TIPOS DE TELHAS: Tudo que Você Precisa Saber!


Construir uma casa é pensar em muitos detalhes, mas algo que não pode faltar é o telhado.  E falando em telhado, você já deve ter notado que existem diversos tipos de telhas, e nesse mar de opções fica até difícil saber o que é cada uma e para que serve, então, vamos ao post para descobrir as telhas e suas variações, assim você faz a escolha certa na hora de decidir o melhor telhado para sua casa.

tipos de telhas 1

Telhas cerâmicas

A telha de cerâmica é bem comum e também pode ser conhecida como telha de barro.
tipos de telhas 2
O telhado de telha de cerâmica é uma ótima opção para criar uma barreira térmica e evitar que a casa esquente ou esfrie demais, de modo a manter a temperatura do lar mais estável.

Há variações nas formas de telhas de barro (telha de cerâmica), e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do seu projeto arquitetônico, como encaixe, rendimento e até inclinação do telhado.

tipos de telhas 3

Uma das desvantagens desse tipo de telhado é que a telha de cerâmica necessita de manutenção frequente, já que é possível que algumas telhas trinquem.

Telhas de fibrocimento

Ao ler o nome você pode imaginar não conhecer esse tipo de telha, mas telha de fibrocimento é a famosa Brasilit, Eternit ou de amianto (material que compõe a telha). Agora você já sabe qual é né?!
tipos de telhas 4
A telha de fibrocimento é conhecida por ter baixo custo e boa eficácia. Esse tipo de telhado é leve e resistente, mas a instalação precisa ser cuidadosa, afinal o telhado precisa ser bem fixado para evitar problemas com chuvas e ventos.

A telha de fibrocimento costuma ser grande e por isso é preciso poucas telhas para cobrir uma casa. Outra vantagem desse tipo de telhado é que ele pode ser instalado em cobertura de pouca inclinação.

tipos de telhas 5

Apesar do bom custo-benefício da telha de fibrocimento, esse tipo de telhado tem a desvantagem de absorver calor com facilidade, então é preciso ter laje ou forro que isole o calor absorvido.

Telhas de PVC

A telha de PVC parece várias telhas de cerâmica juntas, mas são fabricadas de material PVC.
tipos de telhas 6
A telha de PVC tem isolamento térmico razoável, e é indicada para quem busca bom custo-benefício, já que esse tipo de telhado dispensa caibros e ripas para sustentação resultando em economia. A telha de PVC ainda é resistente a tempestades e dispões de diferentes tamanhos e formatos para atender as necessidades de cada casa e tipo de telhado.
tipos de telhas 7
Telhas esmaltadas

A telha esmaltada é conhecida por sua beleza, já que esse tipo de telha recebe uma camada colorida, chamada de camada vítrea. A camada que recobre a telha garante maior resistência, diversidade de cores, beleza, o envelhecimento da telha diminui e as chances de infiltração tornam-se menores.
tipos de telhas 8
A telha esmaltada ainda pode ter duas faces, o que é ideal para ambientes como churrasqueira e varandas que não terão forro por baixo, assim o telhado dessa área pode ser da mesma cor do restante da casa, e por dentro a visão é de uma telha natural de cerâmica.
tipos de telhas 9

Telha de concreto

A telha de concreto, também chamada de telha de cimento, é um modelo mais recente no mercado, mas tem se destacado por seu conforto térmico e variedade de formas e cores.
tipos de telhas 10
Esse tipo de telha absorve menos água que a de cerâmica, mas ainda assim necessita do uso de resina para garantir impermeabilização do telhado.

A desvantagem do telhado de concreto é que esse modelo é mais poroso e por isso há necessidade de limpeza anual.
tipos de telhas 11
Telha de vidro

Para quem precisa de iluminação em um ambiente, pode optar pela telha de vidro que é usada junto à telha de cerâmica ou de concreto.
tipos de telhas 12
Esse tipo de telha é usado em ambientes que não terão forro e precisam de iluminação natural.

