11 MODELOS DE CHURRASQUEIRAS: Tudo Sobre!
Com a grande extensão territorial do Brasil, há uma diversidade enorme de pratos que caracterizam o país, mas um deles é conhecido de norte a sul, de leste a oeste. Sabe de qual estamos falando? Do tão famoso e conhecido churrasco. E como esse prato exige instrumentos próprios para o preparo, hoje o post traz dicas sobre os modelos de churrasqueiras, assim você pode encontrar o tipo que mais se adequa ao seu projeto e vai ter um cantinho próprio para preparar essa delícia.
Acionamento
A carvão
Entre os modelos, esse tipo de acendimento é o mais tradicional e para alguns é também o melhor, mas o ideal é saber as vantagens e desvantagens do uso de carvão antes de investir nesse modelo.
- Vantagens
- Custo barato para manter o fogo acesso;
- Apreciadores de churrasco garantem que a fumaça do carvão deixa sabor defumado e mais gostoso a carne;
- Variedade de modelos fixos e portáteis.
- Desvantagens
- Para quem não tem prática, pode ser difícil de acender;
- Gera fumaça;
- Pode ser um pouco trabalhosa para limpar;
- Necessidade de usar/ instalar em uma área aberta ou com dutos que exalem a fumaça.
Elétrica
A variedade de modelos é imensa, e vale investir na versão de embutir para quem quer ter uma churrasqueira fixa, ou em modelos menores e móveis, que são ideias para quem não espaço.
- Vantagens
- Facilidade de instalação;
- Ideal para dentro de casa;
- Fácil de acender;
- Não gera sujeira de carvão;
- Possibilidade de controlar a temperatura do aquecimento.
- Desvantagens
- Gera fumaça, assim como os modelos tradicionais, por isso é necessário um duto para a saída da fumaça ou usar modelos portáteis em áreas abertas;
- Consome energia e isso implica em aumento da conta no final do mês.
A gás
Assim como os fogões, esse modelo tem uma válvula que pode ser ligada a um botijão de gás e isso que vai gerar o calor. Alguns modelos até possuem a opção de uso de carvão também.
- Vantagens
- Possui modelos de embutir e móveis;
- Acende e aquece rapidamente;
- Dispensa o uso de carvão ou energia elétrica;
- Não gera sujeira;
- É considerada mais ecológica em relação ao uso do carvão ou lenha.
- Desvantagens
- Assim como o fogão, o gás pode acabar no meio do churrasco e isso pode ser um problema;
- Não fica com o gostinho de defumado.
A bafo
A versão é bem característica de filmes e séries norte-americanas. A tampa que fecha a churrasqueira é o que dá nome ao modelo, já que o preparo dos alimentos fica no “bafo” gerado pelo calor e fumaça que se concentram no modelo.
- Vantagens
- Utiliza menos carvão que modelos tradicionais;
- Dá sabor de defumado aos alimentos;
- Aquece mais rapidamente por conta da tampa;
- Diminui a geração de fumaça.
- Desvantagens
- Costuma ser menor e por isso pode ser uma desvantagem para quem quer pretende fazer grandes churrascos;
- Os alimentos são grelhados e não é possível utilizar espeto.
Material
Churrasqueira de tijolo/ alvenaria
Um dos modelos mais tradicionais, esse tipo costuma ser construído com tijolinhos a vista. E é ideal para quem tem uma área ampla e quer dimensionar o tamanho de acordo com as necessidades.
Para quem optou pela construção de alvenaria, mas quer tirar a rusticidade do modelo, pode apostar na pintura dos tijolinhos ou por tijolos de cores claras.
Essa versão exige um duto para saída da fumaça, por isso, é imprescindível considerar uma chaminé para esse modelo.
Por ser construído, o modelo permite dimensionar os tamanhos e assim pode fazer parte até mesmo de uma sacada gourmet, mas para isso, o prédio deve disponibilizar o duto para fumaça.
Churrasqueira pré-moldada
O modelo fixo já é comprado pronto e é muito prático para quem não quer ter sujeira com obras. A vantagem dessa versão, é que ela possui variedade de tamanhos e por isso é utilizada até mesmo em pequenos espaços.
Na área externa, a opção foi instalar o modelo já comprado pronto e assim criar um cantinho de lazer no quintal.
Apesar de ter sempre a mesma característica, o uso de revestimentos para churrasqueira é uma ótima aposta para revestir o cantinho do espaço e dar traços mais modernos ao item.
Com um pergolado de madeira, a churrasqueira foi instalada sobre um deck e assim as trepadeiras serão responsáveis por fazerem sombra no local.
Churrasqueira de vidro
Para quem não dispensa um projeto contemporâneo e com muito charme, pode escolher o modelo com as laterais em vidro, e até se inspirar nesse projeto que mistura o material translúcido com revestimento de madeira.
Instalada em uma bancada de granito, a churrasqueira de vidro tem detalhes em inox, como a coifa que direciona a fumaça.
O modelo moderno é ideal para diferentes tipos de acendimento, e pode fazer parte de uma base de carvão ou lenha ou cobrir as laterais de uma churrasqueira elétrica.
Por ser um material translúcido, o vidro é um escolha atual e combina com diferentes estilos de decoração de varandas.
Mobilidade
Fixa
Para quem tem uma área de lazer em casa, o modelo fixo é uma aposta certeira, já que permite integrar o item a decoração e criar um espaço de festas.
Esse modelo com características de cimento queimado é fixo, e apesar da desvantagem de só permitir ser utilizada em um local é ideal para o acendimento a carvão, já que precisa de um duto para fumaça.
Na escolha do modelo fixado, também vale criar um espaço com forno a lenha, como esse projeto.
Aqui a ideia foi utilizar a versão pré-moldada, que foi revestida com cerâmica e instalada na lateral da casa.
Portátil
A versão a bafo de ferro é móvel e ideal para quem tem pouco espaço, como essa sacada. Ainda mais quando o projeto não possui um duto para fumaças.
Na varanda gourmet, a escolha foi utilizar um modelo de mesa elétrico, assim a bancada decorada torna-se o apoio para o momento do churrasco.
No cantinho da varanda, a versão a bafo móvel além de prática ainda ocupa pouco espaço.
Mesmo para quem tem espaço pode optar pelo modelo móvel, e assim a opção pode ser levada para outros espaços da casa e até para outros destinos.
Estilo
Churrasqueira moderna
Na sacada, o modelo com revestimento preto combina muito bem com os detalhes da parede de tijolos a vista e detalhes em madeira.
Mesmo no pouco espaço, essa área gourmet tem várias tendências, como pastilhas metalizadas e a combinação de prata e preto que dão traços bem atuais ao projeto.
Para o espaço externo, a construção de madeira é um charme e o modelo de inox dá características bacanas ao espaço.
Nesse projeto, a mistura da cor preta com a madeira é linda e o resultado é um ambiente contemporâneo e com muito estilo.
Churrasqueira rústica
O revestimento de pedras é um dos grandes charmes dessa área, mas a combinação com madeira completa o estilo e deixa o espaço aconchegante.
Com acabamento em cimento queimado, o lugar mistura madeira antiga e traços antigos a arquitetura, como o piso do chão.
Nesse projeto, o modelo de alvenaria foi pintado em tom terroso e ainda foi complementado por um fogão a lenha.
O cimento queimado é o auge desse projeto e aparece em diversos pontos, mas em cores diferentes; o que dá características rústicas ao lugar.
Opções e modelos de churrasqueira não faltam, e não importa o lugar do Brasil que você mora, mas um bom churrasco sempre vai muito bem.