TIJOLO À VISTA / Aparente: 50 Dicas e Tipos

O nosso lar é aquele cantinho que sempre tem um pouco de nós e por isso nos dá sensação de segurança; afinal ali sabemos que é nosso território. E de nada adianta ter seu território sem sua marca; então, vamos dar vida a nossa decoração. E nada melhor que começar pelas paredes, que podem ser feitas de tijolo à vista e aparente.

Tipos de colocação e rejunte

Junta cheia

  • O que é?

Se você não faz ideia do que é a junta cheia, esse tipo de rejunte nada mais é que o preenchimento completo entre um tijolinho e outro, deixando a parede toda no mesmo nível. 

junção cheia parede de tijolo a vista na sala

O piso verde na sala dá autenticidade a decoração

A parede da sala revestida com tijolo mostra perfeitamente a argamassa no mesmo nível entre as peças. O visual da parede tornou-se o ponto de destaque da decor do ambiente.

parede tijolo a vista cozinha com junção cheia

A cozinha também pode ser feita toda de tijolinho. O contraste entre a decoração moderna, armários pretos e eletrodomésticos em inox, unem-se a uma mistura do estilo industrial e contemporâneo, dando um efeito incrível a cozinha.

sala jovem com parede de tijolo a vista

A mesa de centro em laca amarela destaca o ambiente

A junta cheia também fica bem bacana nas paredes da sala. Ah, e o estilo industrial pode estar presente também na iluminação.

ideias de tijolo na parede com junção cheia

            Para dar um toque jovem ao ambiente, vale usar uma parede de cimento queimado para gravitar e dar ainda mais autenticidade ao ambiente.

O uso do tijolo à vista e o modelo o preenchimento entre as peças é bem democrático e permite inovar na decoração do banheiro até a sala.

Junta frisada

  • O que é?

Nessa versão de parede, a argamassa não preenche completamente o espaço entre as peças, e por isso o tijolo acaba ficando um pouquinho a frente do rejunte, o que não deixa toda a parede em nível.

parede de tijolo com junção frisada

A estrutura da janela torna-se um nicho para enfeites

A foto mostra examente como é o preenchimento de junta frisada. Os tijolos acabam ficando em diferentes níveis e dão estilo rústico a parede.

Nessa sala, o estilo clássico com piso de madeira combina com a parede revestida e dá ainda mais realce ao projeto.

tijolo a vista como detalhe na decoração

A mesinha lateral em formato de caixa de metal é moderna

Para quem ainda tem medo de ousar na decoração do lar, pode se inspirar nessa ideia de usar o recurso apenas como um detalhe. Aqui a parede branquinha recebeu apenas faixas superiores e ainda foram intercaladas com a pintura branca da superfície.

ideias para usar tijolo com junção frisada

            O modelo mais rústico de revestimento e preenchimento combina com diferentes ambientes, como home office, sala de jantar e sala de estar. A parede que atrai bastante atenção pode ser mesclada com decor clássica e tornar-se parte do todo, sem ser o ponto de destaque.

tijolo a vista na sala de TV

A estante fixada na parede otimiza espaço da sala

A parede com junta frisada já é um charme nessa sala, mas o detalhe do espaço em que havia uma abertura (porta) dá ainda mais destaque a esse cantinho do ambiente.

O estilo industrial da parede mistura a itens clássicos na decor, como a poltrona vermelha, mas também conta com o rústico do rack de madeira.

Junta seca

  • O que é?

Esse estilo de rejunte não fica visível aos olhos, já que a argamassa é aplicada em outra superfície na parte de trás e os tijolos dão ideias de quem são apenas encaixados.

sala de jantar com parede de tijolo a vista

Os pendentes dão estilo único a sala de jantar

Nessa sala de jantar a parede de tijolos mostra o que é junta seca. Já que só é possível ver as marcas entre as peças, mas impossível ver o que os une.

painel de TV feito de tijolo a vista

Na sala de TV o revestimento com junta seca foi utilizado na parede como painel. Para dar ainda mais destaque ao recurso, os móveis brancos suavizaram o estilo e não desarmonizaram.

sala moderna com tijolo a vista

Os vasos invertidos dão modernidade a decoração

O lar com ambientes integrados recebeu uma parede com esse estilo de junção. A parede que já tem destaque por si só, ainda ganhou uma galeria de quadros coloridos que deu toque moderno a casa.

ideias para usar tijolo aparente

E não importa o seu estilo e linha de decoração, esse estilo de parede consegue se integrar aos mais diferentes ambientes e decorações.

