Como Abrir uma Transportadora? – Guia Completo!

Muitas pessoas que buscam um modelo de negócio se perguntam: como abrir uma transportadora? Será que é uma boa opção para lucrar e colher bons frutos?

De fato, trata-se de uma alternativa interessante e que encontra um mercado bem aquecido. Contudo, é preciso entender como funciona, quais são os tipos, entre outras informações essenciais.

Para saber tudo sobre transportadora, leia este guia completo e esclarecedor com ótimas dicas.

dicas para uma transportadora

Abrir uma transportadora pode ser bem proveitoso e lucrativo

Como abrir uma transportadora? #dicas

Trabalhar com o transporte de cargas pode ser muito rentável para novos empreendedores. De fato, trata-se de um ramo que tem boas perspectivas de expansão.

Com a pandemia, o crescimento foi latente e tente a aumentar com os próximos anos, já que as pessoas estão pensando cada vez mais na praticidade e comodidade.

Receber produtos, mercadorias e facilitar o transporte por meio de empresas e profissionais específicos é uma tendência que agrada e que pode resultar no sucesso do seu negócio.

o que e transportadora

Faça um estudo completo desse ramo e suas perspectivas

Tipos de transportadora 

Primeiramente, é essencial entender que existem vários tipos de transportadora. Em todo caso, seu plano de negócios deve incluir a melhor versão para começar. A partir de um certo tempo e da experiência, é possível expandir com outros tipos de serviços.

Antes de tudo, a transportadora de mercadorias é uma das mais populares. Funciona como espécie de frete para o recebimento e entrega de produtos diversos, geralmente de lojas on-line. Por outro lado, também pode ser contratada por pessoas ou empresas particulares.

Além disso, a transportadora de cargas pesadas e a transportadora de cargas perigosas são dois modelos bem específicos, porém muito solicitados atualmente. Sendo assim, é um nicho de mercado para entender e estudar.

Há também a transportadora de medicamentos, de veículos ou de mudanças. Cada qual com um foco, mas que necessitam de caminhões especializados e sistemas diferentes do convencional.

Por fim, especialistas listam também a transportadora por modalidade geográfica. Ou seja, há quem faça entregas apenas no estado, outras em todo o país e algumas somente local, em cidades e lugares próximos da matriz.

dicas para abrir transportadora

Investir em qualidade, boa gestão e equipe é fundamental

O que é necessário?

Para abrir uma transportadora, é necessário escolher o melhor tipo e a partir daí montar um plano de negócios. A parte que todos chamam de burocrática é essencial para o funcionamento do empreendimento.

Sendo assim, é necessário definir o local em que será montado, quais os tributos, a frota necessária, os serviços, entre outros parâmetros.

De modo geral, destacar a área de atuação, saber qual público a empresa vai atender e fazer as projeções financeiras (investimento, gastos fixos e eventuais, faturamento), etc.

Sendo assim, indicamos fazer um curso completo para novos empreendedores. Da mesma forma, estudar o mercado e se atualizar sobre esse ramo na região em que deseja montar. A qualificação é fundamental para o sucesso do negócio.

transportadora como abrir

Conte com o auxílio de profissionais e faça um ótimo planejamento antes e após a abertura do negócio

Como se trata de uma transportadora, você também precisará de funcionários, seja motoristas, ajudantes, atendentes, vendedores, enfim. Ter uma boa equipe também faz toda a diferença.

Por fim, os materiais são essenciais. Comprar uma boa frota, investir na manutenção e em toda a estrutura da empresa, com uma garagem segura, um escritório, entre outros detalhes.

Em síntese, para cada etapa você pode contar com o auxílio de um profissional, desde um advogado até um contador, um especialista em recursos humanos, arquitetos, entre outros.

Saiba como abrir um negócio do zero neste guia completo!

Qual é o investimento?

Investir em uma transportadora depende de um bom capital. Mesmo que você comece como um pequeno empreendimento, é necessário ter bons veículos, adaptados a sua atividade.

Lembre-se que o caminhão que faz mudanças não é o mesmo para o transporte de cargas perigosas. Então, fique atento neste detalhe.

Além disso, os custos com local, funcionários e manutenção devem ser colocados no papel. Segundo especialistas, um capital a partir de 200 mil reais ajuda a abrir uma pequena transportadora, mas o valor é muito variável e depende de diversos fatores.

Qual é o lucro?

Abrir uma transportadora pode dar lucro desde que seja feita uma boa gestão. De modo geral, é possível faturar em poucos meses ou cerca de um ano após a implantação.

Dependendo da região, do tipo de transportadora e da demanda, em pouco tempo você consegue recuperar o investimento. Quanto à margem de lucro, não há um valor estipulado.

Na pandemia, por exemplo, este setor teve um bom crescimento. Entretanto, a concorrência também aumentou. Então, tudo depende de uma avaliação mês a mês, ligada a uma boa administração e estratégias de vendas.

abrir transportadora

Uma boa frota de veículos e motoristas capacitados são fatores essenciais para qualquer transportadora

Entre as dicas de como abrir uma transportadora, destacamos:

  • Contratar uma ótima equipe, capacitar e valorizar os colaboradores;
  • Comprar bons veículos e atentar-se à manutenção;
  • Investir nas estratégias de marketing e divulgação;
  • Usar as redes sociais e as ferramentas on-line;
  • Contar com sistemas e plataformas de gestão;
  • Sempre se atentar aos parâmetros da lei e fiscalização;
  • Fazer e manter um bom planejamento de negócios;
  • Delimitar os serviços e tipo de transportadora;
  • Investir em toda a estrutura física necessária;
  • Escolher uma boa e adequada localização;
  • Fazer parcerias com motoristas autônomos;
  • Buscara melhores e perspectivas de crescimento e expansão do negócio.

Enfim, essas são as nossas dicas. Agora que você já sabe como abrir uma transportadora, conte pra gente se pretende investir nesse negócio. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...