oitava carreira com um quadradinho cheio e siga nessa sequência: 5 vazios, 1 cheio, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 5 vazios e termine a lateral com 1 quadradinho cheio.
  31. Nona carreira: 1 cheio, 3 vazios, 2 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio, 2 cheios, 3 vazios e o último cheio.
  32. Décima carreira: 1 cheio, 2 vazios, 4 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 2 vazios, 1 cheio, 2 vazios, 1 cheio, 1 vazio, 4 cheios, 2 vazios e a lateral cheia.
  33. Décima primeira: 1 cheio, 2 vazios, 4 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 5 cheios, 2 vazios e 1 cheio.
  34. Décima segunda: 1 cheio, 2 vazios, 6 cheios, 2 vazios, 1 cheio, 2 vazios, 6 vazios, 2 vazios e 1 cheio.
  35. Décima terceira: 1 cheio, 6 vazios, 1 cheio, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 6 vazios e o último cheio.
  36. Décima quarta: 1 cheio, 2 vazios, 6 cheios, 2 vazios, 1 cheio, 2 vazios, 6 cheios, 2 vazios e 1 cheio.
  37. Décima quinta: 1 cheio, 2 vazios, 5 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 5 cheios, 2 vazios e 1 cheio.
  38. Décima sexta: 1 cheio, 2 vazios, 4 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 2 vazios, 1 cheio, 2 vazios, 1 cheio,  1 vazio, 4 cheios, 2 vazios e 1 cheio.
  39. Décima sétima: 1 cheio, 3 vazios, 2 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio, 2 cheios, 3 vazios e o último cheio.
  40. Décima oitava: 1 cheio, 5 vazios, 1 cheio, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 5 vazios e 1 cheio.
  41. Décima nona: 1 cheio, 4 vazios, 1 cheio, 1 vazio, 4 cheios, 1 vazio, 4 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 4 vazios e 1 cheio.
  42. Vigésima: 1 cheio, 3 vazios, 1 cheio, 2 vazios, 4 cheios, 1 vazio, 4 cheios, 2 vazios, 1 cheio, 3 vazios e o último cheio.
  43. Vigésima primeira: 1 cheio, 2 vazios, 1 cheio, 5 vazios, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheio, 5 vazios, 1 cheio, 2 vazios e um cheio.
  44. Vigésima segunda: 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio. Faça quadradinhos vazios até faltar apenas 3 para acabar a carreira. Faça 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio. Deve ficar igual a quarta carreira.
  45. Vigésima terceira: 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 5 vazios, 2 cheios, 3 vazios, 2 cheios, 5 vazios, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  46. Vigésima quarta: 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 4 vazios, 4 cheios, 1 vazio, 4 cheios, 4 vazios, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  47. Vigésima quinta: 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 2 vazios, 2 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 1 vazio e 1 cheio.
  48. Vigésima sexta: 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio,1 vazio, 4 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 2 cheios, 1 vazio, 4 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  49. Vigésima sétima: 1 cheio, 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio,5 cheios, 1 vazio, 3 cheios, 5 cheios, 1 vazio, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  50. Vigésima oitava: 1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 2 vazios, 6 cheios, 1 vazio, 6 cheios, 2 vazios, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  51. Vigésima nona: 1 cheio,1 vazio, 1 cheio, 6 vazios, 1 cheio, 1 vazio,1 cheio, 1 vazio, 1 cheio, 6 vazios, 1 cheio, 1 vazio e 1 cheio.
  52. Agora que o seu tapete de barbante está na metade os passos começar a se repetir. A trigésima carreira é igual a vigésima sétima.
  53. A trigésima primeira é igual a vigésima sexta.
  54. Trigésima segunda igual a vigésima quinta.
  55. Trigésima terceira igual a vigésima quarta e assim por diante.
  56. Siga a sequência e seu tapete está pronto!

Como Fazer Bico de Crochê Fácil

Para aprender como fazer crochê passo a passo é essencial saber como fazer bico, essa é uma das primeiras técnicas que aprendemos na aula de crochê. Existem vários tipos de bicos, também chamados de barradinhos, usados para dar acabamento em tapete, pano de prato, caminho de mesa, toalha, fralda, entre outros.

No vídeo a seguir você confere como fazer crochê passo a passo com o básico para fazer bico de carreira única. Ele combina com diversos tipos de peças e é um bom começo para depois aprender como fazer outros tipos de barradinho:

Como Fazer Blusa de Crochê

O crochê está em alta não apenas para a decoração da casa, tanto que também é muito usado na parte de vestuário. É possível fazer biquíni, maiô, shorts, blusinhas, blusas de frio, regata, entre muitos outros modelos. A seguir você confere um vídeo com tutorial completo de como fazer crochê passo a passo com um modelo de regata. Depois que você fizer essa primeira peça você pode adaptar e fazer muitas outras variações. Veja aqui mais dicas.

Gostou do nosso tutorial de crochê para iniciantes? Se não ficar igualzinho é só recomeçar e tentar de novo.

Você pode gostar...