Vale usar a ideia para aplicar na parede da sala de jantar moderna, na sala clássica ou tradicional e até no barzinho.

Tipos de acabamento

Tradicional

  • O que é?

Essa versão também é conhecida por natural, já que mantém o estilo original do tijolo à vista. Deixando o material assim como ele realmente é.

Para utilizar esse tipo de tijolo aparente, o ideal é usar uma camada de impermeabilizante para aumentar a vida útil, proteger da umidade e evitar o acúmulo de sujeira.

tijolo tradicional aparente na cozinha

Na cozinha o modelo natural foi utilizado em uma parede. A iluminação direta contribui para deixar o lugar mais aconchegante e acolhedor.

tijolo natural aparente em casa

A escada de metal mantém o estilo fábrica da decor

Na versão tradicional, o revestimento combina com cimento queimado, mas deixe esse outro recurso para detalhes, já que ambos juntos podem deixar o ambiente muito frio.

tijolo a vista natural na sala

Na sala de televisão a versão natural foi uma ótima escolha para não chamar a atenção demais e cansar a vista, já que o revestimento foi utilizado na parede ao fundo da TV.

tijolo tradicional na parede

A cadeira em madeira escura destaca-de no ambiente

Nesse ambiente a cor natural foi mantida, e piso e móveis em cores próximas deram sutileza a decor, deixando a parede sem ser o ponto foco do lugar.

Tijolo patinado

  • O que é?

Assim como a patina nos móveis, esse tipo de cobertura sobre o revestimento dá a impressão de uma camada leve de tinta que não cobriu perfeitamente a superfície. Ah, esse estilo também recebe o nome de caiado.

quarto com tijolo aparente caiado

No quarto a patina branca na parede segue a ideia de ambiente rústico. Para deixar o lugar mais aconchegante, é ideal usar têxteis e decor mais delicada.

banheiro com tijolo a vista patinado

A janela dá visão para uma área verde e deixa o banho ainda mais relaxante

A parede de tijolo aparente caiado no banheiro é diferente, mas cria a sensação de SPA em casa.

A combinação com a madeira do piso deixa o ambiente mais aconchegante para um banho relaxante.

ideias para usar tijolo aparente patinado

Na sala ou no quarto a parede pode ficar apagada se não tiver cores próximas. Então, coloque itens coloridos na decoração perto do revestimento para dar um destaque necessário a esse cantinho do cômodo.

tijolo aparente patinado área externa

Se você ainda não se animou com uma parede nesse estilo dentro de casa, pode se empolgar com essa ideia, em que a parede fica do lado de fora, mas a grande porta de vidro da sala de jantar permite a vista para esse ponto.

Tijolo de demolição

  • O que é?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de tijolo costuma ser encontrado na demolição de casas e fábricas antigas. O item também pode ser encontrado na reforma em casa da antiga e atrás do reboco.

Se você quer esse recurso, pode comprar o item em empresas que revendem materiais de demolição e até réplicas novas em lojas de materiais de construção.

tijolo de demolição na decoração

A mesinha de canto de madeira é charmosa

Na sala a parede antiga foi reaproveitada como item decorativo, dando autenticidade ao projeto.

tijolo aparente de demolição na cozinha

Para a cozinha o material com toque antigo contrasta com os eletrodomésticos modernos, mas ainda assim mantém harmonia.

decoração com tijolo aparente de demolição

            Que tal essa parede de demolição ao fundo de uma decor tão clássica? O efeito é lindo e deu ainda mais destaque ao ambiente.

detalhe com tijolo aparente

O pendente simula uma lamparina

Se a ideia é usar o item rústico no detalhe, vale se inspirar nessa ideia de usar o revestimento como fundo de nichos.

