Bolas de Natal – Como fazer? + 70 modelos incríveis para decorar!

Bolas de Natal são os enfeites mais usados nas árvores natalinas. Podem ser das mais simples até as sofisticadas, em materiais luxuosos. Você encontra todo tipo de bola para compor o visual dessa decoração especial.

Atualmente há muitos modelos para você se inspirar. A saber, as bolas podem ser compradas em lojas especializadas em festas, artigos de decoração, de utilidades, etc. Podem ser lojas online ou físicas.

Além disso, existem aquelas que podem ser criadas artesanalmente. Algumas são produzidas com materiais baratinhos, encontrados em papelarias ou armarinhos, outras são recicláveis.

Modelos de bolas de Natal

Decorar com bolas de Natal é super divertido, sendo que é possível dar asas à imaginação para misturar cores, estampas, materiais, bem como estilos. Elas também ficam legais com outros tipos de enfeites, como estrelas, corações, bonecos, fotos, e demais modelos.

O que acha de conhecer várias ideias diferentes de bolas natalinas? Selecionamos uma porção de sugestões para inspirar você, além de um passo a passo simples para fazer suas próprias criações 🙂 Vamos lá?

Modelos de bolas de Natal

Fotos e modelos de bolas de Natal

Não há um padrão de bolas para se usar na árvore de Natal, isso que é o mais interessante nessa decoração. Cada árvore pode ter um resultado personalizado, de acordo com o que a pessoa deseja. Dá para combiná-la com o restante do ambiente, lembrando que essa peça é condizente com qualquer local.

Uma árvore de natal, pequena, média ou grande, decora lindamente casas, praças, lojas, escritórios, halls de prédios, estabelecimentos diversos. Ou seja, é super versátil.

Modelos de bolas de Natal

Você consegue adaptá-la em qualquer cantinho, até por que, quando vai se aproximando do Natal o que todo mundo quer ver é uma decoração temática bem chamativa e original.

Por que não então encher os olhos de seus familiares, amigos, convidados, clientes, passantes…? Prepare a parte de agora o que terá na sua decoração de Natal. Não deixe de formular algo especial!

Modelos de bolas de Natal

Sem gastar muito você tem a possibilidade de decorar uma árvore com bolas lindas e criativas. Vale dizer ainda que as árvores variam bastante de estilo também. Por aqui já postamos muitos artigos sobre esse assunto, os quais você pode conferir para se inspirar e copiar!

Leia mais sobre o assunto: Modelos de árvore de Natal – Qual escolher? + 90 ideias belíssimas!

Selecionamos tópicos com os principais modelos de bolas de Natal para você ficar por dentro. Acompanhe!

bolas de natal

Modelos de bolas de Natal

Bolas de Natal personalizadas

Primeiramente vamos falar sobre as bolas de Natal personalizadas. A princípio pode parecer difícil de imaginar bolas que tenham detalhes pessoais. No entanto, com a tecnologia tão avançada como está não dá para negar que praticamente tudo é possível atualmente.

Pois bem! Se você deseja inovar na decoração natalina, mas não sabe como, pode considerar os enfeites personalizados. As empresas especializadas no ramo de festas / presentes já estão engajadas na produção dessas peças, sendo que entre elas estão as bolas.

As mais comum são as bolas de acrílico transparente que vêm com fotos a escolha dos clientes dentro. Há também modelos em plástico / emborrachadas, além das de papel.

bola de Natal personalizada

Uma opção é por o nome dos familiares

Em alguns casos, as bolas são feitas com impressora 3D, por exemplo, já tendo as fotos impressas no objeto. Essa impressão também pode ser feita por sublimação. Esse tipo de enfeite costuma ter um custo mais alto.

Bolas personalizadas encomendadas também podem constar frases, datas, nomes de pessoas, de empresas. Você escolhe aquilo que deseja por lá e deixar a árvore com a sua cara ou com sua marca.

Para uma versão mais caseira e barata, você mesma pode decorar as bolas com os recursos que tem em casa. Uma ideia é escrever algo bacana nas bolas, nomes, colar fotos, entre outras possibilidades em que só você terá na sua decoração.