A única desvantagem da telha de vidro, é em relação a fragilidade, já que pode trincar com maior facilidade.
tipos de telhas 13
Telhas transparentes

A telha transparente também é conhecida por telha de fibra de vidro, e como o próprio nome já diz esse modelo é translúcido e permite a entrada de iluminação natural no ambiente.
tipos de telhas 14
A telha de fibra de vidro pode ser utilizada junto a telha de fibrocimento ou sozinha, e seu ponto negativo é em relação ao isolamento térmico, já que esse telhado costuma absorver muito calor.
tipos de telhas 15
Telhas de zinco

A telha de zinco também é chamada de telha galvanizada, e são muito utilizadas por seu bom custo-benefício.

tipos de telhas 16
O telhado galvanizado é muito resistente a intempéries naturais, como ventos, chuvas ou tempestades, e apesar de ser de fácil instalação é preciso ser bem fixada para evitar tais problemas.

Apesar da resistência, a telha de zinco tem suas desvantagens como a má isolação térmica, o que exige uma barreira como forro ou laje; e também ao barulho que esse tipo de telha reproduz com a chuva, mas que pode ser amenizado com a barreira utilizada.

tipos de telhas 17

Telha shingle

A telha shingle é famosa por ser característica de casas norte-americanas. Esse tipo de telhado é conhecido por sua beleza e resistência, já que é feito de massa asfáltica.
tipos de telhas 18A telha shingle possui muitas vantagens, como beleza, possibilidade de diferentes inclinações, dispensa diferentes dutos de escoamento de água, diversidade de cores e pouca manutenção. No entanto, o valor ainda não é o mais em conta, mas vale a pena se considerada suas vantagens.
tipos de telhas 19

Telha ecológica

telha ecológica, conhecida também por telha de fibra vegetal, é produzida a partir de fibra de celulose, pigmentos para coloração e protegida por resina especial para proteção.
tipos de telhas 20
A telha ecológica aos poucos vem substituindo a telha de amianto que é prejudicial à saúde e pode causar problemas no pulmão.

Além de sustentável, esse tipo de telhado é de fácil instalação e resistente as intempéries do tempo.
tipos de telhas 21
Telha de PET

Para quem preocupa-se com a origem do material usado na fabricação da telha e busca materiais sustentáveis para a construção do lar, uma aposta é usar a telha de PET que recicla garrafas descartáveis na produção.
tipos de telhas 22
A telha PET tem formato parecido com a telha de cerâmica e pode ser encontrada em diferentes cores (até na cor de cerâmica e translúcida). Esse tipo de telha é conhecida por sua alta resistência e baixa manutenção, já que não mofa (como as telhas de cerâmica).

tipos de telhas 23

Telha de polipropileno

A telha de polipropileno é conhecida por ser fabricada a partir de resinas especiais e que permitem a passagem de iluminação natural (passagem de até 70% de luz). Esse tipo de telha pode ser encontrado em diferentes formatos e pode ser utilizada junto a outros tipo de telhas para garantir entrada de luz no ambiente.
tipos de telhas 24
tipos de telhas 25

Modelos de telhas

Além dos diferentes tipos de telhas, há também a diversidade de modelos que podem ser encontrados em telhas de diferentes composições. Os modelos de telhas são ideais para compor projetos arquitetônicos e dar o encaixe perfeito nos diferentes telhados.
tipos de telhas 26
Telha romana

A telha romana possui formato plano e encaixe fácil. Esse modelo de telha deve ser utilizado em telhados com mesma forma.

A telha romana tem baixo custo e apesar de ser encontrada em diferentes composições, é muito comum em telha de cerâmica.
tipos de telhas 27

Telha francesa

O modelo de telha francesa também é chamado de telha Marselha. A telha francesa é indicada para regiões com fortes ventos ou projetos de telhado com inclinação, pois suas bordas possuem relevos e encaixe que permitem melhor acomodação e fixação entre as telhas.

tipos de telhas 28 tipos de telhas 29

Telha portuguesa

A telha portuguesa é bastante conhecida por seu formato que tem uma metade abaloada. Esse modelo de telha é indicado para acabamentos de telhados ondulados, já que possui fácil e resistente encaixe.

