Adega de Parede: Como Fazer e 25 Modelos para se Inspirar!
Mais que um móvel decorativo, a adega de parede pode facilitar sua vida na hora de selecionar um vinho para beber. Ela permite que você armazene as taças e garrafas de forma prática sem ter que fazer um grande esforço para alcançá-las.
Além de prática e funcional, a adega de parede também é um ótimo objeto de decoração.
A adega de parede pode ser comprada pronta, mas também é possível fazer você mesmo. Com alguns pedaços de madeira e muita criatividade você pode construir sua própria adega de parede, basta seguir o passo a passo que vamos apresentar no post de hoje. Além disso, também trazemos 20 ideias incríveis para se inspirar e um pequeno guia com algumas ótimas lojas caso você queira comprar a adega.
Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços
A vantagem de comprar uma adega de parede é que a instalação será feita por um profissional experiente e o risco de erro no processo é quase nulo. Existem algumas lojas online que disponibilizam diversos modelos para que o cliente escolha e receba em sua residência.
O preço pode variar de acordo com o modelo escolhido e o frete, mas a média para os modelos mais simples se encontra na faixa dos R$ 80,00. Portanto, se você não tem experiência com a montagem de móveis, vale muito a pena comprar uma adega de parede pela internet.
A loja Garrafeiros é especializada em adegas de parede, adegas climatizadas e acessórios para vinhos e bebidas. No site, eles disponibilizam uma variedade enorme de modelos e todos são incríveis. Os preços são ótimos e os modelos atendem a todos os gostos, desde aqueles que desejam uma mini adega de parede com suporte para duas ou três garrafas, até aqueles que procuram por adegas mais amplas, que comportam uma grande quantidade de garrafas.
Outra opção para quem deseja variedade é o Mercado Livre. Lá você encontrará todos os tipos de modelos pelos preços mais variados com possibilidade de parcelar em até 12 vezes e conversar diretamente com o vendedor.
Fotos e Ideias de Adega de Parede para Vinho
A adega de parede pode ser confeccionada de diversas formas diferentes. Enquanto algumas são pequenas e discretas, outras ocupam um espaço maior e são capazes de armazenar uma quantidade enorme de garrafas. Além do tamanho, é possível personaliza-la de acordo com a decoração do ambiente, conferindo a ela uma função tanto estética quanto utilitária.
– Mini / Pequena
Geralmente a adega de parede pequena comporta entre duas a cinco garrafas de vinho. Elas são ideais para casas igualmente pequenas e para pessoas que prezam por uma decoração mais discreta.
O design deste estilo preza pela funcionalidade ao extrair o máximo de utilidade do menor espaço possível. Você pode optar por uma adega que comporta somente as garrafas, ideal para modelos ainda menores, ou por uma adega que comporte tanto as taças quanto as garrafas, o que exige um pouco mais de espaço.
– Grande
A adega de parede grande é uma ótima forma de unir o útil ao agradável: ela consegue armazenar uma grande quantidade de garrafas e ainda é perfeita para a decoração do ambiente.
Esse estilo permite apostar em modelos esteticamente mais ousados, já que o espaço maior dá liberdade para brincar com as formas do material. Mas lembre-se que antes de adquirir uma adega de parede grande, você deve se certificar que possui espaço suficiente em sua casa para a instalação.
Pintar a adega da mesma cor que a parede por ser uma ótima ideia
O pallet é muito utilizado para fazer adegas de parede caseiras
– Criativa
Ter liberdade para testar novas cores e formas pode ser muito divertido para quem está buscando um móvel para decorar uma área da casa. Com a adega de parede não é diferente. Existem modelos criativos que possuem um charme indiscutível e tornam qualquer cômodo mais irreverente.
A adega de parede criativa pode ser feita a partir de diversos materiais e cada um deles terá uma função especial em sua composição. Os modelos que separamos a seguir ilustram perfeitamente como é possível inovar na hora de fazer uma adega de parede e alcançar resultados incríveis.
Como Fazer uma Adega de Parede: Passo a Passo
O material mais indicado para construir uma adega de parede é a madeira. Para isso, você pode utilizar os pallets, que podem ser facilmente encontrados em mercados e feiras ou comprados por um preço baixo. O tutorial utilizado como referência para este passo a passo está disponível no canal do YouTube “Faça Você Mesmo”.
Passo 1: Com os pallets em mãos, pegue uma fita métrica e corte a madeira horizontalmente com uma serra, de modo que a distância entre uma extremidade e outra seja de aproximadamente 16 centímetros;
Passo 2: Pegue uma ripa de madeira retirada do próprio pallet e pregue ela na extremidade superior da madeira obtida na etapa anterior;
Passo 3: Meça o vão existente na extremidade inferior e corte uma madeira do pallet corresponde a essa medida. Pregue a madeira na parte inferior e você já poderá observar os estágios iniciais de sua adega de madeira.
Passo 4: Agora você irá fazer o suporte para as taças. Pegue dois pedaços pequenos de madeira de proximamente 5 centímetros de altura e pregue-os nas extremidades inferiores da adega. Pegue uma outra ripa de madeira cuja espessura não ultrapasse a da adega e pregue ela nas duas bases que você acabou de inserir.
Passo 5: Essa etapa é um pouco mais complicada. Faça uma linha a cada 5 centímetros na madeira que servirá de apoio às taças. Com as linhas delineadas, use a furadeira e faça um furo em cada uma dessas linhas. Após isso, faça uma abertura que vai até o furo feito com a furadeira para que as taças possam ser inseridas, do jeito que é ilustrado na imagem.
Pronto, agora você só precisa fixar a adega na parede com pregos ou cola e se quiser dar uma personalizada, também pode pintá-la.
Através dos pallets, é possível criar adegas de paredes incríveis. Você pode usar nosso passo a passo como base e também se inspirar nos modelos apresentados para dar uma inovada em sua criação. Para outras ideias como essa, acesse nossa sessão de Móveis.