Conheça a seguir modelos de bolas de Natal personalizadas para você conhecer e se inspirar:

bola de Natal personalizada

Você pode colocar a frase que desejar

bola de Natal personalizada

bola de Natal personalizada

fotos da família também garantem uma decoração exclusiva

bola de Natal personalizada

bola de Natal personalizada

Você mesma pode fazer as bolas personalizadas ou então encomendar

bola de Natal personalizada

Bolas de Natal de isopor

O isopor é muito usado para artesanatos diversos. Em papelarias e armarinhos você encontrar bolas de isopor, facilitando todo o seu processo de criação.

O bacana de usar bolas de isopor para inovar na decoração da árvore de Natal é que elas são baratinhas. Assim você consegue dar um up no visual natalina sem gastar muito dinheiro.

A saber, o isopor pode servir como base para você customizar de uma forma que combine com o estilo de sua árvore. Afinal, cada uma pode ser decorada de um jeito, por exemplo: rústica, romântica, feminina, alegre, infantil, luxo, etc.

Sendo assim, dá para enfeitar as bolas de isopor que vêm cruas, isto é, brancas e sem qualquer detalhe.

Bolas de Natal de isopor

Cubra a bola de isopor com lantejoulas

Uma alternativa é pintá-las com tintas para isopor ou de artesanato mesmo. Outra é encapar com tecido ou EVA, que normalmente são materiais que é fácil de se ter em casa ou então que são bem econômicos.

Além disso, como são de isopor, essas bolas podem ser “espetadas”, então pode ser uma dica para colocar palitos com bombons, doces e jujubas.

E ainda há a dica de colar itens decorativos nessas bolas de Natal de isopor. Podemos citar por exemplo: miçangas, lantejoulas, glitter, pérolas, botões, retalhos, entre outros.

Tenha uma ideia abaixo de como são as bolas de Natal de isopor:

Bolas de Natal de isopor

Dica para revestir a bola com tecido

Bolas de Natal de isopor

Bolas de Natal de isopor

Uma dica é pintar e fazer desenhos na bola

Bolas de Natal de isopor

Bolas decoradas com pérolas

Bolas de Natal de isopor

O dourado combina muito com o clima natalino

Bolas de Natal de isopor

Veja uma ideia com botões brancos

Bolas de Natal de isopor

Ideia para fazer uma decoração vermelha e branca

Bolas de Natal de isopor

Bolas de Natal de isopor

Você pode decorar com laço dourado

Bolas de Natal de EVA

O EVA é um dos materiais mais usados para criar peças artesanais. Baratos e fáceis de encontrar, eles surgem em uma gama incrível de cores, ajudando você a combinar as bolas criadas com a decoração da árvore.

A bola de EVA pode ser feita com a base de isopor, como falamos no tópico anterior. Essa base facilita a customização, pois será usada para esticar bastante o EVA, deixando a superfície bem lisa.

No entanto, essa opção é geralmente criada em 2D, ou seja, você recorta diversa bolas na folha de EVA, sem precisar de uma esfera para transformá-las em enfeites.

Corte círculos com a cor que você escolher e faça a decoração que mais combinar com a decoração de sua árvore. Pode ser lantejoulas, pérolas, laços, glitter, etc. Passe um fio na ponta superior para poder pendurar na árvore e prontinho!

Há ainda modelos super criativos com formatos diferenciados. Como o EVA é bem maleável ele pode ser cortado e dobrado, além de colado. As bolas feitas com tiras de EVA, por exemplo, estão entre as mais procuradas.

Leia mais sobre o assunto: Árvore de Natal de EVA – 60 Inspirações & Moldes para Imprimir!

Bom, abaixo você pode conhecer bolas de Natal feitas com EVA:

bolas de natal de EVA

Bolas de natal de EVA com estrelinhas

bolas de natal de EVA

Olha só que modelo lindo para você fazer!

bolas de natal de EVA

Você pode fazer carinhas nas bolas

bolas de natal de EVA

Sugestão para usar o EVA

bolas de natal de EVA

Faça motivos natalinos nas bolas

bolas de natal de EVA

Tiras de EVA resultam em bolas lindas assim

bolas de natal de EVA

Faça diferentes bolas decoradas somente com EVA

Bolas de Natal de papel

Papeis são excelentes para fazer decoração de natal. Existem tantos tipos que você vai ficar doido escolhendo o que combina com seu projeto.

Podem ser papeis laminados, cartões, camurça, cartolina, estampados, lisos, com cores vivas, cores sóbrias, entre tantos outros tipos.

Os papeis de presente, inclusive, podem ser usados para fazer esse artesanato, economizando uma boa grana.

