Tijolo baiano: O que é? – Vantagens, desvantagens e preços!

Durante a fase de obra é comum nos depararmos com diversos termos e decisões acerca dos materiais a serem utilizados no processo de construção, e entre as opções mais comuns, é frequente a referência a tijolo baiano, uma das versões mais conhecidas e utilizadas em canteiros de obra.

E se você está na fase de obra e tem dúvida sobre a utilização do tijolo baiano, ou até mesmo se nem sabe ao certo qual é esse estilo de tijolo, no post trouxemos todas as informações necessárias como uma lista de vantagens e desvantagens, preços, e até mesmo como calcular a quantidade necessária de tijolos para a obra.

Então, se você está precisando de uma ajudinha com termos e materiais da construção civil, vamos construir nosso conhecimento sobre tijolo baiano.

tijolo baiano

O que é tijolo baiano?

O tijolo baiano também é conhecido como bloco ou como bloco cerâmico de vedação, e é um dos tipos de tijolos mais comuns para a construção de residências.

A escolha frequente por esse tipo de tijolo está ligado ao fato do material ser composto por furos e assim render mais na construção de paredes e muros.

Outro ponto que torna a escolha do tijolo baiano mais frequente é a economia de argamassa, uma vez que as ranhuras da peça dão mais aderência no processo de construção, e por isso geram economia na argamassa utilizada na obra.

o que é tijolo baiano

Esse material também é chamado de bloco

Esse tijolo tem como característica os furos centrais, deixando a peça maior e mais leve, desse modo é bastante comum encontrar versões de 6, 8 e 9 furos, mas também há outros tamanhos e quantidades diferentes de furos para o bloco.

tipos de tijolo baiano

São bastante comum as versões com 6, 8 e 9 furos

E se você ficou curioso(a) sobre a origem do termo “tijolo baiano”, saiba que esse termo surgiu na época do Brasil colônia, uma vez que os melhores tijolos eram produzidos no estado da Bahia e distribuídos por todo o Brasil, assim as indústrias ceramistas da Bahia se tornaram referência em blocos e por isso esse material ganhou o nome e ficou conhecido por tijolo baiano.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Preço: Uma das características vantajosas da escolha do bloco com furos, é o fato de ter um preço bastante competitivo em relação a outras opções de tijolos. Assim, o preço se torna um ponto positivo e uma possibilidade de economizar durante todo o processo da obra.
  • Aderência: entre as características do bloco estão as ranhuras presentes nas laterais, e essas ranhuras garantem maior aderência durante o processo de construção de paredes e muros. Com as ranhuras, a argamassa consegue penetrar melhor nesses frisos e com isso o resultado da construção é melhor.
vantagens de usar tijolo baiano

As ranhuras garantem maior aderência entre os blocos

  • Peso: uma das características do bloco é o fato de ser bastante leve, e isso tem como ponto positivo o fato de transporte e logística do material, além de facilitar a execução da construção.
  • Isolamento térmico e acústico: o tijolo baiano apresenta como característica um bom isolamento térmico e acústico quando comparado aos blocos de concreto, que também costumam ser bastante usados na área de construção civil, mas ao contrário dos blocos cerâmicos, a opção de concreto não tem bom isolamento térmico e acústico. Assim, a escolha pelos blocos cerâmicos traz a vantagem de manter a temperatura interna mais confortável e também de isolar melhor ruídos externos.

 

Desvantagens

  • Não indicado para alicerce: O fato desse tipo de bloco ter furos deixa a peça mais leve, o que é uma vantagem, mas que também pode ser uma desvantagem, já que a leveza do tijolo deixa a peça menos resistente para a fundação da construção, uma vez que o peso do material não suporta cargas estruturais, por isso a escolha pelo bloco cerâmico não é uma opção adequada para alicerces.
  • Fragilidade: esse tipo de tijolo tem diversos pontos positivos, mas o fato de ser leve demais pode gerar algumas peças quebradas nas pilhas e até mesmo ao cair de uma altura baixa, o que pode gerar desperdício de material durante a obra.

desvantagens tijolo baiano

Tijolos baianos por m² – Como calcular?

Se você precisa de ajuda para aprender a calcular a quantidade de blocos necessários para a construção, vamos a um passo a passo simples de como calcular a quantidade de material.

  1. O primeiro passo é medir a largura e o comprimento da parede a ser construída, assim é preciso descontar áreas com recortes, como portas e janelas;
  2. Depois de medir largura e comprimento, multiplique uma pela outra, o que vai gerar o total em metros quadrados (m²);
  3. Com a definição dos metros quadrados, verifique a quantidade de tijolo que é usada por m², assim é só multiplicar a área da parede em m² pela quantidade de tijolos utilizados por m², definindo a quantidade total de tijolos que serão utilizados no projeto.

 

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático de como calcular a quantidade necessária de tijolos.

Considerando que já medimos uma parede que apresenta 3 m de altura e 10 de comprimento, multiplicamos esses valores para chegar aos metros quadrados, e assim temos o resultado de 30 m².

Nesse ponto, devemos escolher qual será o tijolo utilizado. Considerando a escolha de blocos de 6 furos com medidas de 9 cm x 14 cm x 24 cm, e utilizados na posição cutelo (modo tradicional de posicionar um bloco sobre outro), sabemos que são utilizados 27 unidades de blocos por metro quadrado, assim, basta multiplicar 27 pela área em metros quadrados da construção, que nesse caso é 30 m², e o resultado será de 810 unidades de blocos.

 

Com o cálculo da quantidade de tijolos já definido acrescente na compra um total de 10% a mais, uma vez que pode ocorrer perdas durante o processo de construção.

como calcular quantidade de tijolo baiano

 

E se você precisa de uma ajuda extra para calcular a quantidade de blocos utilizados por metro quadrado, vamos a tabela com referências:

Quantidade de tijolos por m²
Posição cuteloPosição deitado
Bloco de 6 furos (9 cm x 14 cm x 24 cm)27 unidades40 unidades
Bloco de 8 furos (9 cm x 19 cm x 29 cm)17 unidades33 unidades
Bloco de 9 furos (11,5 cm x 19 cm x 19 cm)25 unidades40 unidades

quantidade de tijolo por m²

Quanto custa em média ? #preço

Além de calcular a quantidade necessária de tijolo baiano para a obra e também entender mais sobre o material, um ponto importante é fazer o cálculo do orçamento e ver um custo médio para a construção.

Considerando que o valor pode variar de acordo com as regiões do país e também com o tamanho e a quantidade de furos do tijolo baiano, o preço médio fica em torno de R$ 400 a R$ 550 o milheiro.

quanto custa tijolo baiano

 

 

Você já tinha conhecimento sobre esse tipo de tijolo? Se você é um profissional da área civil ou um aspirante desse universo de obras, comente o que você acha sobre esse material e quais as vantagens e desvantagens que você vê nesse tipo de tijolo.

Você pode gostar...