Tijolo branco/ pintado

parede de tijolo aparente branco

O letreiro iluminado dá toque jovem a sala

O tijolo não precisa estar necessariamente aparente. Pintar a parede em branco, mantém o formato da peça, mas tira o estilo rústico e segue a linha contemporânea.

iluminação em parede de tijolo pintado

Para deixar a sala moderninha, a tinta não precisa ficar perfeita entre os espaços das junções, principalmente quando o estilo é frisado. As instalações em canos aparentes segue a ideia industrial da decoração.

tijolo branco pintando

Misturar os pendentes em cores e estilos dá riqueza a decoração

Neste projeto, a sala de jantar moderna tem uma parede de tijolinhos pintados e mesmo cobertos dá a ideia antiga ao ambiente.

ideia para pintar parede de tijolo a vista

A pintura toda branca amplia o ambiente e mantém formato e textura na parede. Por isso, pode ser uma boa dica para decorar parede de salas e ambientes pequenos.

Ideias de decoração com tijolinho

Papel de parede de tijolinho

papel de parede de tijolo a vista

Se mudar o estilo da casa é um desejo, mas ter obras em casa está suspenso o papel de parede na sala que simula tijolinhos é bem bacana, já que a aplicação dispensa sujeira e o resultado também é bem bacana.

quarto com papel de parede de tijolo aparente

Para o quarto o item também é um excelente recurso, já que mantém o visual, mas dispensa a frio que o material acumula nas épocas de baixas temperaturas.

papel de parede de tijolo aparente na sala de jantar

Assim como a escolha do tipo de tijolo, o papel de parede também pode ser escolhido de acordo com o estilo e cor do material do revestimento, como foi o caso dessa sala de jantar.

papel de parede que imita tijolo aparente

As estantes suspensas aproveitam o espaço vertical

No barzinho, o estilo rústico do tijolo aparente foi dado pelo revestimento mais prático.

Tijolo decorativo – plaquetas

  • O que é?

plaquetas de tijolo a vista

As plaquetas de tijolinhos simulam o material, mas com espessura bem mais fina, como se fosse apenas uma camada para revestir. O que é ideal para aplicar sobre uma parede já existente.

parede de plaqueta de tijolo aparente

As plantas no quarto dão mais vida ao cômodo

No quarto esse tipo de material é mais fácil de aplicar, e o resultado ficam o mesmo do uso do próprio tijolo.

sala com plaquetas de tijolos

O projeto desta sala mostra como é possível aplicar a plaqueta sobre uma parede já existente, e dá até para manter o espaço da lareira.

ideia para usar plaquetas de tijolos

O espelho com moldura dourada dá sofisticação ao ambiente

            Que tal usar as plaquetas para essa ideia? O revestimento vai além da parede e também segue uma faixa pelo teto.

Casas de tijolo à vista

Usar o material dentro de casa é sim uma opção bacana, mas também é possível se inspirar nessas ideias para usar o tijolo aparente na fachada da casa. Ah, e o bacana é que dá para usar o revestimento apenas na parte externa e manter outras ideias para o interior do lar.

casa de tijolo a vista

casa moderna de tijolo aparente

ideias de fachada com tijolo a vista

casa com tijolo aparente na área externa

Tijolo à vista – preço

            Além de lindo, uma das vantagens desse material é que tem custo baixo. É claro que isso pode mudar de acordo com o tipo e região do país, mas o preço médio é de R$ 1,00 a peça.

Se a opção é usar plaquetas, o preço do metro quadrado (m²) é de R$ 200,00. E se o papel de parede ficar como opção, o preço do rolo sai em média R$ 50,00.

Preparada(o) para dar autenticidade ao seu lar usando tijolo à vista/ aparente? As ideias e dicas do post mostram que o revestimento combina com diferentes estilos, então resta apenas escolher qual combina melhor com seu projeto e representa seu gosto e de sua família.


Você pode gostar...