tipos de telhas 30

Telha plan

A telha plan tem formas retas, e remete a estética da telha colonial. Além de ter um design simples, o encaixe é fácil.
tipos de telhas 31
Telha colonial

A telha colonial tem formato côncavo, e é assentada em fileiras com posições invertida, o que permite melhor escoamento de água; desse modo seu uso é indicado para regiões de altos índices pluviométricos.

tipos de telhas 32 tipos de telhas 33

Telha termoplan

A telha termoplan tem dupla camada, e é ideal para quem busca alto isolamemento térmico e de umidade.
tipos de telhas 34
Telha germânica

A telha germânica possui formato reto e por isso sua instalação se assemelha a uma escama de peixe.
tipos de telhas 35
Anotou todas as dicas de modelos e tipos de telhas? As opções são inúmeras, por isso é preciso considerar o tipo de projeto do seu lar e as características de telhado (inclinação, formato), região (intempéries do tempo), isolamento térmico e necessidade (ou não) de iluminação natural. Depois de ponderar todas as características, fica bem mais fácil de escolher o telhado ideal para sua casa.


Você pode gostar...

34 Resultados

  1. Joao Carlos Martins disse:

    Gostaria de informação de onde posso encontrar a telha termoplan para compra.
    Estou na cidade de Sorocaba.

  2. Tiago disse:

    Gostaria de saber comprei umas telhas dá marca oro branco mas elas são comuns não são esmaltadas queria saber se com o tempo elas vão escurecer e gostaria saber como faço para evitar que isto aconteça

  3. Nelson Soares da Fonseca disse:

    Meu telhado ´é com coberturas de Telhas Termoplan. Estou precisando de algumas (em torno de 50 telhas). Porém estou tendo uma enorme dificuldade de encontrar o produto no mercado. Será que vocês trabalham com este tipo de telha ou sabem onde posso encontrá-las?
    Grato pela atenção.

  4. luis cesar disse:

    Moro em Franca-SP,gostaria de saber o preço,as medidas e onde encontrar as telhas de Pet
    obrigado.

  5. Braz disse:

    Tenho uma laje 9 metros de largura por
    35 metros de comprimento quero um telhado leve
    Qual o ideau? E quato fica o custo?

  6. LUI disse:

    BASTANTE INFORMATIVA

  7. Rita de Fatima da Fonseca Oliveira disse:

    deveria mostrar o telhado por dentro procuro telha lisa tipo laje, sem estrutura de madeira, talvez a shingle ou germanica, a construção civil deveria renovar chega de telha ondulada por dentro da casa.
    onde é ondulado por baixo poderia colocar as ferragens para acoplar as paredes e cobre essas ondas ficaria tipo laje.

    gostaram da ideia…

  8. Rita de Fatima da Fonseca Oliveira disse:

    obs. quando digo telha lisa por baixo e telha reta.

  9. Dani Meneguci disse:

    Parabéns! Artigo ótimo, rápido, fácil e direto!!

  10. Ednaldo disse:

    Olá boa noite gostaria de saber quanto custa cada telha de pvc e qual o tamanho de cada uma e se elas são bem resistentes moro no litoral Sul de São Paulo

  11. Pedreiro Zika disse:

    falto 1

  12. Pedreiro Zika disse:

    faz mais uma ai pro meu trabalho academico 🙂

  13. joao luiz rosa neto disse:

    Favor enviar para o meu e.mail……..todos os tipos de TELHAS…….., historico edecacional
    com informações de telhas…. estou fazendo obra e estou necessitando….

    atenciosamente,

    João Luiz

  14. Nei Antonio disse:

    Bom dia. As dicas, comentários e informações são interessantíssimas, poucas empresas se preocupam em passar aos consumidores esse útil e necessário tipo de informação. Eu estou com problemas em meu telhado que é telhas de cerâmica pelo pouco ponto. Por isso gostaria de saber onde encontro as telhas em PVC imitando telhas de cerâmica, pois em uma parte da minha casa vou continuar com telhas tipo portuguesas de cerâmica e, na outra parte que tem pouco ponto, quero colocar essas telhas em PVC… Obrigado pela informação. Telefone e e-mail se alguém souber. Sou do Rio Grande do Sul.

