Chá de Camomila – Para que Serve? + Como Fazer!【2024】

Chá de camomila é considerado um verdadeiro clássico quando se trata de saúde. Muitas pessoas indicam para uma série de adversidades: para acalmar, para estômago, enfim.

Ter uma opção dessas em casa é recomendado por diversos especialistas. Para saber tudo sobre as funções da camomila, contraindicações, como fazer passo a passo, acompanhe o post completo.

chas de camomila

Primeiramente, o que é camomila?

Camomila é uma planta medicinal que se destaca pelas flores brancas e amarelas, da família Asteraceae. É rica em flavonóides e óleos essenciais com propriedades fundamentais para a saúde.

A camomila está entre os remédios caseiros mais populares do mundo. É utilizada desde os tempos remotos devido ao efeito calmante, anti-inflamatório, cicatrizante, antimicrobiano, enfim.

A planta é pequena e flor se assemelha a uma margarida. Cresce em ramos que atingem até 50 centímetros de haste, originária de países europeus e africanos. Devido ao clima, se estabeleceu perfeitamente no Brasil também, principalmente na região sul.

camomila

Dúvidas Frequentes – FAQ

Quais são as funções do chá de camomila?

Chá de camomila emagrece?

Chá de camomila não é indicado diretamente para emagrecer, mas pode ajudar devido à propriedade calmante. Esse efeito é ideal para conter a ansiedade e evitar grande consumo de alimentos.

Além disso, ajuda a depurar e manter o organismo hidratado, auxiliando indiretamente na saciedade. Por fim, como tem baixíssima caloria, é uma opção perfeita para substituir sucos, café e outras bebidas.

Embora não seja especificamente para perder peso, o chá de camomila é uma opção coringa para a dieta. Portanto, pode incluir tranquilamente.

cha de camomila

Chá de camomila faz mal para o coração?

Muitas pessoas se perguntam se essa erva é boa ou ruim para o coração. Segundo especialistas, a camomila é rica em antioxidantes que ajudam a combater o mau colesterol.

Sendo assim, previne o aparecimento de diversas doenças, sobretudo atreladas à saúde do coração, como o infarto.

De acordo com profissionais, os flavonoides presentes na camomila são essenciais para melhorar a circulação do sangue, evitando a pressão alta.

Chá de camomila é bom para bebês?

Bebês podem tomar chá de camomila? Médicos garantem que esse insumo é o ideal para os pequenos, mas a partir de seis meses de idade.

O chá é indicado para acabar com gases, para ajudar na digestão do leite materno e também para acalmar os bebês. Você pode oferecer o chá sempre após a amamentação ou antes de dormir.

cha de camomila

Grávidas podem tomar?

E quem está grávida, pode tomar chá de camomila? Segundo especialistas, é uma opção que está presente na lista de chás permitidos.

Entretanto, é sempre bom consultar o médico antes do consumo e tomar em pouca quantidade, sobretudo em casos de ansiedade ou estresse.

Lembre-se que, não é por ser natural que é recomendado. Por isso, a orientação de um profissional é crucial, sobretudo porque cada gravidez é um caso específico.

Aumenta ou abaixa a pressão? É bom para circulação?

A camomila ajuda a abaixar a pressão do sangue, além de favorecer a circulação, por isso é uma boa indicação para a saúde do coração.

Essa erva também ajuda nas funções renais do organismo, combate o colesterol ruim e a pressão alta. Portanto, pode tomar tranquilamente para estes benefícios.

cha camomila

Ajuda no tratamento contra pedra na vesícula?

Na verdade, a camomila ajuda na prevenção contra problemas renais, assim como a temida pedra na vesícula.

Entretanto, não é capaz de eliminar os cálculos já formados. Nesse caso, é recomendado um tratamento médico mais apurado.

Chá de camomila tem cafeína?

Não, o chá de camomila não tem cafeína. Justamente por isso, é uma das melhores opções para tomar antes de dormir, para melhorar o sono.

Do mesmo modo, é perfeito para pessoas ansiosas, para atenuar sintomas de estresse e para acalmar em momentos de tensão.

Dentre os chás que têm cafeína, um dos maiores exemplares é o chá verde.

camomila ideias

Chá de camomila dá sono? Faz efeito em quanto tempo?

Sim, a camomila possui substâncias relaxantes que ajudam a melhorar o sono. Para se ter ideia, é considerada um sedativo natural.

Segundo especialistas, essa erva tem apigenina. Trata-se de antioxidante que se liga a receptores no cérebro e promove o sono, diminuindo a ação do sistema nervoso.

Portanto, se você precisa relaxar, deve tomar o chá de camomila frequentemente. O efeito acontece cerca de uma hora ou quarenta minutos após o consumo.

camomila o que e

Existem contraindicações?

Quais são as contraindicações do chá de camomila? De acordo com especialistas, é um chá pouco indicado para as gestantes. Se você está grávida, consulte o médico para saber se pode ou não consumir.

