Coqueiro de jardim – 45 fotos inspiradoras e principais cuidados!

Muitas plantas são excelentes para valorizar o paisagismo do ambiente, como o coqueiro de jardim. A variedade de espécies é uma das principais características, por isso o cultivo pode ser realizado tanto em canteiros quanto em vasos.

Com certeza você já se deparou com alguma fachada com coqueiros ou palmeiras. Essas árvores dão um toque elegante ao jardim e harmonizam perfeitamente com outras opções, por isso são bastante populares.

Se você pretende investir nessas espécies para decorar a área externa da sua casa, vale a pena saber mais sobre coqueiro de jardim neste guia completo. Conheça os principais tipos, aprenda a cuidar e inspire-se com várias fotos.

coqueiro de jardim ideias

Tudo sobre coqueiro de jardim em um guia completo!

Coqueiros ou palmeiras são pertencentes à família das arecáceas e extremamente populares no Brasil. O clima tropical favorece o desenvolvimento dessas árvores, tanto que vários locais contam com uma série de espécies.

Você encontra diversos tipos de coqueiros em regiões praianas, em áreas rurais, serranas e até nos centros urbanos. A adaptação a diferentes locais faz das palmeiras uma espécie versátil e um verdadeiro coringa para o paisagismo.

Sendo assim, muitas pessoas decidem cultivar em casa para melhorar a fachada, valorizar o jardim e até incrementar a decoração de áreas internas. Basta escolher o melhor tipo e cuidar frequentemente para que cresça e mantenha-se sempre belo.

Principais tipos de coqueiros

Em meio a tantas opções, há alguns tipos de coqueiros que são indicados para o cultivo em residências, sobretudo para ornamentar o jardim. Você pode plantar em canteiros ou em locais estratégicos, como na entrada do imóvel. Além disso, em chácaras, há quem faça um caminho somente com grandes palmeiras, tendência comum nos tempos do Império. De fato, o resultado é surpreendente.

De modo geral, os principais tipos de coqueiros de jardim são:

Areca-bambu – é uma das espécies ornamentais mais populares, de porte médio/grande, já que pode atingir até 10 metros de altura. Tem bom desenvolvimento em meia sombra, sendo uma boa opção para canteiros e fachadas. Entretanto, seu crescimento é bem lento.

coqueiro areca

Ráfis/Ráfia – outro tipo bem convencional no paisagismo, se destaca pelas lindas folhas. Além disso, é muito resistente e seu porte pequeno permite que seja cultivada em vasos e jardins internos, como o jardim de inverno. Cresce lentamente e exige poucos cuidados.

coqueiro rafis

Licuala grande – tem boa adaptação a locais com clima quente. Alcança até 3 metros de altura e se desenvolve bem em canteiros, em calçadas e combinada com outras espécies de coqueiro.

Licuala grande

mudas de Licuala

Leque – o coqueiro ou palmeira leque se destaca pelo formato das folhas. Você pode cultivá-lo em cachepots ou deixá-lo em destaque em canteiros, afinal, chama atenção de qualquer forma.

coqueiro leque

Palmeira-das-Canárias – além de ser cultivada em jardins, essa espécie também é comum no paisagismo de praças e parques. Tem um tronco resistente e folhas bem volumosas, mas depende de podas frequentes. Alcança até 16 metros de altura e se adapta perfeitamente a grandes canteiros, fachadas e áreas espaçosas.

especie de palmeira das canarias

Palmeira das canarias

Como cuidar e cultivar?

O cultivo de palmeiras e coqueiros depende de cuidados frequentes para que a planta se desenvolva plenamente. Em primeiro lugar, é essencial escolher a espécie adequada para o seu projeto. Além das citadas anteriormente, há outras opções disponíveis nas lojas.

Sendo assim, é interessante contar com o apoio de um paisagista ou jardineiro para definir o melhor tipo. Depois disso, o solo deve ser preparado para o plantio. De acordo com especialistas, é necessário enriquecer com húmus e adubar, além de escolher um local com boa disponibilidade de sol. Os coqueiros se adaptam a climas quentes e exigem regas a cada dois dias.

