TIPOS DE TELHAS: Tudo que Você Precisa Saber!
Construir uma casa é pensar em muitos detalhes, mas algo que não pode faltar é o telhado. E falando em telhado, você já deve ter notado que existem diversos tipos de telhas, e nesse mar de opções fica até difícil saber o que é cada uma e para que serve, então, vamos ao post para descobrir as telhas e suas variações, assim você faz a escolha certa na hora de decidir o melhor telhado para sua casa.
Telhas cerâmicas
A telha de cerâmica é bem comum e também pode ser conhecida como telha de barro.
O telhado de telha de cerâmica é uma ótima opção para criar uma barreira térmica e evitar que a casa esquente ou esfrie demais, de modo a manter a temperatura do lar mais estável.
Há variações nas formas de telhas de barro (telha de cerâmica), e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do seu projeto arquitetônico, como encaixe, rendimento e até inclinação do telhado.
Uma das desvantagens desse tipo de telhado é que a telha de cerâmica necessita de manutenção frequente, já que é possível que algumas telhas trinquem.
Telhas de fibrocimento
Ao ler o nome você pode imaginar não conhecer esse tipo de telha, mas telha de fibrocimento é a famosa Brasilit, Eternit ou de amianto (material que compõe a telha). Agora você já sabe qual é né?!
A telha de fibrocimento é conhecida por ter baixo custo e boa eficácia. Esse tipo de telhado é leve e resistente, mas a instalação precisa ser cuidadosa, afinal o telhado precisa ser bem fixado para evitar problemas com chuvas e ventos.
A telha de fibrocimento costuma ser grande e por isso é preciso poucas telhas para cobrir uma casa. Outra vantagem desse tipo de telhado é que ele pode ser instalado em cobertura de pouca inclinação.
Apesar do bom custo-benefício da telha de fibrocimento, esse tipo de telhado tem a desvantagem de absorver calor com facilidade, então é preciso ter laje ou forro que isole o calor absorvido.
Telhas de PVC
A telha de PVC parece várias telhas de cerâmica juntas, mas são fabricadas de material PVC.
A telha de PVC tem isolamento térmico razoável, e é indicada para quem busca bom custo-benefício, já que esse tipo de telhado dispensa caibros e ripas para sustentação resultando em economia. A telha de PVC ainda é resistente a tempestades e dispões de diferentes tamanhos e formatos para atender as necessidades de cada casa e tipo de telhado.
Telhas esmaltadas
A telha esmaltada é conhecida por sua beleza, já que esse tipo de telha recebe uma camada colorida, chamada de camada vítrea. A camada que recobre a telha garante maior resistência, diversidade de cores, beleza, o envelhecimento da telha diminui e as chances de infiltração tornam-se menores.
A telha esmaltada ainda pode ter duas faces, o que é ideal para ambientes como churrasqueira e varandas que não terão forro por baixo, assim o telhado dessa área pode ser da mesma cor do restante da casa, e por dentro a visão é de uma telha natural de cerâmica.
Telha de concreto
A telha de concreto, também chamada de telha de cimento, é um modelo mais recente no mercado, mas tem se destacado por seu conforto térmico e variedade de formas e cores.
Esse tipo de telha absorve menos água que a de cerâmica, mas ainda assim necessita do uso de resina para garantir impermeabilização do telhado.
A desvantagem do telhado de concreto é que esse modelo é mais poroso e por isso há necessidade de limpeza anual.
Telha de vidro
Para quem precisa de iluminação em um ambiente, pode optar pela telha de vidro que é usada junto à telha de cerâmica ou de concreto.
Esse tipo de telha é usado em ambientes que não terão forro e precisam de iluminação natural.
A única desvantagem da telha de vidro, é em relação a fragilidade, já que pode trincar com maior facilidade.
Telhas transparentes
A telha transparente também é conhecida por telha de fibra de vidro, e como o próprio nome já diz esse modelo é translúcido e permite a entrada de iluminação natural no ambiente.
A telha de fibra de vidro pode ser utilizada junto a telha de fibrocimento ou sozinha, e seu ponto negativo é em relação ao isolamento térmico, já que esse telhado costuma absorver muito calor.