Há origamis / dobraduras que propõem a criação de bolas natalinas super diferentes, que enchem os olhos de qualquer pessoa por sua complexidade – sim, os origamis arredondados dão bastante trabalho!

Se as bolas forem muito frágeis, será complicado você guardá-las para usar no próximo ano. Você pode colocar em uma caixa para tentar usar elas novamente, mas se não der, é só fazer outros modelos!

Confira a seguir modelos de bolas de Natal de papel:

bolas de natal de papel

Bola super fácil de fazer com papel colorido

bolas de natal de papel

Uma simples dobradura pode deixar sua árvore mais criativa

bolas de natal de papel

Use duas cores de papel para fazer bolas divertidas

bolas de natal de papel

Dá para usar todos os tipos de papel

bolas de natal de papel

Mais ideias de bolas de natal de papel

bolas de natal de papel

É uma dica para personalizar os enfeites também

bolas de natal de papel

Também podem ser usados papeis de jornais e revistas

bolas de natal de papel

Bolas lindas assim são feitas usando papeis!

bolas de natal de papel

E olha as opções de bolas diferentes para decorar sua árvore!

bolas de natal de papel

Bola super delicada feita com papel

bolas de natal de papel

Esse modelo foi feito com jornal / revista

Bolas de Natal brancas

A decoração de Natal branca é uma das mais tradicionais. Delicada e versátil, a cor branca também transmite paz, que é um símbolo muito presente nessa data especial.

Por conta disso você pode investir em bolas de Natal brancas para por em sua árvore. Há inúmeras possibilidades para se fazer isso, tanto de forma artesanal quanto comprando modelos lindos em lojas especializadas.

Uma dica é você decorar bolas de isopor com lantejoulas brancas, por exemplo, que dão um brilho bem especial. O glitter também provoca esse efeito.

Além disso, as bolas ficariam lindas com pérolas. Hoje em dia além das pérolas redondas que conhecemos há também as meia-pérolas, que são recomendadas para fazer colagens em artesanatos.

Leia mais sobre o assunto: 60 Ideias de Árvore de Natal Branca Impressionantes para este Ano!

Dê uma olhadinha nas sugestões de bolas de Natal brancas para você se inspirar:

Bolas brancas de Natal

Bolas brancas de Natal

Bolas brancas de Natal

Ideia para deixar a árvore “musical”

Bolas brancas de Natal

As bolas brancas combinam facilmente na decoração

Bolas brancas de Natal

Há bolas de todos os tipos para você comprar prontas

Bolas brancas de Natal

Faça bolas chiques com lantejoulas e glitter

Bolas brancas de Natal

Dá também para apostar em tecido branco

Bolas brancas de Natal

Usar renda pode garantir um modelo luxuoso

Bolas brancas de Natal

Veja sugestão de bola feita com renda branca

Bolas brancas de Natal

As pérolas deixam sua árvore mais delicada

Bolas brancas de Natal

Bolas brancas de Natal simples, porém lindas

Bolas de Natal douradas

Já o dourado não tem muito a ver com o sentido de paz, mas consegue proporcionar um visual bastante luxuoso à festa de Natal. Muitos procuram enfeites dourados para compor a decoração natalina, principalmente as bolas de Natal.

Podem ser bolas douradas misturadas com outras cores, sejam metalizadas ou não. Certamente de qualquer forma vai fazer uma diferença enorme no resultado final de sua árvore. Ela ficará linda e sofisticada!

A principal solução para quem deseja praticidade é comprar modelos prontos. Há muitas opções em lojas de festas / utilidades para casa, no entanto, se tratando de estabelecimentos físicos você só vai achar quando estiver em uma época próxima do Natal. Na web pode encontrar o ano inteiro, na maioria dos sites.

Agora se você deseja algo artesanal pode investir em glitter. Ele será o seu fiel escudeiro para formular bolas lindíssimas douradas e brilhantes.

Abaixo você pode se inspirar com bolas douradas. É uma mais linda que a outra!

Bola dourada de Natal

Bolas douradas fazem muito sucesso

Bola dourada de Natal

O dourado ilumina sua árvore de Natal

Bola dourada de Natal

Essas bolas imitam globos

Bola dourada de Natal

Que tal então uma bola super chique assim?