Além disso, você deve fortificar o solo de seis em seis meses para garantir que a planta cresça saudável. De modo geral, os coqueiros crescem rapidamente e logo adquirem um bom porte, sobretudo as grandes espécies. Assim que começaram a adquirir uma boa forma, pode ser necessário realizar pequenas podas.

coqueiro de jardim

De fato, são cuidados básicos que você mesmo pode fazer tranquilamente. Vale destacar que alguns coqueiros costumam soltar folhas e frutos dependendo da época. Por outro lado, há espécies com um tronco espinhoso e folhas pontiagudas, por isso é preciso ter cuidado ao podar e também com a localização da planta, para que crianças e animais não se machuquem.

Do ponto de vista decorativo, os coqueiros podem combinar com outras plantas no mesmo canteiro. Você pode deixá-lo em destaque e ornamentar o local com espécies rasteiras e de pequeno porte, por exemplo.

Fotos e inspirações de coqueiro de jardim

Inspire-se com belas fotos de coqueiro de jardim e escolha a melhor espécie para a sua casa.

Pequeno

Os coqueiros pequenos são perfeitos para diversas áreas, desde jardins grandes até locais com espaço reduzido. Eles se adaptam perfeitamente a canteiros e até vasos, por isso vale pesquisar as melhores espécies para esse objetivo.

Muitas pessoas ornamentam o canteiro com pedras e outros apetrechos decorativos, uma boa ideia para valorizar a fachada de uma residência. Além disso, você pode combinar diferentes tipos, plantar próximo a muros ou a área da piscina, para criar um conceito tropical e trazer mais frescor ao ambiente. Pelas imagens, você tem boas inspirações para diferentes projetos.

casa contemporânea pequena com palmeiras

casa moderna com jardim na frente

jardim com palmeira

decoração jardim pequeno e simples

jardim pequeno

Grande

O coqueiro para jardim grande também é perfeito para destacar fachadas. De fato, as palmeiras chamam atenção e são ótimas opções para criar um lindo projeto paisagístico, seja próximo à piscina, logo na entrada da casa ou combinadas com outras árvores.

Há muitos tipos de coqueiros enormes de grande porte que servem perfeitamente para esses e demais objetivos. Entretanto, é preciso se atentar para que cresçam em um bom espaço, recebam sol e tenham um desenvolvimento pleno. Segundo especialistas, os coqueiros grandes também são boas opções para calçadas, entradas de chácaras e áreas rurais em geral.

cor telhado para casa

Coqueiros decoram a frente

deck decorado

A iluminação no coqueiro deixa o ambiente aconchegante

casa colonial

Na parte da frente da casa, amplo jardim gramado com coqueiros

jardim gramado

Coqueiros decoram o jardim

fachada moderna

Coqueiros decoram a frente da casa

jardim com coqueiros

Coqueiros decoram o jardim

jardim de casa na praia

O jardim gramado é repleto de coqueiros

jardim com palmeiras

Palmeiras decoram o projeto paisagístico

Em vasos

Muitas espécies de coqueiro para jardim podem ser cultivadas em vasos. Para isso, a estrutura deve ter o espaço necessário para que a planta cresça saudável, sobretudo com o solo enriquecido, regas frequentes e até uma decoração com pedras.

Além de deixar os vasos no jardim, diversas pessoas ornamentam áreas internas com coqueiros de pequeno porte. Você pode deixar o vaso na sala de estar e no quarto. Outra ideia é usá-lo para decorar a recepção de prédios e escritórios.

vaso de vidro

Vaso quadrado de chão ideal para palmeiras

Vaso grande com palmeira ráfia

Vaso grande com palmeira ráfia

cachepot de vidro Com Rodinhas

Cachepot para pequenas palmeiras

decoração com vasos

Nos vasos, palmeiras ráfia (ráfis)

decoração vaso

Na área externa, varanda gourmet e piscina

vaso preço

Em canteiros

Para pequenos jardins, a ideia é plantar coqueiros em canteiros. Nesse caso, vale seguir vários conceitos de acordo com a área disponível. Em todo caso, são indicadas as espécies de pequeno e médio porte, que não crescem tanto e são fáceis de cuidar.

Uma ideia interessante é combinar os coqueiros com outras plantas, favorecendo o paisagismo do espaço. Do mesmo modo, vale usar diferentes espécies de coqueiro e caprichar na decoração para deixar o jardim lindíssimo.

jardim corredor

Pequenos coqueiros fazem parte da jardinagem


Você encontra diferentes espécies de coqueiro para jardim em lojas especializadas. A partir da compra, é só plantá-los no local delimitado, cuidar bem e esperar até que cresçam e deixem o ambiente mais aconchegante.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia completo sobre coqueiros. Conte o que achou, deixe suas dúvidas e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...