  15. Elaome disse:

    Onde posso comprar , Vassouras Rj

  16. Willian Silva disse:

    Muitoo bom o artigo, acabei de deixar o site como favorito para sempre estar seguindo!!! Obrigado !!!

  17. Anderson Luis Reiss disse:

    Boa Noite, gostaria de orçamento para 6 mil telhas escama de peixe para a cidade de Jaraguá do Sul, aguardo retorno.

    Anderson Luis Reiss

  18. Felipe Jones disse:

    I’m a civil engineer, and I’ve been grasping plenty of didactic material and information from this site.
    It’s astonishing.
    Thanks for the outstanding, comprehensive presentation of the topic

  19. Rivaldo disse:

    Eu quero sabe durabilidade da telhas transparente todos os tipos

  20. Isidro rodrigues disse:

    Moro em portugal e gostaria de saber o preço da telha geremanica pois tenho uma torre na minha casa em redondo e sô com esse modeloe que consigo fazer um bom trabalho

  21. Leonardo disse:

    Obrigado pelas referencias bem esclarecedoras que tiraram minhas duvidas

  22. Paulo Cesar disse:

    Meu telhado é do terraço tipo colonial e antigo, começam a ocorrer: infiltrações (goteiras), mudanças de tonalidade e diferença de nível entre elas.
    Gostaria de trocá-las pelas telhas de PVC, que imita a tipo colonial.
    O objetivo é a resistência, durabilidade e impermeabilidade.
    Compensa?

  23. Santos disse:

    Gostaria de saber como posso diminuir temperatura do meu telhado de fibro cimento qual oal o produtos que realmente

  24. Sávio disse:

    Qual a caída de telha eternit transparente em porcentagem, pois vcs não deram essa informação. ..

  25. veridiana disse:

    Boa Noite, tenho um problema de décadas com o meu telhado, minha casa é forrada mais ainda não conseguir nenhum pedreiro que tirasse esse vazamento. não sei e é a queda da água que não sabem fazer ou e o problema e as telhas, as telhas é de amianto, vocês sugere outro tipo de telha. por favor me ajudem!

  26. Divinaircosta disse:

    Gostaria de saber das desvantagens das telhas esmaltada fiquei sabendo q são mais leves e q por isso mais facil de vento tbm quebram mais fáceis !

  27. Silvio Ferraz disse:

    Bom dia tenho uma garagem com telha eternite,mais muito quente quero trocar que telha devo usar a de cimento é viável

  28. Silvio Ferraz disse:

    Qual é melhor telhas de cimento ou esmaltada ..?

  29. Thais disse:

    Oi boa tarde
    Eu coloquei telha ecológica em toda casa mas agora depois de 3 anos elas estão infiltrando água .Agora comprei telha de fibrocimento brasilite o que eu quero saber se posso colocar por cima da ecológica , sem precisar tirar a ecológica??
    Obrigada
    Fico no aguardo.

  30. rosnei disse:

    Preciso de telhas termoplan!!!! alguêm pode me informar onde consigo???moro no RS

  31. Patricia disse:

    Boa tarde como faço para comprar este tipo de telhas pvc de vcs (que no conentario fala que ela parece varias telhas de ceramica em um folha so ).Moro em iguatemi ms. Aguardo a sua resposta para ver se vcs me enviam ,o valor do frete ?E que marca eh esta telha?

  32. Alcione Viana disse:

    Excelente site, facilitou à minha escolha .obrigado !

  33. Angela disse:

    Que tipo de telhas usar numa região fria -PEDRA Azul – Domingos Martins ES.

  34. Cláudia disse:

    Olá
    Cobri minha casa a 5 anos nunca tive problemas verifique se seguiu as instruções do fabricante q pede p ter um espaço de 40 cm entre os sarrafos se prega eu coloquei c 60 cm
    Pq ela é mole e c o sol fica mais mole ainda se é colocado em longos espaços ela vai afundar e dar problemas de infiltrar a água mesmo.
    Ref a calor não vi muita diferença da Brasílit mas aguenta tranquilo chuva de granizo etc sem furar ou quebrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *