Adega de Parede: Como Fazer e 25 Modelos para se Inspirar!

Mais que um móvel decorativo, a adega de parede pode facilitar sua vida na hora de selecionar um vinho para beber. Ela permite que você armazene as taças e garrafas de forma prática sem ter que fazer um grande esforço para alcançá-las.

Além de prática e funcional, a adega de parede também é um ótimo objeto de decoração.

A adega de parede pode ser comprada pronta, mas também é possível fazer você mesmo. Com alguns pedaços de madeira e muita criatividade você pode construir sua própria adega de parede, basta seguir o passo a passo que vamos apresentar no post de hoje. Além disso, também trazemos 20 ideias incríveis para se inspirar e um pequeno guia com algumas ótimas lojas caso você queira comprar a adega.

Montagem com quatro fotos diferentes de adega de parede

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

A vantagem de comprar uma adega de parede é que a instalação será feita por um profissional experiente e o risco de erro no processo é quase nulo. Existem algumas lojas online que disponibilizam diversos modelos para que o cliente escolha e receba em sua residência.

O preço pode variar de acordo com o modelo escolhido e o frete, mas a média para os modelos mais simples se encontra na faixa dos R$ 80,00. Portanto, se você não tem experiência com a montagem de móveis, vale muito a pena comprar uma adega de parede pela internet.

Adega de parede com dois suportes para garrafas, cada um com sete delas

A loja Garrafeiros é especializada em adegas de parede, adegas climatizadas e acessórios para vinhos e bebidas. No site, eles disponibilizam uma variedade enorme de modelos e todos são incríveis. Os preços são ótimos e os modelos atendem a todos os gostos, desde aqueles que desejam uma mini adega de parede com suporte para duas ou três garrafas, até aqueles que procuram por adegas mais amplas, que comportam uma grande quantidade de garrafas.

Outra opção para quem deseja variedade é o Mercado Livre. Lá você encontrará todos os tipos de modelos pelos preços mais variados com possibilidade de parcelar em até 12 vezes e conversar diretamente com o vendedor.

Fotos e Ideias de Adega de Parede para Vinho

A adega de parede pode ser confeccionada de diversas formas diferentes. Enquanto algumas são pequenas e discretas, outras ocupam um espaço maior e são capazes de armazenar uma quantidade enorme de garrafas. Além do tamanho, é possível personaliza-la de acordo com a decoração do ambiente, conferindo a ela uma função tanto estética quanto utilitária.

– Mini / Pequena

Geralmente a adega de parede pequena comporta entre duas a cinco garrafas de vinho. Elas são ideais para casas igualmente pequenas e para pessoas que prezam por uma decoração mais discreta.

O design deste estilo preza pela funcionalidade ao extrair o máximo de utilidade do menor espaço possível. Você pode optar por uma adega que comporta somente as garrafas, ideal para modelos ainda menores, ou por uma adega que comporte tanto as taças quanto as garrafas, o que exige um pouco mais de espaço.

Adega de parede com duas garrafas de vinho, uma na horizontal e outra na vertical, e três taças apoiadas na parte superior.

A adega comporta quatro garrafas ou três garrafas e três taças

Adega de parede com três garrafas e duas taças, todas viradas para baixo

Apesar de pouco espaço, a adega ainda conta com um pequeno suporte para rolhas de garrafa

Adega de parede triangular com quatro garrafas e quatro taças, todas viradas para baixo

O formato triangular permite um aproveitamento melhor do espaço

Adega de parede feita de madeira com suporte para apenas uma garrafa de vinho e duas taças

Este é um modelo ideal para pessoas que moram sozinhas

Adega de parede feita de madeira com quatro garrafas de vinho e quatro taças posicionadas de ponta cabeça na parte inferior

Um modelo moderno feito a partir de uma madeira mais escura

Adega de parede pequena com a parte superior coberta e três garrafas posicionadas em seu interior

Simples, mas muito elegante

Adega de parede com quatro garrafas viradas para cima e quatro taças viradas para baixo

Neste caso, as garrafas devem ter uma medida certa para que possam caber no encaixe

– Grande

A adega de parede grande é uma ótima forma de unir o útil ao agradável: ela consegue armazenar uma grande quantidade de garrafas e ainda é perfeita para a decoração do ambiente.

Esse estilo permite apostar em modelos esteticamente mais ousados, já que o espaço maior dá liberdade para brincar com as formas do material. Mas lembre-se que antes de adquirir uma adega de parede grande, você deve se certificar que possui espaço suficiente em sua casa para a instalação.

Pintar a adega da mesma cor que a parede por ser uma ótima ideia

Adega de parede dividida em cinco parte. No centro há um local onde as garrafas podem ser inseridas horizontalmente e nos cantos há pequenas prateleiras que comportam as garrafas e as taças.

A adega tem tudo a ver com a decoração do ambiente!

Adega de parede grande feita de madeira com muitas garrafas e taças em seu interior

Este modelo possui um aspecto mais tradicional

Adega de parede feita de madeira que possibilita a inserção de garrafas tanto na horizontal quanto na vertical

A madeira é o material mais comum na confecção da adega de parede

Adega de parede que se divide em muitas partes, mas cobre uma parede inteira

Uma parede inteira dedicada às garrafas de vinho

O pallet é muito utilizado para fazer adegas de parede caseiras

Adega de parede feita com pallet que acomoda muitas taças e 10 garrafas de vinho

O pallet é um ótimo material caso você queira fazer uma adega de parede por conta própria

Adega de parede com dois suportes inseridos na madeira que dão apoio às garrafas

A adega acomoda até seis garras de cada lado

Adega de parede feita de madeira com garrafas posicionadas vertical e horizontalmente

Neste modelo, é indispensável colocar um suporte a frente das garrafas para que elas não escorreguem

– Criativa

Ter liberdade para testar novas cores e formas pode ser muito divertido para quem está buscando um móvel para decorar uma área da casa. Com a adega de parede não é diferente. Existem modelos criativos que possuem um charme indiscutível e tornam qualquer cômodo mais irreverente.

A adega de parede criativa pode ser feita a partir de diversos materiais e cada um deles terá uma função especial em sua composição. Os modelos que separamos a seguir ilustram perfeitamente como é possível inovar na hora de fazer uma adega de parede e alcançar resultados incríveis.

Adega de parede feita de sete pedaços de madeira, sendo que cada um deles comporta uma garrafa

Cada madeira comporta uma garrafa

Adega de parede feita de madeira que dá suporte para quatro garrafas e quatro taças

Ainda que pequena, esta adega sabe muito bem como aproveitar o espaço

Adega de parede feita com canos, que seguram as garrafas de ponta cabeça pela boca.

Os canos são um material bastante incomum, porém bastante criativos

Adega de parede feita a partir de uma madeira e ferradas. A cada duas ferraduras, é possível posicionar uma garrafa.

Aproveitar as ferraduras como suporte para as garrafas foi uma ótima ideia

Adega de parede triangular que comporta as garras nas extremidades laterais e as taças na extremidade inferior

Criativa e moderna

Adega de parede ondulada que cobre as garrafas e dá a impressão de que elas estão flutuando na parede

Quanto vistas de longe, a impressão que se tem é que as garrafas estão flutuando

Adega de parede feita de parede que se parece com uma árvore

A adega simula uma árvore

Como Fazer uma Adega de Parede: Passo a Passo

O material mais indicado para construir uma adega de parede é a madeira. Para isso, você pode utilizar os pallets, que podem ser facilmente encontrados em mercados e feiras ou comprados por um preço baixo. O tutorial utilizado como referência para este passo a passo está disponível no canal do YouTube “Faça Você Mesmo”.

Passo 1: Com os pallets em mãos, pegue uma fita métrica e corte a madeira horizontalmente com uma serra, de modo que a distância entre uma extremidade e outra seja de aproximadamente 16 centímetros;

Homem cortando um palete com uma serra

Passo 2: Pegue uma ripa de madeira retirada do próprio pallet e pregue ela na extremidade superior da madeira obtida na etapa anterior;

Homem segurando uma caixa de paletes

Passo 3: Meça o vão existente na extremidade inferior e corte uma madeira do pallet corresponde a essa medida. Pregue a madeira na parte inferior e você já poderá observar os estágios iniciais de sua adega de madeira.

Homem pregando a extremidade inferior de um palete

Passo 4: Agora você irá fazer o suporte para as taças. Pegue dois pedaços pequenos de madeira de proximamente 5 centímetros de altura e pregue-os nas extremidades inferiores da adega. Pegue uma outra ripa de madeira cuja espessura não ultrapasse a da adega e pregue ela nas duas bases que você acabou de inserir.

Homem segurando duas taças de vinho apoiadas em um palete

Passo 5: Essa etapa é um pouco mais complicada. Faça uma linha a cada 5 centímetros na madeira que servirá de apoio às taças. Com as linhas delineadas, use a furadeira e faça um furo em cada uma dessas linhas. Após isso, faça uma abertura que vai até o furo feito com a furadeira para que as taças possam ser inseridas, do jeito que é ilustrado na imagem.

Zoom em um furo feito na madeira de um palete

Pronto, agora você só precisa fixar a adega na parede com pregos ou cola e se quiser dar uma personalizada, também pode pintá-la.

Adega de parede feita de pallets com taças e garrafas inseridas nela

Através dos pallets, é possível criar adegas de paredes incríveis. Você pode usar nosso passo a passo como base e também se inspirar nos modelos apresentados para dar uma inovada em sua criação. Para outras ideias como essa, acesse nossa sessão de Móveis.

Você pode gostar...