Telhas de zinco
A telha de zinco também é chamada de telha galvanizada, e são muito utilizadas por seu bom custo-benefício.
O telhado galvanizado é muito resistente a intempéries naturais, como ventos, chuvas ou tempestades, e apesar de ser de fácil instalação é preciso ser bem fixada para evitar tais problemas.
Apesar da resistência, a telha de zinco tem suas desvantagens como a má isolação térmica, o que exige uma barreira como forro ou laje; e também ao barulho que esse tipo de telha reproduz com a chuva, mas que pode ser amenizado com a barreira utilizada.
A telha shingle é famosa por ser característica de casas norte-americanas. Esse tipo de telhado é conhecido por sua beleza e resistência, já que é feito de massa asfáltica.
A telha shingle possui muitas vantagens, como beleza, possibilidade de diferentes inclinações, dispensa diferentes dutos de escoamento de água, diversidade de cores e pouca manutenção. No entanto, o valor ainda não é o mais em conta, mas vale a pena se considerada suas vantagens.
Telha ecológica
telha ecológica, conhecida também por telha de fibra vegetal, é produzida a partir de fibra de celulose, pigmentos para coloração e protegida por resina especial para proteção.
A telha ecológica aos poucos vem substituindo a telha de amianto que é prejudicial à saúde e pode causar problemas no pulmão.
Além de sustentável, esse tipo de telhado é de fácil instalação e resistente as intempéries do tempo.
Telha de PET
Para quem preocupa-se com a origem do material usado na fabricação da telha e busca materiais sustentáveis para a construção do lar, uma aposta é usar a telha de PET que recicla garrafas descartáveis na produção.
A telha PET tem formato parecido com a telha de cerâmica e pode ser encontrada em diferentes cores (até na cor de cerâmica e translúcida). Esse tipo de telha é conhecida por sua alta resistência e baixa manutenção, já que não mofa (como as telhas de cerâmica).
Telha de polipropileno
A telha de polipropileno é conhecida por ser fabricada a partir de resinas especiais e que permitem a passagem de iluminação natural (passagem de até 70% de luz). Esse tipo de telha pode ser encontrado em diferentes formatos e pode ser utilizada junto a outros tipo de telhas para garantir entrada de luz no ambiente.
Modelos de telhas
Além dos diferentes tipos de telhas, há também a diversidade de modelos que podem ser encontrados em telhas de diferentes composições. Os modelos de telhas são ideais para compor projetos arquitetônicos e dar o encaixe perfeito nos diferentes telhados.
Telha romana
A telha romana possui formato plano e encaixe fácil. Esse modelo de telha deve ser utilizado em telhados com mesma forma.
A telha romana tem baixo custo e apesar de ser encontrada em diferentes composições, é muito comum em telha de cerâmica.
Telha francesa
O modelo de telha francesa também é chamado de telha Marselha. A telha francesa é indicada para regiões com fortes ventos ou projetos de telhado com inclinação, pois suas bordas possuem relevos e encaixe que permitem melhor acomodação e fixação entre as telhas.
Telha portuguesa
A telha portuguesa é bastante conhecida por seu formato que tem uma metade abaloada. Esse modelo de telha é indicado para acabamentos de telhados ondulados, já que possui fácil e resistente encaixe.
Telha plan
A telha plan tem formas retas, e remete a estética da telha colonial. Além de ter um design simples, o encaixe é fácil.
Telha colonial
A telha colonial tem formato côncavo, e é assentada em fileiras com posições invertida, o que permite melhor escoamento de água; desse modo seu uso é indicado para regiões de altos índices pluviométricos.
Telha termoplan
A telha termoplan tem dupla camada, e é ideal para quem busca alto isolamemento térmico e de umidade.
Telha germânica
A telha germânica possui formato reto e por isso sua instalação se assemelha a uma escama de peixe.
Anotou todas as dicas de modelos e tipos de telhas? As opções são inúmeras, por isso é preciso considerar o tipo de projeto do seu lar e as características de telhado (inclinação, formato), região (intempéries do tempo), isolamento térmico e necessidade (ou não) de iluminação natural. Depois de ponderar todas as características, fica bem mais fácil de escolher o telhado ideal para sua casa.