Fachadas de Prédios: Modelos, Fotos e Tendências
Projetos arquitetônicos para prédios no geral envolvem um estilo em conjunto de interior e exterior. A fachada apenas complementa ou finaliza o visual, seja ele com toque moderno e elegante, valorizando o verde ou ainda com toque mais rupestre com tijolos aparentes, dentre outras propostas. Apesar de muitos compradores acreditarem que as fachadas de prédios são elaboradas depois, em muitos casos os arquitetos começam por ela para ampliar o conceito e inserir o edifício no ambiente.
Modelos de Fachadas de Prédios Residenciais
Diversos pontos são levados em consideração ao escolher o estilo da fachada e um dos mais importantes é o conceito do bairro. Quando o bairro possui um estilo moderno, por exemplo, é uma boa pedida para o arquiteto navegar pelo mesmo conceito e usar elementos e recursos priorizando a luz. Os revestimentos em mármore e porcelanato fazem parte deste estilo e possuem como vantagem ser duráveis.
3 andares
Prédios pequenos costumam ter poucos elementos na fachada pela ausência de espaço, o que não é motivo para não investir em itens importantes. A escolha é muito mais seletiva e cada elemento tem uma função muito maior. A arborização em fachadas de prédios é um dos truques mais usados e deixa o visual não apenas mais elegante como também traz a vantagem de exigir baixo investimento (contudo, deve-se pensar na manutenção predial).
Investir em tonalidades claras ajuda a deixar o visual mais amplo mesmo sendo apartamentos pequenos como branco, bege, marfim, cinza claro a médio e semelhantes. Quanto as cores a dica é optar por tons modernos pela atemporalidade da fachada e pensando em uma manutenção mais em conta.
4 andares
Destacar a varanda é uma das propostas arquitetônicas em estilo moderno simples para valorizar o espaço. Elimina o aspecto de prédio caixão dos anos 70 e acrescenta um elemento importante ao visual predial. Uma varanda bem construída aumenta significativamente o valor do imóvel e é um elemento de amplo uso.
Visual aberto é uma das preferências por arquitetos mais jovens. Internamente deixa o espaço mais amplo e externamente está na lista do estilo luxo e não é complicado de fazer.
Luxo
Quando se trata de luxo pouco é pensado em preço e muito mais em ousadia para fachadas de prédios. O uso de elementos combinados que solitários não tem muita relação mas unidos proporcionam a montagem de um conceito elegante é um dos destaques dos prédios modernos. Um dos mais usados é o vidro tanto em varandas como nos muros em substituição da alvenaria. A vantagem do vidro é transparecer não apenas o ambiente e o deixar mais amplo visualmente, mas proporcionar uma sensação de liberdade mesmo com a total segurança de um material seguro e funcional.
Inovar no formato e usar o cubismo como inspiração é uma proposta dos arquitetos com conceito mais moderno e funciona muito bem. Brincar com as formas geométricas deixa o visual divertido, elegante e extremamente conceitual.
Modelos de Fachadas de Prédios Comerciais
Os edifícios comerciais tendem a ser muito mais rebuscados e valorizados em projetos arquitetônicos. Eles compõe o visual da cidade e são um elemento a ser inserido no contextos da região, não podendo destoar muito do estilo do local. Um sítio histórico, por exemplo, não pode receber um prédio com fachada espelhada extremamente conceitual por destoar do ambiente. É importante manter a unicidade local pela valorização do ambiente externo.
Pequenos e Modernos
Uma área pequena pode limitar alguns projetos porque ainda deve-se contar sempre que possível com vagas de estacionamento, mas não limita a possibilidade da fachada ficar elegante. Janelões de vidro combinam com todo o tipo de revestimento de parede e acrescentam um toque moderno ao visual, ótimo para quem usa o imóvel para lojas ou mesmo escritórios ganharem com a iluminação.
Muito usado em centros urbanos o estilo espelhado é ótimo para valorizar o ambiente ao redor. A iluminação de fim de tarde também fica bem mais elegante e cria um espaço elegante e de luxo. É um dos modelos mais usados em prédios comerciais.
O toque artístico em fachadas de prédios comerciais pode ser dado de diversas formas como usando árvores de pequeno porte ao redor da portaria, esculturas ou arte com o revestimento. A criação de mosaicos com pedras e pastilhas é uma ideia muito propagada no setor e funciona melhor com edifícios pequenos, sempre buscando a neutralidade nos tons. Cores fortes e marcantes tendem a cansar os olhos e cansam rápido. No geral arquitetos que optam por cores claras ou estampas sofrem modificações ao longo dos anos para tons neutros.
Luxuosos
Apesar do Brasil ainda está a passados lentos na evolução das construções para uso comercial, os centros urbanos andam ganhando um toque bem elegante e diferenciado. Temos nos últimos anos uma ótima evolução de conceitos partindo para o estilo europeu com transparência em vidros, reflexo com películas e tons amenos unindo com o verde para a arborização, muito valorizada no mundo moderno.
Usar elementos modernos na fachada valoriza o espaço e o deixa bem mais elegante e conceitual.
Usar elementos diversificados na fachada é uma das tendências do setor. A proposta é sair um pouco dos revestimentos clássicos como cerâmica e porcelanato (ele já se tornou tradicional) e partir para materiais diversificados para criar um efeito diferente e texturizado.
Outra das tendências do setor na elaboração de fachadas de prédios é usar material reciclado como revestimento. Além de ajudar o meio ambiente cria visuais diferenciados e é extremamente valorizado como proposta arquitetônica no setor de luxo. Madeira reciclada, vidros de garrafas e até mesmo pneus podem gerar lindas estruturas elegantes cobrindo a alvenaria e gerar um projeto diferente e criativo.
Um dos arquitetos que mais usa este tipo de elemento é Paulo Mendes da Rocha, que tem sua própria casa como objeto de estudo pelo experimentalismo usando na construção. Na Tailândia, por exemplo, um tempo budista foi todo criado usando garrafas de cerveja e contêineres estão sendo usados pela Coca Cola como loja itinerante com estrutura barata, criativa e moderna.