Bola dourada de Natal

Dica para aproveitar as bolas natalinas douradas

Bola dourada de Natal

O glitter ajuda muito nesse artesanato

Bola dourada de Natal

Palavras de otimismo cabem perfeitamente nessa data

Bola dourada de Natal

Aposte em conjunto de bolas douradas

Bola dourada de Natal

Ou então misture o dourado com outras cores

Bola dourada de Natal

Pedrarias douradas facilitam a decoração das bolas

Bola dourada de Natal

Bolas assim deixam sua árvore mais moderna

Bola dourada de Natal

Customize as bolas de isopor com enfeites dourados!

Bolas de Natal do Mickey

O último modelo que vamos retratar aqui é a bola de Natal do Mickey. É isso mesmo que você leu. A bola com o personagem mais famoso e antigo da Disney é uma das mais procuradas para fazer decorações natalinas, acredita?

Pois é! Algumas lojas já vendem aquele kit de bolas para você ter praticidade na hora de decorar. Há tantas opções lindas que fica difícil escolher uma só.

Um modelo que é muito procurado atualmente é aquele que imita o Mickey com suas orelhinhas. No caso há uma bola maior e outras duas pequenas.

Além de comprar, você também pode fazer as suas próprias, colando três bolas com a ajuda de cola quente e pintando da cor que desejar. Outra ideia é apostar em adesivos do Mickey, papeis decorados do personagem, etc.

São várias estampas do Mickey que podem garantir a decoração divertida da árvore. E se você pensa que esse modelo só agrada às crianças está muito enganado. Afinal, o ratinho célebre de Hollywood encanta até mesmo os adultos.

Dê uma olhadinha nas bolas lindas de Natal do Mickey:

Bolas do Mickey de Natal

Sugestão de bola do Mickey

Bolas do Mickey de Natal

Dica de composição da árvore com bolinhas do Mickey Mouse

Bolas do Mickey de Natal

A bola com as orelhinhas é a mais procurada atualmente

Bolas do Mickey de Natal

Muitas lojas já têm esse modelo para vender

Bolas do Mickey de Natal

A mãozinha do Mickey da bola de acrílico é opção

Bolas do Mickey de Natal

Bola linda da Minnie

Bolas do Mickey de Natal

Olha só como você mesmo (a) pode fazer a bola do Mickey!

Bolas do Mickey de Natal

Essa peça pode até decorar a mesa natalina

Bolas do Mickey de Natal

Esse modelo é simples e pode ser feito junto com as crianças

Bolas do Mickey de Natal

Você pode apostar em bolas de isopor para essa arte

Bolas do Mickey de Natal

Como fazer bolas de Natal? – Passo a passo

Logo após você conhecer modelos lindos e inspiradores de bolas de Natal poderá aprender um passo a passo pra lá de simples!

Selecionamos um modelo de bolinha feita com EVA. É barato, é fácil e fica linda demais! Que tal descobrir como se faz e tentar reproduzir aí em sua casa? Confira o que você vai precisar e o modo de preparo.

Materiais:

  • Tiras de EVA da espessura e cor que você quiser
  • Fitilho de uma cor que combine
  • Cola para artesanato

Passo a Passo:

  1. Você já terá cortado as tiras da espessura que você deseja. Lembrando que o EVA usado pode ser liso ou com glitter, fica a seu critério.
  2. Cada bolinha necessita de 4 tiras de EVA.
  3. Cole duas tiras fazendo um X com elas. Passe somente um pouquinho de cola no centro e já é o suficiente para fixar.
  4.  Faça o mesmo com as duas outras tiras, fixando-as no X que você fez anteriormente.
  5. Agora é hora de formar a bolinha. Feche as tiras colando elas umas nas outras.
  6. Antes de colar as duas últimas tiras cole o fitilho para poder pendurar a bola na árvore.
  7. Só depois você colocará as duas outras tiras de EVA. E prontinho. Sua bola de natal exclusiva está pronta!

Abaixo você pode conferir o vídeo completo para entender detalhadamente como se faz esse modelo de bola de Natal 🙂


E então, o que achou de nosso post sobre bolas de Natal? Esperamos que tenha gostado e se inspirado bastante para fazer uma decoração linda!

Aproveite para ler também:

Laços de Natal – 62 Modelos incrivelmente lindos + Tutoriais simples!

Guirlanda de Natal – 50 Ideias Belíssimas & DIY Passo a Passo!

Enfeites de Natal Fáceis de Fazer: 60 Ideias Incríveis & Passo a Passo!

Retorne mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!

Você pode gostar...