Projeto HIDRÁULICO ➞ O que é? + Vantagens e Como Fazer!
É provável que em algum momento da vida você já tenha sofrido com infiltrações causadas por tubulações hidráulicas, problemas no abastecimento através caixa d’água e até mesmo problemas relacionados a manutenção dos encanamentos; e se você está disposto a não enfrentar mais esse tipo de problema, uma solução perfeita é o projeto hidráulico.
Esse tipo de projeto, muitas vezes costuma ser ocultado durante a construção, pode ser a solução perfeita para evitar problemas hidráulicos, contas de água exorbitantes, além de evitar erros na montagem do sistema, e reflexos no tempo e custo da obra.
Então, se você está na fase de construção, é hora de ler o post e descobrir a importância do projeto hidráulico, vendo dicas, vantagens e instruções de como é feito esse tipo de projeto.
O que é um projeto hidráulico?
Assim como uma planta de casa, que específica as dimensões e detalhes de cada ambiente, o projeto hidráulico prevê as especificações relacionadas aos canos, com as dimensões adequadas para todo o sistema hidráulico, evitando problemas de abastecimento ou até mesmo de escoamento de águas pluviais e esgoto.
Assim, o projeto hidráulico é como uma planta da casa, mas que trata dos dutos e características dos encanamentos, trazendo detalhes específicos sobre toda a instalação hidráulica, o que ajuda no processo de obra, mas também em futuras manutenções e reparos, já que há uma planta específica de onde está cada encanamento e as especificações desses dutos.
Desse modo, esse tipo de planta hidráulica é uma segurança até mesmo para o dia a dia, evitando um furo na parede em local que há encanamento, já que basta consultar o projeto para verificar por onde passam os dutos antes de pendurar um quadro na parede.
Algumas das principais características desse tipo de projeto são:
- Identificar local exato da passagem de canos e dutos;
- Calcular o diâmetro necessário das tubulações hidráulicas;
- Fazer a identificação de registros que fechem o abastecimento da água em cada cômodo, e quais torneiras ficarão desabastecidas durante um possível reparo;
- Calcular materiais necessários e o custo da instalação hidráulica durante a obra.
Quais as suas vantagens?
É comum que muitas vezes a planta hidráulica acabe sendo negligenciada durante o processo de planejamento e construção, mas ter um projeto em mãos pode ser uma alternativa perfeita para o momento presente e também a longo prazo. Sendo assim, reunimos as principais vantagens de elaborar um projeto hidráulico.
- Orientação para manutenção e reparos: A elaboração do projeto é bastante eficaz em relação a orientação, uma vez que identifica onde passa cada tubulação da casa, mostrando ligações para água fria, água quente, água pluvial e também esgoto. Assim, se houver necessidade de um reparo na rede de tubulação é possível identificar onde é necessário mexer através da análise da planta hidráulica, evitando possíveis danos em outras tubulações próximas.
- Economia: A elaboração desse tipo de projeto também é vantajosa em relação à economia durante o processo da obra e até mesmo na economia futura em relação a conta de água. Durante a obra é possível reduzir até 20% do custo, uma vez que são calculados os materiais necessários e peças específicas para a parte hidráulica, evitando desperdícios. Já a economia futura, pode ser caracterizada por uma redução na conta de água, de modo, a evitar desperdícios por não ter tido um cálculo específico para a parte hidráulica e de abastecimento dos dutos que levam a casa.
- Evita riscos de interferências nas tubulações: O acesso à uma planta hidráulica traz como vantagem o fato de não atingir uma tubulação durante o processo de furar uma parede para instalar algo ou pendurar um quadro. Sendo assim, a análise da planta permite identificar os pontos exatos por onde passam as tubulações, evitando atingi-las e causar problemas maiores.
- Evita patologias: O desenvolvimento de uma planta hidráulica também tem como ponto positivo o fato de evitar patologias, evitando o retorno de gases fétidos e instalações inadequadas de esgoto.
- Garante abastecimento de água adequado: Durante a elaboração do projeto hidráulico é feito um cálculo específico para o abastecimento de água em cada cômodo da casa, o que evita o risco da demora de abastecimento da caixa d’água ou até mesmo a falta de pressão em determinados pontos da casa.
Como planejar e fazer um projeto hidráulico #dicas
O planejamento da parte hidráulica de uma casa é regido pela NBR 5626 que normatiza as instalações de água fria no Brasil e dá diretrizes para as instalações hidráulicas.
Sendo assim, essa normatização traz alguns pontos como:
- garantir a potabilidade da água;
- promover a economia de água e energia;
- garantir e promover o conforto aos usuários da residência;
- fornecer de maneira contínua água com quantidade, pressão e intensidade adequadas;
- possibilitar a manutenção do sistema hidráulico de modo fácil e econômico.
Seguindo essas diretrizes da NBR 5626 , vamos a algumas dicas para desenvolver um projeto hidráulico eficaz.
- O projeto deve ter o cálculo exato da pressão da água na rua, de modo que encha a caixa d’água de maneira adequada e em tempo ideal, evitando a escassez de água e o mau funcionamento de chuveiros, lava-louças, e máquinas de lavar roupa.
- O projeto também deve considerar a pressão demasiadamente alta da água vinda da rua, e nesse caso o projeto deve levar em conta tubulações mais largas e com conexões mais reforçadas, evitando que a pressão possa danificar a estrutura hidráulica.
- Desenvolver lista de material específico para a obra , de acordo com as necessidades específicas de cada projeto, resultando na economia que desperdício de materiais.
- Garantir a elaboração de uma planta hidráulica de fácil leitura para quem está executando a obra e também para análise futura, como a verificação das tubulações para furar uma parede.
- Identificar na planta hidráulica os dutos de água fria, água quente, águas pluviais caixas de gordura, águas de esgoto, entre outras possíveis tubulações que o sistema contenha.
Desse modo, é importante a contratação de um profissional qualificado para a elaboração do projeto hidráulico, garantindo toda a eficácia do sistema e uma longa vida útil para a parte hidráulica da casa.
Se você está na fase de obras, não deixe de conferir nossos outros posts, como projeto de iluminação e projeto elétrico, que vão te ajudar a acertar durante todo o processo da obra e ainda podem refletir em economia para o bolso ($$$).
Agora é hora de aproveitar nossas dicas para a obra, contratar um profissional para a elaboração desse projeto e garantir um bom funcionamento futuro em toda a parte hidráulica, o que evita dores de cabeça e economia de dinheiro.