Além disso, pessoas com trombose, sobretudo aquelas que tomam medicamentos, devem evitar essa erva; assim como os alérgicos.

Evite consumir se estiver usando algum medicamento, sobretudo analgésico. Em todo caso, consulte o médico sempre nesses casos.

Quais os benefícios para o cabelo e a pele?

Há benefícios para a pele e o cabelo? De fato, a camomila é uma aliada para a beleza do corpo. É utilizada como tônico para limpeza de pele, para evitar olheiras e bolsas nos olhos.

Além disso, tem efeito clareador para o cabelo e ajuda a eliminar as impurezas da pele. Do mesmo modo, você pode colocar as flores na banheira para potencializar o efeito calmante.

Use a camomila como compressa, no óleo essencial e em bolsas. Felizmente, você encontra bolsas de camomila para colocar nos olhos e em vários locais do corpo. É uma erva coringa para a saúde.

Camomila

Para que serve? – Benefícios do chá de camomila

Quais são os benefícios do chá de camomila?

Melhora o sono e tem efeito calmante – é um tranquilizante natural, perfeito para pessoas que têm problemas para dormir, ansiedade e alto nível de estresse.

Ótimo para a digestão – ajuda na digestão de alimentos, por isso você pode tomar sempre que pegar pesado nas refeições. Além disso, tem ação antiinflamatória que alivia náuseas, azia e outros problemas estomacais.

Evita problemas do coração – os antioxidantes presentes na erva são perfeitos para melhorar a circulação, combater o mau colesterol e evitar a pressão alta. Assim, evita o aparecimento de doenças como infarto.

Controla a diabetes – um chá para ajudar a controlar os níveis de insulina no sangue, prevenindo o diabetes. Além disso, ajuda a proteger o pâncreas e eliminar radicais livres.

Atenua cólicas menstruais – as propriedades analgésicas do chá de camomila diminuem as contrações musculares e atenua as cores causadas pelas cólicas. Do mesmo modo, é uma ótima opção para consumir durante a tensão pré-menstrual (TPM).

Beleza da pele e do cabelo – usar compressas de camomila é ótimo para a limpeza da pele, para acabar com olheiras e eliminar impurezas. Para o cabelo, o efeito clareador é uma vantagem.

cha de camomila ideias

Como fazer chá de camomila? – Dicas e receitas

Como fazer chá de camomila? Preparamos uma série de dicas e receitas com vários ingredientes. 

Chá de camomila com limão

Se você procura chá de camomila para gripe, uma opção é misturar com limão. Basta fazer para tomar durante todo o dia.

  • 6 colheres de chá de flores secas de camomila;
  • 2 litros de água;
  • 1 limão.

Ferva a água e adicione as flores de camomila. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Para beber, coloque umas gotinhas de limão no copo de chá.

Para combater os sintomas de gripe e resfriado, coloque a mistura em uma bacia e inale por cerca de dez minutos.

cha de camomila como fazer

Chá de camomila com erva-doce

O chá de camomila e erva-doce é perfeito para aliviar os sintomas da ansiedade e do estresse. Também é o combo perfeito para melhorar as funções estomacais e intestinais.

Com o efeito calmante, você come menos e consegue emagrecer. Para fazer:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de flores de erva-doce;
  • 1 xícara de água fervente.

Misture os dois insumos na água e deixe por infusão cerca de cinco minutos. Você pode tomar antes de dormir ou nos momentos de tensão.

camomila cha

Chá de camomila com mel

Muita gente adora tomar chá de camomila com mel. O modo de fazer o mesmo: as flores secas em infusão na água quente, de acordo com a quantidade desejada.

Você também pode usar o sachê para facilitar o trabalho. Depois de pronto, basta adicionar o mel em pequenas gotas.

Entretanto, não é indicado adoçar o chá, seja com mel ou açúcar, pois perde o princípio ativo e sua função. Sendo assim, tome camomila com mel apenas se deseja uma bebida mais leve, no lugar de sucos, café, etc.

camomila o que e e como fazer

Chá de camomila com maracujá

O combo de camomila com maracujá é perfeito para acalmar, dar sono, atenuar sintomas da ansiedade, enfim. Para fazer:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de folhas secas de maracujá;
  • 1 xícara de água fervente.

Misture tudo por cerca de cinco minutos. Beba antes de dormir ou nos momentos de tensão. Você pode tomar gelado também durante o dia.

Chá de camomila com hortelã

Por fim, camomila com hortelã é uma mistura potente para atenuar problemas estomacais ou do intestino. Para fazer, é simples.

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente.

Misture tudo e deixe em infusão. Beba quente ou gelado, é uma bebida melhor que suco ou café, super saudável e gostosa.

cha de camomila


Enfim, esperamos que tenha gostado de saber tudo sobre chá de camomila. Inclua na sua dieta e melhore a sua saúde. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...